Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 30 Posts

·
:)
18,427 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá, pessoal! :)

Gostaria de compartilhar um passeio por Guaíba realizado no verão. Infelizmente nesse dia o tempo não era dos melhores, mas mesmo assim pude registrar um pouco da zona central dessa cidade e também o skyline de Porto Alegre, afinal as duas são separadas apenas pelo Lago Guaíba.

Sem mais, vamos às fotos:

1. O passeio começa no Terminal Hidroviário de Porto Alegre.

2. Após alguns minutos de travessia, chegamos ao Terminal de Guaíba.

3.

4.

5. Terminal de ônibus, ao lado do Terminal Marítimo.

6. Calçadão da orla.

7. O tempo não estava nada bonito.

8.

9. A partir de agora, algumas vistas de PoA, do outro lado do Lago Guaíba.

10. Região Central de PoA, com destaque para a Usina do Gasômetro à esquerda.

11. Em destaque, o Centro Administrativo.

12. Nessa dá para ver um pedaço do Estádio Beira-Rio.

13. À direita, o Cristal Tower.

14.

15.

16. PoA láaa atrás.

17.

18. Ilha do Presídio.

19. Píer.

20.

21.

22.

23.

24.

25. Av. Sete de Setembro.

26.

27.

28. Escadaria 14 de Outubro, antigamente conhecida como "Lomba do Inferno".

29. Rua 14 de Outubro.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37. Catamarã chegando de PoA.

38. Próximo ao mirante da escadaria há essa construção interessantíssima.

39. Datada de 1790, a a antiga casa de Gomes Jardim, uma das mais antigas construções da cidade.

40.

41.

42.

43. Segundo reza a lenda, foi nesse local onde os líderes revolucionários Bento Gonçalves, Onofre Pire e Gomes Jardim, se reuniram para traçar estratégias sobre a invasão à Porto Alegre.

44.

45.

46. Praça Gomes Jardim.

47.

48.

49.

50.

51.

52.

53. Hospital Nossa Senhora do Livramento.

54.

55. Rua Otaviano M. de Oliveira Junior.

56.

57. Para terminar: Se PoA tem o ônibus, Guaíba tem o "Caminhão Turístico". :D

FIM! :)

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,753 Posts
woooooooooooooow, lindas fotos.
Eu sabia que Guaiba era uma cidade bonita, mas nem lembrava..
haha

Pena que o PT não gosta dela...

Deu um problema com as fotos, do nada começaram a repetir, mas depois seguiu até o final.

Parabens pelas fotos, o passeio parece ser muito bom, eu ainda vou fazer essa voltinha.

·
18,427 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Lindas imagens. Gosto muito do centro administrativo.
Obrigado, Ponce! :eek:kay:

woooooooooooooow, lindas fotos.
Eu sabia que Guaiba era uma cidade bonita, mas nem lembrava..
haha

Pena que o PT não gosta dela...

Deu um problema com as fotos, do nada começaram a repetir, mas depois seguiu até o final.

Parabens pelas fotos, o passeio parece ser muito bom, eu ainda vou fazer essa voltinha.
Ops! Elas estavam mesmo repetidas. Coisas do sono! :nuts: Mas agora já consertei. :)

Muito obrigado, Gui! E não deixe de fazer o passeio! :eek:kay:

·
Registered
1,504 Posts
Belas imagens! Gosto muito da cor das suas fotos.

Guaíba é uma cidade bem interiorana, não parece ter apenas um lago separando ela de Porto Alegre. Engraçado também é que, só por ficar no outro lado do Guaíba, tem bem mais vento que Porto Alegre.
A cidade tem uns bairros residenciais pobres e feios mas a parte antiga do centro e a orla do lago são bem simpáticos. Outra coisa que eu gosto na cidade são as escadarias, praças e recantos antigos. Parece que tem sempre algo novo pra se descobrir.

Parabéns pelo registro!

·
Registered
4,426 Posts
Belo registro, Tito! POA destes ângulos fica bem interessante.

Gostaria de ver dois ou três quarentões ou cinquentões neste skyline do Centro, mas aqui é sonho impossível...

·
Pro SP fiant eximia
6,608 Posts
Bela vista do skyline de Porto Alegre, achei a cidade de Guaíba bem agradável.

Parabéns pelas fotos Tito!

·
Rene Hass
4,331 Posts
Muito belas as fotos, Tito. Parabéns! :applause:

Guaíba é uma das mais belas cidades da RM de Porto Alegre e de onde se tem uma excelente vista da capital gaúcha.

Apesar de o dia ter estado nublado, as fotos ficaram muito boas. Gostaria de comentar algumas:

Foto 18 – Ilha do Presídio. Na verdade, seu nome oficial é Ilha das Pedras Brancas. “Ilha do Presídio” é o seu apelido uma vez que ali funcionou durante os anos da ditadura militar uma cadeia para onde eram levados os presos políticos, muitos dos quais ganharam proeminência anos mais tarde.

