SkyscraperCity Forum banner

Governo estuda trem-bala ligando Belo Horizonte - São Paulo - Curitiba

26508 Views 67 Replies 42 Participants Last post by  lgot
Mais um pra série "promessas que nós nem acreditamos mais que vão sair"



13/05/2008 - 19h52
Governo estuda trem-bala ligando Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba
Publicidade
LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

Antes mesmo do fim dos estudos do trem-bala ligando o Rio de Janeiro a São Paulo, o governo incluiu no Plano Nacional de Viação um novo trem de passageiros. O trecho, que ainda será estudado, passaria por Belo Horizonte (MG) a São Paulo seguindo para Curitiba (PR).

De acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a tendência é que seja também um trem de alta velocidade. "São áreas com grande concentração urbana, com nível de renda compatível", completou.

A MP incluindo o segmento no plano foi publicada ontem. O trecho teria 1.150 quilômetros. Segundo Passos, os estudos de viabilidade ainda serão feitos.

Além do trecho de passageiros, o governo incluiu no Plano Nacional de Viação novos trechos de ferrovia para o transporte de cargas. Somente os principais somam mais de 4 mil quilômetros. Entre eles a extensão da Ferrovia Norte-Sul até Panorama (SP) e a construção da Ferrovia Leste-Oeste entre Ilhéus (BA) e Alvorada (TO).

Além disso, a MP prevê a transformação da Valec Engenharia em empresa pública. A empresa foi criada em 1972 como sociedade por ações com a Vale do Rio Doce e a USS Engineers como sócias. Mais tarde, o capital foi repassado para a União, mas a empresa nunca foi transformada oficialmente em empresa pública.

Com isso, a Valec passará a ser responsável por estudos e concessões dos novos trechos de ferrovia à iniciativa privada.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u401525.shtml
1 - 20 of 68 Posts
Chega dessa idéia de trem bala... Trem pra carga, avião pra passageiro..

Se tem dinheiro, que invistam nos aeroportos de Curitiba e SP (BH ainda tá bem..)!
Um trem nunca vai ser mais rápido que o avião, a não ser pra distâncias curtas.. Fora o impacto ambiental dessa ferrovia entre PR-SP na serra do mar..
Mais uma notícia que se não fosse trágica seria engraçada.
loool
se o de SP-RIO ta naquela lenga legna toda, imagina esse
patético

mas eu seria a favor...e sim, seria mais rapido ir pra SP de trem do que de aviao...
nem sabe se o negócio vai dar certo de Camp-SP-RJ... piorou esse...

falam mto, agem pouco... qse nada na verdade.

daki a pouco vão kerer ligar o nordeste com o sudeste + sul kkkkkkkkkkkkk
Isso me lembra os trens regionais entre cidades de no mínimo 100mil habitantes e 200km de distância uma das outra. A volta do transporte de passageiros sobre trilhos. :|

Tu ru Tizzzzzzz (passagem de bateria e uma batida forte e contínua no prato)
Inauguração: 32/02/4786
daqui a pouco vamos pra Europa de trem
Sou de Curitiba e no momento sou contra.
Enquanto não fizerem o que tem de fazer em nossos aeroportos, pista (de Curitiba é ridícula para o potencial de expansão do aero), terminais, pátios, estacionamentos, ligações com os centros (Metrôs), equipamentos de segurança, etc.
Chega dessa idéia de trem bala... Trem pra carga, avião pra passageiro..

Se tem dinheiro, que invistam nos aeroportos de Curitiba e SP (BH ainda tá bem..)!
Um trem nunca vai ser mais rápido que o avião, a não ser pra distâncias curtas.. Fora o impacto ambiental dessa ferrovia entre PR-SP na serra do mar..
:stupid:

Bem... Não vou demorar muito com isso... Na verdade o smile fala por mim. Mas enfim... Existe espaço pra todos os modais. O que não pode é a gente ficar refém de apenas um ou dois tipos de modal de transporte ainda mais em distâncias relativamente pequenas como SP x Curitiba e Rio x SP e onde a demanda cresce a cada dia.
Noticia da Gazeta do Povo (maior jornal de circulação de Curitiba e do PR):

Trem-bala ligará Curitiba a SP e BH
Ministério dos Transportes inclui capital paranaense em nova linha do trem de alta velocidade

Publicado em 14/05/2008 | Themys Cabral, com Agência Estado
Curitiba está incluída, desde ontem, nos planos do trem-bala do governo federal. O Ministério dos Transportes anunciou que – além da primeira linha prevista, ligando São Paulo a Rio de Janeiro e Campinas – uma segunda linha faz parte agora do Plano Nacional de Viação. O itinerário ligará Curitiba a Belo Horizonte, passando por São Paulo, num percurso de 1.150 quilômetros.

