SkyscraperCity banner
1 - 20 of 28 Posts

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Continuando a série Bairros de Juiz de Fora, agora é a vez do Granbery, bairro próximo da minha casa, na região central, e que tem um dos mais importantes colégios da cidade.

Vejam também:
1- Santa Helena - Um aconchegante bairro na região central de Juiz de Fora
2- Bom Pastor - Tradicional bairro da Zona Sul de Juiz de Fora
3- Benfica - O principal bairro da Zona Norte de Juiz de Fora
5- Cascatinha - O bairro do Independência Shopping
6- Manoel Honório - movimentado bairro da Zona Leste de Juiz de Fora
7- Alto dos Passos - O bairro dos barzinhos na Zona Sul de Juiz de Fora
8- Milho Branco - periferia de Juiz de Fora, realidade urbana da grande maioria de nossas cidades
9- Juiz de Fora (MG) A cidade além dos prédios do centro-sul, bairros residencias da região nordeste Jardim Bom Clima e Quintas da Avenida
10- Poço Rico - o bairro do Cemitério Municipal de Juiz de Fora

4- Granbery
Região Central de Juiz de Fora

O Granbery é um importante e tradicional bairro de classe média próximo ao centro de Juiz de Fora. O bairro tem história, sendo que algumas ruas ainda guardam casarões do final do século XIX e início do XX em bom estado de conservação. Nele se localiza um dos principais colégios particulares da cidade o Instituto Metodista Granbery, fundado em 1889. Nele já estudaram juizforanos ilustres como o ex-presidente Itamar Franco. Por estar próximo ao centro, o Granbery tem algumas ruas movimentadas e um comércio crescente, mas ainda é majoritariamente um bairro residencial, sua população está em torno dos 6 mil habitantes.

1. Uma panorâmica do bairro.

RUA BATISTA DE OLIVEIRA

2. Essa é a rua mais importante do bairro, paralela avenida Rio Branco ela tem seu início no centro e termina na rua Delfim Moreira, na parte alta do Granbery.

3. Final da Batista de Oliveira, com vista para o Granbery e o centro ao fundo.

4. Batista na altura da esquina com Dr. Antônio Dias, do lado direito já aparece o colégio Granbery.

5. Descendo mais a rua, já próximo a esquina com a Sampaio.

INSTITUTO METODISTA GRANBERY
O Granbery é um tradicional colégio da rede particular da cidade fundado em 1889. Além do colégio funciona tb a faculdade Granbey.
6. Prédio principal do Instituto Granbery.

7. Foto panorâmica do complexo esportivo do colégio.

8. Bela fachada pela rua Batista de Oliveira.

9. A Batista guarda alguns casarões do início do século XX, alguns foram reformados, num desses funciona o
Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Granbery.

10. Outros casarões.

11. Alguns viraram restaurantes, espaços de arte e antiquários.

12. A Batista tem belas casinhas tb, na parte mais alta da rua.

13. Gostei mto desse prediozinho, precisando de uma boa restauração, acredito que seja da década de 20 ou 30.

14. Estacionamento em Juiz de Fora se torna mina de ouro, eu acho uma praga urbana.

15. Alguns residenciais mais novos.

16. Esse é o mesmo prédio da foto 8.

17.

18. E outros mais antigos.

19. O Granbery é um dos bairros preferidos pelas construtoras por conta da sua localização, existem várias
construções subindo como esse Residencial Mondrian.

RUA DR. TARBOUX

20. Simpática ruazinha na parte alta do Granbery.

21. Na esquina da Tarboux com a Batista, tem esse belo castelinho, pertencente ao Colégio Granbery.

22.

23. A rua é curtinha com algumas casas como essa.

24. E esse prediozinho tb.

RUA DELFIM MOREIRA

25. Ainda na parte alta do bairro essa rua faz uma importante ligação da Av. Rio Branco com Batista de Oliveira.

26. Residencial Montalcino, na esquina da Delfim Moreira com Batista, parece que vai ficar legal.

27. A rua tem mtas casas como essas.

28.

29.

30.

31.

32. Outras já não são mais residenciais.

33.

34.

35. Saint Paul, mais um residencial subindo.

36. Alguns outros residenciais da rua.

37.

