SkyscraperCity Forum banner

Governo retomará obras de Angra III

1407 Views 5 Replies 6 Participants Last post by  Joao Manoel
A decisão marca o reinício do programa nuclear brasileiro. Serão construídas, ainda, outras quatro usinas nucleares de menor porte.

Em meio ao risco de abastecimento de energia no país por conta da lentidão no licenciamento ambiental para a construção de usinas hidrelétricas, o governo decidiu retomar o programa nuclear brasileiro, que começa com a conclusão das obras da usina nuclear de Angra III, paralisadas desde 1986. O programa prevê, ainda, a construção de mais quatro usinas nucleares de menor porte. Para a conclusão de Angra III, a estimativa do governo é de um custo de R$ 7 bilhões e o BNDES deverá participar do financiamento de pelo menos 30% disso, o que equivale a R$ 2,1 bilhões.

A retomada do programa nuclear brasileiro começou a ser discutida em função do impasse no licenciamento ambiental das obras para a construção das usinas hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia. O Ministério das Minas e Energia aguarda apenas até o fim deste mês de maio para que o Ibama dê autorização para a construção das hidrelétricas. Essas usinas passariam a fornecer energia a partir de 2012.

O temor do governo brasileiro é ter um novo colapso no abastecimento de energia, o que afetaria o ritmo do crescimento do país. A construção de novas usinas a gás foi descartada porque, além de mais poluentes, há a incerteza quanto ao abastecimento do gás pela Bolívia. Os problemas na construção das hidrelétricas fizeram o governo optar pela energia nuclear por ser a mais limpa do ponto de vista do aquecimento global – embora a energia nuclear seja rejeitada pelos ambientalistas por conta dos rejeitos que geram.

Com a conclusão de Angra III, a participação da energia nuclear no fornecimento de energia elétrica do país passaria de 3% para 4% e representará pouco mais de 2% da matriz energética brasileira. A usina de Angra III terá capacidade de 1.350 Megawatts. E as duas usinas do Rio Madeira, de 6.500 Megawatts.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0,,MUL33506-5599,00.html
See less See more
1 - 6 of 6 Posts
Parece que o Lula está lidando bem com a questão energética. Esses dias mesmo ele já endureceu com o Evo no caso dos ativos da Petrobrás na Bolívia, e ele tem se mostrado disposto a ampliar o fornecimento antes da ampliação da demanda, para que não falte energia.
Vai fazer 5 anos que falam a mesma coisa, mas nada de concreto até agora.
Se for pra construir Angra III, tem meu total apoio, pode ser uma das saídas para as morosidades do Ibama.
Energia nuclear tem a desvantagem de produzir os insumos que são estupidamente agressivos à natureza.

Mas se não tem tu, vai tu mesmo.
É, pelo andar da carruagem a de Sergipe sairá também.
1 - 6 of 6 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top