SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 16 of 16 Posts

·
Direito Urbanístico
775 Posts
Discussion Starter · #1 ·
07/06/2008 - 09:32
Gol e Tam podem devolver aviões por alta do petróleo
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=222601&modulo=964

Com a escalada dos preços do petróleo - e, conseqüentemente, do querosene de aviação (QAV) -, as duas maiores empresas aéreas do País, Tam e Gol, já estariam estudando a devolução de alguns aviões de grande porte, com consumo acima da média de suas frotas, segundo fontes do setor.

O combustível representa quase a metade dos custos das empresas aéreas. O QAV vendido pela Petrobras já aumentou 30,75% neste ano - no caso específico desse combustível, a empresa acompanha as variações do mercado internacional, diferentemente do que ocorre com a gasolina e o diesel.

De acordo com as fontes, a Gol estaria preparando a devolução de 12 Boeings 767, que eram utilizados pela Varig (comprada pela Gol no ano passado) nas rotas para a Europa e o México. A previsão é de quatro sejam devolvidos nos próximos dois meses e os oito restantes até o final do ano. A empresa, por meio de sua assessoria de imprensa, confirma a estratégia, mas não revela o prazo estipulado para o retorno de todos os aviões. “A devolução será feita de forma gradual”, informa a Gol.

A TAM, por sua vez, estaria estudando a devolução de dois Airbus A340-500, com capacidade para 267 passageiros, segundo as mesmas fontes. Esse modelo consome mais combustível do que outras versões utilizadas pela companhia. A empresa, porém, também por meio da assessoria de imprensa, negou essa informação.

Os planos iniciais da TAM, segundo as fontes, eram de manter esses aviões durante cinco anos. A empresa afirma que mantém para o segundo semestre o recebimento de dois Boeings 767-300ER e quatro Boeings 777-300ER, que substituirão os modelos MD11. O plano de frota da companhia prevê ainda a chegada de dois Airbus A330-200 para a segunda metade do ano.

Aumento de tarifas é outra medida que deverá ser implantada pelas companhias para compensar o aumento dos custos com combustível. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

·
Fepasão Loses !
2,475 Posts
Estão certos, a prestação do leasing desses aviões é muito alta, fora as taxas legais.
É como um carro, mantendo as devidas proporções, se não te dá lucro ou você não pode manter, livre-se dele antes que ele arruine totalmente a sua vida financeira.

·
Registered
7,546 Posts
Petrobras bem que boderia segurar esses preços as custas de certo prejuizo, em troca das companias manterem preços das passagens baixos. Querosene de aviação poderia ser destacada da política internacional de preços, já quem não há alternativas nem a médio prazo para a subtituição do combustível.

Ivestir noo refino doméstico com petróleo nacional e manter os preços baixos, não traría prejuizos apenas lucros menores.

·
Christopher
17,520 Posts
Acho improvável a devolução de aeronaves por parte de TAM e GOL, pois elas crescem muito a cada dia que passa, e se devolver aeronaves, vão ainda perder terreno pra Azul..

·
Banned
27,387 Posts
^^ Eu sei de uma coisa, não digo a TAM que tem uma saúde economica melhor do que a GOL, mas se a GOL devolver as aeronaves, pode esquecer, pois eu duvido que vão depois empresta para ela por comodato.

Enquanto aqui eles querem devolver aeronaves, em outros locais estão precisando de mais aeronaves.

·
Fepasão Loses !
2,475 Posts
Petrobras bem que boderia segurar esses preços as custas de certo prejuizo, em troca das companias manterem preços das passagens baixos. Querosene de aviação poderia ser destacada da política internacional de preços, já quem não há alternativas nem a médio prazo para a subtituição do combustível.

Ivestir noo refino doméstico com petróleo nacional e manter os preços baixos, não traría prejuizos apenas lucros menores.

tá louco?
e os acionistas da petrobrás? já to de saco cheio da petro caindo nas últimas duas semanas hahah

·
Registered
642 Posts
A Gol não é novidade , mas esta AFA de que a Tam vai devolver os A345 , não sei não....

O A345 não é o mais adequado a malha atual da empresa , só veio PELA FALTA DE AERONAVES NO MERCADO , com previsão de deixar a empresa assim que tivesse aviões para substituí-los. Um quadri-reator é beberrão !!!! E não vem apresentando e nunca vai apresentar todo seu potencial em uma rota CURTA como GRU-FRA , se a rota fosse para L.A ou Austrália , por exemplo , sua gulodice de combustível seria compensada pela lucratividade e capacidade operacional. A crise NÃO NOS AFETOU AINDA , e já estão falando em devoluções... Na europa e EUA , lá sim, o bicho ta pegando e a bruxa tá solta , empresas falindo , funcionários na rua... A crise vem aí , e vamos torcer para que o golpe na jugular da aviação brasileira não nos mate por completo..

