Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 36 Posts

·
Registered
5,551 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá Pessoal,

Hoje fiz uma breve visita a Guararema, apesar de ser próximo daqui de SP, confesso que nunca tinha me chamado a atenção ir até lá, mas hoje fiz o caminho e que grata surpresa.

A cidade apesar de pequena é muitissimo bem cuidada, muito limpa, organizada. Vale a pena o passeio num domingo com a família.

Sobre a cidade:

- Guararema faz parte da RM de SP, possui 27.679 segundo o IBGE em 2013, seu IDH é 0,731e seu PIB per capita é de 17 688,52.

- Você chega em Guararema através da SP-066, você acessa a SP-066 pela Ayrton Senna ou pela Rodovia Dutra, a SP-066 (que eu não conhecia) foi duplicada recentemente (ao menos é o que aparenta), todo o asfalto é novo, só falta a sinalização.

- Saindo de SP você chega em Guararema em aproximadamente 1h, moro na ZN e levei 1h10 pra chegar.

- A cidade tem diversos pontos turísticos, pequenos, simples, organizados e limpos.

- A cidade também é cortada pelo Rio Paraíba do Sul, rio de que abastece RJ e MG, recentemente se tornou polêmica a proposta do Governo de SP para "roubar" agua dele devido a crise no sistema cantareira, o governo do Rio não gostou da ideia.

- Não observei prédios na cidade, nem vi pequenos (4 andares), claro que não andei muito.

- Também onde andei não observei, SEMAFOROS!

- Impressionante a educação das pessoas no transito, todos param para você atravessar

- A cada 200 metros ou menos você encontra lixeiras, inclusive em locais bem afastados

Vamos as fotos:

Estação ferroviária, infelizmente só passei por ela, mas parece ser muito bem cuidada, espero visitar da próxima vez:

Igreja Nossa Senhora D'ajuda. Foi construída por Manuel Pinto do Rego, por volta de 1682 em uma colina, às margens do

Rio Paraíba. Para alcançá-la é necessário escalar 81 degraus.

Um condomínio com esse belo lago e belas (e grandes) casas:

Bem organizadinha feira de artesanato:

Pracinha em frente a feira de artesanato:

Escola Municipal, muito bem cuidada, vi outras duas escolas e todas bem organizadas

Casa próximo da Ilha Grande:

Olhando pra cidade na ponte sobre o Rio Paraiba:

Paranoramica da pracinha:

Igreja:

Uma pequena ponte que liga a pracinha em frente a igreja até a praça do artesanato, nesse espaço da ponte existem fotos

que contam a história da cidade:

Ilha Grande, é uma ilha que fica no Rio Paraiba do Sul, é uma área de preservação, nessa ponte as pessoas jogam comida para os peixes:

...eles só ficam ai nessa posição esperando a comida:

Vista da ponte:

Pequeno centro de exposição:

Preservação:

Vista do parque:

O Parque da Pedra montada também é um parque super interessada e claro, bem cuidado, possui diversas enormes pedras:

Lá no alto tem uma lanchonete e no andar de cima um restaurante:

Sim, essa é a curiosa Pedra que dá nome ao Parque:

A pedra de cima pesa cerca de 50ton:

Caminho para outra curiosa Pedra, a Pedra do Tubarão:

Durante toda caminhada (400m) existem bancos e em frente a pedra do Tubarão existe esse espaço:

Olha o Tubarão:

É isso, queria ter conhecido melhor o centro, mas pretendo voltar logo, pois realmente a cidade é muito simpática, vale a pena a visita.

Espero que gostem.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Belíssimo trabalho kikoeduardo!!!
Pois é... Isso aí também é RMSP! E Guararema não é tão isolada assim! Possui linhas regulares de ônibus da EMTU para outras cidades da Grande SP, e se não me engano, também para a capital!
Tem sim, ônibus direto pro Terminal Tietê que custa em torno de 15 reais.
Mas o destino mais barato é Mogi das Cruzes, onde tem algumas linhas bastante regulares pra rodoviária e pra estação da CPTM.

·
Registered
1,409 Posts
Nunca visitei a cidade, mas parece ser agradável. Conheço mais pela beira da Dutra, o que não oferece uma visão muito agradável (uns bairros pobres, aparentemente).

Guararema é uma cidade que até hoje não entendo porque faz parte da RMSP. Está inserida histórica e geograficamente no Vale do Paraíba, sendo cortada por este rio, além de ser muito mais ligada com os municípios da região do Vale e ficar mais próxima de Jacareí do que de Mogi, tanto que direto o povo pensa que a fábrica da M&M's é em Jacareí e não em Guararema. Até o clima da cidade é mais parecido com o do Vale, devido à elevação média (585m) do que com o da RMSP, que tem elevação média acima dos 700m.

