SkyscraperCity Forum banner

Guará (Brasília) - DF

60565 Views 43 Replies 28 Participants Last post by  Fabianosantos
O Guará é a 10ª das 30 regiões administrativas do Distrito Federal (RA-X). Surgiu em 1967, como Setor Residencial Indústria e Abastecimento (SRIA), pra dar moradia aos trabalhadores do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e de invasões. Hoje o SIA já é uma administração independente, assim como a cidade Estrutural, q já fez parte da RA do Guará.

É basicamente residencial, com comércio local. Alguns comércios de maior porte, como o Park Shoping e o Carrefour Sul já ficam mais afastados do núcleo urbano propriamente dito...

Alguns outros pontos conhecidos em todo o DF são a Feira do Guará (do lado da estação Feira do metrô) e a área do CAVE - Centro Administrativo, Vivencial e Esportivo, com ginásio, teatro de Arena etc.

As fotos foram tiradas no Guará I, II e Quadras Econômicas Lúcio Costa (QELC). Ainda existem Setor de Oficinas Sul (SOFS), Setor de Clubes e Estádios Esportivos Sul (SCEES) e Setor de Áreas Isoladas Sudoeste (SAISO)... Mais comentários específicos em cada foto...

Fontes
- Adminsitração: http://www.guara.df.gov.br/
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guará_(Distrito_Federal)

00 - Imagem do Google Earth. O Guará II fica do meio pra baixo. É separado do Guará I pela linha do metrô. E bem em cima à esquerda, em forma de retângulo, o pequeno Setor Lucio Costa, já do outro lado da Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG).

01 - Administração Regional

02 - Detalhe pras bandeiras e pro símbolo do lobo guará, animal símbolo da cidade:

03 - Praça em frente à administração. A avenida é a q contorna o Guará II.

04 - Ginásio do CAVE

05 - Pista de skate no CAVE. Bem no fundo, dá pra ver uma estrutura em forma de tenda q acredito q seja a da nova rodoviária

06 - Teatro de arena

07 - Uma das entradas da Feira do Guará

08 - Acho q o maior destaque da feira são as roupas

09 - Mas tem barracas de lanche (pastéis), restaurantes e peixes, temperos etc...

10 - Quiosque no interior da feira. Em geral, ela é fechada. Essa é uma parte pequena no centro da feira.

11 - A estação Feira do Metrô-DF

12 - Construção da Estação Guará do Metrô. O detalhe é q tinha uma plaquinha da 112 sul perdida no meio das obras, heeh

13 - Idem, com Águas Claras no fundo

14 - Comércio local

15 - Outra

16 - Início (norte) da avendia central do Guará II. Os prédios tradicionais do Guará II ficam ao longo dessa avenida. São todos de 6 andares. Diferentemente dos do Plano, o térreo é cercado. Como dá pra ver na extrema direita, ainda existem lotes livres, mas estão principalmente no lado sul. Alguns inclusive estao em construção.

17 - Agora uma sequência de alguns prédios nessa avenida

18 -

19 - Parece mais recente

20 - Avenida

21 -

22 -

23 - Prédio comercial tb ao longo da avenida central

24 - Outro

25 - Parte curva da avenida

26 - Descampado, com residências no fundo.

27 - Em um outra projeção pra prédios vazia, olhem o q encontrei

28 - Mais alguns prédios residenciais

29 -

30 - Os lotes dos prédios não são colados. O q poderia ser bom para q os morados das casas pudessem acessar a avenida principal (onde passam os ônibus, por exemplo), acaba se tornando um perigo. Vc passaria por aí?

31 - Comercial

32 - Comercial, já no extremo sul da avenida

33 - Avenida Contorno do Guará II. Possui pista de caminhada q dá a volta no bairro

34 - Canteiro central

35 - Aqui, no lado externo da via de contorno, pelo oeste, estão construindo uns prédios mais recentes

36 - E alguns inclusive mais altos q os 6 andares da avenida central

37 - Terminal do Guará II

38 - Área residencial. É dividida em quadras, sendo q cada quadra é basicamente uma rua q liga a via central com a de contorno. dessa rua saem as ruas residenciais. As calçadas são estreitas. As ruas são sem saída.

