Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 32 Posts

·
Registered
Joined
·
3,939 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
São Bonifácio é um pequeno município localizado na Serra do Tabuleiro da Grande Florianópolis, distante 70 km da capital catarinense.

Eu, como fã incondicional das serras catarinenses que sou, aproveitei o calor para subir a serra e tomar um banho de rio. São Bonifácio é conhecido como a capital catarinense das cachoeiras, graças ao seu relevo montanhoso. Infelizmente o potencial turístico é pouco explorado.

Outro destaque do município são os produtos coloniais, produzidos pelos agricultores descendentes de alemães. O mel da região, por exemplo, é considerado o melhor do mundo. Além disso, os colonos são muito hospitaleiros, recomendo mesmo uma visita.

Depois de toda essa propaganda gratuita, parto para o que realmente interessa: as fotos! :)

1. Começamos ao nível do mar, em Santo Amaro da Imperatriz. Nosso destino é a Serra do Tabuleiro, aquelas montanhas ao fundo.


2


3. Subindo a serra.


4. Serra do Tabuleiro, ainda em Santo Amaro da Imperatriz.


5


6


7


8. Teresópolis, uma das primeiras colônias alemãs de Santa Catarina. Município de Águas Mornas.


9. SC-431, rodovia sinuosa de acesso a São Bonifácio.


10


11


12


13


14


15. A "cidadezinha" de São Bonifácio. O município possui 685 habitantes na área urbana e 2.323 na rural.


16


17


18


19


20


21


22


23


24


25. Agora um passeio pela área rural.


26


27


28


29


30


31


32


33


34


35


36
 

·
Registered
Joined
·
1,302 Posts
lindo d+++

parabens pelo thread!
 

·
Dando um tempo.
Joined
·
15,926 Posts
Lugares fantásticos!

Ah, como eu queria morar num lugarzinho como o das fotos 26 ou 27.
 

·
Registered
IMPOSTOR IPIRANGA
Joined
·
23,433 Posts
Amoooo de paixão, já fui em um baile aí, em pleno mês de Julho, frio de torar, bom demais, o lugar é sossego total além de belíssimo!
 

·
Registered
Joined
·
3,939 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Belo lugar, Manezinho...
Já estive em Armazém e São Martinho (taí duas cidades que eu esqueci de colocar naquele thread de cidades que eu conheço do meu estado :|)..

Sei que depois tem um acesso para São Bonifácio....

Essa estrada aí foi asfaltada nestes últimos anos né??
Fez bem em não colocar, Armazém e São Martinho não são cidades mesmo. :tongue2:

Sim, a SC-431 foi pavimentada há poucos anos. O asfalto ainda parece novinho, pois o tráfego é quase nulo. Você anda por vários quilômetros sem cruzar com outro veículo!

Lindas fotos, Manezinho! A RM de Florianópolis é mesmo surpreendente.
Parabéns!
Só para esclarecer, São Bonifácio oficialmente não integra a RM de Florianópolis. Porém não há como negar os fluxos de pessoas e mercadorias que existem entre este município e a Capital. Vários agricultores levam sua produção para vendê-la em Florianópolis, e até conheço gente de lá que estuda na UFSC.
 

·
Paranoid Android
Joined
·
7,403 Posts
Um lugar tão bonito, tão perto e eu não conheço... :bash:

As paisagens naturais são fantásticas e a área "urbana" parece ser muito limpa e organizada!

Belo thread! Valeu por compartilhar, Manezinho! :eek:kay:
 

·
Paranoid Android
Joined
·
7,403 Posts
(...)

Só para esclarecer, São Bonifácio oficialmente não integra a RM de Florianópolis. Porém não há como negar os fluxos de pessoas e mercadorias que existem entre este município e a Capital. Vários agricultores levam sua produção para vendê-la em Florianópolis, e até conheço gente de lá que estuda na UFSC.
De acordo com a lei que reinstituiu as RMs de SC, acho que integra a RM de Florianópolis sim. Segue trecho da lei:

"Art. 2º As Regiões Metropolitanas de Florianópolis, do Vale do Itajaí, do Norte/Nordeste Catarinense, de Lages, da Foz do Rio Itajaí, Carbonífera e de Tubarão, serão compostas por um Núcleo Metropolitano e uma Área de Expansão Metropolitana, tendo como sede, respectivamente, os municípios de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Lages, Itajaí, Criciúma e Tubarão.

(...)

Art. 5º O Núcleo Metropolitano da Região Metropolitana de Florianópolis será integrado pelos municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.

Parágrafo único. A Área de Expansão Metropolitana da Região Metropolitana de Florianópolis será integrada pelos municípios de Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Canelinha, Garopaba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Paulo Lopes, Rancho Queimado, São Bonifácio, São João Batista e Tijucas."


Fonte: http://server03.pge.sc.gov.br/LegislacaoEstadual/2010/000495-010-0-2010-001.htm
 

·
Registered
Joined
·
3,939 Posts
Discussion Starter · #20 ·
^^
Pois é, só que eu estava me referindo ao núcleo metropolitano, que é a RM de fato. Este negócio de "área de expansão metropolitana" é uma frescura que existe somente nas regiões metropolitanas catarinenses.
 
1 - 20 of 32 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top