SkyscraperCity Forum banner

Governador da Baviera quer proibir entrada de turcos e árabes

6885 Views 174 Replies 20 Participants Last post by  Lino
Proposta do governador da Baviera para proibir entrada na Alemanha a mais cidadãos turcos e árabes está a gerar polémica.
Lusa
12:12 Segunda feira, 11 de Outubro de 2010

Políticos de vários quadrantes criticaram hoje a proposta do governador da Baviera e presidente da CSU (democratas-cristãos, no governo) de proibir a entrada de novos imigrantes turcos e árabes na Alemanha.

"Estou chocada com as afirmações do governador" Horst Seehofer, disse a delegada do governo federal para a integração dos imigrantes, Maria Boehmer, também democrata-cristã.

O presidente da Comunidade Turca na Alemanha, Kenan Kolat, foi mais longe, considerando as afirmações de Seehofer "difamatórias e inaceitáveis". A líder dos Verdes, Cláudia Roth, acusou o político conservador de "populista de direita incendiário".

Emigração de "círculos estranhos"

Em entrevista publicada hoje no semanário Focus, Seehofer pronunciou-se contra a emigração "oriunda de círculos culturais estranhos", alegando que os imigrantes turcos e árabes têm muito mais dificuldades de se integrarem na sociedade alemã do que os imigrantes originários de países europeus.

Maria Boehmer acusou o chefe da CSU de "colocar sob suspeita geral pessoas de outros círculos culturais". "É discriminatório e torpedeia os esforços para uma maior integração", considerou.

Ao matutino Berliner Zeitung, Kolat disse esperar que Seehofer apresente desculpas à comunidade turca pelas suas afirmações.

Só o líder do grupo parlamentar da CSU, Hans-Peter Friedrich, saiu em defesa do governador da Baviera, garantindo que Seehofer "não exprimiu uma opinião pessoal, e sim a opinião de todo o partido".

Para Friedrich, o chefe da CSU "tem toda razão, porque não se pode contestar que imigrantes oriundos de círculos culturais estranhos se integram muito pior do que imigrantes com a mesma base cultural do que os alemães".

Muçulmanos fazem parte da Alemanha

O ministro dos Negócios Estrangeiros e chefe dos Liberais, Guido Westerwelle, também se pronunciou sobre o tema, em entrevista ao Frankfurter Allgemeine, e exigiu que os imigrantes aceitem o sitema de valores alemães.

Simultaneamente, o chefe da diplomacia germânica advertiu contra tentativas de "explicar a discriminação de minorias com a origem cultural ou a identidade religiosa das pessoas".

Na Alemanha existem quase sete milhões de imigrantes, entre os quais cerca de quatro milhões de muçulmanos.

Os turcos, com 2,7 milhões de imigrantes, são a maior comunidade estrangeira residente na Alemanha, onde vivem também perto de 115 mil portugueses.

O presidente alemão, Christian Wulff, desencadeou recentemente um debate sobre a forma de lidar com a imigração de raiz muçulmana, ao afirmar, no discurso comemorativo dos 20 anos da reunificação alemã, que a religião muçulmana "também faz parte da Alemanha", pesar de o cristianismo e o judaísmo serem as matrizes religiosas do país.
See less See more
1 - 20 of 175 Posts
A Baviera é uma região muito católica e conservadora. Mas não é por isso que se admitem estas coisas, obviamente.
O que esse senhor disse não é mais do que a expressão da vontade que os eleitores vêm mostrando nas urnas e era mais do que esperada. Os partidos de poder não fizeram nada para atalhar este problema, os eleitores estão a virar-se para os partidos de extrema-direita. Nada de anormal...
Portvscalem fala mais alto sff, não te ouço
Arschloch... primeiro quiseram-nos para aumentar a produção industrial e melhorar a economia, agora recusam-nos...
O que eu acho curioso é que se um responsável político português proferisse declarações semelhantes [excluindo, obviamente, as referências a turcos e árabes que são insignificantes em Portugal, mas substituindo-os por brasileiros, por exemplo], as vozes críticas iriam considerar essa pessoa como um exemplo de que Portugal é um país de terceiro mundo, subdesenvolvido, etc.
Portvscalem fala mais alto sff, não te ouço
Se falar em árabe ou espanhol ouves melhor??? São linguas mais vistosas digamos....

Não sei se os eleitores turcos manifestam essa vontade nas urnas opono... e se calhar existem mais cidadãos "turcos" que de extrema direita na alemanha... ohhh, acho que isso nem está em causa...

E eu costumo estar na Baviera com bastante regularidade e sempre me pareceu que os turcos estavam muito bem integrados... completamente alemães... e até deve ter sido lá que provei o meu primeiro kebab, quando no Porto ainda nem existiam...

É uma alarmismo tonto, com risco de ser fracturante face a uma franja muito significativa da sociedade alemã, e tb bávara, para não dizer europeia.

Achava piada os cidadãos alemães de origem turca exigirem o repatriamento dos cidadãos alemães com esse tipo de ideias de extrema-direita. Porque uns não são mais cidadãos que outros. Não existe nenhum atestado de pureza de raça para se ser cidadão.
See less See more
Ser muçulmano não atenta contra nenhum valor europeu, certamente consagrado nas diversas constituições, incluindo a alemã. No entanto, racismo, descriminação etnica ou religiosa já não será assim.

