SkyscraperCity Forum banner

Guerreiro das Alagoas Notícias

503573 Views 5022 Replies 92 Participants Last post by  Tito
GUERREIRO DAS ALAGOAS NOTÍCIAS







Dados sobre Alagoas

População: 3.156.108 (IBGE 2009)
Número de Municípios: 102
Área territorial: 27.767 Km²
Capital: Maceió

Principais cidades

Maceió: 936.314 hab.
Arapiraca: 210.521 hab.
Palmeira dos Índios: 72.564 hab.
Rio Largo: 67.797 hab.
União dos Palmares: 62.727 hab.
Penedo: 61.082 hab.
São Miguel dos Campos: 54.064 hab.

Principais atividades econômicas

A economia se baseia no turismo, agricultura, pecuária, indústria (química, açúcar e álcool, cimento, alimentícia, extração de sal-gema, gás natural e petróleo).
Além da cana-de-açúcar, outras culturas agrícolas de importância econômica são algodão, fumo, mandioca, milho e côco.​
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 5023 Posts
Coisa linda esse painel com paisagens de Alagoas!!!

Parabéns Hugo! Quem não conhece o estado, vê naquela foto vários elementos que compõem Alagoas: a bela capital; a indústria do açúcar, o patrimônio histórico de Piranhas e Penedo; o Rio Velho Chico; o semi-árido com a imagem dos sertanejos nos cavalos; as praias de norte a sul; as frutas da terra e até um velhinho dançando o Guerreiro. Ficou show demais!!:applause:
^^

Eu só acredito qdo esse VLT estiver circulando pela cidade.

Depois da demora do eixo-viário, já fiquei vacinado com essas promessas políticas.

Interessante é que o Dep.Benedito de Lira teve a cara de pau de espalhar vários out-doors pela cidade com os dizeres: "Maceió já tem VLT". Com o verbo TER no presente do indicativo, pode um negócio desses? :lol:
Parece que o VLT realmente sairá do papel. Toda semana há reuniões na prefeitura acerca da implantação. Excelente notícia!!
Dados interessantes da nossa economia...

Economista constata que consumo é maior em 20 anos
Em conferência para secretários, Cícero Péricles diz que ações do Estado são visíveis na redução dos indicadores de pobreza e de analfabetismo e que programas sociais mudaram relações de consumo.


A pauta da reunião do secretariado desta segunda-feira (3) foi a palestra ministrada pelo economista e professor da Universidade Federal de Alagoas, Cícero Péricles, que falou sobre os desafios das políticas públicas no Estado em números. A reunião foi coordenada pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.

Péricles destacou que as classes C e D aumentaram o consumo no comércio no Estado de 34%, em 2006, para 52% em 2008. Isso demonstra um fato importante: é a primeira vez em 40 anos que as duas classes compram mais da metade de tudo que foi consumido no Estado. O economista disse que as ações do Estado já são visíveis na redução dos indicadores de pobreza e no aumento do acesso à instrução e mostrou ainda que a renda que aparece no crescimento de consumo não vem de produção, mas de transferências federais, que representam R$ 6,9 milhões injetados na economia do Estado.

“Em 46 meses o consumo popular em Alagoas está acima da média nacional, ou seja, desde 2004. E as altas taxas de consumo continuam rendendo”, ressaltou Péricles. Os números do consumo em Alagoas são animadores para setores como telefonia móvel, que cresceu de 267 mil celulares em 2001, para 2,1 milhões em 2009, sendo 90,76% deles pré-pagos.

O mesmo crescimento espantoso aparece na venda de motocicletas e bicicletas, que teve uma taxa de consumo em 2002 de 49,9 mil unidades, para 122,6 mil em 2009. Os dados demonstram a exploração de nichos de mercado, hoje em dia as motocicletas e bicicletas são usadas como meio de gerar renda, seja entregando água e gás, funcionando como barraca de lanches, e claro, meio de locomoção mais barato que ônibus.

