SkyscraperCity banner

1 - 20 of 90 Posts

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Ir a Gramado geralmente é um desejo de muita gente principalmente de pessoas que vivem fora da região Sul do Brasil. Talvez seja Gramado a cidade cuja imagem seja a mais vendida fora do Rio Grande do Sul como destino turístico e também a que mais seja associada no imaginário das pessoas de fora da região Sul ao que imaginam ser o Sul em geral . A maioria dos turistas associam a cidade com lareiras, fondues, chocolate quente e roupas elegantes de lã. Porém, ir lá em janeiro pode ser um bom negócio seja para aqueles que não suportam frios extremos assim como para aqueles que adoram ver flores por todos os cantos e que não querem se preocupar em andar cobertos de lãs pelas ruas. Outra vantagem de se ir lá em janeiro são os preços , principalmente se o turista for na última semana de janeiro quando cai intensamente o grande fluxo turístico. Estive lá na última semana de janeiro de 2012 e também no carnaval e além de ter andado pelas ruas sem multidões de turistas disputando os mesmos metros quadrados para fotografar , eu pude aproveitar os baixos preços de produtos de lã que estavam em oferta por os dias estarem muito quentes. Mesmo eu tendo passado alguns dias com os termômetros em polvorosa, também tive o prazer de ver as temperaturas cairem e se amenizarem após chuvinhas de verão o que fez com que esses dias ficassem muito agradáveis. Se no inverno eu experimentaria fondue e chocolates quentes, já no verão provei um chopp com comidas alemãs num restaurante típico assim como provei chocolate gelado em taças de sorvete. Não vou escrever muito nas legendas deste thread. Vou deixar as imagens para que cada um veja meu olhar sobre a cidade e para que possam assim imaginar vocês próprios como ela é no verão ,viajando junto comigo por esses lugares através das fotos. Vamos reviver a viagem através das fotos? OBS: Colocarei aqui algumas fotos que usei em outro thread ( todas de minha autoria ) para que o thread fique mais completo e fiel ao que foram minhas viagens. Vocês irão reparar que em muitas fotos o céu estava muito azul e em outras cinzento e isto se deu porque peguei uns dias de sol e outros de chuviscos. Espero que gostem das fotos e as comentem! :)

1- Chegando:
1A-

1B-

2A-

2B-

3-
3A-

3B-

4-

5-
5A-

5B-

6-

7-

8-

9-

10-

11-

12-

13-

14-

15-

16-

17-

18-

19-

20-Homenagem aos povos que formaram a população local.

21- Estes pinus vieram da Floresta Negra da Alemanha.

22-

23-

24- Nestas casas se vendem produtos coloniais ou seja cucas , pães, biscoitos de natal e de mel etc, todos feitos por descendentes de imigrantes alemães que vivem na área rural da cidade.

25- Eu com colonos alemães e suas cucas ( Kuchen em alemão) de uva( estes chapéus são muito usados pelos colonos gaúchos):

26-

27-

28-

29-

30-

31-

32-Colocando moeda aí, tudo fica em movimento e as esculturinhas dançam e toca uma música.

33-O Mini Mundo:
33A-

33B-

34-Esta prédio com torre à direita é a pousada onde fiquei e o prédio da torre à esquerda é um restaurante alemão onde fui na chamada "sequência de comida alemã" :

35- Ir numa sequência de comida alemã com chopp pode ser uma boa alternativa para quem vai no verão já que fondues no verão são muito pesados e não combinam com o tempo quente.
35A-

35B-

35C-

35D-Vista que se tem estando em alguma mesa próxima a um janelão de vidro:

35E-Um pedacinho da Alemanha em Gramado:

35F- O número de delícias servidas é tão grande que , no final, tive de dispensar vários pratos ou eu não conseguiria provar as sobremesas. Adorei especialmente um purê de maças ( queria a receita!!!Quem tem?? ) , arroz flambado ( uma delícia! ) e o Spätzle ao molho ( uma espécie de gnochi- nhoque). Eles servem também chucrute, bolinhos de batata, de aipim, filé com páprika , peite de marreco com ervas frescas, javali ao molho de laranja com gengibre, kassler, frango, eisbein à pururuca, banana ao forno, salsicha bock , saladas em conservas etc. E o preço não é maior que os de rodízios de churrasco que fui em PoA e os cafés coloniais de Nova Petrópolis.