O lado errado aqui parece muito claro.
Que não deixem entrar mais imigrantes ( fora a UE pois é espaço de livre circulação, claro), porque não podem dar trabalho, e podem originar problemas sociais, aceito. Que não deixem entrar terroristas, e criminosos de qualquer origem também.

Mas não é isso que diz a noticia.
Não sei se os eleitores turcos manifestam essa vontade nas urnas opono... e se calhar existem mais cidadãos "turcos" que de extrema direita na alemanha... ohhh, acho que isso nem está em causa...
Refiro-me, naturalmente, aos que estão a causar a subida da extrema-direita na Suécia, Holanda, Austria, até mesmo no UK. Quero ver o que sucede quando um desses partidos alcançar o poder.
O que eu acho curioso é que se um responsável político português proferisse declarações semelhantes [excluindo, obviamente, as referências a turcos e árabes que são insignificantes em Portugal, mas substituindo-os por brasileiros, por exemplo], as vozes críticas iriam considerar essa pessoa como um exemplo de que Portugal é um país de terceiro mundo, subdesenvolvido, etc.
Exactamente. Uma medida dessa natureza aplicada em Portugal faria cair um Governo.
No Alemanha - Turquia, em Berlim, para a qual. do Euro 2012 estavam...40000 turcos no estádio olimpico. Mais que os alemães :nuts:
E um jogador que marcou à Turquia é... de origem turca...
Mas tendo lá vivido eu via-os muito, mas é malta que trabalha, tem os kebabs e cibercafés, bem como os Indianos...
Uma media normal para preservar a Alemanha e não a Turco-Alemanha.
Sim... e porque não usar câmaras de gás, para preservar a " grande Nação Ariana"?

Para a Alemanha preservar os seus valores, nunca pode tomar medidas desta indole. Atrevo-me a dizer... esse tipo de medidas são muito pouco alemãs tendo em conta a alemanha actual. E é a própria alemanha que se vai auto-censurar neste caso, por certo.
Refiro-me, naturalmente, aos que estão a causar a subida da extrema-direita na Suécia, Holanda, Austria, até mesmo no UK. Quero ver o que sucede quando um desses partidos alcançar o poder.
Opono, neste ponto acho que és tu o sonhador. Esses partidos ganham um peso em alguns locais... mas em Portugal tens mais câmaras comunistas que eu sei lá o quê e o país não é comunista.

Lembro-te que esses "turcos" tb votam... e são muito mais que a extrema-direita alemã. A própria extrema-direita tem muitíssimas limitações de expressão na europa devido ao passado, e na alemanha ainda mais.

A Europa tem presente os seus erros do passado. Mesmo que passasse algo assim, existe a UE, existem organismos superiores.... existe uma sociedade que é tão diversificada e plural, que nunca aceitaria algo do estilo. Terias desordem pública de certeza.

Acho que se pode dizer que é practicamente impossível...

A Europa acaba por invariavelmente tender para o Centro. Pode oscilar um pouco mais, mas a linha geral não muda tão facilmente.
See less See more
Opono, neste ponto acho que és tu o sonhador. Esses partidos ganham um peso em alguns locais... mas em Portugal tens mais câmaras comunistas que eu sei lá o quê e o país não é comunista.

Lembro-te que esses "turcos" tb votam... e são muito mais que a extrema-direita alemã. A própria extrema-direita tem muitíssimas limitações de expressão na europa devido ao passado, e na alemanha ainda mais.

Sonhador? Portvs, aqui não há opiniões. Há números. E esses mostram que em vários países a extrema-direita está a subir para valores que, para mim, pelo menos, são preocupantes.

Não me refiro especificamente a Portugal aé porque os problemas associados à imigração, em Portugal, são pequenos em relação aos existentes noutros países. Mas ter partidos de extrema-direita a subir como vêm subindo até na Suécia e UK é preocupante. E não depende de opinião. É facto.
Sim... e porque não usar câmaras de gás, para preservar a " grande Nação Ariana"?
E o que isso tem a ver com "não deixar entrar quem não se quer deixar entrar"?

O que defendes é o genocídio do povo alemão actual, deixando-se ser colonizado por outros povos.
Será que as Pitas-Shoarmas estão a dar cabo do negócio das salsichas ?
Tendo vivido na Alemanha, e tendo assistido à polémica do lançamento do filme "Der Untergang" vi que a extrema-direita está, como bem dito acima, muito limitada. O Nazismo é um tabú, vê-se muita mistura nas pessoas, maior interculturalidade, a Alemanha precisa mesmo dos estrangeiros para se desenvolver e ver a sua imagem melhorada. E vê-se na selecção, onde joga um ganês, um alemão de origem turca marcou um golo... à Turquia... Mesmo os jovens têm as mentes mais abertas e a ED é uma excepção, são ainda menos que os saudosistas do Salazar por cá...
Lá também ainda há quem diga que a reunificação não deveria ter acontecido, e nem a esses ligam...
Esse post da Alemanha e não da Turco-Alemanha é uma enorme palhaçada / barbaridade / atestado de ignorância...
Há quem veja só números, eu vejo como eles se reflectem no terreno.
See less See more
1 - 20 of 175 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.