39 - Espaço que separa 2 quadras, ao fundo das ruas residenciais sem saída.

40 - Espaço entre quadras mais arborizado q o primeiro

41 - Em alguns desses espaços são construídas escolas, igrejas etc. Essa é da Igreja Batista Filadéldia

42 - Paróquia Maria Imaculada

43 - Paróquia Divino Espírito Santo

44 - Cada um vai com seu lote até onde quiser... A maioria das casas de esquina faz isso :eek:hno: Nessa foto dá pra ver q a de muro amarelo tá no limite correto, enqt a de grade branca avança um pouco, deixando um jardim; e a do fundo esticou o portão até a calçada, pegando uns 4 metros pelo menos...

45 - Mais residências

46 - Ligandos as ruas, existe tb uma passagem pra pedestres. Enqt alguns moradores aproveitam pr ajardimar, como esse da foto, outros aproveitam pra tomar conta ee xtender o lote

47 - Cada quadra residencial tem uma praça e um comércio local

48 -

49

Guará I

O Guará 1 tem uma organização bem mais complicada. As quadras têm prédios e residências mais misturados. Já vi mt gente q mora no Guará dizer q se perde andando no Guará I...

O comércio se contra ao longo das vias q ligam da EPTG ao Guará II. Vou começar como qm sai da EPTG:

50 - Centro Clínico

51 - McDonald's. Achoq foi o primeiro McDonald's de rua no DF fora do Plano Piloto...

52 - Bombeiros

53 - Calçada ao longo de avenida

54 - Igreja

55 - Centro Clínico

56 - Antigo Cine Karim, hj galeria comercial. Tem (ou já teve) igreja tb.

57 - Caixa

58 - Faculdade. Essas linhas de transmissão estão onde deve passar a via Interbairros (q ligará Samambaia ao Plano Piloto, passando por Taguatinga, Águas Claras e Guará, aompanhando a linha do metrô).

59 - Vista de Águas Claras, do mesmo local

60 - Agora pras quadras
Rua residencial sem saída, com prédio no fundo

61 - Exemplo de prédio, com apenas 3 andares

62 -

63 - Esse é um dos poucos sem grade em volta. Mas não tem pilotis livre, como os do Plano

64 -

65 -

66 - Uns são mais arborizados. Se não fossem as grades, dava pra acreditar q era no Plano, hehe

67 - Um mais recente

68 - Acho mt estranho "ruas" como essa. As casas de frente para o prédio, com uma ruazinha estreita assim...

69 - As quadras tb têm praças centrais, como no Guará II

70 -

71 - Algumas quadras têm descampados tb

72 - Algumas têm praças, mas com com bancos quebrados

73 - Em frente a essa praça, escola pública Centro de Ensino Fundamental 04 do Guará

74 - Tb nas bordas, existem alguns equipamentos de lazer, na parte externa das quadras:

75 - Outro

76 - Rua residencial. A saída no final é só pra pedestres e dá pra áreas como a da foto anterior:

77 - Loja Maçônica Mutirão, provavelmente em referência às origens do Guará, qnd foram construídas casas em processo de mutirão

78 - Comércio

79 - Igreja presbiteriana

Setor Lucio Costa
80 - É basicamente composto por prediozinhos, de 3 andares. O próprio nome completo do setor (Quadras Econômicas Lúcio Costa) explica q são econômicos, então acho q a maioria é de aptos pequenos.

81

82 - Só encontrei esses 2 sem grades

83 - Rua. O q eu achei estranho nessa foto é o formato do prédio da direita, com uma quina pra cima da rua. Reparem q a fiação aérea fica cruzando a rua, em vez de ficar apenas de um lado... Não entendi.

84 - Um no estilo studio

85 - Às margens, algumas casas

86 - Comércio na entrada do bairro

87 - Comércio interno, menor

88 - EPTG, com vista pro SIA. à direita, mais pra frente, dá pra ver obras da EPTG

89 - Viaduto do Guará em obras da Linha Verde

90 - Mais obras. Antes aí avia calçadão pra caminhada...