RUA DR. ANTÔNIO CARLOS

38. Continuando na parte alta, essa rua serve de ligação da Batista para a Av. Rio Branco.

39. Casas no começo da rua.

40. Devido a topografia, algumas casas ficam num patamar bem mais alto do que o nível da rua.

41. Mais um futuro residencial.

42. Associação Cultural Brasil Estados Unidos.

43. Bela casa, pena que o muro atrapalhou.

44. A casinha e o prédio.

45. Residenciais

46. Ao lado desse já tem os tapumes para mais um outro prédio.

RUA BARÃO DE SANTA HELENA

47. A Santa Helena é um rua bem tranquila, paralela a Batista e cheia de casarões e sobrados.

48. O Colégio Granbery (a esquerda) tb tem uma entrada por essa rua.

49. Início da rua, depois da esquina com Antônio Dias já é considerado centro.

50. Casarios antigos.

51. Namoradeira na janela, artesanato típico em Tiradentes e região.

52. Belo sobrado na esquina com rua Sampaio.

53. Empório da Arte.

54. Casarões da virada do século XIX/XX, já próximo a esquina com a rua Antônio Dias.

55. Do outro lado da rua só dá bloquinhos.

56. Instituto Granbery, uma das entradas do colégio é pela Barão de Sta Helena.

57. Pátio interno do colégio.

RUA ANTÔNIO DIAS TOSTES

58. Essa é uma rua importante do Granbery, ligando ele ao Poço Rico, um outro bairro de JF.

59. Na esquina da Antônio Dias com a rua Santos Dumont, fica a Igreja do Rosário.

60. A Igreja do Rosário foi uma das primeiras igrejas de Juiz de Fora.

61. Alguns residenciais.

66. Gosto mto desse prédio, é o meu preferido no bairro.

67.

68. Plural, um misto de escritório de arquitetura, design e propaganda.

69. Belas casas, detalhe dos carrões em frente elas.

70.

RUA SAMPAIO

71. Essa rua faz a ligação do bairro com a Av. Rio Branco, cortanto a Batista e a Barão de Sta Helena. O Instituto Granbery cobre dois quarteirões, e a Sampaio passa no meio deles, os muros dos dois lados são do colégio.

72. Hora do recreio.

73. Bela casa da Sampaio.

74. Curso de inglês, no bairro tem alguns.

75. Pátio de um blocão.

76. Casinha com estilo modernista.

78. Residenciais

79.

80.

81. Ainda no final da Sampaio tem esse imponente residencial.

DR. JOSÉ MURILO NETO

82. Não conhecia essa rua, achei super charmosa, cheia de belas casinhas.

83.

84.

85.

86.

87.

·
Registered
6,693 Posts
Muito bom o bairro. Duas observações:
1- como o pessoal pronuncia o "Granbery"? como no inglês /Grãbéurri/ ou aportuguesado mesmo? /granbéri/? Muito legal o nome...
2- é impressão minha ou os bairros da região central de JF são pequenos? Acho muito legal isso...
é isso, da-lhe Driano destrinchando JF pra gente! Parabéns pelo thread!

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Gostei bastante das fotos 8 e 29. Parece ser um bairro bem agradável. Parabéns pelo thread. :)
O Granbery é o meu segundo bairro, sou suspeito pra falar...:)

Muito legal as fotos, Acho muito importante a preservação desses casarões antigos.
Sim, mas já foi melhor, alguns já não existem mais, foram abaixo para dar lugar a novos residenciais. Mas no geral os casarões do bairro estão mto bem preservados sim.

Muito agradável o bairro!
Sem dúvida...:)

Muito bom o bairro. Duas observações:
1- como o pessoal pronuncia o "Granbery"? como no inglês /Grãbéurri/ ou aportuguesado mesmo? /granbéri/? Muito legal o nome...
2- é impressão minha ou os bairros da região central de JF são pequenos? Acho muito legal isso...
é isso, da-lhe Driano destrinchando JF pra gente! Parabéns pelo thread!
Pronuncia aportuguesado mesmo, no início da fundação do bairro concerteza eles falavam como no inglês...:lol:

Olha os bairros de JF não são mto gdes, a maioria gira em torno de 5, 6 ou 7 mil habitantes, em termos de área tb não são mto gdes. Alguns bairros são maiores como São Mateus, Santa Luzia, Manoel Honório, Benfica, Linhares... mas esse fato dos bairros serem pequenos não remete só a região central não...:)

·
Registered
12,776 Posts
Que lindas essas casas históricas, cito o Instituto Medotista Grambery. E também adorei o castelinho que pertencente ao Colégio Grambery.
E essas casas com esses carros, também estão bonitas, assim como os residências. Também gostei do prédio da foto 66. E adorei a Igreja do Rosário, restaurada na cor azul, linda.