36- Na calçada da fama há registros das mãos de muitos famosos globais. Mas o tempo todo pés apressados de turistas pisam nestas mãos. :lol:

37-E ao ir embora há a sugestão no pórtico de que levamos nos olhos a imagem colorida de Gramado:

Quem gostar deste thread , se quiser ver outros lugares por onde passei no Rio Grande do Sul, no verão de 2012, veja os links abaixo:
1- http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1492472 ( Nova Petrópolis: O Jardim da Serra Gaúcha).
2- http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1492207 (Degustação de vinhos e de espumantes na Casa Valduga em Bento Gonçalves)
3- http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1485368 ( Um viajante mineiro nos vales e serra do Rio Grande do Sul)

:)

·
Registered
19,983 Posts
Minhas férias este ano já estão marcadas para Gramado.
Estou ansioso para conhecer.
Suas fotos ficaram ótimas.
Eu quero passar frio de rachar e com sorte ver neve a primeira vez. :cheers:

·
res severa, verum gaudium
Egal ob Baden oder Schwaben
5,506 Posts
Nem preciso comentar o que já comentei no outro, a marca Marcelo Lisa do thread. Como sempre mostrando muito da gastronomia local (espírito de gordo! :lol:), mostrando o povo e as ruas. Podem chamar gramado de fake, mentira de cidade, mas eu ainda a acho linda. Parabéns.

·
5,506 Posts
Cavaleiro, espero que aproveite muito bem suas férias em Gramado. Mas não é um local bom para ver neve, sugiro que suba para São José dos Ausentes para isso. :yes:

·
Nascido na Guanabara
4,604 Posts
Belíssimas fotos. Eu, particularmente, prefiro Gramado no verão. Os dias são mais bonitos, a temperatura agradável, os preços mais baratos e a cidade é menos cheia.
Gosto desse estilo fake de lá. Não agride os olhos.

·
Registered
2,186 Posts
É alguma cidade próxima?
consideravelmete, eu diria uns 150 km. Gramado fica no que chamamos de serra gaúcha (a uns 700 metros de altura) enquanto que são josé dos ausentes fica localizada acima, nos campos de cima da serra (a uns 1000m ). A região é mais fria ainda, porem São José dos Ausentes é muito pouco turística, é um turismo muito mais rural, tem quem goste como eu por exemplo mas nem se compara em termos de opções a gramado/canela!

Se você quer ver neve garantida em uma cidadezinha muito mais agradável que Ausentes, vá a São Joaquim, a cidade mais fria do brasil!

·
5,506 Posts
É alguma cidade próxima?
Pergunta respondida pelo forista acima. Eu, assim como ele, recomendo SJ ou Urubici. Recomendo também que alugue desde já um hotel em SJ e depois passe mais uns dias em Gramado

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter #13
Eu já vi neve quando fui nos EUA ( Washington D.C , estado da Virgínia e Nova York, em dezembro/97 e janeiro de 98. Foi algo inesquecível a experiência de ver a neve caindo e tingindo tudo de branco como que colorindo a paisagem desde os tetos das casas até o chão. Nunca mais vi a neve, desde então e sinto grande nostalgia daqueles dias. Também nunca mais senti frio próximo a zero porque em BH as mínimas chegam a 9 graus nas madrugadas mais frias de inverno mas de dia os termômetros ficam beirando entre os 15 e 20 graus. Enfim, estou assim como você , super afim de ver neve ou de pelo menos sentir muito frio de novo! Não sei se poderei viajar pra um lugar muito frio nas duas últimas semanas de julho mas , se eu pudesse, seria um motivo de grande alegria pra mim porque adoro frio e tudo de bom que vem junto com ele como lareiras, fondues, roupas de lã, chocolates quentes etc.

Nem preciso comentar o que já comentei no outro, a marca Marcelo Lisa do thread. Como sempre mostrando muito da gastronomia local (espírito de gordo! :lol:), mostrando o povo e as ruas. Podem chamar gramado de fake, mentira de cidade, mas eu ainda a acho linda. Parabéns.
Seu comentário seria perfeito se tivesse omitido a menção ao tal espírito de gordo. Puxa, nem eu fazendo academia e tentando emagrecer, perco este espírito de gordo! Ah, mas fala sério, tem muito magro igual palito e que come mais que nós dois juntos! :lol:

Cavaleiro, espero que aproveite muito bem suas férias em Gramado. Mas não é um local bom para ver neve, sugiro que suba para São José dos Ausentes para isso. :yes:
É alguma cidade próxima?
consideravelmete, eu diria uns 150 km. Gramado fica no que chamamos de serra gaúcha (a uns 700 metros de altura) enquanto que são josé dos ausentes fica localizada acima, nos campos de cima da serra (a uns 1000m ). A região é mais fria ainda, porem São José dos Ausentes é muito pouco turística, é um turismo muito mais rural, tem quem goste como eu por exemplo mas nem se compara em termos de opções a gramado/canela!