91 - Superquadra Brasília: Condomínio fechado, às margens da EPTG

Bônus(92): Vista de Águas Claras a partir da avenida contorno do Guará II. Na frente, as casas do Park Way e antes delas, a linha do metrô. No fundo, à esuqerda, dá pra ver bem claramente o espaço das linhas de transmissão onde passará a Interbairros.
See less See more
93
  • Like
Reactions: 1
1 - 20 of 44 Posts
Que grande esse tread eamaral! ficou bem completo....
bom..
o guará é legal, um bairro-cidade que parece ser gostoso de morar!
....a seca nas gramas dá uma impressão meio ruim, como se tivesse tudo meio largado ou não, tem uns que adoram esse aspecto árido, amarelo.....comum nessa epoca em bsb...
o comercio local do guará é meio bagunçado com aquela poluição visual...bem parecido com o comércio de taguatinga, visualmente falando.

A parte residencial do guará é bem simpática!
Conheço mais ou menos o Guará pra dizer que seu thread ficou completo!!

Parabéns eamaral!

Eu nem sabia que a construção da estação Guará já estava nesse pé!!
Muito bom o threads, mostrou o Guará em detalhes.:applause:
Ótimo thread! :applause:

Guará parece ser uma região que ainda está se desenvolvendo, e que com o tempo ficará melhor. Realmente, Brasília no inverno fica com uma aparência árida e morta. Também adorei as fotos com o skyline de Águas Claras. Uma coisa que sempre me chama atenção em Brasília é a poluição visual... qualquer prédio comercial já é cheio de placas, cores... acho que já estou muito acostumado com a lei do Kassab! :lol:
que lugar lindo e progressista, é uma cidade completa. o skyline de águas claras é um espetáculo à parte! o DF é um orgulho para todos os brasileiros!
Muitos bloquinhos, mas a organização e o urbanismo deixaram a cidade muito bonita!
Parabéns:eek:kay:
O bairro (cidade) tem interessantes contrastes:
- avenida com belas calçadas e ruas quase sem calçada nenhuma;
- prédios bonitos e prédios deteriorados; Prédio comercial da foto 15 está merecendo uma implosão :D
- locais limpos e outros não tão limpos...
Qual é a população de Guará?
O skyline de águas claras tá fodástico! Bom conhecer essa região do DF.
Que grande esse tread eamaral! ficou bem completo....
bom..
o guará é legal, um bairro-cidade que parece ser gostoso de morar!
....a seca nas gramas dá uma impressão meio ruim, como se tivesse tudo meio largado ou não, tem uns que adoram esse aspecto árido, amarelo.....comum nessa epoca em bsb...
o comercio local do guará é meio bagunçado com aquela poluição visual...bem parecido com o comércio de taguatinga, visualmente falando.

A parte residencial do guará é bem simpática!
Ótimo thread! :applause:

Guará parece ser uma região que ainda está se desenvolvendo, e que com o tempo ficará melhor. Realmente, Brasília no inverno fica com uma aparência árida e morta. Também adorei as fotos com o skyline de Águas Claras. Uma coisa que sempre me chama atenção em Brasília é a poluição visual... qualquer prédio comercial já é cheio de placas, cores... acho que já estou muito acostumado com a lei do Kassab! :lol:
A grama nessa época não tem o q fazer mesmo... Nas áreas públicas ainda dá pra pedir pra plantar árvores, urbanizar e tal. Mas como mts desses descampados são terreno, não compensa fazer isso.

Não gostei mt do comércio no Guará não... Os predinhos comerciais (fotos 23, 24 e 32, por exemplo) já não são lá essas coisas, parecem um pouco bagunçados. Mas os das quadras (fotos 48 e 49), com apartamentos em cima são ainda piores.

Inclusive, esqueci de comentar: na foto 49, a padaria Araxá já foi do meu tio ! Minha família por parte de pai é de Araxá, Minas Gerais. Já foi vendida há anos, mas o nome ficou. Hj pelo visto tá fechada...

