SkyscraperCity Forum banner

Governo agora fala em metrô em Manaus

10476 Views 33 Replies 19 Participants Last post by  Alexandre Lima
Em 13 de maio de 2008.

O governo do Estado vai pagar R$ 149 mil por um estudo de viabilidade técnica, operacional e financeiro para construção de um metrô de superfície em Manaus. A proposta não é nova e foi apreciada pela primeira vez por Arthur Neto, em 1988, após ser eleito prefeito de Manaus. Gilberto Mestrinho também propôs o metrô, quando ocupou o governo, em 1990. Mas a proposta foi mais recentemente usada como promessa de campanha em 1996, pelo hoje ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

Naquele ano, Alfredo se elegeu com uma pequena vantagem sobre Serafim Corrêa. Durante o mandato, o projeto não saiu do papel. E para a campanha de reeleição, Alfredo propôs a criação do Expresso como solução para o transporte coletivo. O projeto foi concluído em 2002 e desativado em 2004. O investimento foi de R$ 102 milhões. Parte do dinheiro veio de um convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Hoje, só o que ainda funciona do Expresso são os ônibus articulados e algumas paradas do tipo plataformas.

O vice-governador Omar Aziz também propôs a construção de um metrô de superfície como solução para o acesso da população ao Estádio Vivaldo Lima, zona Centro-Sul. Aziz divulgou o projeto quando apresentou a candidatura de Manaus à subsede da Copa do Mundo de 2014, em agosto do ano passado, no Rio de Janeiro. Omar era o candidato a vice-prefeito de Alfredo Nascimento nas eleições de 1996 e 2000.

No final de março deste ano, a construção do metrô de superfície foi debatida na 1ª Conferência Municipal do Sistema de Transporte Coletivo, promovida pelo Conselho Municipal do Transporte Coletivo. De acordo com o então presidente do Conselho, Marcelo Ramos, cada quilômetro construído da linha do metrô deve custar, em média, R$ 40 milhões.

População reclama

No ano passado, o transporte coletivo foi um dos principais problemas da cidade, apontados pela população, em pesquisa encomendada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). A pesquisa foi feita em 31 bairros de Manaus e as deficiências do transporte coletivo dividiram as reclamações com os problemas da falta d’água e falta de segurança.

Em abril deste ano, o DIÁRIO entrevistou leitores e constatou que a população considera as promessas de resolver o transporte coletivo como uma das ‘grandes mentiras’ das campanhas eleitorais.

Fote: Diário do Amazonas, por Seplan.
http://www.seplan.am.gov.br/clipping/Htmls/2008/maio/CLIPPINGDE13052008.htm#_top
1 - 20 of 34 Posts
^^^^
Que ótimo,
Pelo menos estao estudando a possibilidade.
E que estudo caro heim

............
Espero que nao seja só promessa de campanha.
Manaus precisa e muito, não precisa ser metrô não, basta um VLT moderno, o estudo é simples, basta implantar as linhas e terminais no mesmo trajeto do Expresso.
Quem dera saisse o metrô, eu que ando de carro, tem dia que não agüento o trânsito, imagina quem faz uso do coletivo.
Notícia para o Infra-estrutura e Transporte.
E eu, aqui na minha humilde imaginação, queria um monotrilho suspenso pra Joinville :D

Mas será sem dúvida, muito bom pra Manaus. Vê-se que a idéia já é antiga, ou seja, a demanda por um sistema sobre trilhos é antiga. Quando for implantado esse metrô, pode ter certeza que nascerá saturado. Por isso acho que aqui em Joinville, não chegamos a ter um trânsito caótico, mas seria ideal se pudéssemos começar a fazer um já, enquanto a demanda não é tão intensa.
O metrô em Manaus já está virando mais uma lenda amazônica... :lol:
Falando sério: há mais de 18 anos eu ouço falar em promessas de implantação de metrô e até agora 0 km de trilhos na capital amazonense...
Existe demanda real? Um vlt já não supriria?
^^
De acordo com a contagem do IBGE em 2007, Manaus já tem mais de 1,6 milhão de habitantes.
Quando a cidade tem 250.000 habitantes, já é possível implantar com sucesso um sistema de transporte em massa, usando VLTs. Com 1,6 milhão de habitantes, dá pra fazer uma linha de metrô e várias linhas de VLT, dependendo de como são os deslocamentos, ou várias linhas de VLT, com algumas delas tendo mais capacidade que outras (segregação total em algumas). Que tipo de projeto vai ser, depende dos estudos de demanda e das previsões de crescimento da cidade a longo prazo (isso se pensarem no futuro, claro, e espero que pensem).
Está igual ao metrô de Curitiba, 0km construídos!
Quando a cidade tem 250.000 habitantes, já é possível implantar com sucesso um sistema de transporte em massa, usando VLTs. Com 1,6 milhão de habitantes, dá pra fazer uma linha de metrô e várias linhas de VLT, dependendo de como são os deslocamentos, ou várias linhas de VLT, com algumas delas tendo mais capacidade que outras (segregação total em algumas). Que tipo de projeto vai ser, depende dos estudos de demanda e das previsões de crescimento da cidade a longo prazo (isso se pensarem no futuro, claro, e espero que pensem).
Thiagão, concordo com vc mas tem algumas variáveis que são tão ou mais importantes né...

Deslocamento pendular regional, sistemas viários, entorno, divisão de áreas e zoneamento e etc.
É que quando citei deslocamentos, já imaginei o que você disse, pois a maneira como as pessoas se deslocam é resultado de tudo isso aí que você falou, não é? Já estava falando dos finalmentes, como a pesquisa OD, por exemplo.
Mas que seria legal andar de metrô na Amazônia seria...rs
É meio estranho esses estudos de demanda mal feitos, alguém sabe me dizer alguns outros fatores que levaram esse Expresso fracassar?

Eu acho que a princípio o correto seria implantar um VLT em uma área considerada muito necessária, e ai assim expandir a partir desse ponto gradualmente. Algo mais ou menos parecido com o VLT de Congonhas, em torno de 1 / 1,5 km e com custo estimado em U$$ 200 milhões.
Como já foi falado, seria ótimo para uma cidade do tamanho de Manaus ter um sistema de transporte como esse. Mas infelizmente os políticos brasileiros ainda não sabem antecipar um problema, eles só começam a pensar em uma solução quando o problema já estourou, como é o caso de São Paulo. Parece que só agora acordaram para o fato de que a capital paulista vai parar. Tomara que outras cidades grandes não esperem a situação chegar a este ponto :eek:hno:
Nossa, que pena! Pelo tamanho da cidade, já deveria haver algum transporte em massa faz tempo. Espero que dessa vez seja sério esse projeto.
Acho que se depender do Braga, sai, sim. o Cara é muito bom!!!:eek:kay: E ainda temos o dedinho do Lula a favor do Amazonas.
Acho que se depender do Braga, sai, sim. o Cara é muito bom!!!:eek:kay: E ainda temos o dedinho do Lula a favor do Amazonas.
Se a gente for depender do dedinho do Lula, estamos perdidos :lol:

Desculpa, não pude segurar a observação de duplo sentido :D
Este Governo Federal é mão aberta com Manaus, o problema de lá são as barreiras políticas locais.
1 - 20 of 34 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.