Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 49 Posts

·
Registered
1,055 Posts
Discussion Starter · #1 ·
SP deve tentar "tomar" aeroportos hoje administrados pela União
Da redação

Em São Paulo

O governo do Estado de São Paulo pretende requisitar a "estadualização" dos aeroportos hoje administrados pela União, entre os quais o aeroporto de Guarulhos e Congonhas. A informação foi dada pelo vice-governador Alberto Goldman a jornalistas nesta segunda-feira (18) durante o seminário "Um novo modelo de gestão do transporte aéreo", na capital paulista.

Segundo Goldman, o governador José Serra (PSDB) defende a estadualização. Ele não quis estimar quando o pedido em relação aos aeroportos será feito ao governo federal. Quanto à gestão dos portos, Goldman afirmou que o governo estadual conseguiu assumir a gestão do porto de São Sebastião e pleiteia, há anos, assumir o porto de Santos, que é o mais movimentado do país.

"Por que o governo federal deve tocar a estrutura de portos e aeroportos?", questionou Goldman. "Em São Paulo, só o sistema rodoviário funciona bem, porque é estadual." Segundo o vice-governador, algumas empresas estão deixando de se instalar em São Paulo por causa dos problemas com infra-estrutura. Ele citou o caso de uma fábrica de peças para a indústria aeronáutica, mas não citou nomes.

Goldman disse que suas críticas não foram direcionadas a um governo específico, mas sim à distribuição histórica de responsabilidades entre União e estados.

(Roberta Campassi | Valor Econômico, para o Valor Online)

·
.
16,968 Posts
Me parece interessante, se o estado se vê mais capaz de financiar os investimentos necessários e administrar.

Mas aposto que daqui a uns 30 anos veremos paulistas indignados porque não possuem aeroportos federais, enquanto estados menores "injustamente" têm bem mais. É como a comparação com as universidades federais de Minas que, na verdade, eram quase todas (inclusive a UFMG) estaduais que foram posteriormente federalizadas. Ao abrir mão ou tomar uma responsabilidade para si, você está fazendo o mesmo com seu direito a verbas - por mais mingüadas que pareçam. Depois não tem lógica reclamar.

·
Banned
115 Posts
Sou totalmente a favor da descentralização, governo federal ta ate querendo construir escola tecnica agora. Outra coisa, é preciso parar de culpar as pessoas erradas, Lula tem responsabilidade nas escolhas e em deixar que partidos escolham pessoas pra cargos de confinaça, nao sei se é o caso da infreaero, mas ele nao tem como saber de tudo que se passa mesmo, ser enganado é mais do que natural num país como o brasil onde a desonestidade é endemica. Ja dizia a famosa frase, em se plantando td dá, e a corrupção aqui brota como erva daninha.
Só pra constar eu sou municipalista de carteirinha. Sao jose por exemplo recebe somente 15% do pib que produz de volta pela participação dos municipios. Outro exemplo, o sus da a sao jose 30 e pokos milhoes de repasse e a cidade pôe 280 milhoes na saude publica, é uma desigualdade absurda. Devolvem 15% do pib pros municipios e os municipios tem que arcar com todas as despesas publicas. Isso pra manter esse cabide de empregos, esse elefante branco ineficaz que é o governo federal. Municipalismo já!!! Governo federal so pra regular e fiscalizar.

·
Registered
11,155 Posts
^^ é pior é?
Os aeroportos do interior são simplesmente ABANDONADOS!
Só como exemplo Leite Lopes de RP mais parece um galpão, e o terminal de passageiros comporta no maximo o desembarque de 1 aeronave por vez.
Não há a minima infraestrutura, tudo muito precário e pequeno... E pensar que é um aeroporto que atende a uma população regional de 2,5 milhões de habitantes hein..
Quem conhece o aeroporto de RP sabe do que estou falando, e sabe que é uma vergonha .. Parece de uma cidadezinha de 100 mil habitantes...