Conheço mais ou menos o Guará pra dizer que seu thread ficou completo!!

Parabéns eamaral!

Eu nem sabia que a construção da estação Guará já estava nesse pé!!
A estação tem q sair pro ano q vem, pra próxima rodada de inaugurações, no aniversário de 50 anos de Brasília. Tem algumas outras fotos, do Espartano aqui:
http://db5.skyscrapercity.com/showthread.php?p=38593040#post38593040

Muito bom o threads, mostrou o Guará em detalhes.:applause:
Fui no Guará em 2 dias, pra poder pegar de quase td... Um dia pro Guará II e outro pro Guará I e Lucio Costa (onde foi só uma passadinha de carro). Não peguei nd da área mais nova do Guará II, com o pólo de moda e as QEs pares de 38 pra cima. Diz q essa área é mais complicada em termos de segurança... Foi na QE 38 ano passado q um posto policial foi queimado antes da inauguração.
See less See more
que lugar lindo e progressista, é uma cidade completa. o skyline de águas claras é um espetáculo à parte! o DF é um orgulho para todos os brasileiros!
Acho q ainda falta um pouco mais de comércio pro Guará... Pelo menos foi a impressão q ficou qnd passei pra tirar as fotos. Talvez pq esteja mais acostumado com Taguatinga, com uma avenida comercial BEM movimentada...

O skyline de águas claras tá fodástico! Bom conhecer essa região do DF.
Do skyline de Águas Claras, eu nem sabia q dava pr ter essa visão daí. Tava passando de carro qnd vi e resolvi parar pra tirar a foto. Essa baixada onde passa o córrego Vicente Pires ajuda na visão.

Muitos bloquinhos, mas a organização e o urbanismo deixaram a cidade muito bonita!
Parabéns:eek:kay:
Bloquinhos típicos do DF (tirando Águas Claras e parte de Taguatinga). Os do Guará II (os de 6 andares) são melhores. Os do Guará I e os mais antigos do Lucio Costa precisavam de uma revitalizada mesmo...

O bairro (cidade) tem interessantes contrastes:
- avenida com belas calçadas e ruas quase sem calçada nenhuma;
- prédios bonitos e prédios deteriorados; Prédio comercial da foto 15 está merecendo uma implosão :D
- locais limpos e outros não tão limpos...
Qual é a população de Guará?
O Guará tinha 112.989 mil habitantes em 2004 (PDAD, da Codeplan - GDF). Agora estão crescendo com esses prédios das fotos 35 e 36 e outros na região, além de umas quadras novas residenciais que a Terracap está abrindo (QEs pares, de 48 a 56 - e já falam em ir até a 60). O governo ainda quer fazer o setor Jockey club (254 projeções) e o Quaresmeira (21 imóveis), q devem ficar mais a noroeste do Setor Lucio Costa.
E já estão em construção prédios no próximo ao Setor de Oficinas Sul, próximo ao Carrefour...

Essa reportagem fala em até 220 mil pessoas, depois de td isso:
http://www.jornaldoguara.com.br/ind...nde-vai-o-guara&catid=1:latest-news&Itemid=95

Dos problemas
- as calçadas na avenida central do Guará II por exemplo, acabam sendo cuidadas pelos próprios prédios, q fazem a jardinagem pra embelezar o próprio prédio... as casas têm menos espaço e não tem padronização. Acho q o pessoal já confia q a rua tem pouco movimento (já q é sem saída) e td mundo anda na rua mesmo. As mais isoladas, q ficam por conta do governo mesmo, até achei bem cuidadas, como a da foto 53.
- da limpeza, acho q é a mesma coisa. Se a população do local cuida, a coisa anda. Se não... fica jogado mesmo... Se depender do governo pra manter sempre limpo...

