SkyscraperCity Forum banner

Governador Serra autorizou a compra de 16 novos trens para o Metrô

2029 Views 9 Replies 9 Participants Last post by  lipe_andreense
A autorização ocorreu durante viagem experimental no trecho Imigrantes-Alto do Ipiranga da linha 2-Verde. (07/05/07)

Dia 7, durante a viagem experimental no novo trecho da linha 2-Verde, entre as estações Imigrantes e Alto do Ipiranga, o governador José Serra autorizou o Metrô a dar a ordem de serviço para a fabricação de 16 novos trens (96 carros) que irão operar nesta linha, que será ampliada até a Vila Prudente.

Os novos trens, em aço inoxidável, vão exigir investimento de cerca de R$ 500 milhões do Governo do Estado. A entrega do primeiro trem está prevista para novembro do próximo ano e o último em novembro de 2009.

Tecnologia de última geração

Os novos trens da Linha 2-Verde do Metrô irão incorporar, pela primeira vez, ar- condicionado em todos os carros, além de tecnologia metroviária de última geração.

Os trens do Metrô contarão também com um moderno conjunto de equipamentos para o fornecimento de informações aos usuários, em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, incluindo todos os itens de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Cada um dos carros metroviários terá painéis internos luminosos com os nomes das estações, além de um mapa de linha dinâmico que destacará cada próxima estação. Os primeiros e os últimos carros de cada trem terão assentos para obesos, entrada apropriada para usuários de cadeira de rodas e fechamento de porta com sinal luminoso para os deficientes auditivos.

Os 16 trens terão câmeras de vigilância, com gravação de vídeo no seu interior, para coibir atos de vandalismo. Contarão também com rede de comunicação de dados, para facilitar o monitoramento e diagnóstico dos principais equipamentos e assim possibilitar a atuação preventiva ou auxiliar na tomada de decisões em situações de anormalidades operacionais.

A linha 2-Verde do Metrô transporta diariamente 340 mil passageiros entre as estações Imigrantes e Vila Madalena. Em junho próximo, a linha 2 contará com a estação Alto do Ipiranga no circuito comercial e a sua demanda diária chegará a 370 mil passageiros.

A previsão é de que em 2010, com a operação total da Linha 2-Verde entre Vila Madalena e Vila Prudente, integrada na estação Tamanduateí com a Linha "D" da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e na estação Sacomã com o Expresso Tiradentes, a demanda diária da Linha 2 atinja 800 mil pessoas.
See less See more
1 - 10 of 10 Posts
Alguém sabe a que fábrica foi dada essa "ordem" para a fabricação? Alstom?
Imagino que eles precisem ser licitados... a Alstom listou esses trens, se bem me lembro, como parte das licitações deste ano que eles gostariam de pegar.

A descrição do trem pretendido lembra muito os da linha 5; coloque bitola de 1m60, 3o. trilho e sinalização apropriada, e podem ser os novos da linha 2.

O que eu não estou gostando é que varreram para baixo do tapete a aquisição de 2 novos trens para a operação até Alto do Ipiranga. Sem eles o intervalo da linha 2 vai ser ainda mais comprometido.
See less See more
A alto do Ipiranga vai canalizar passageiros do Ipiranga, Cursino , Sacomã que vão entrar no Sistema Metroviário nessa estação. Acho que será bem movimentada, e talvez o metrô realmente precise colocar mais trens.

Ontem, por volta de 17 hs, pessoas já não estavam conseguindo embarcar no sentido Imigrantes nas estações de Trianon e Brigadeiro, de tão cheios que os trens estavam vindo de Clinicas e Consolação.
See less See more
Mas o metrô tem bastante dos trens antigos, não?
Acho que esses irão quebrar o galho até lá.
Ótima notícia!

Vão ser melhores do que os da linha 5!?
Ótima notícia!

Vão ser melhores do que os da linha 5!?
Pelo que eu conheço do trem da linha 5, os da linha 2 me parece que vão ser mais modernos ainda.
Mas o metrô tem bastante dos trens antigos, não?
Acho que esses irão quebrar o galho até lá.
Na verdade esses trens antigos do metro da déc de 70 e são utilizados na linha 1 já quebram o galho da linha 2 nos horários de pico!!!! O problema é que colocando mais destes trens operando na linha 2, compromete-se o serviço da linha 1, que já está saturada no trecho Paraíso-Sé tanto de manhã quanto de tarde!!!!

Li hj no Metronews que os primeiros trens já chegarão no final do ano que vem .....então acho que dá sim pra aguenta mais um aninho.....

Só uma dúvida: Para ter esses novos trens será necessário consrtruir um pátio novo para a linha 2!!!! Falaram muito da expansão até Via Prudente, mas ninguém comentou sobre a construção de um pátio novo!!!!
Me lembro de ter visto no site do metro que planejavam construir um pátio para a linha 2 no local onde hj é o shopping Central Plaza, na Av. do Estado!!!! lógico que não vai ser lá...
Alguém sabe onde será este novo pátio??????
See less See more
que notícia ótima, adorei!!!

não vejo a hora de conhece-los :)
^^ pelo q vi no mapa, o pátio ficaria do lado oposto ao shopping, mais próximo do Ipiranga, onde hoje só tem galpões.
1 - 10 of 10 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.