Se você quer ver neve garantida em uma cidadezinha muito mais agradável que Ausentes, vá a São Joaquim, a cidade mais fria do brasil!
Pergunta respondida pelo forista acima. Eu, assim como ele, recomendo SJ ou Urubici. Recomendo também que alugue desde já um hotel em SJ e depois passe mais uns dias em Gramado
Gente , o thread fala de Gramado e vocês mandam o povo ir pra cidades de outro estado? Hehe. Ainda bem que meu thread não tem fins comerciais e nem é uma propaganda oficial de turismo porque senão eu iria puxar a orelha de vocês.:lol:

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter #14
Fotos claras, com ótima luz, céu lindo!!! Muito bom!

Eita cidade bonita, hein!!!

Cláudio, sempre aprecio seus elogios como com muita honra porque sei o quanto você é exigente com qualidade de fotos e sei o quanto as que você tira são lindas. Lembro-me bem do thread que você criou do Templo Zu Lai em Cotia-SP. :)

Bonita a cidade e as fotos ótimas.
;)

Belíssimas fotos. Eu, particularmente, prefiro Gramado no verão. Os dias são mais bonitos, a temperatura agradável, os preços mais baratos e a cidade é menos cheia.
Gosto desse estilo fake de lá. Não agride os olhos.
Cada estação tem seu encanto. Eu achei bom ter ido no verão porque para fotos de paisagens , o céu sai muito azul e há flores por toda parte. Mas confesso que fiquei extremamente frustrado com fotos pessoais devido ao excesso de luz ( e talvez por alguma influência da posição desta luz devido à latitude do RS) .: a maioria das fotos pessoais que tirei de frente pra lugares que estão nas fotos destes threads que tenho feito, sairam péssimas sendo que meu rosto parecia um espelho refletindo luz ou então parecia uma máscara de carnaval com meio rosto de luz e meio rosto de sombra. Fiz de tudo pra tentar boas fotos minhas nos lugares usando flash, tirando flash, indo pra sombra, indo pro sol., pedindo mil turistas diferentes pra tirarem fotos minhas nos mesmos lugares etc. Massssssssssssss só nos dias nublados que consegui algumas fotos dignas. E eu estava usando duas câmeras sendo uma novinha! Fiquei muito triste de não ter fotos legais em alguns lugares em que fui em janeiro e depois no carnaval. Por isso, acho que preferirei voltar nestes lugares no outono ou inverno, das próximas vezes. Eu adoro tirar fotos de lugares ( as que ponho nos threads) mas gosto muito também de tirar fotos minhas nos lugares e pretendo fazer um photobook ou pelo menos revelá-las no modo tradicional colocando-as em albinhos.

Que show!!! Gramado é um espetáculo! No verão a cidade é muito colorida e atraente!
:) NO verão, a cidade é das hortênsias.

Gramado é Gramado, um exemplo pro Brasil quando se fala em turismo.
Realmente , ela sabe se vender e saber fazer turistas se encantarem e levarem outros da próxima vez .A cidade sempre cria novas atrações assim como sabe fazer excelente marketing.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter #16
Muito bom , parabéns ! Que belíssimo passeio ! :cheers:
Realmente foi um belíssimo passeio. Sabe que eu tinha a opção de ir pra algum lugar no exterior ou ir ao Rio Grande do Sul e optei pelo turismo dentro do próprio país? Eu tenho muitos sonhos de viagem mas quero primeiro realizar os que tenho em relação ao meu próprio país. Claro que se surgirem oportunidades, irei pra algum lugar fora também. Mas minha prioridade tem sido conhecer primeiro o Brasil já que conheço pouco o meu próprio país. Durante muito tempo eu fiquei indo somente pros mesmos estados ( RJ e ES) além de ter ido algumas vezes a Brasília e SP. Agora preciso conhecer mais o resto do Sul do Brasil e também vários pontos do Nordeste além de Belém no Norte.

·
Registered
73 Posts
ótimas fotos! Parabéns
Gramado é linda :cheers:
Quando fui, foi só de passagem. Quero voltar e aproveitar melhor a região :)

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter #19
ótimas fotos! Parabéns
Gramado é linda :cheers:
Quando fui, foi só de passagem. Quero voltar e aproveitar melhor a região :)
:)

Muito bonita Gramado no verão, toda verde e florida, super charmosa. Muito legal sua viagem, Nova Petrópolis e Gramado arrasaram nas fotos!
;)

Obrigado aos dois comentários! Esta região exige muitas idas e vindas e ir quando está verde ( afinal o nome dela é "Gramado" ) e florida é uma boa opção ainda mais porque há mais horas de sol por dia e isto ajuda para que façamos muitos passeios. Lá fiquei sabendo que no inverno, já às cinco e meia da tarde, começa a escurecer enquanto no verão o sol está no céu às oito da noite.

1 - 20 of 90 Posts