SkyscraperCity banner
1 - 20 of 23 Posts

·
Registered
11,640 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Taí, ufa! Juntei as fotos uma na outra, não reparem um pedaço do mar que está desproporcional ahuahaua mas não chega a estragar a noção de espaço da RM. Coloquei os nome das cidades... vejam:

·
Banned
2,419 Posts
Bruno, umas perguntas: primeiro, Cariacica deu uma melhorada né? Eu acho que tinha visto em algum canto que a cidade melhorou muito depois de ter algumas indústrias instaladas aí, e por isso, não seria mais aquela cidade-dormitório como o era antigamente. Segundo: Serra ainda tá bem ruim né? Qual a população da cidade? A cidade tem alguma perspectiva de melhora pros próximos anos, tipo a instalação de indústrias e coisas do tipo? Terceiro: essa cidade de Viana é rica ou pobre? E por último: Guarapari já é oficialmente considerada da RM? Quanta pergunta...:D

·
Registered
11,640 Posts
Discussion Starter · #3 ·
DMA Brasil said:
Bruno, umas perguntas: primeiro, Cariacica deu uma melhorada né? Eu acho que tinha visto em algum canto que a cidade melhorou muito depois de ter algumas indústrias instaladas aí, e por isso, não seria mais aquela cidade-dormitório como o era antigamente.
Cariacica tem um comércio muito forte e bairros bons. A cidade também tem um pólo industrial que tá crescendo. A prefeitura urbanizou todo o trecho da BR 262 que corta um pedaço da cidade, a 262 em Cariacica tem 4 faixas de cada lado.

Segundo: Serra ainda tá bem ruim né? Qual a população da cidade? A cidade tem alguma perspectiva de melhora pros próximos anos, tipo a instalação de indústrias e coisas do tipo?
A Serra é o município problema da RM, tem um subúrbio grande, mas atualmente é a cidade que mais realizada obras na RM. Hospitais, urbanização, escolas, etc... Você nota isso nas ruas, mesmo em alguns bairros periféricos, as ruas tem asfaltos novos, sinalizações eficazes e um urbanismo até bom de se ver... O problema mesmo da Serra é a violência, mas é aquela violência que nos afeta indiretamente, vamos dizer, é um "violência familiar" entre os criminosos... Mas um dia desses vi um outdoor comemorando a redução de 18% da violência na Serra, já é um começo... Serra tem de acordo com o IBGE, 383.220 habitantes.

essa cidade de Viana é rica ou pobre? E por último: Guarapari já é oficialmente considerada da RM? Quanta pergunta...:D
Viana é tranquila, fica na subida pra região serrana, tem uma área rural muito grande, fazendas... é até bonitinha, pacata, bem interior mesmo... Não tem favelas, tem casas boas e casas normais... Guarapari é oficialmente cidade da RM, assim como Fundão também é. Fundão está ao norte da Serra, só nao mostrei na figura acima porque tava com preguiça de juntar mais imagens ahuahuaha Guarapari e Fundão são as cidades que não estão colodas nas outras da RM.

A população delas:

Serra - 383.220
Cariacica - 355.456
Vila Velha - 396.323
Viana - 59.458
Vitória - 313.312

Total: 1.507.769

As outras duas que não estão conurbadas:

Guarapari - 105.116
Fundão - 14.766

Falei demais heim ahauhauhaua :)

·
Ééééééguuuuaaaa
6,072 Posts
Muito bom o trabalho!!

Esse pedaço ai que parece ser um aeroporto e o porto fica em Serra ou Vitória??

·
Registered
11,640 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^ É o porto de Tubarão, pertence a Vitória. O aeroporto está naquela área sem construções de frente pra longa praia de camburi.

·
Vitória/Vila Velha-Brazil
2,360 Posts
DMA Brasil said:
Bruno, umas perguntas: primeiro, Cariacica deu uma melhorada né? Eu acho que tinha visto em algum canto que a cidade melhorou muito depois de ter algumas indústrias instaladas aí, e por isso, não seria mais aquela cidade-dormitório como o era antigamente. Segundo: Serra ainda tá bem ruim né? Qual a população da cidade? A cidade tem alguma perspectiva de melhora pros próximos anos, tipo a instalação de indústrias e coisas do tipo? Terceiro: essa cidade de Viana é rica ou pobre? E por último: Guarapari já é oficialmente considerada da RM? Quanta pergunta...:D

Oi DMA, vou te ajudar nas perguntas...

Cariacica melhorou bastante, nesse ano até shopping de grande porte vão inaugurar por lá, mas ainda é o município mais pobre "per capta" da Grande Vitória. Serra tem bastante indústria, o município tem bastante espaço (maior em área da Grande Vitória) o município vem crescendo bastante, no entanto o pior problema de lá continua sendo a violência. Pelo tamanho ser muito grande os bairros são bem afastados um do outro e fica mais difícil de se controlar, essa é uma particularidade da Serra. O município é o segundo mais populoso da Grande Vitória e possui um grande pólo industrial como a Vale e a CST por exemplo, além de outros grandes armazéns, a Serra possui hoje algo em torno de 380.000 habitantes só perdendo para Vila Velha que hoje tem algo em torno de 400.000 habitantes.
Quanto a Viana, esse é o menor município em termos de população da Grande Vitória tendo algo em torno de 70.000 habitantes, é um município ainda bem rural, tem uma sede e alguns bairros residenciais e inclusive algumas montanhas mas depende bastante de Cariacica que é o município mais próximo em termos de serviços e lazer. Por fim, Guarapari já faz parte da Grande Vitória, além de Guarapari foi integrado mais um município na Grande Vitória que é o caso do município de Fundão.