·
Registered
1,055 Posts
Discussion Starter · #12 · (Edited)
Me parece interessante, se o estado se vê mais capaz de financiar os investimentos necessários e administrar.

Mas aposto que daqui a uns 30 anos veremos paulistas indignados porque não possuem aeroportos federais, enquanto estados menores "injustamente" têm bem mais. É como a comparação com as universidades federais de Minas que, na verdade, eram quase todas (inclusive a UFMG) estaduais que foram posteriormente federalizadas. Ao abrir mão ou tomar uma responsabilidade para si, você está fazendo o mesmo com seu direito a verbas - por mais mingüadas que pareçam. Depois não tem lógica reclamar.

Não creio que nesse caso seja por aí, pois atualmente há cerca de meia dúzia apenas de aeroportos da Infraero lucrativos no país (pasmem), e os grandes lucrativos de longe são esses dois de SP, dos quais a Infraero retirou todo a capital para a onda de revitalização dos aeroportos do país inteiro desde uns 10 anos pra cá. Inclusive o super hub de Brasilia cresceu com $ desses dois de SP... há uns 10 anos só havia 3 aeroportos lucrativos da Infraero no país!

Se esses 2 aeroportos fossem administrados por SP, essa bagatela de $ ficaria por aqui e então poderíamos transformar muitos outros aeroportos do interior de SP em verdadeiros aeroportos ao nível que SP precisa. É ridículo que o interior de SP tendo a força econômica que tem estarem nessa situação tão fraca... é fácil entender, pois o orçamento dos 2 grandões está sendo consumido pra outros aeroportos da Infraero pelo país, e SP chupa o dedo.

Eu duvido que os caras vão ceder, pelo menos nesse governo Lula... Não que eu seja contra o investimento em outros lugares que se precisa, pelo contrário, mas há falta de justiça e bom senso para com SP.
Se bem que os caras resolveram usar um pouco do dinheiro que sai daqui aqui ultimamente (depois de anos de pressão do governo de SP), fazendo umas reformas nesses dois grandões rentáveis.

·
Banned
115 Posts
Os aeroportos do interior são simplesmente ABANDONADOS!
Só como exemplo Leite Lopes de RP mais parece um galpão, e o terminal de passageiros comporta no maximo o desembarque de 1 aeronave por vez.
Não há a minima infraestrutura, tudo muito precário e pequeno... E pensar que é um aeroporto que atende a uma população regional de 2,5 milhões de habitantes hein..
Quem conhece o aeroporto de RP sabe do que estou falando, e sabe que é uma vergonha .. Parece de uma cidadezinha de 100 mil habitantes...
Vem aqui ver o de são jose dos campos, a capital da industria aeronautica do brasil. Isso pq sao josé tem uma excelente pista, pessoal especializado, escola de formação de controladores, homologa aeronaves, fica no meio das duas maiores cidades do país, tem demanda de passageiros, mas nao consegue ter mais de uma ou duas rotas, e sem contar que seria alternativa aos voos de congonhas/cumbica por causa da poka vergonha que ta aquilo la.
Enfim, palmas as nossos governantes. O porto de Santos lotado, e o porto de São sebastiao nao é aumentado.

·
It's Reverse Google YAY!
896 Posts
Tomara que dê certo!

Eu odeio a Infraero!
Eu também, eles não estão NEM AÍ para o maior aeroporto internacional da América Latina, a porta de entrada para o Brasil e o único aeroporto internacional servindo a capital econômica da América Latina e 3ra maior cidade do mundo, mas nãooooooooooooo, a Infraero está pouco se fudendo para Guarulhos... quero que eles morram, esse é um dos temas que mais me indignam!