Foto 41 – Na placa, “rua das Pedras Brancas”. Pedras Brancas também é o nome histórico de Guaíba.

Fotos 43 e 43 – È um sítio histórico. Bento Gonçalves e seus homens passaram a noite aí antes de cruzarem o Guaíba em direção ao que hoje é o bairro Cristal (fotos 35, 36 e 37) para posteriormente invadirem Porto Alegre, dando início à Revolução Farroupilha (e/ou Guerra dos Farrapos) em 1835. Ao lado do monumento, estão sepultados alguns dos heróis farroupilhas.

Mais uma vez, parabéns! :eek:kay:

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,686 Posts
Belas fotos Tito, considero você um dos melhores fotógrafos do fórum, quando vejo sua assinatura nos threads eu já sei que vem fotos bacanas, bem tiradas. Bela cidade de Guaíba, gostei das casas históricas e do ar litorâneo da cidade. A visão de Porto Alegre é muito impactante, uma grande metrópole!

Parabéns pelo bom thread!!

·
18,427 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Belas imagens! Gosto muito da cor das suas fotos.

Guaíba é uma cidade bem interiorana, não parece ter apenas um lago separando ela de Porto Alegre. Engraçado também é que, só por ficar no outro lado do Guaíba, tem bem mais vento que Porto Alegre.
A cidade tem uns bairros residenciais pobres e feios mas a parte antiga do centro e a orla do lago são bem simpáticos. Outra coisa que eu gosto na cidade são as escadarias, praças e recantos antigos. Parece que tem sempre algo novo pra se descobrir.

Parabéns pelo registro!
Muito obrigado, TôBrabo!

É verdade, é só atravessar o lago e ir até Guaíba que se tem a sensação de se estar no interior.

Belo registro, Tito! POA destes ângulos fica bem interessante.

Gostaria de ver dois ou três quarentões ou cinquentões neste skyline do Centro, mas aqui é sonho impossível...
Para diversificar um pouco, né? Seria interessante!

Obrigado, Zeka! :eek:kay:

Bela vista do skyline de Porto Alegre, achei a cidade de Guaíba bem agradável.

Parabéns pelas fotos Tito!
Muito obrigado, Loro! :eek:kay:

Muito belas as fotos, Tito. Parabéns! :applause:

Guaíba é uma das mais belas cidades da RM de Porto Alegre e de onde se tem uma excelente vista da capital gaúcha.

Apesar de o dia ter estado nublado, as fotos ficaram muito boas. Gostaria de comentar algumas:

Foto 18 – Ilha do Presídio. Na verdade, seu nome oficial é Ilha das Pedras Brancas. “Ilha do Presídio” é o seu apelido uma vez que ali funcionou durante os anos da ditadura militar uma cadeia para onde eram levados os presos políticos, muitos dos quais ganharam proeminência anos mais tarde.

Foto 41 – Na placa, “rua das Pedras Brancas”. Pedras Brancas também é o nome histórico de Guaíba.

Fotos 43 e 43 – È um sítio histórico. Bento Gonçalves e seus homens passaram a noite aí antes de cruzarem o Guaíba em direção ao que hoje é o bairro Cristal (fotos 35, 36 e 37) para posteriormente invadirem Porto Alegre, dando início à Revolução Farroupilha (e/ou Guerra dos Farrapos) em 1835. Ao lado do monumento, estão sepultados alguns dos heróis farroupilhas.

Mais uma vez, parabéns! :eek:kay:
Muito obrigado, Rene!

A vista de PoA desde lá é mesmo muito boa! Sobre a Ilha das Pedras Brancas, lembro que você tinha explicado isso. Só não lembrava o nome da ilha, então "googleei" e coloquei o apelido.

Sobre o nome histórico, disso eu não sabia/lembrava. Fato curioso. :)

A respeito da última observação, lembro que foi isso mesmo que você me disse no dia. Obrigado por me refrescar a memória! :D

Obrigado pela presença, Rene!

Abraços!

Belas fotos Tito, considero você um dos melhores fotógrafos do fórum, quando vejo sua assinatura nos threads eu já sei que vem fotos bacanas, bem tiradas. Bela cidade de Guaíba, gostei das casas históricas e do ar litorâneo da cidade. A visão de Porto Alegre é muito impactante, uma grande metrópole!

Parabéns pelo bom thread!!
Poxa, muito obrigado, Julio! :)

·
Registered
15,961 Posts
Fotos muito boas mesmo. Adorei rever Guaíba - faz tempo que fui. O aproveitamento da orla, mesmo sendo tão simplório, consegue ser melhor que o que Porto Alegre faz.