·
Registered
1,979 Posts
legal...deu pra ter noçao exata de como a cidade esta posicionada...nao sabia que Guarapari era tao perto.

·
Flvmen fulmini flexit
1,305 Posts
Vendo esta screenshot deu pra ter a exata noção do por que vitória não ser tão grande quanto salvador, recife ou belém: seu território é exíguo, e tem que crescer pelas cidades metropolitanas que a cercam, o que não é a mesma coisa. Coisa parecida acontece em outras cidades como santos, volta redonda, bh e niterói. Li no site do ibge que vitória tem somente 93 km² de área, enquanto o município do rio de janeiro tem vastos 1182 km². É um estado literalmente abafado em suas potencialidades, que são muitas. Poderia vir a ser um "tigre" brasileiro.

·
Registered
4,657 Posts
Muito interessante!!!
O Google earth é um entretenimento e tanto!!!

É interessante que a RM de Vitória os municípos parecem ser, de certa forma, separados tbm em classes, não sei se isso procede!! Posso tá falando besteira!
Mas é assim ou não??

Ah, uma dessas cidades tem uns prédios históricos, qual é delas?

·
Registered
11,640 Posts
Discussion Starter · #11 ·
CH_Mineral said:
É interessante que a RM de Vitória os municípos parecem ser, de certa forma, separados tbm em classes, não sei se isso procede!! Posso tá falando besteira!
Mas é assim ou não??

Ah, uma dessas cidades tem uns prédios históricos, qual é delas?
Vamos dizer que 80% dos ricos estão em Vitória e Vila Velha. Vitória, Vila Velha e Serra tem construções históricas... Vitória tem mais.

Vendo esta screenshot deu pra ter a exata noção do por que vitória não ser tão grande quanto salvador, recife ou belém: seu território é exíguo, e tem que crescer pelas cidades metropolitanas que a cercam, o que não é a mesma coisa. Coisa parecida acontece em outras cidades como santos, volta redonda, bh e niterói. Li no site do ibge que vitória tem somente 93 km² de área, enquanto o município do rio de janeiro tem vastos 1182 km². É um estado literalmente abafado em suas potencialidades, que são muitas. Poderia vir a ser um "tigre" brasileiro.
Vitória, a capital, não tem mais pra onde crescer.. só restam poucos lotes vagos que já estão todos comprados pelas construtoras. A cidade não tem um crescimento populacional grande, comparando com Vila Velha ao lado que já beirou os 400 mil habitantes, uns 5 anos atrás Vila Velha tinha um pouco mais de 300 mil. Sobre a área de Vitória, antigamente era bem menor, a cidade entre 1920 a 1960 passou por vários aterros.

·
Registered
4,657 Posts
Eu vi em outro Thread, a que me referia era Serra.
Valeu.

Ah, não dá pra identificar, Vitória é uma Ilha ou Península??

·
Registered
11,640 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Ilha, apesar de ter uma parte da cidade fora da ilha. Os aterros fizeram com que a ilha fosse chegando mais perto do continente, avançando pela baía de Vitória.

·
Registered
4,657 Posts
Samuel - VDC said:
Ilha. Você nunca ouviu a expressão ''Ilha de Vitória'' nos jornais ou algo assim? :)
Já tinha ouvido sim, mas tbm já tinha lido que Vitória era uma península!
Por isso minha dúvida!
Mas Valeu!!!

·
Registered
11,640 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Em vermelho estão as partes aterradas da cidade:

Ilha das Caieiras, Ilha do Príncipe, Ilha de Santa Maria e Ilha do Boi são bairros que já foram realmente ilhas, hoje não mais por causa dos aterros.

·
Flvmen fulmini flexit
1,305 Posts
CH_Mineral said:
Eu vi em outro Thread, a que me referia era Serra.
Valeu.

Ah, não dá pra identificar, Vitória é uma Ilha ou Península??
Tive a mesma impressão que o CH Mineral. A ilha não tem braço de mar contornando sua parte norte, ao menos é o que parece olhando a foto. Será que aterraram ali tbm?

·
Registered
11,640 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Península: Porção de terra cercada de água por todos os lados, exceto por um, que se liga ao continente; quersoneso.

Ilha: Porção de terra cercada de água por todos os lados. Arquipélago. Objeto completamente isolado. Casa ou quarteirão de casas que não confina com outras.

Arpels said:
que grande, actualmente quantos habitantes tem toda a area metropolitana Brun o?
1.627.651 habitantes

1 - 20 of 23 Posts