SkyscraperCity banner

1 - 7 of 7 Posts

·
Registered
6,868 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Governo construirá 5 novos "parques da maternidade" em Rio Branco

Cinco mini-Parques da Maternidade e várias outras intervenções serão realizadas nas Zonas de Atendimento Prioritário

O Governo do Acre lança nesta segunda-feira, 23, um amplo programa de intervenções em cinco Zonas de Atendimento Prioritário (ZAPs) de Rio Branco. Os investimentos em infra-estrutura são superiores a R$103 milhões e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um conjunto de regras, compromissos de ação e diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal que objetivam um crescimento econômico de 5% ao ano até 2010. Pelo menos 14 mil pessoas serão atendias diretamente pelas obras que transformarão fundos de vale em mini-Parques da Maternidade.

As ZAPs são um conceito criado a partir do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) para implementar políticas públicas de longo alcance em regiões que apresentam baixa urbanização e com assentamento precário; baixo capital social e com vulnerabilidade ambiental; elevado número de pessoas vivendo em condições de pobreza e miséria e com elevado índice de pessoas envolvidas em infrações, contravenções e crimes.

As ZAPs iniciais são Conquista, Chico Mendes, Igarapé Fundo, Santa Inês e Palheral:

ZAP 1 - CHICO MENDES

O bairro teve início com ocupações irregulares, sua área central é um fundo de vale divisor de bacias, onde o esgoto corre a céu aberto. Ali vivem famílias com renda de até três salários mínimos.
As ações serão de saneamento básico, drenagem, remoção de famílias do fundo de vale e realocação em unidades habitacionais de melhor qualidade, recuperação ambiental com tratamento do fundo de vale para uso comunitário e projetos sociais.

ZAP 2 - CONQUISTA

Região ocupada há 20 anos. Área de fundo de vale com habitações precárias.
As ações serão de ampliação da rede de esgoto e de água potável, drenagem, urbanização, desocupação e recuperação das margens do igarapé, arborização e projetos sociais.

ZAP 3 - IGARAPÉ FUNDO

Trata-se de uma área ocupa há cerca de 25 anos, um bairro consolidado a partir de invasões. Grande parte da ocupação está nas margens do igarapé São Francisco.
Nessa ZAP serão realizados serviços como saneamento básico, pavimentação, urbanização, desocupação das margens do São Francisco, arborização e projetos sociais com foco na educação e qualificação ao trabalho.

ZAP 4 - PALHEIRAL

Área ocupada há mais de vinte anos, apresentando habitações precárias e irregulares. A obras serão de rede de esgoto, ampliação da rede de água potável, drenagem, pavimentação de vias públicas, urbanização, desocupação da reserva de buritizal, e projetos sociais.

ZAP 5 - SANTA INÊS

Bairro ocupado há cerca de vinte anos, com habitações precárias e irregulares. Serão realizadas obras de rede de esgoto, ampliação da rede de água potável, drenagem, pavimentação de vias públicas, urbanização, desocupação da reserva de buritizal, e projetos sociais.

* Para ver em tamanho maior, basta clicar nas imagens.

·
Registered
6,868 Posts
Discussion Starter #4 (Edited)
^^

Pois é, as imagens já dão uma noção.
Pela abrangência, pelo fato dos parques serem construídos, principalmente, em áreas periféricas, e por já termos como exemplos deste tipo de intervenção o Parque da Maternidade e o Parque Tucumã. Gosto muito dos dois, é animador imaginar que brevemente a cidade estará repleta de parques similares. Ah, e as obras já foram iniciadas. :D

·
Registered
7,281 Posts
^ E põe animador nisso!!

Parques são super bem vindos... urbanizar as areas perifericas e mais carentes da cidade... melhora muitoo visual da cidade!!

Imagine, oq era periferia, agora podera ser cartão postal da cidade...

Fiquei mais curioso ainda pra ver os projetos de urbanização e instalação dos parques lineares na capital visinha de vcs :p ... mas até agora nada :( mais facil achar foto das obras(que eu ja vi) do que do projeto(que eu ainda não vi)!

·
Registered
6,868 Posts
Discussion Starter #6
^^

Pois é, eu sei do Canal dos Tanques. Tem outro(s)? Pelas imagens mais recentes que eu vi dele, já haviam terminado aquela parte de "cimentar" o canal - não é bem isso, mas não sei descrever exatamente. Não sei se já fizeram algo nas áreas ao redor do canal. Também fiquei curioso pra saber do projeto, mandei até e-mail pra prefeitura de Porto Velho quando anunciaram, mas nem sinal de resposta.

·
Registered
7,281 Posts
^ Jura que vc fez isso?? =O

Nem passou pela minha cabeça... tem outros canais sim, que eu saiba...

Uns na periferia, na Zona Leste, nem sei onde fica direito(tenho noção)... esse da rodoviaria até ele cruzar a cidade... e não sei exatamente quais...

Tem o projeto do parque da cidade(que inalgura junto com o shopping)... que vai urbanizar uma grande area de uma nascente, junto com o canal tbm... acho que vc sabe da polemica do Pvh shopping e da nascente!!

Mas tem uns na Zona Sul... que dariam OTIMOS parques... nem sinal de projetos, alem das melhorias devido as marginais da BR, e o anuncio dos não lembro o valor de milhões pra Zona Sul...

No resto da cidade, parece que ta td blz, quanto a isto(quando prontos os projetos)... so na Zona Sul que eu aguardo o anuncio de projetos ao invez de apenas valores pra urbanização!

1 - 7 of 7 Posts