SkyscraperCity Forum banner

Gol passa a cobrar serviço de bordo

13875 Views 136 Replies 54 Participants Last post by  paulista1978
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/06/01/gol-passa-cobrar-servico-de-bordo-756128589.asp

Gol passa a cobrar serviço de bordo
Plantão | Publicada em 01/06/2009 às 07h51m
Valor Online

SÃO PAULO - A Gol substituirá o serviço de bordo minguado e grátis por um mais substancioso e cobrado à parte. O novo modelo é inédito no Brasil e começa a ser aplicado hoje nas rotas que ligam o aeroporto de Cumbica às capitais Salvador, Porto Alegre, Recife e Belém. No futuro, passará a valer em todos os voos acima de duas horas.

Os passageiros receberão cardápios enquanto voam para escolher entre quatro tipos de sanduíche a R$ 10 cada, acompanhamentos (como batata e chocolates) e bebidas frias e quentes a partir de R$ 3. Combinados desses itens sairão por R$ 12 ou R$ 15. Dinheiro e cartão serão aceitos. Quem não comprar nada receberá apenas amendoim e bebidas frias não alcoólicas - esses produtos, junto com bolachas e barrinhas, compõem o serviço de bordo da Gol até agora.

É a primeira vez que uma empresa brasileira cobrará pela alimentação dentro dos voos, embora essa seja prática comum de aéreas de baixo custo como a Gol nos EUA e Europa. No Brasil, a líder de mercado TAM mantém serviço de bordo mais tradicional e a Azul, criada no ano passado, oferece ao cliente guloseimas como biscoito e batata à vontade. Os custos estão inclusos nos preços dos bilhetes.

Tarcísio Gargioni, vice-presidente de marketing e serviços da Gol, diz que aérea fez pesquisas e identificou que " a grande maioria " dos clientes concorda com a cobrança à parte por um lanche mais completo, mas quer ainda receber alguma coisa se não optar pela compra. O novo modelo, segundo o executivo, é mais democrático, porque deixa de embutir no preço da passagem uma alimentação que o cliente pode não querer.

Gargioni diz que os preços cobrados são o suficiente para cobrir o aumento dos custos da Gol e que as margens de lucro sobre a venda serão " muito pequenas " .

A alteração no serviço de bordo da Gol foi abordada no fórum Contato Radar, que discute aviação na internet. De 51 comentários publicados entre sábado e a tarde de ontem, 12 eram a favor da mudança e oito, contra. Os outros não traziam posições claras.

Para André Castellini, sócio da consultoria Bain & Company, que atende a TAM, a cobrança pelo serviço de bordo tende a contrariar o comportamento mais usual do brasileiro, que sempre quer " mais por menos " . Segundo ele, também é muito complexo para a empresa aérea diferenciar os serviços entre passageiros quando todos estão dentro do avião.

(Roberta Campassi | Valor Econômico)
See less See more
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 137 Posts
Daqui a pouco eles vão cobrar pelo uso do banheiro do avião...!!!
^^

As aeromoças terão que andar com pochete cheias de moedinhas e notas de R$1 e R$2 para o troco.

:rofl:
Já voei em empresas aéreas que cobravam por um lanche melhor, inclusivem em empresas tradicionais.

Sou à favor. Acho que a cia aérea não tem obrigação nenhuma em alimentar os passageiros em vôos domésticos. Mas penso que a redução nos gastos com lanchinhos e TODO o lucro com a venda de guloseimas deve ser revertido em redução no preço das passagens, caso contrário continuarei preferindo os serviços de bordo patrocinados da TAM, come-se muito bem sem que se gaste mais por isso, nem o passageiro, nem a TAM.
^^

As aeromoças terão que andar com pochete cheias de moedinhas e notas de R$1 e R$2 para o troco.

Nas empresas que vendem comida é assim mesmo.
^^

O que será anti higiênico ! posso levar meu próprio lanche ?
O que será anti higiênico ! posso levar meu próprio lanche ?
quem sabe vc pode levar um isopor cheio de lanche e refri e sai vendendo pelo avião

- Olha o lanchinho , aqui na minha mão é mais barato :lol:
Lembrando que sempre se pode levar algo, quente inclusive, comprado no salão de embarque do aeroporto... nos EUA eu via os americanos fazendo muito isso nos vôos regionais, depois das companhias aéreas passarem a cobrar por serviço de bordo.
quem sabe vc pode levar um isopor cheio de lanche e refri e sai vendendo pelo avião

- Olha o lanchinho , aqui na minha mão é mais barato :lol:
Sim, se é prá ficar ridículo como eles topo a idéia....vou treinar um urubu, botat uma sacolinha pendurada nele, ele vai oferecer serviço nas janelinhas, tipo ônibus em rodoviária do interior....hahaha !

Que companhia área bem ridícula essa ! ou melhor, essas que inventaram o lanchinho pago na hora.

Será que eles não vão oferecer a aeromoça prá "dar uma" no banheiro tb.?
Não entendi, POA-SP não chega perto de 2 horas e mesmo assim incluiram a cidade!

Pra mim não faz muita diferença, sempre vôo com a TAM pois sempre encontro preços melhores.

De qualquer maneira é ridiculo isso pois quem faz isso são as low cost e a GOL está longe de ser uma! Empresa ridicula, se continuar assim vai desaparecer em pouco tempo! Já to vendo a azul tomando o lugar!
Vou começar a passar no supermercado antes de voar...
A Gol cobra o mesmo que a TAM(ou até mais) e agora vai cobrar pelo serviço de bordo. Isso me parece um tiro no pé.
^^ Então. O serviço é low-fare, mas o preço...
A Gol cobra o mesmo que a TAM(ou até mais) e agora vai cobrar pelo serviço de bordo. Isso me parece um tiro no pé.
Disse tudo. Sem mais. Eu raramente viajo pela GOL, pois não me oferece vantagem alguma em relação à TAM.
Não ficarei surpreso se daqui a alguns poucos anos, a GOL "desaparecer" do cenário aéreo nacional.
Apesar de ser uma medida interessante pra quem tem poder aquisitivo melhor, esse procedimento no meu ver provocará algo não muito bom à imagem da Gol na aviação..

Inda mais que ela cobra por um serviço high fare e oferece um produto low cost...
^^

E com akelas maquinas para passar o cartão de crédito heheehehheh !!!

vlw!!
^^ Então. O serviço é low-fare, mas o preço...
Disse tudo. Sem mais. Eu raramente viajo pela GOL, pois não me oferece vantagem alguma em relação à TAM.
Não ficarei surpreso se daqui a alguns poucos anos, a GOL "desaparecer" do cenário aéreo nacional.
Pelo visto, é grande o desespero na GOL! Acho que a compra da VARIG complicou muitíssimo a situação financeira da voadora brasileira!
Daqui a pouco vão querer fazer pique-nique nos aviões.:lol:
Que baixo custo é esse da Gol? Fico puto com isso... a TAM cobra o mesmo preço e não oferece barrinhas de cereais.

Por esse tipo de mentalidade quero que a Gol afunde.
E mais essa agora... Gol, quem te viu quem te vê!
1 - 20 of 137 Posts
Status
Not open for further replies.