Economista Cícero Péricles apresentou aos secretários estudo sobre economia alagoana nos últimos anos


A escolaridade foi outro ponto mencionado pelo economista. “Os efeitos das políticas públicas realizadas pelo Estado já são palpáveis”, disse Cícero, informando que em 2007 a taxa de cidadãos sem instrução no Estado era de 31% e hoje esta taxa baixou para 18%. O mesmo caminho estão tomando as taxas de pobreza em Alagoas, que baixaram de 1,9 milhão de alagoanos em 2003 para 1,5 milhão em 2007. Ou seja, 400 mil pessoas saíram da linha de pobreza. “Se o Estado continuar nesse ritmo, em 2015 haverá uma redução de 20% no número de indigentes”, ressaltou.

O economista ressaltou que ainda existem modelos praticados que não são sustentáveis, que devem ser reparados, mas que práticas eficazes devem continuar acontecendo e se multiplicando para que o Estado cresça em bases sólidas. Na reunião estiveram presentes todos os secretários de Estado e dirigentes de órgãos da administração direta e indireta de Alagoas.

fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia.kmf?cod=8753635&indice=40
^^
Discordo em parte Luiz. É verdade que Alagoas depende muito da ajuda federal pois sem essas verbas praticamente não haveria obras de infra-estrutura no Estado, como vemos no momento. Mas pelo lado privado, vemos que Alagoas não está falida: o comércio varejista registrando altas vendas, a chegada de vários supermercados e shoppings, o turismo em forte expansão, a construção civil de prédios em pleno vapor...tudo isso mostra que nossa economia não está parada.
Faculdade Maurício de Nassau investindo em Maceió...

Saiu no O JORNAL, edição de 05/08/09: A Faculdade pernambucana Maurício de Nassau se expandirá em Maceió com a construção de um novo prédio de 8 andares, 39 salas de aula, biblioteca, auditório e laboratórios...num terreno de 10.000m² na Av. Fernandes Lima, Farol. A faculdade também já pleiteou ao MEC a disponibilização de novos cursos de graduação.

^^
Só não sei que terreno grande é esse que ainda está vazio. Será que a faculdade comprou aquele terreno onde seria construído o supermercado Palato Farol??? Alguém sabe dizer algo??
Pessoal, vou dar um pulo em Maceió entre dias 8 e 14 ! :cheers:

Me deem algumas dicas de bares, quiosques, lanches, restaurantes, baladas, lugares da cidade que é obrigatório conhecer....

De repente a gente pode marcar alguma coisa também ! :cheers:


^^
bares mais badalados: Maikai, Rapa Nui, Cervejaria Alagoana, Boi Maluco, Foca Beer, Orákulo...
boates: Life, e Cassino.

restaurantes bons temos muitos...não sei qual o tipo de comida que vc gosta, então vou indicar o site da revista Veja Maceió, onde vc encontra a lista dos melhores: www.vejamaceio.com.br

passeios turísticos: não deixe de navegar de jangada até a piscina natural de Pajuçara. Saindo de Maceió tem mergulho em Maragogi, praia do Carro Quebrado, Praia do Gunga, Dunas de Marapé, Foz do Rio São Francisco...
^^

Precisou morrer o garotinho no lixão para a Prefeitura tirar do papel às pressas a construção do aterro sanitário. Um absurdo sem tamanho que mais uma vez envergonhou Alagoas na mídia nacional...:eek:hno:
Sou azulino, mas fiquei feliz pelo ASA. O alvinegro agora é AL na série B!!
^^
Excelente notícia!! Já era tempo disso acontecer. Era um absurdo Maceió e Recife não terem mais a ponte aérea...

Mas qual é a cia aérea????
ôpa, será que Pernambuco quer retomar as terras que já lhe pertenceram?? hauhauhauhau:lol:

Mas eu sei que essa invasão é pacífica. Bem vindo Mascate!