O Plano Nacional de Viação é o documento oficial que lista os investimentos que podem vir a ser feitos pelo governo no setor de transportes. “No momento, o governo está focado no projeto do trem-bala Rio–São Paulo–Campinas, mas é de se imaginar que uma vez implantada esta linha, o governo estude uma modelagem para a ligação Belo Horizonte–Curitiba”, declarou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos.
Oliveira Passos evitou mencionar prazos, ressaltando que o segundo trem-bala não deve entrar, por enquanto, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A segunda linha passaria, em Minas Gerais, por Divinópolis, Varginha e Poços de Caldas; em São Paulo por Campinas, São Paulo, Sorocaba, Itapetininga e Apiaí; e no Paraná, por Curitiba.

IEP

Antes mesmo de o governo federal anunciar a medida, um grupo de 15 engenheiros paranaenses já vinha trabalhando voluntariamente há cerca de três anos em um projeto de trem-bala entre Curitiba e São Paulo. O projeto, desenvolvido pelo Instituto de Engenharia do Paraná, prevê que o trem partiria de hora em hora, das 6 às 22 horas, todos os dias das duas capitais. Cada comboio teria capacidade de transportar 400 passageiros ou 17 toneladas de carga por eixo (cada vagão teria dois eixos e o comboio seria composto por oito vagões e duas locomotivas). A velocidade do trem-bala chegaria a 300 quilômetros por hora e a viagem de 360 quilômetros seria feita em apenas 100 minutos.

O trem de alta velocidade pode ser uma alternativa mais rápida para quem, hoje, faz o trecho de carro, ônibus ou avião. De ônibus, o percurso é feito em pouco mais seis horas. De carro, em cinco horas. De avião, contando-se o check-in, gastam-se cerca de 100 minutos. “Para viajar de avião é necessário se deslocar até o aeroporto. Com o trem de alta velocidade, a pessoa vai poder embarcar no centro de Curitiba e desembarcar no centro de São Paulo”, afirma o vice-presidente da União Internacional das Ferrovias para a América Latina, Samuel Gomes. A estimativa dos engenheiros é que seriam necessários cerca de 6 bilhões de dólares para a implantação do trem-bala no trecho Curitiba–São Paulo. A linha Rio–São Paulo–Campinas está estimada em US$ 9 bilhões.

De acordo com o presidente em exercício do IEP, Jaime Sunyé, a implantação de um trem-bala no trecho ajudaria a desafogar os aeroportos paulistas. Para o coordenador do projeto, Jurimar Cavichiolo, outro ponto positivo é a segurança deste tipo de transporte. “O primeiro trem-bala foi implantado no Japão, em 1964. Até hoje, não se registrou nenhuma morte em nenhum dos países que utilizam o sistema”, afirma.
See less See more
Daqui a pouco vão fazer um trem bala ligando Carapicuíba a Itaquaquecetuba haha
^^ Ano de eleição é isso mesmo!!! Sempre surge algum projeto novo e mirabolante!!! :eek:hno:
Que tanta promessa....o governo brasileiro acha que somos um bando de malucos, imbecis que acreditam nessas histórias....isso nunca vai acontecer, pq o Brasil não tem capacidade, dinheiro e vontade política! É lamentável que divulguem essas histórias que soam quase que infantis, na imprensa! É uma vergonha nacional! Cada vez mais sinto vergonha desse país....ainda bem que sou gaúcho....(não querendo ser separatista...mil perdões) hehehehhe.
Nossa que exageiro do pessoal.... Todo plano tem que começar com um projeto, por uma idéia. Não estão dizendo que vão fazer esse trem ano que vem não, mas com a economia brasileira mais estável assim, não é NADA impossível pensar em projetos desse porte para os próximos anos... Que povo descrente. Claro que o projeto Rio_SP é prioritárioa mas o segundo eixo mais viável seria esse mesmo, ou então BH e Rio. Não vejo susto por isso.
^^ Ano de eleição é isso mesmo!!! Sempre surge algum projeto novo e mirabolante!!! :eek:hno:
E ainda pensam que enganam a todos....

Well... na hora que sair essas promessas de trem bala para a vida real, vou querer ser um dos primeiros a apertar a mão do presidente e dizer no ouvidinho dele:

"Cê e seus antecessores são tão lesmas que hoje já temos trens super-sônicos..."
Que façam um ligando Manaus a Porto Alegre de uma vez !!! :D
...todo mundo sabe que isso demora principalmente no Brasil..mais antes o governo fazendo projeto, pra quem sabe no *futuro, onde nossa economia já esteja mais forte (dedos cruzados) isso saia do papel.

e concordo que ainda temos que resolver os aeroportos, as estradas..no entanto também temos que investir em diferentes meios de transporte...se aeroportos e estradas estão sobrecarregados, transporte ferroviário pode ser uma alternativa.
Enquanto não sair Rio-SP e se mostrar viável, esta notícia são só colóquios flácidos para acalentar bovinos.
Quero ver se vão adotar a solução direta ou com paradas intermediárias no trecho Rio-SP (sou favorável à segunda opção). SP-Curitiba é um problema, pois não tem nada no meio. SP-BH talvez até tenha opções... Mas, neste quesito, prefiro SP-Uberlândia.
1 - 20 of 68 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top