SkyscraperCity banner

1 - 20 of 356 Posts

·
Registered
9,588 Posts

A Grécia, é um país localizado no sul da Europa. De acordo com dados do censo de 2011, a população grega é de cerca de 11 milhões de pessoas. Atenas é a capital e a maior cidade do país.

O país está estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África.[5][6][7] Tem fronteiras terrestres com a Albânia a noroeste, com a Macedônia do Norte e a Bulgária ao norte e com a Turquia no nordeste. O país é composto por nove regiões geográficas: Macedônia, Grécia Central, Peloponeso, Tessália, Epiro, Ilhas Egeias (incluindo o Dodecaneso e Cíclades), Trácia, Creta e Ilhas Jônicas. O Mar Egeu fica a leste do continente, o Mar Jônico a oeste e o Mar Mediterrâneo ao sul. A Grécia tem a 11ª maior costa do mundo, com 13 676 quilômetros de comprimento, com um grande número de ilhas (cerca de 1 400, das quais 227 são habitadas). Oitenta por cento do país é composto por montanhas, das quais o Monte Olimpo é a mais elevada, a 2 917 metros de altitude.

A Grécia moderna tem suas raízes na civilização da Grécia Antiga, considerada o berço de toda a civilização ocidental. Como tal, é o local de origem da democracia,[8] da filosofia ocidental,[9] dos Jogos Olímpicos, da literatura ocidental, da historiografia, da ciência política, de grandes princípios científicos e matemáticos,[10] das artes cênicas ocidentais,[11] incluindo a tragédia e a comédia. As conquistas culturais e tecnológicas gregas influenciaram grandemente o mundo, sendo que muitos aspectos da civilização grega foram transmitidos para o Oriente através de campanhas de Alexandre, o Grande, e para o Ocidente, através do Império Romano. Este rico legado é parcialmente refletido nos 17 locais considerados pela UNESCO como Patrimônio Mundial no território grego, o sétimo maior número da Europa e o 13º do mundo. O Estado grego moderno, que engloba a maior parte do núcleo histórico da civilização grega antiga, foi criado em 1830, após a Guerra da Independência Grega contra o antigo Império Otomano.

Atualmente, a Grécia é um país democrático[12] e desenvolvido[13][14] com uma economia avançada e de alta renda,[15] um alto padrão de vida[16][17] e um índice de desenvolvimento humano (IDH) considerado muito alto pelas Nações Unidas.[3] A Grécia é um membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU), é membro do que é hoje a União Europeia desde 1981 (e da Zona Euro desde 2001),[18] além de ser membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) desde 1952. A economia grega é também a maior dos Balcãs, onde a Grécia é um importante investidor regional.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Grécia

Atenas

Eu estava a ver uma fotos de como era Atenas no começo do século XX num thread da secçao europeia chamado Athens the way it used to be e veio-me à cabeça vendo a semelhança que havia entre as duas cidades no passado e levando em conta o que se passa hoje com muitos edificios antigos de Lx(basta uma passada pelo site lisboa abandonada para ver como esta decadente a preservaçao do patrimonio na cidade) que será que é para esta descaracterização que caminha a nossa capital portuguesa?Qual é a vossa opinião sobre o assunto?

Atenas antes

Atenas actual

·
Enlightened user
5,782 Posts
Se não se tomarem medidas a sério, não creio que o que aconteça seja o que aconteceu em atemas, mas sim bastante pior (isto é... mais do que uma descaracterização, uma grande decadência)...

Eu vejo aki no porto a degradação... É triste ver tantos edifícios deixados ao desleixo e abondono... :(

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
É absolutamente vergonhoso que em Lisboa os interesses económicos se sobreponham aos históricos! Não há qualquer pejo em demolir edificios belos, quer tenham sido habitação de pessoas famosas, prémios valmor ou simplesmente interessantes arquitectonicamente, para construirem "hinos ao pato-bravismo"!!! Temos exemplos gritantes, diariamente passo na Av.Republica e imagino como seria aquela avenida há meio século atrás... Hoje temos lado a lado edificios históricos com prédios com alguns 20 anos que me parece a mim que já quando foram construidos eram feios!!! :bash:
Costumo ir ao Lisboa Abandonada e arrepio-me de cada vez que tenho coragem para confirmar o estado em que está parte de Lisboa...:no:
Porém, parece-me que aos poucos as coisas estão-se a inverter, e Lisboa está a começar a acordar para a reabilitação de edificios antigos (com todos os encargos que daí advém), estão-se a ver mais reconstruções/reconversões do que algum dia se viu e se na CML for continuado o bom trabalho até aqui realizado (politica/partidos aparte...) creio que ainda muito da Lisboa histórica de outrora pode ser preservado!;)
...pena é que anos e anos de olhos fechados em termos deste tipo de politicas tenham retirado a Lisboa algum do seu virtuosismo!
Hoje olho para Lisboa e vejo a cidade linda que é...mas é-me impossivel não pensar na cidade ainda mais extraordinária que poderia ser se as coisas ao longo dos tempos tivessem sido feitas como deve ser! :|