·
Registered
1,207 Posts
Guararema é mesmo muito agradável. Para quem gosta, a cidade faz todo ano uma bela decoração de natal com reciclagem, um trabalho muito bem feito e bonito de se visitar, principalmente à noite.

·
Registered
13,214 Posts
Nunca visitei a cidade, mas parece ser agradável. Conheço mais pela beira da Dutra, o que não oferece uma visão muito agradável (uns bairros pobres, aparentemente).

Guararema é uma cidade que até hoje não entendo porque faz parte da RMSP. Está inserida histórica e geograficamente no Vale do Paraíba, sendo cortada por este rio, além de ser muito mais ligada com os municípios da região do Vale e ficar mais próxima de Jacareí do que de Mogi, tanto que direto o povo pensa que a fábrica da M&M's é em Jacareí e não em Guararema. Até o clima da cidade é mais parecido com o do Vale, devido à elevação média (585m) do que com o da RMSP, que tem elevação média acima dos 700m.
A RMSP é enorme, tendo quase 40 cidades, e por conta disto são grandes as variações de altitude, clima, vegetação, relevo, aspectos urbanos e tudo mais! Na verdade acho mais fácil é que futuramente tenhamos uma megalópole, onde regiões próximas da capital como a de São José, Campinas e Santos, passem à integrá-la efetivamente, como ocorre com a RM de Tókio!

·
Registered
3,188 Posts
Que cidade agradável! As fotos surpreenderam-me positivamente. Desconheço totalmente as 3 cidades do extremo leste da RMSP (Guararema, Biritiba-Mirim e Salesópolis), mas pelo que vejo em fotos, são lugares muito bem cuidados, com uma paisagem natural de tirar o fôlego, assim como retratado nas suas imagens. Parabéns pelo thread!

·
Registered
5,551 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Belíssimo trabalho kikoeduardo!!!
Pois é... Isso aí também é RMSP! E Guararema não é tão isolada assim! Possui linhas regulares de ônibus da EMTU para outras cidades da Grande SP, e se não me engano, também para a capital!
Valeu! Eu realmente não entendo o motivo de em geral as pessoas não conhecerem, e a própria cidade não fazer uma divulgação melhor... pois é um lugar muito agradável...

E é até engraçado, pois pela Ayrton Senna você entra em Guararema, depois passa por Jacarei e assim que entra em Jacarei pega o acesso realmente pra Guararema...

·
Registered
13,214 Posts
QUOTE=kikoeduardo
Valeu! Eu realmente não entendo o motivo de em geral as pessoas não conhecerem, e a própria cidade não fazer uma divulgação melhor... pois é um lugar muito agradável...

Verdade! A vizinha Salesópolis é bem mais conhecida pois tem a vantagem de ser "a cidade onde nasce o Tietê" (e bem limpo por sinal), e isto por si só já dá uma boa repercussão!!!

·
Registered
18,638 Posts
Bonitinha a cidade , gostei muito . :cheers:

Como eu tenho vontade de morar em uma cidadezinha dessas .

Pra ser sincero eu não aguento mais viver em grandes centros > trânsito , correria , metrô lotado , violência , pessoas mal educadas e por ai vai ...
:eek:hno:

Parabéns pela as fotos .

:)

·
Registered
15,230 Posts
Estive em Guararema por volta de 2002/2003, por aí... Já naquela época, ela era bem cuidada e só não visitei o Parque da Pedra Montada, um cara me disse que desse parque dá para ter uma visão panorâmica da região em seu ponto mais alto, visitei a estação também, mas só não sei se a ABPF ainda faz passeios de trem com a locomotiva a vapor da antiga Central conhecida como Velha Senhora.
A SBPF (Sociação Brasileira de Preservação Ferroviária), sediada em Sabaúna, distrito de Mogi das Cruzes, pretendia adquirir aquela automotriz que a CPTM adquiriu, reformou, mas não colocou para funcionar com passageiros ainda - para fazer passeios turísticos na região e tinha Guararema como roteiro também. Depois de algum tempo, a ABPF levou a Velha Senhora para lá e não divulgou mais sobre esses passeios de trem - por isso que eu perguntei se ainda existe, alguém sabe? Visitarei Guararema de novo, em breve.

·
Registered
5,551 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Bonitinha a cidade , gostei muito . :cheers:

Como eu tenho vontade de morar em uma cidadezinha dessas .

Pra ser sincero eu não aguento mais viver em grandes centros > trânsito , correria , metrô lotado , violência , pessoas mal educadas e por ai vai ...
:eek:hno:

Parabéns pela as fotos .

:)
Obrigado mironga_110,

E realmente estou quase indo por esse caminho, cansei de SP, sempre trânsito, caos...

Tenho uma empresa de web, espero daqui uns 5 anos conseguir trabalhar remotamente e me mudar pra alguma cidade do interior, ter uma qualidade de vida melhor, nem que seja ganhando menos...

1 - 20 of 36 Posts