SkyscraperCity banner
1 - 20 of 503 Posts

·
Registered
1,216 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Goioerê esta localizado na região Centro-Oeste do estado do Paraná, próximo das cidades de Campo Mourão e Umuarama.
Suas coordenadas geográficas são: Latitude 24 graus, 11 minutos e 06 segundos e Longitude 53 graus, 01 minuto e 40 segundos W-GR.

Distância até a capital 530 quilômetros
Características geográficas
Área 564,05 km²
População 29.732 hab. est. IBGE/2008
Altitude 505 metros
Clima Subtropical Cfa
Fuso horário UTC-3
Indicadores socio-economicos:
IDH 0,746 médio PNUD/2000
PIB R$ 241.682 mil IBGE/2005
PIB per capita R$ 9.058,00 IBGE/2005

Fotos retiradas do Panoramio:

aerea

cidade vista da rodovia:

plantação de soja:

tipica rua de cidade paranaense:

homenagem aos japoneses da cidade:

Lago:

igreja:

biblioteca:

câmara municipal:

tipica casa paranaense:

clube para churrasquear no final de semana:

estação de energia:

estadio:

feira agricola:

igreja em um bairro da cidade:

outra igreja:

prefeitura:

mais uma casa tipicamente paranaense:

UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - CAMPUS ENG. TEXTIL

JÁ FOI A MAIOR PRODUTORA DE ALGODÃO DO BRASIL:

VENDAVAL (frequentemente a cidade é atingida por vendavais, mais ou menos como nos EUA):

FONTE:

tipico bar paranaense:

·
Registered
6,607 Posts
Linda cidade, prova de que PIB per Capita baixo não quer dizer nada.

A foto aérea mostra como a cidade está em expansão.

Valeu por nos mostrar, não conhecia Goioerê.

·
Christopher
17,520 Posts
Belos achados MBBV!
Possui aspectos muito interessantes a cidade, mostrada pelas fotos.
Eu, que nunca passei pela cidade, me surpreendi.
:)

·
Registered
8,856 Posts
Belas imagens! Mostrou bem a cidade! Só não entendi muito o título do thread, seria por que muitas cidades do Norte e Noroeste do PR assemelham-se com cidades paulistas? No caso Goiô-Erê não tem muita semelhança com SP, faz mais o tipo de paranaense mesmo... Londrina, na minha opinião, assemelha-se mais com uma cidade média paulista mesmo.
Você mostrou esta típica casa de madeira paranaense, acho muito bonitinhas estas casas, só vejo no PR mesmo. Elas possuem, normalmente, duas cores e as janelas com vidros verticais! Estes prédios quadrados, simples nas beiradas e detalhados nas varandas dos apartamentos também são típicos do PR! Só acho as igrejas paranaenses muito simples arquitetonicamente...esta aí de Goioerê não tem muito o que analisar, só a pintura. As de Umuarama e Londrina também são muito simples em relação ao destaques da cidades, deve ser por que elas são relativamente novas!
No mais, o thread está muito bom! :eek:kay:

·
Registered
1,216 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Belas imagens! Mostrou bem a cidade! Só não entendi muito o título do thread, seria por que muitas cidades do Norte e Noroeste do PR assemelham-se com cidades paulistas? No caso Goiô-Erê não tem muita semelhança com SP, faz mais o tipo de paranaense mesmo... Londrina, na minha opinião, assemelha-se mais com uma cidade média paulista mesmo.
Você mostrou esta típica casa de madeira paranaense, acho muito bonitinhas estas casas, só vejo no PR mesmo. Elas possuem, normalmente, duas cores e as janelas com vidros verticais! Estes prédios quadrados, simples nas beiradas e detalhados nas varandas dos apartamentos também são típicos do PR! Só acho as igrejas paranaenses muito simples arquitetonicamente...esta aí de Goioerê não tem muito o que analisar, só a pintura. As de Umuarama e Londrina também são muito simples em relação ao destaques da cidades, deve ser por que elas são relativamente novas!
No mais, o thread está muito bom! :eek:kay:
lucas, o titulo foi mais para dar uma dimensão de que ao norte dessa cidade fica as cidades com colonizações predominantementes paulistas e mineiras enquanto as cidades ao sul de goioere ficam as cidades que foram mais fortemente colonizadas pelos gaúchos.... essa cidade como vc disse é bem paranaense por haver tanto colonizadores de sp como de rs... com uma predominancia um pouco maior dos paulistas por ter começado a cidade com o café

eu acho que as cidades mais tipicamente paranaenses são essas do centro mesmo, além de goioere temos Campo Mourão, Umuarama, Cianorte... por haver uma grande mistura dos 2 tipos de colonização... até aqui em Maringá há bastante gaúchos até, no entanto, a presença paulista é infinitamente maior...

bem, eu acho que o Paraná é isso, é essa mistura de colonizações principalmente paulista e a gaucha, junto com os polacos do centro sul!