Não sou contra a modernidade, atenção! Só defendo é que para a ter não se deve hipotecar, de modo algum, a história de 1 cidade! :eek:kay:

Excelente tema para discussão, Phobos! :applause:

·
Moderator
17,869 Posts
E verdade, o que se passou nas avenidas novas e na avenida da Liberdade e vergonhoso. Esta cidade poderia ser facilmente a mais bonita da Europa se tivesse sido bem preservada e bem planeada nestas ultimas decadas. Mas mesmo assim acho que nao ira acontecer o que aconteceu a Atenas ainda pra mais com o recente esforco e empenho em devolver a parte historica da cidade a sua antiga gloria.

• Like
Reactions: rudiguimares

·
braaaap all day!
Lss911
4,712 Posts
Não nos podemos esquecer também dos grandes projectos de urbanismo do Estado Novo que não foram avante...mas mesmo assim o Estado Novo foi dos que mais contribuiu para a ordem urbana (sou anti-fascista tá?)

·
30,728 Posts
Sim, Lss! o Estado-Novo não fez só merda... Houve 1 coisita ou outra em que acertaram...e perante isso acho estarmos todos de acordo!;)

·
antiVittaria antiGranito
4,355 Posts
Bom, pelo menos a transformação de Atenas foi muito melhor do que a de São Paulo (que em 50 anos se tranformou de cidade linda em aberração urbana)...

·
Registered
9,588 Posts
Discussion Starter · #8 ·
^sim,isso e verdade,a transformação de SP foi muito mal organizada e feita sem muito planejamento urbano,tirando algumas excepçoes como as vias que partem do anhangabau que na minha opiniao foram uma boa ideia.Mas Atenas,alem de ter tido mais cuidado,tambem foi considerada,e acho que ainda e,como sendo a mais caotica das capitais europeias.

·
Registered
52,552 Posts
eu acho k não é 1 risco mas sim uma realidade, já acontece a muito basta olhar da colina do castelo para baixo e ver o k fizeram com a avenida da liberdade e algumas ruas perto dela :( bom pelo menos Alfama, Mouraria, Bairro Alto e a baixa Pombalina vão escapando, já não temos avenidas com lindos edificios do séc XIX como por exemplo a avenida dos Aliados no Porto, é os interesses imobiliarios a sobreporem-se á historia e á arquitectura, entretanto vão-se construindo anõezitos na zona nova e em Madrid por exemplo ja se vai chegar aos 200 metros x 7 em 2007, viva o progresso :cheers:.

·
30,728 Posts
1 pequeno acrescento para "ajudar a festa": requisitei ontem na faculdade da minha namorada 1 livro sobre os Prémios Valmor, escrito nos anos 80: nessa altura já tinha sido demolidos 4 edificios premiados Prémio Valmor e 6 premiados com menções honrosas!!! 2 deles encontravam-se em ruinas (1 dele ainda continua, passámos por lá de proposito há cerca de 3 meses para o apreciar - fica na Alameda das Linhas de Torres, logo a seguir à estação do metro do Campo Grande).
Depois disso não sei quantos mais foram demolidos, mas só prova o interesse nulo pela conservação do que realmente importa que ao longo dos anos tem minado Lisboa!!! :bash: :bash: :bash:

·
30,728 Posts
Também, Arpels! Mas sinceramente o que mais me revolta é que parece que os demolidos eram logo os mais belos, especialmente 1 na Av.Republica e 2 na zona das Picoas!!! :wallbash:

·
30,728 Posts
O novo museu da Acrópole de Atenas, na Grécia, deverá abrir as portas aos visitantes no final de 2007, anunciou hoje o ministro da Cultura, Georges Voulgarakis, numa visita aos trabalhos de construção.

O director do organismo público responsável pela obra, o arqueólogo Dimitris Pantermalis, advertiu que se tratará de uma abertura “gradual”, enquanto prosseguem os trabalhos.

Até à abertura do espaço cultural, Atenas espera “intensificar os seus esforços” para obter de Londres a restituição do friso oriental do Partenon, na posse do British Museum, disse o ministro Voulgarakis.

Este Verão, o museu vai receber as primeiras “grandes estátuas”, que serão transferidas do antigo museu.

O edifício, que está a ser construído por 150 trabalhadores, terá 25 mil metros quadrados. As obras estão orçadas em 129 milhões de euros.
Fonte: Publico

·
Banned
2,618 Posts
Muito bem TeKno_Lx. Os grgos são um povo vulgar e que parou no tempo.

1 - 20 of 356 Posts