Valeu aí a todos pelos comentários :banana::banana:

Uma foto q acrescentei agora: Não é bonito, mas acho q algo q tem bastante no Guará I e tem q mostrar. São casas populares, seguindo esses mesmo modelos, coladas umas às outras, sem muros, apenas separadas por grades. Não sei se são ainda as casas construídas na época das mutirões q formaram o Guará ou se são mais recentes (alguém pode esclarecer?). Não sabia q existiam até ir lá tirar as fotos...

See less See more
2
27 - Em um outra projeção pra prédios vazia, olhem o q encontrei
Coruja-Buraqueira, tem muitas dessa la na UFRB.

E Águas Claras sempre com seu skyline marcante.

Belo thread! Registrou muito bem a essência do Guará! Agente costuma criticar o governo por descuidar de determinados lugares, porém muitas vezes esquecemos do papel dos próprios moradores nesse processo de conservação e manutenção. Estou querendo dizer que os moradores deveriam cuidar melhor da sua propriedade. Isso melhoraria muito o aspecto geral do bairro. Existem muitos lugares feios por puro descuidado privado. Isso acontece em praticamente todas as cidades brasileiras. Acho que é cultural mesmo!
Coruja-Buraqueira, tem muitas dessa la na UFRB.

E Águas Claras sempre com seu skyline marcante.
Eu sabia q eram corujas, só não sabia o tipo... O zoom da máquina ajudou um pouco, pq não queria chegar mais perto pra incomodar os bichos, hehe....

Belo thread! Registrou muito bem a essência do Guará! Agente costuma criticar o governo por descuidar de determinados lugares, porém muitas vezes esquecemos do papel dos próprios moradores nesse processo de conservação e manutenção. Estou querendo dizer que os moradores deveriam cuidar melhor da sua propriedade. Isso melhoraria muito o aspecto geral do bairro. Existem muitos lugares feios por puro descuidado privado. Isso acontece em praticamente todas as cidades brasileiras. Acho que é cultural mesmo!
Eu vi isso principalmente em volta dos prédios na avenida central do Guará II. Cada prédio tomando conta do seu entorno, com jardineiro... às vezes fica estranho pq em frente de cada prédio tem uma cara diferente, em vez de uma padronização pra td avenida (e, claro, alguns não tem nd, ou praticamente nd), mas é melhor assim do q se deixassem td sem fazer.

Na área das casas, a calçadinha é mt estreita pra se fazer alguma coisa. Nas passagens ligando ruas e nas esquinas, alguns até fazem um jardim tb (foto 46). Mas outros preferem estender seus lotes (foto 44). As praças eu achei bem cuidadas, praticamente tds têm quadra esportiva, com cerca, parecem bem pintadas, tem movimentação (por isso até não tirei mts fotos de praças, pq não gosto mt qnd parece q tô tirando fotos das pessoas... alguém pode querer achar ruim...)
See less See more
Ótimas fotos, o Guará eh mesmo muito bom.
Nossa, quando eu estava no Guará, praticamente não existe nenhum prédio em Águas Claras.
Valeu David. Águas Claras só crescendo... E o Guará já tá começando a ter uns prédios altos tb... Do alto deles, é onde se deve ter uma das visões mais completas de Águas Claras. Essa última foto q tirei foi tirada do lado de onde tão construindo o Dolce Vita ( http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=837708 ). Se no nível do solo já dá pra ter essa visão, imagina a 18 andares.
A vista de aguas claras é muito legal! O bairro parece cidade do interior de SP.
Excelente seu thread! As imagens estão muito boas e cobriram toda a diversidade do Guará. Meus Parabéns!
Olha só, fazia tempo que não parava pra ver um thread em detalhes, mais por falta de tempo mesmo hehe... e me deparo com essa boa surpresa, nossa me trouxe muitas lembranças boas, o thread ficou bem completo, parabéns, gostei MUITO! o Guará é um lugar gostoso de se morar e perto do que "interessa" não sei como está agora, mas quando eu ia sempre a BSB estava bem violentinho, gostei do aspecto de alguns prédios novos, envidraçados mto legal.
Não gostei muito de Guará, entretanto, Águas Claras parece ser muito legal!
1 - 20 of 44 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.