·
Registered
10,685 Posts
Eu também, eles não estão NEM AÍ para o maior aeroporto internacional da América Latina, a porta de entrada para o Brasil e o único aeroporto internacional servindo a capital econômica da América Latina e 3ra maior cidade do mundo, mas nãooooooooooooo, a Infraero está pouco se fudendo para Guarulhos... quero que eles morram, esse é um dos temas que mais me indignam!
Acho que é o segundo maior... O Aeroporto da Cidade do México é maior que o de Guarulhos, ao menos é o que mostraram naquele documentário do Discovery. SP é o maior da América do Sul (e acho que o maior do hemisfério sul tb).

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
Eu NÃO sou a favor da estadualização de Cumbica. Ele é o aeroporto mais importante do pais, deve continuar federal por questões de segurança nacional!!

Outra coisa, como bem salientou o ViajanteRP, pensem também que a Infraero, apesar de todos os problemas, é a unica empresa publica aeroportuaria capacitada para gerir um aeroporto grande como Cumbica, as estaduais são caquéticas.

Entendam tb que a Infraero tem feito investimentos inegaveis em varios aeroportos pelo Brasil afora, MUITO necessitados, e que Cumbica, apesar da necessidade de ampliação e melhora que nos bem conhecemos, é um aeroporto bem equipado e pode, digamos, "esperar", frente a outros aeroportos que estavam em situação calamitosa.

Por ultimo, essa tentativa de estadualização é politicagem pura da parte do Serra, não ha a minima decisão técnica ai, isso é gritante. Tratar uma questão tão importante como as dos aeroportos como disputinha politica de quinta categoria é dose.

Ja a questão dos portos e rodovias é OUTRO assunto, incomparavel com a gestão aeroportuaria.

·
22°52'S 47°03'W
20,843 Posts

Só tem essa inveja quem não sabe das coisas...a Infraero é ruim, o DAESP é pior, infelizmente...SP tem muitas coisas estadualizadas porque não pode contar com o Governo Federal, mais preocupado em cuidar da sua mastodôntica estrutura e que tem de dar verbas em nome do pacto federativo para estados que têm dificuldades para se manter de pé (como Alagoas, que vira e mexe entra em crise, desde que F. Collor isentou os usineiros do ICMS).

·
Registered
9,129 Posts
Eu sou a favor da privatização dos aeroportos. Ou a privatização da Infraero, que só sabe fazer shopping-center e terminal bonito... Enquanto isso, é avião derrapando em Congonhas, é radar inoperante não-sei-aonde, é pista curta demais em outros locais, falta de equipamento em outros locais, e etc, etc...

Isso o passageiro comum não se dá conta, né, porque não está próximo dele (o terminal bonitão, e muitas vezes pouco funcional, está, e por isso acham a Infraero um orgulho nacional...). Perguntem aos pilotos o que eles acham da Infraero... :|

E estadualizar não vai mudar muita coisa, não. Que me desculpem os paulistas, mas é a verdade. Vai continuar a mesma brincadeira política que tem hoje com a Infraero e a ANAC, onde os recursos não são aproveitados devidamente, onde os dirigentes são antas escolhidas através de interesses políticos e que nunca ouviram falar em gestão de transporte aéreo.

·
Registered
7,546 Posts
^^^^
Concordo com você.
O nosso FEDERALISMO é as aversas como quase tudo por aqui.
A União abocanha a maior parte dos recursos daí começa a cascata que pulverizam até chegar no município novamente.

Por isso sou favor de uma reforma tributária, onde o Imposto sobre Valor Agregado-IVA (ÚNICO) seja repartido assim : 40% para os municípios, 30% para os estados e 30% para a União.

Assim se desejassem poderiam até municipalizar Congonhas.

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Acho que é o segundo maior... O Aeroporto da Cidade do México é maior que o de Guarulhos, ao menos é o que mostraram naquele documentário do Discovery. SP é o maior da América do Sul (e acho que o maior do hemisfério sul tb).
É o segundo maior sim, mas em movimentação de passageiros ao ano a cidade de são paulo é a maior do AL.

1 - 20 of 49 Posts
Status
Not open for further replies.