SkyscraperCity banner

1 - 20 of 1414 Posts

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,597 Posts
Estação Ferroviária da Guarda



A Guarda é a mais alta cidade portuguesa (1056m de altitude), com 26 565 habitantes no seu perímetro urbano. É sede de um município com 712,1 km² de área e 42 541 habitantes (censos de 2011), subdividido desde a reorganização administrativa de 2012/2013 em 43 freguesias.

O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sudeste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira. É ainda a capital do Distrito da Guarda que tem uma população residente de 173 831 habitantes. Situada no último contraforte Nordeste da Serra da Estrela, a 1056 metros de altitude, sendo a cidade mais alta de Portugal. Situa-se na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região da Beira Interior Norte.

Possui acessos rodoviários importantes, como a A25, que a liga a Aveiro e ao Porto, bem como à fronteira, dando ligação direta a Madrid; a A23, que liga a Guarda a Lisboa e ao Sul de Portugal, bem como o IP2, que liga a Guarda a Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente a Bragança.

A nível ferroviário, a cidade da Guarda possui a linha da Beira Baixa (encerrada para obras de modernização com abertura prevista para o ano 2020) e a linha da Beira Alta, que se encontra completamente eletrificada, permitindo a circulação de comboios regionais, nacionais e internacionais, constituindo "o principal eixo ferroviário para o transporte de passageiros e mercadorias para o centro da Europa", com ligação a Hendaye (França, via Salamanca-Valladolid-Burgos).

O ar, historicamente reconhecido pela salubridade e pureza, foi distinguido pela Federação Europeia de Bioclimatismo em 2002, que atribuiu à Guarda o título de primeira "Cidade Bioclimática Ibérica". Além de ser uma cidade histórica e a mais alta de Portugal, a Guarda foi também pioneira na rádio local, sendo mesmo a Rádio Altitude considerada a primeira rádio local de Portugal. As suas origens prendem-se com a existência de um sanatório dedicado à cura da tuberculose.

Toda a região é marcada pelo granito, pelo clima contrastado de montanha e pelo seu ar puro e frio que permite a cura e manufatura de fumeiro e queijaria de altíssima qualidade. É também a partir desta região que vertem as linhas de água subsidiarias das maiores bacias hidrográficas que abastecem as três maiores cidades de Portugal: para a bacia do Tejo que abastece Lisboa, para a Bacia do Mondego que abastece Coimbra e para a bacia do Douro que abastece o Porto. Existe mesmo na localidade de Vale de Estrela (a 6 km da cidade da Guarda) um padrão que marca o ponto triplo onde as três bacias hidrográficas se encontram.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guarda









Estação Ferroviária da Guarda

Da autoria de Nuno Leonidas-Arquitectos Associados, Lda., o projecto foi apresentado ao publico e a comunicação social em 27 de Maio de 1999 tendo a inauguração decorrido em 2002:

caracteriza-se pelas suas linhas modernas tanto exterior como interiormente com destaque para o relogio e o uso de bastante vidro de forma a iluminar naturalmente os interiores:



anteriormente estava la uma estação que não era ma de todo e tinha sido arranjada a pouco tempo, ai em 2000 se não me falha a memoria, contudo, por imposição da EU, que forneceu grande parte do capital para a construção, foi imposta a demolição do edificio antigo que se caracterizava pela existencia de alguns paineis de azulejos que estão agora patentes do lado que da para a linha do comboio como forma de lembrar o edificio anterior, a foto que ponho do edificio anterior não demonstra o que de facto era mas ca vai:


 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,597 Posts
Discussion Starter #3
so puseram uma minuscula, oferta do Marco Bruno!!
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,597 Posts
Discussion Starter #5
sim feita de raiz sim, renovadas todas levaram um restauro mas coisa pouca!!
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,597 Posts
Discussion Starter #8
ya o relogio ta fixe e os gajos ali são pontualissimos, so em caso de haver problema com o comboio é k falham mas é raro!!
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,597 Posts
Discussion Starter #10
no verão tem bastante, vem muita malta cas pranchas ca po sul!!
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,597 Posts
Discussion Starter #13
exactement, je vas a Lisboa per fazer surfas :)
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,597 Posts
Discussion Starter #15
lolololol ainda piores o dialecto Franco/Portugais :lol: uma vez eu a minina fomos a Ponta Delgada e ficamos num hotelito, a senhora da recepção veio mostrar as instalações e diz assim tem aqui a cama, a cadeira blah blah e a "clauseta" que é enorme e tem muita arrumação, eu de repente fiquei :sly: clauseta? ela explicou; os Açoreanos do Canada assimilam palavras Inglesas e transforman-nas em palavras do dialecto deles e as veses sai coisas destas!!
 

·
Future after Past
Joined
·
1,515 Posts
ah, the closet :D
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,597 Posts
Discussion Starter #18
na na não tem nehuma influencia Inglêsa Barra!!
isso mesmo MCarr armario!!
 

·
Future after Past
Joined
·
1,515 Posts
Arpels said:
na na não tem nehuma influencia Inglêsa Barra!!
isso mesmo MCarr armario!!
Não é armario mas sim Vestiario.
 
1 - 20 of 1414 Posts
Top