SkyscraperCity Forum banner

Guaíra: nas versões paulista e paranaense

25357 Views 44 Replies 30 Participants Last post by  neyld85
Vou apresentar duas cidades brasileiras que levam o nome Guaíra. Uma fica em São Paulo,e outra no Paraná.

A PAULISTA

Possui 38.328 habitantes (IBGE/2008) e está situada às margens do rio Grande, na divisa com Minas Gerais.

Vista aérea

Foto: Adinael/ Panorâmio

Igreja Matriz e praça

Foto: Erico Christmann/ Panorâmio

Parque Ecológico Maracá

Foto: NA MIRA DO PAPARAZZO/ Panorâmio

A PARANAENSE

Localiza-se às margens do rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul e Paraguai. Possui 29.594 habitantes (IBGE/2008).

Vistas aéreas

Foto: Junior_Curitiba/ Panorâmio

Foto: Peo, Pedro Tiago San…/ Panorâmio

Uma igrejinha de pedra

Foto: José Bento Beraldi/ Panorâmio

Chafariz

Foto: Rogério Manuel G. Lo…/ Panorâmio

Ponte Ayrton Senna, que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul e o rio paraná

• Like
Reactions: hdmais
1 - 20 of 45 Posts
Que bacana!!! As 2 são bem parecidas! Até a população é quase a mesma! :D
Ambas são lindas, organizadas e com belas praças :D
Gostei do Parque Ecológico na paulista e da Ponte na paranaense :eek:kay:
Guaíra-PR - Cansei de atravessar o Rio Parana de balsa antes da construção da ponte Ayrton Senna
Só posso dizer que a paranaese não é muito boa não... é meio feia na verdade.
Fronteira com Paragai né...
Quase irmãs as duas: população do mesmo tamanho, na beira do rio, fazendo divisa de estado, só que a paranaense tem bem mais árvores. Bem legal as duas.
Quase a mesma coisa...

Ambas simpáticas!
bem simpáticas as duas cidades! valeu :)
A entrada da Guaíra paranaense é bem feia. Aliás, a Guaíra do PR não é muito bonita a nível de rua, principalmente às margens da BR.

A paulista não conheço. Deve ser bem bonitinha.
  • Like
Reactions: Lucas Souza RF
As duas são bem bonitinhas.
Nossa, eu jurava que a do Parané fosse linda, mas tá todo mundo falando que é feiazinha a nivel de rua... Ambas são bonitas, parecem ser bem organizadas. Reparem só: as duas Guaíra são um mar de casas com apenas um predio residencial. Coincidencia!
Não conheço a paulista.
Mas a Guaíra paranaense é bem bonita, no geral.
Bom.. a Guaíra paranaense posso comentar com propriedade.. nasci lá.. hahaha.. e mesmo mudando pra Curitiba há quase 30 anos sempre volto lá pra visitar parentes.
Guaíra teve vários momentos de altos e baixos.. Quando ainda morava lá.. estava num bom momento, pois tinha as Sete Quedas, conjunto de quedas d`agua que chegavam a rivalizar com Foz em atrativos e belezas.
Com a construçao de Itaipu, e o alagamento das quedas (o que considero um crime... destruirem aquilo pra se fazer uma usina) a cidade entrou em decadencia.. ela perdeu a identidade, pois sempre viveu do turismo e de repente a fonte de recursos e trabalho se acabou. A autoestima da cidade foi lá embaixo.
Somente há pouco tempo Guaíra reconquistou a força pra voltar a crescer.. agora baseado no Turismo ecológico e de pesca no Paraná, e com o comércio com o Paraguai, além do agronegócio. A melhoria na estrutura da cidade é visivel, e esta em construçao nesse exato momento mais dois edificios de mesma altura do antigo.
  • Like
Reactions: Lucas Souza RF
Só posso dizer que a paranaese não é muito boa não... é meio feia na verdade.
Fronteira com Paragai né...
Na boa, o problema de Guaíra são os sujismundos brasileiros que se instalam na cidade pra puxar mercadorias paraguais, não dos guairenses.

O problema não é o Paraguai, e sim a facilitação com que o poder aquisitivo dos compristas tem lá, em detrimento do comércio brasileiro. E por fim, a ineficaz atuação da segurança nacional em repressão aos contrabandistas, traficantes e outros... que produziu o caos na cidade.
Na boa, o problema de Guaíra são os sujismundos brasileiros que se instalam na cidade pra puxar mercadorias paraguais, não dos guairenses.

O problema não é o Paraguai, e sim a facilitação com que o poder aquisitivo dos compristas tem lá, em detrimento do comércio brasileiro. E por fim, a ineficaz atuação da segurança nacional em repressão aos contrabandistas, traficantes e outros... que produziu o caos na cidade.
Exatamente!
E tem outra, a cidade vive uma espécie de decadência desde o fim das Sete Quedas; o turisto movimentava a economia da cidade na época.
Eu acho Guaíra meio feia sim, mas a cidade está melhorando! Parece que agora estão abrindo uma avenida beira-rio lá!
Legais as duas :)
Alguèm tem fotos das 7 quedas??? seria legal mostra-las aqui.... com certeza um crime que cometeram, se fosse nos dias atuais isso náo aconteceria.
Jà estive vàrias vezes em Guaira PR, no centro a cidade è bem bonita e arborizada.
as duas são bonitas, mas a paulista parece ser mais "organizada", enquanto a paranaense parece ser mais arborizada..

muito boa as fotos :)
Exatamente!
E tem outra, a cidade vive uma espécie de decadência desde o fim das Sete Quedas; o turisto movimentava a economia da cidade na época.
Eu acho Guaíra meio feia sim, mas a cidade está melhorando! Parece que agora estão abrindo uma avenida beira-rio lá!
:)
Bom.. a Guaíra paranaense posso comentar com propriedade.. nasci lá.. hahaha.. e mesmo mudando pra Curitiba há quase 30 anos sempre volto lá pra visitar parentes.
Eu também nasci lá. :D
1 - 20 of 45 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.