·
.
8,802 Posts
Mais um belo thread de Juiz de Fora! Gostei do bairro! ;)

Aí vão alguns comentários:

6. Que bonito esse prédio! Bem imponente até! Só tá precisando de uma tintinha, heheh...
9. Nossa, acabaram com esse prédio da direita... Muito descaracterizado, esse portão tá bizarro...
10. Bonitinhas as duas construções, principalmente a casa da direita... Esses vasos com plantas dão um aspecto ainda mais charmoso...
12. Belas casinhas, se bem que as cores da da direita tão horríveis...
34. Bonitinhas!
43. Bela casa mesmo, mas o muro e a cobertura da garagem tão terríveis...
47. Gostei do aspecto dessa rua...
55. Eu gosto de predinhos assim... São feinhos, mas são simpáticos, hahah...
69. Muito bonita!
70. Muito bonita também!
73. Bonita, mas tem potencial pra ficar ainda mais...
76. Bem interessante essa casa!

Valeu pelas fotos! :)

JF e Santa Maria sao incrivelmente parecidas, só que JF é mais pujante e maior..

Lindo Bairro!!!
Acho que a semelhança fica por conta da densidade, do relevo acidentado e só... Juiz de Fora me parece ser bem mais "histórica" que Santa Maria...

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Muito bonito e agradável o bairri! E é incrível como Juiz de Fora é verticalizada!
Valeu, JF talvez seja a cidade mais verticalizada do interior depois de Campinas, incluindo aí os baixinho de até 5 pavimentos.

q verticalizacao, e como a cidade fica num terreno bastante cheio de altos e baixos, JF eh um exemplo
Digamos que uns 70% da cidade fica em terreno acidentado.

Gostei! Bairro bonito e agradável!
Valeu!

JF e Santa Maria sao incrivelmente parecidas, só que JF é mais pujante e maior..

Lindo Bairro!!!
As cidades gaúchas são bem densas tb, qdo eu fiz o thread das 10 maiores do interior da região sul percebi que Santa Maria tem uma verticalização antiga tb como JF.

Que lindas essas casas históricas, cito o Instituto Medotista Grambery. E também adorei o castelinho que pertencente ao Colégio Grambery.
E essas casas com esses carros, também estão bonitas, assim como os residências. Também gostei do prédio da foto 66. E adorei a Igreja do Rosário, restaurada na cor azul, linda.
Valeu Thina, eu acho a Igreja do Rosário a mais bonita de JF.

Belo bairro :)
Valeu!

Belas fotos deste famoso bairro de Juiz de Fora. Parece ser um bairro muito bom, com bons residenciais e casarões. Valeu por ter nos mostrado mais um pouco desta bela cidade...
:):):)
É um bairro excelente sim, mto prático perto do centro, só que é caro morar no Granbery.

Lindo bairro, assim como a cidade!
Valeu Bruno, mas GV tem uma beleza incrível, aquele misto de cidade, rio e montanha é fantástico.

Mais um belo thread de Juiz de Fora! Gostei do bairro! ;)

Valeu pelas fotos! :)

Acho que a semelhança fica por conta da densidade, do relevo acidentado e só... Juiz de Fora me parece ser bem mais "histórica" que Santa Maria...
Valeu Farrapo seus comentários são sempre bons, realmente isso é mto comum aqui, eles reformam os casarões e acabam descaracterizando eles sem nenhuma preocupação com o contexto histórico e urbanistico da época em que foram construídos...:eek:hno:

Com relação a Santa Maria, como eu falei acho a densidade e a verticalização mais antiga parecida com JF, porém em termos de patrimônio Pelotas é uma cidade bem parecida com JF tb.

·
Street Photographer
4,022 Posts
Em todo thread de Juiz de Fora eu falo a mesma coisa: "Lindíssima cidade!!!! Parece uma grande metrópole!!!"

E não é? A cada thread uma nova surpresa. Amo essa cidade...

1 - 20 of 28 Posts