Algás acompanha a expansão imobiliária de Maceió
Rede de distribuição do gás natural se estende a regiões que recebem empreendimentos imobiliários
Não é à tôa que a a Algás – distribuidora alagoana de gás natural – decidiu ampliar sua rede de distribuição em Maceió. Além dos planos de interiorização, a empresa investe desde 2008 em regiões mais periféricas da cidade, como os bairros da Serraria e do Tabuleiro e prevê atender diversas outras nos próximos anos. O motivo é a expansão imobiliária vivenciada pela capital alagoana.
Embaladas pelo programa Minha Casa, Minha Vida – incentivo do governo federal diante da crise que atingiu o setor de construção civil no país – as empresas dos segmento aceleram a construção de prédios populares pela cidade.
De acordo com dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Alagoas (Sinduscon/AL), somente na região periférica do Tabuleiro, na capital, a oferta total de imóveis, concretizados todos os projetos, será de cerca de 15 mil moradias.
Na mesma região, a Algás já fornece gás natural para mais de seis mil unidades residenciais, além de atender clientes industriais, como o recém-inaugurado Shopping Pátio Maceió e uma nova fábrica da Coca-cola, ainda em construção. Para o diretor-presidente da distribuidora, Gerson Fonseca, a Algás “acompanha a verticalização” de Maceió.
“Estamos colados na curva da expansão imobiliária na cidade. Até o final de 2010 devemos atender, por exemplo, toda a região da Via Expressa e outras áreas onde a construção civil está investindo, como o Sítio São Jorge e Guaxuma”, disse Gerson Fonseca ao Tendências e Mercado, aproveitando para apontar vantagens na utilização do gás natural residencial.
“Comparado com o gás convencional, por exemplo, o gás natural é mais leve e se dissipa facilmente no ar, levando maior segurança ao morador; o morador usa o gás e depois é que paga, pois o fornecimento é contínuo; o gás natural pode também ser usado para aquecer a água do chuveiro elétrico… Além disso, o seguro predial fica mais barato”, enumera Fonseca.
Segundo o empresário Jubson Uchôa, dono da Uchôa Construções e presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), as vantagens compensam a escolha pela utilização do gás natural nos apartamentos. “O projeto com o gás natural fica até mais caro, por causa dos equipamentos que precisam ser instalados. Mas os riscos são menores, acaba compensando. Todos os construtores estão optando pelo gás natural e a tendência se estende até os pequenos empreendimentos, incluindo os populares do Minha Casa, Minha Vida”, afirma Jubson Uchôa.
Hoje a Algás atende mais de 350 clientes industriais, além de 36 mil residenciais (apartamentos) e 37 postos de combustível, que redistribui o gás natural veicular para mais de 15 mil veículos em Alagoas. Para 2010, a previsão é ainda maior. A empresa almeja distribuir mais de 173 milhões de m3 , resultando num faturamento em torno de R$ 175,5 milhões.
fonte: site
Tendências & Mercado