·
Banned
2,419 Posts
Se essa é a melhor estratégia, não irei julgar as empresas. Mas fico feliz pelo sistema aéreo brasileiro, que, mesmo com a crise, ainda está em infinita melhor situação que o europeu e o norte-americano. Acho que, em melhor saúde que as brasileiras, só as chinesas mesmo.

·
Christopher
17,520 Posts
A Gol não é novidade , mas esta AFA de que a Tam vai devolver os A345 , não sei não....

O A345 não é o mais adequado a malha atual da empresa , só veio PELA FALTA DE AERONAVES NO MERCADO , com previsão de deixar a empresa assim que tivesse aviões para substituí-los. Um quadri-reator é beberrão !!!! E não vem apresentando e nunca vai apresentar todo seu potencial em uma rota CURTA como GRU-FRA , se a rota fosse para L.A ou Austrália , por exemplo , sua gulodice de combustível seria compensada pela lucratividade e capacidade operacional. A crise NÃO NOS AFETOU AINDA , e já estão falando em devoluções... Na europa e EUA , lá sim, o bicho ta pegando e a bruxa tá solta , empresas falindo , funcionários na rua... A crise vem aí , e vamos torcer para que o golpe na jugular da aviação brasileira não nos mate por completo..
Oras.. então seguindo esse seu raciocínio ele seria ideal para as rotas pra Tóquio ou Sydnei ou China...

acho os A340-5 demais.. uma pena a TAM desfazê-los

·
Registered
642 Posts
Oras.. então seguindo esse seu raciocínio ele seria ideal para as rotas pra Tóquio ou Sydnei ou China...

acho os A340-5 demais.. uma pena a TAM desfazê-los
Isso mesmo , ele não foi feito pra fazer rotas "curtas" como GRU-FRA. Se fosse GRU-FRA-NRT por exemplo , seria perfeito , iria compensa os 1.100.000 pagos no leasing de cada um dos A345 , mas GRU-FRA , sem chance , isso é pro 777.

·
How about a magic trick?
4,798 Posts
^^ Eu sei de uma coisa, não digo a TAM que tem uma saúde economica melhor do que a GOL, mas se a GOL devolver as aeronaves, pode esquecer, pois eu duvido que vão depois empresta para ela por comodato.

Enquanto aqui eles querem devolver aeronaves, em outros locais estão precisando de mais aeronaves.
Ahaaaaan, United, AA, Delta, NW, Continental que o digam!

·
Banned
27,387 Posts
^^ É bem diferente das empresas americanas, ou vc esqueceu que elas estudam fusão entre elas para se manterem em pé?

No caso da GOL, se ela entregar as aeronaves, dificilmente vai recupera-las a curto prazo.

·
How about a magic trick?
4,798 Posts
^^ É bem diferente das empresas americanas, ou vc esqueceu que elas estudam fusão entre elas para se manterem em pé?

No caso da GOL, se ela entregar as aeronaves, dificilmente vai recupera-las a curto prazo.
Difícil entender você Pesquisador. A Gol e Tam vào devolver aviões de custo-beneficio baixo. Os gastões. A Gol vem aposentado as series antigas do 737 desde sempre, trocando pelos NG. A Tam opera os beberrões MD-11 e 345 por falta de opção.

E as cias. americanas estudam fusões para sair de um buraco incrivelmente fundo e ficarem apenas num buraco fundo. Péssima administração como a do Sr. Tilton da UAL. A nova delta-NW já nasce devendo bilhões. A United e Continental vão parar de operar gerações antigas do 737 (300 e 500). A AA vem parando sua frota de MD-80, também um avião velho. E olha que essas cias. tem mais de 100 unidades desses aviões. Ou seja, do nada eles pararam praticamente uma Gol inteira.

Se a Gol vai devolver aviões é porque não pode se dar ao luxo de perder dinheiro com equipamentos ruins. Assim como qualquer empresa no mundo real capitalista. Ela não é uma Varig que opera fazendo favores a união e DAC em troca de uma série de benefícios. Não vai deixar avião voando batendo lata.

Repetindo, difícil entender onde você quer chegar. Se você fosse mais claro já seria um bom começo!

1 - 16 of 16 Posts
Status
Not open for further replies.