Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 20 Posts

·
antiVittaria antiGranito
4,355 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Essa cidade fica no sul de Minas gerais, bem próxima ao limite com São Paulo. É provavelmente uma das cidades mineiras preferidas do Borini, já que uma substancial parcela da população descende de imigrantes italianos.

Prefeitura

Teatro Municipal

Fórum

Obelisco

um predinho bonitinho

uma rua qualquer (meio feinha)

Diocese

cidade com a igreja

Cadeia Pública

Antiga Câmara Municipal

Estação Ferroviária

casinha simpática do começo do século XX

skyline ao pôr do sol, lembrando a Europa. ;)

Espero que vc tenham gostado. :)

·
O Show é aqui!
5,738 Posts

·
**16º ano**
**17º ano**
25,827 Posts
O sul de Minas é muito interessante, deve ser muito legal pegar uma semana pra ficar conhecendo essas cidadezinhas, são todas bem próximas e com banstante prédios históricos, estâncias minerais, malhas etc.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,827 Posts
Menino de Sampa said:
o que é uma senaba?

HAHAHAHAHA

Na verdade é "semana", já arrumei hehehe, eu sou o terror dos teclados heheh, quem mandou não fazer datilografia :p

·
antiVittaria antiGranito
4,355 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Rafael RC said:
HAHAHAHAHA

Na verdade é "semana", já arrumei hehehe, eu sou o terror dos teclados heheh, quem mandou não fazer datilografia :p

:lol: eu só uso o indicador e o fura-bolo prá digitar!

·
.
16,971 Posts
Eu sempre desconfio desses threads com fotos minusculas do Menino, sempre acho que no site de onde ele as tirou, tem versões maiores!!!

Aliás, acho não, tenho certeza!

Só não estou com paciência de achar todas!

·
Banned
138 Posts
o sul de Minas é uma das regiões com maior qualidade de vida do Brasil. Alfenas, Poços de Caldas, Varginha, Pouso Alegre, São Lourenço...
e sim, como ironicamente disse o Menino de Sampa, boa parte da população das cidades do sul de Minas descende de italianos.

·
Banned
138 Posts
o sul de Minas é uma das regiões com maior qualidade de vida do Brasil. Alfenas, Poços de Caldas, Varginha, Pouso Alegre, São Lourenço...
e sim, como ironicamente disse o Menino de Sampa, boa parte da população das cidades do sul de Minas descende de italianos.

e não é a minha preferida cidade do meu estado não. A cidade preferida do meu estado ( no interior) é São João Del Rey, por ser a mais bonita.

·
Taking On The World
26,582 Posts
Fortal said:
eu também tenho descendência italiana e adorei esta cidade...
No ES também há muitas cidadezinhas italianas, a exemplo do RS. belas fotos, menino de sampa
pq então a presença italiana em MG e ES não é tão marcante qto em SP e RS?

·
antiVittaria antiGranito
4,355 Posts
Discussion Starter · #14 ·
AcesHigh said:
pq então a presença italiana em MG e ES não é tão marcante qto em SP e RS?
porque apenas o sul de MG, triangulo mineiro, zona da mata e parte da classe media de BH tem descendentes de italianos. O ES tem maioria negra na população, logo por mais representativos que os italianos (e os alemães tb!) sejam na população branquela do ES, eles não vão ser tão representativos se considerarmos a população total.

·
Taking On The World
26,582 Posts
mas eh dificil acreditar q há tantas cidadezinhas italianas e alemãs no ES qto no RS se a população branquela é minoria.

·
antiVittaria antiGranito
4,355 Posts
Discussion Starter · #16 ·
AcesHigh said:
mas eh dificil acreditar q há tantas cidadezinhas italianas e alemãs no ES qto no RS se a população branquela é minoria.

Deve haver cidadezinhas italianas em apenas uma ou outra região do ES, não no estado inteiro. Mas ter cidadezinhas não significa ter muitos ou poucos descendentes, SP por exemplo tem um número razoável de descendentes na grande maioria das cidades, mas não tem quase nenhuma cidadezinha no estilo de Venda Nova do imigrante ou Farroupilha.

·
Registered
1,951 Posts
É engraçado como a maioria destas cidade do interior de Minas Gerais parecem cidades de avó né??
Acho que esta minha impressão se deve ao fato de que minha Avó paterna morava em uma delas...!!

·
.
16,971 Posts
Engraçado como algumas pessoas do sul acham que tem o "monopólio" da imigração, e desdenha a influência dela em outros estados. Ninguém disse que há tantas cidades italianas no ES como no RS, o que foi dito é que há cidades, tal como no RS, o que é verdade. Como disse o Menino de Sampa, as cidades em si não querem dizer nada, ainda menos a quantidade delas, ainda mais num estado como o ES que tem, atualmente, somente 3 milhões de habitantes.

A presença italiana no ES é forte, e se não é exageradamente divulgada e ostentada aos 4 ventos, é outra história. É comum ver em sites o ES sendo citado como o estado com maior % de descendentes de italianos do Brasil. Até mesmo uma reportagem de capa antiga da revista Época, de 1999, sobre os descendentes de italianos no Brasil, falava isso.

Por exemplo:
"A implantação da Licenciatura de Português-Italiano responde a uma expectativa antiga dos ítalos-descendentes, visto que as estatísticas apontam para o fato que pelos 70% da população do Espírito Santo é descendente de imigrantes italianos. Os números revelam que o Espírito Santo é o estado de maior concentração italiana, até mesmo quando se compara a outros pontos de recepção de imigrantes, como por exemplo, o sul brasileiro e São Paulo."
http://64.233.187.104/search?q=cach...taliano.doc+italianos+espirito+santo&hl=pt-BR

Outro que fala o mesmo:
www.efasce.com.br/italiano.htm

É ainda tem gente que virá com a história de que o ES tem uma minoria branca, e isso não faria lógica. Bem, além dessa "minoria" ser de 48,82% da população, quem estabeleceu que mestiços não podem ser descendentes de italianos? Os descendentes que misturaram com negros no ES "valem" tanto quando o descendente "branquinho" que misturou com outros europeus no RS. Ou não? É fácil ver pessoas brancas com apenas 1 tatataravô italiano se gabando dessa ancestralidade. Ao mesmo tempo, o cara meio italiano e meio negro não pode!

·
antiVittaria antiGranito
4,355 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Olha Bruno, acho muito estranho que o ES tenha tantos descendentes de italianos quanto essa fonte diz. Claro que um mulato com algum antepassado é descendente, mas porque isso aconteceu??? Eu nunca conheci um negro/mulato com sobrenome italiano aqui em SP, e são justamente os "ítalo-paulistas" os que têm mais preconceitos contra migrantes misturados do Norte. Os "ítalo-gaúchos" tb são super racistas (muito mais que os alemães), muitos idosos da Serra gaúcha chamam negros de "negrón". E vendo as coisas que o Borini e o Scotti dizem aqui no forum, disconfio que os descendentes aí de MG não sejam muito diferentes nesse ponto. Agora, porque os imigrantes no ES saíram se misturando tanto assim? Acho muito estranho, singular. E porque o sotaque dos capixabas parece com o dos cariocas e não tem influencia italiana descarada como o sotaque da serra gaúcha ou de SP?

1 - 20 of 20 Posts
Status
Not open for further replies.