As ruas da cidade são agradabilíssimas. Vale uma visita, sem dúvida. A Praia de Alegria é logo ali, hehehe.

PS: Os skylines de POA estão fodas. E as vistas para os bairros da ZS e suas mansões, idem.

·
.
8,813 Posts
Legal!

Acho que esse thread foi o que melhor mostrou Guaíba até agora! Apesar de ficar colada em Porto Alegre, tem um aspecto bem interiorano mesmo. A orla é simpática e a cidade me pareceu agradável até. Ainda assim, o melhor de Guaíba continua sendo essa vista maravilhosa de Porto Alegre, heheh... =P

Valeu pelas fotos!

·
18,427 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Fotos muito boas mesmo. Adorei rever Guaíba - faz tempo que fui. O aproveitamento da orla, mesmo sendo tão simplório, consegue ser melhor que o que Porto Alegre faz.

As ruas da cidade são agradabilíssimas. Vale uma visita, sem dúvida. A Praia de Alegria é logo ali, hehehe.

PS: Os skylines de POA estão fodas. E as vistas para os bairros da ZS e suas mansões, idem.
Poxa! Não deu para ir na Praia da Alegria. De lá eu poderia admirar "a" Tristeza do outro lado do lago. :D

Muito obrigado, Ice Climber! :eek:kay:

Legal!

Acho que esse thread foi o que melhor mostrou Guaíba até agora! Apesar de ficar colada em Porto Alegre, tem um aspecto bem interiorano mesmo. A orla é simpática e a cidade me pareceu agradável até. Ainda assim, o melhor de Guaíba continua sendo essa vista maravilhosa de Porto Alegre, heheh... =P

Valeu pelas fotos!
A vista é mesmo muito boa, Farrapo! :)

Agradeço a visita! :eek:kay:

·
Orgulho de ser Gaúcho
5,483 Posts
Bah que registro, eu estive na cidade a uns anos e percebo que está havendo melhorias e talvez a travessia que nos fins de semana vem estimulando o turismo entre as duas cidades pode estar estimulando isso. A vista que se tem de POA e não só da cidade, mas também dos morros é muito bonito e imponente, apesar do tempo ruim as fotos ficaram muito boas.
Imagino que essa vista em um dia bonito e num sol das 16h deve ficar belíssimo.

·
Registered
1,618 Posts
Belíssimas fotos.
A cidade de Guaíba é muito bonita e a vista do lago, de POA e dos morros é um marco.
Como comentaram, a orla é melhor aproveitada que a de POA.

·
RIP Our Dear Angel
Super Moderator
10,062 Posts
Oi, Tito !

Nem preciso dizer que as fotos estão ótimas, mesmo com o tempo nublado...

Guaíba é bem tranquila, né ? Gostei muito dos casarões, principalmente a de Gomes Jardim... a História do RS me encanta !

Tb gostei do terminal marítimo, bem organizado...e achei o caminhão turístico interessante...ao menos aguenta o tranco...:lol:

Ai, preciso ir logo pra essas bandas, viu ?

Queria ver mais fotos !!

bjks

·
Registered
778 Posts
Muuito bom o Thread!!!! Já tive a oportunidade de ir alguma vezes ao RS mas nunca fui a Guaíba, nem fazia idéia de como era a cidade, e pelo menos essa parte da sua orla é linda, adorei. A vista para Poa é perfeita, adorei fotos como a 24, 31 também. O tempo fechado na minha opnião não foi empecilho, pelo contrário, gostei do contraste.

·
Rene Hass
4,331 Posts
57. Para terminar: Se PoA tem o ônibus, Guaíba tem o "Caminhão Turístico". :D

Tb gostei do terminal marítimo, bem organizado...e achei o caminhão turístico interessante...ao menos aguenta o tranco...:lol:
Esse caminhãozinho turístico é uma novidade em Guaíba. Começou a operar depois que o catamarã entre Porto Alegre e Guaíba entrou em funcionamento. Como o catamarã opera de hora em hora, e muitos dos passageiros são “turistas”, a prefeitura de Guaíba tratou de investir nesse caminhãzinho para os “turistas” terem algo a fazer enquanto esperam uma hora para retornar a Porto Alegre.

Eu acho que naquela faixa fixada na traseira do caminhãozinho está escrito “Berço da Revolução Farroupilha” bem à esquerda. Se eu estiver correto, isso é alusão ao significado histórico de Guaíba (ou Pedras Brancas) que em 1835 acolheu Bento Gonçalves e seus homens antes da invasão a Porto Alegre.

Caminhãozinhos assim são comuns nas praias do litoral norte do Rio Grande do Sul na época do verão. Na minha infância, chamávamo-nos de “Dindinho” em Tramandaí. Em Cidreira, são chamados de “Zequinha”. :)

1 - 20 of 30 Posts