SkyscraperCity banner
1 - 20 of 76 Posts

·
Registered
6,715 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
[Trás-os-Montes] Governo investe 1400 milhões em estradas

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, anunciou hoje em Bragança um investimento de 1.400 milhões de euros para concluir nos próximos seis anos as principais estradas de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Segundo a Agência Lusa, o ministro assegurou que, até 2012, estarão concluídas rodovias reclamadas há décadas como a auto-estrada A4 entre Amarante e Quintanilha (Bragança), IP2, IC5, IC 24 e IP3 (estes dois últimos no distrito de Vila Real).

Segundo Mário Lino, o investimento anunciado vai permitir construir mais cerca de 270 quilómetros de itinerários principais, complementares e auto-estradas, a juntar aos actuais 220 quilómetros existentes na região.

«Permitirá completar até 2012 a parte do Plano Rodoviário Nacional que está prevista para esta zona», afirmou à entrada para uma reunião com autarcas transmontanos para apresentação do plano das estradas e respectiva calendarização.

«Não viemos apresentar aqui intenções. Viemos apresentar um programa, um conjunto de investimentos, com a definição dos traçados das principais vias estruturantes», reforçou.

Segundo o ministro, esta região tem também um papel importante no que diz respeito às relações com Espanha, pelo que há que «ter uma perspectiva ibérica e europeia do desenvolvimento das estruturas de transportes».

Nesse sentido, Mário Lino anunciou que o Ministério das Obras Públicas vai apresentar em breve a primeira versão de um plano estratégico de transporte aéreo onde o Aeródromo Municipal de Bragança terá um papel.

A ideia é criar nesta região um plano modal de vias de comunicação com ligação aérea e com ligações estruturantes rodoviárias que permitirão fazer a conexão ao TGV em Espanha, em Puebla de Sanábria, para onde está prevista uma estação do comboio de alta velocidade.

O ministro anunciou também, dentro dos mesmos prazos, uma ligação rodoviária entre Bragança e Puebla de Sanábria, prevista há vários anos, mas que tem esbarrado em obstáculos ambientais por atravessar o Parque Natural de Montesinho.

«Tudo isto permitirá que esta região fique dotada de uma capacidade de transporte de passageiros e mercadorias incomparavelmente maior do que a que hoje temos», concluiu.

:applause:

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Eu acho muito bem, mas nos ultimos anos só tenho ouvido de investimento em rodovias na zona Norte/Centro-Norte de Portugal. A zona Centro-Sul continua deficitária em AE e IPs.:|

·
President and CEO
17,578 Posts
Boas notícias :applause: mas como o Reflex disse falta fazer muita coisa no sul como o IP8 entre Sines e Vila Verde de Ficalho passando por Beja.

·
Registered
52,552 Posts
k va indo aos poucos, pode ser k depois de prontas estas virem a sul, o Alentejo esta fraquito tb em estradas!!

·
fcp fcp fcp
2,136 Posts
:lol: anuncios como esses ouvem-se a cada dois anos por cá! Uma vez durante a campanha para as eleições, e depois durante alguma visita do governo ao distrito, como neste caso. Certo é que o unico que continua feito é aquela estrada feita de forma a ser o mais barata possivel do IP4.

Reflex said:
Eu acho muito bem, mas nos ultimos anos só tenho ouvido de investimento em rodovias na zona Norte/Centro-Norte de Portugal. A zona Centro-Sul continua deficitária em AE e IPs.:|
A unica zona que é deficitária aqui é (como em tudo em matéria de investimentos do governo) o interior norte!

·
Registered
52,552 Posts
não é so ai Karsh olha k o interior centro e sul nada ficam a dever a falta de estradas, o interior tem sido mal tratado todo ele.

·
fcp fcp fcp
2,136 Posts
Olha só os mega-investimentos que o Alentejo tem tido nos ultimos anos, tipo o Alqueva, Aeroporto, AE do sul, energias renováveis, turismo, etc... Diz lá um grande investimento publico no interior norte. A assassina mal feita do IP4 que levou quase 20 anos a concluir? Aliás, ainda não está concluida! Falta a ponte de Quintanilha :lol:

Aqui não há investimentos, há desinvestimentos! Mesmo de serviços pagos pelos nossos impostos!

·
Registered
52,552 Posts
a maioria dos projectos do Alentejo interior ainda estão na calha, talvez calhe fazerem :bash: Quintanilha tem um rio? :uh:

·
30,728 Posts
Quanto eu falei em Centro-Sul não me referia a centro e a sul, mas sim à parte inferior do centro: experimentem ir a um mapa de estradas e reparem na enorme zona no interior delimitada a Sul e Este pela A23, a Oeste pela A1 e a Norte pelo IP5. São kms e kms e kms sem estradas com 2 vias com sedes de concelho com alguma importancia como Sertã, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Alvaiazere, Ansião, etc... O maximo que têm é o IC8, mas nem sequer esse está ligado à A23!!!:eek:
A conclusão do IC3 é mais do que fundamental para a zona!!

·
Registered
6,715 Posts
Discussion Starter · #14 ·
pelo que percebi o IP4 vai ser transformado em SCUT. tal como a A25.. axo bem. portaja-la não faz sentido não tendo alternativas

Karsh dessas iC previstas a alguma que va de/para Miranda do douro? a ligação a Bragança é feita por uma nacional muito pobrezita..

·
fcp fcp fcp
2,136 Posts
TeKnO_Lx said:
pelo que percebi o IP4 vai ser transformado em SCUT. tal como a A25.. axo bem. portaja-la não faz sentido não tendo alternativas

Karsh dessas iC previstas a alguma que va de/para Miranda do douro? a ligação a Bragança é feita por uma nacional muito pobrezita..
Sim, penso que tanto o IC5 como o IP2 chegam até Miranda do Douro, já não vai ser preciso ir a Bragança passando por Espanha :)

·
Registered
6,715 Posts
Discussion Starter · #17 ·
desculpem la a minha ignorancia lolol mas essas iC5 e IP2 já existem? se sim aonde? se vão ser feitas qual é o percurso? obg

·
fcp fcp fcp
2,136 Posts
Sim enganei-me, o IP2 ao chegar a Macedo funde-se com o IP4 e em teoria segue depois de Bragança para a fronteira espanhola passando por Montesinho. O IC5 é que vai passar por Miranda do Douro, que é uma ligação para ligar o sul com o norte do distrito. Como é obvio, nenhum está feito, são só projectos e assim permanecerão...

·
30,728 Posts
Mas esse IC5 não é o dos Ratos??

1 - 20 of 76 Posts