Bela seleção, a cidade é bem simpática.

Linda cidade, prova de que PIB per Capita baixo não quer dizer nada.

A foto aérea mostra como a cidade está em expansão.

Valeu por nos mostrar, não conhecia Goioerê.

Belos achados MBBV!
Possui aspectos muito interessantes a cidade, mostrada pelas fotos.
Eu, que nunca passei pela cidade, me surpreendi.
também me surpreendi bastante apesar de conhecer ela... no entanto era muito novo, faz tempo já... nem lembrava mais direito!

·
eu mess
5,231 Posts
Pros paranaenses: Já reparei 3 Paranás diferentes:eek: da região de Curitiba - já ouvi referências de "Paraná Tradicional", o Norte e o Oeste. Na Região de Curitiba, achei os tipos e o sotaque muito parecido com o de algumas cidades de Sp, particularmente do centro-sul do estado de SP (São Carlos, Piracicaba, Itapetininga...). O pessoal do norte paranaense´já achei que fala parecido com o pessoal do norte e oeste de SP (Prudente, Marília, Rio Preto). O pessoal do Oeste já parecido com gaucho. Minha percepção é correta? São essas três as grandes regiões culturais/ históricas do Paraná?

·
Blumenau
583 Posts
Pros paranaenses: Já reparei 3 Paranás diferentes:eek: da região de Curitiba - já ouvi referências de "Paraná Tradicional", o Norte e o Oeste. Na Região de Curitiba, achei os tipos e o sotaque muito parecido com o de algumas cidades de Sp, particularmente do centro-sul do estado de SP (São Carlos, Piracicaba, Itapetininga...). O pessoal do norte paranaense´já achei que fala parecido com o pessoal do norte e oeste de SP (Prudente, Marília, Rio Preto). O pessoal do Oeste já parecido com gaucho. Minha percepção é correta? São essas três as grandes regiões culturais/ históricas do Paraná?
também acho que está corretíssimo.
Sempre falam em dois Paranás: o gaúcho e o paulista.
Eu acho que há três, como você disse: O Paraná "Paranaense", o Paraná gaúcho e o Paraná paulista.
Não é só o sotaque, tem toda uma questão de cultura e costumes por trás... Até porque o norte foi colonizado por paulistas, o oeste/sudoeste por gaúchos e catarinenses.
São partes que nem parece o mesmo estado (ao meu ver).

Quanto ao sotaque do pessoal da RM de Curitiba, eles tem um sotaque próprio (bonito, eu acho).

Mas não acho que um estado com partes diferentes seja exatamente ruim... Pelo contrário, se fosse assim o Brasil não seria Brasil... :lol:
Acho legal toda essa mistura.

·
Registered
2,533 Posts
também acho que está corretíssimo.
Sempre falam em dois Paranás: o gaúcho e o paulista.
Eu acho que há três, como você disse: O Paraná "Paranaense", o Paraná gaúcho e o Paraná paulista.
Não é só o sotaque, tem toda uma questão de cultura e costumes por trás... Até porque o norte foi colonizado por paulistas, o oeste/sudoeste por gaúchos e catarinenses.
São partes que nem parece o mesmo estado (ao meu ver).

Quanto ao sotaque do pessoal da RM de Curitiba, eles tem um sotaque próprio (bonito, eu acho).

Mas não acho que um estado com partes diferentes seja exatamente ruim... Pelo contrário, se fosse assim o Brasil não seria Brasil... :lol:
Acho legal toda essa mistura.
Vou dizer uma coisa para que alguns aqui entendam, não existe Paraná paulista e nem gaúcho , pois não existe nada neste Brasil que se assemelhe ao Paraná. Deus quando fez o Brasil caprichou no Paraná :lol:

·
Moderator
31,127 Posts
Poxa.. esse ultima leva de fotos do Tiago deu uma elevada na impressão geral da cidade.. nessas fotos ela parece muito mais próspera, urbana e com ares de cidade maior.

Gostei bastante das avenidas largas das primeiras fotos, destaque também para aqueles ipês florindo..muito legal.

Boa Expo ae pra galera.

·
Registered
68 Posts
Goioerê é uma cidade que possui um potencial latente para crescimento. Pelas fotos mostradas, nota-se uma certa calma em seu ambiente, e as edificações mostradas realçam a afirmativa que fiz no início desta frase.

Entretanto, quais são as cidades ou regiões mais procuradas pelos habitantes de Goioerê quando buscam serviços e/ou trabalhos, quando estes não são encontrados na cidade?

·
Registered
1,121 Posts
Gostei da cidade, dá pra ver que é bastante organizada a sua urbanização nas fotos de Google Earth e nas fotos desde o alto. E tem partes com boas avenidas.

1 - 20 of 503 Posts