Vamos aguardar com ansiedade seu thread!
Hugo também já anunciou seu novo thread para a próxima semana...então é certeza de que vem coisa bonita pra se ver...como todos os threads com sua assinatura.:eek:kay:
Pessoal, infelizmente estou em falta com o nosso fórum de notícias, devido a estudos, mas logo estarei de volta e com uma surpresa. Estou preparando ainda para essa semana um thread de Maceió, com cerca de 80 fotos novíssimas e angulos jamais vistos, AGUARDEM!!!!!!!!

Abraço!
^^ O meu thread vai sair de hoje para amanhã!! :baeh3:
^^
Eita que essa vai ser realmente a semana de Alagoas no SSC. Contando com os 2 threads que o Hugo vai botar no ar, serão nada menos que 4 threads em homenagem a nossa terrinha...muito bom!
^^
classes C e D?????
achei péssima essa informação.

com certeza teremos dezenas de caixotes baixos e de péssimo padrão.:eek:hno:
“De cada dez pessoas que saem do norte do Paraná para fins de turismo, seis vão para o Alagoas”

CVC inicia charter de Londrina para Maceió em dezembro

No dia 18 de dezembro, a CVC começa a operar um voo charter, com partida de Londrina (PR) e destino a Maceió (AL). De dezembro até o final do carnaval de 2010, os voos charters terão embarques semanais, às sextas-feiras, com capacidade para 180 pessoas. Para isso, serão disponibilizados pacotes de oito dias e sete noites, explorando rotas turísticas diversificadas.

Segundo o representante da CVC em Londrina, José Carlos Quilici, nas linhas regulares, Alagoas é hoje o destino mais procurado pelos turistas da região. “De cada dez pessoas que saem do norte do Paraná para fins de turismo, seis vão para o Alagoas”, disse ele.

Os nove embarques por meio do voo charter devem trazer a Maceió mais 2,2 mil pessoas. No entanto, este montante deve chegar a 3,5 mil, no período de dezembro ao final de fevereiro, de acordo com estimativas da CVC.

fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-...para-maceio-em-dezembro_51416.html?pesquisa=1
muito interessantes essas informações dos novos voos abrandao...Valeu por postar!

realmente Maceió está prestes a viver a melhor alta temporada de sua história!! :banana:

vai ser turista trombando no outro no calçadão da Ponta Verde...:lol:
Piauí, Sergipe, Ceará e Alagoas registraram os maiores avanços no comércio varejista do Brasil.

Dos cinco estados do Brasil que mais venderam no varejo entre agosto de 2008 e agosto de 2009, quatro são do Nordeste. O comércio no Piauí foi o de maior alta: 23,9% de aumento nas vendas. Em seguida, aparece Sergipe com 17,5%; Ceará, com 8%; Alagoas, com 7,4%; e em quinto lugar, São Paulo, com 6%. Os dados foram divulgados na manhã de hoje (15) pelo IBGE e estão na Pesquisa Mensal de Comércio, referentes ao último mês de agosto. A alta no mercado varejista, no geral, foi de 4,7% no mesmo período.

Para Wilson Barreto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Maceió, a safra da cana-de-açúcar também influenciou a performance positiva de grande parte dos estados do Nordeste. Ele afirma que a estabilização do crédito é outro fator importante. “O início da safra aumentou o capital de giro, por isso Alagoas se destacou”, disse ele, ao explicar que o número maior de pessoas com poder de compra é constatado nas informações do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

“A CDL acompanha estes dados e a gente percebe que crescem as consultas para venda no crédito. Isso quer dizer que tem mais gente indo às lojas comprar, principalmente com a redução do IPI nos eletrodomésticos”. Wilson Barreto acredita que a tendência até o final do ano é a venda no varejo avançar ainda mais. “Tivemos o Dia das Crianças e agora já começa os preparativos para o Natal. Neste período a expectativa é que haja sempre um aumento substancial das vendas no comércio”.

Quanto a participação na composição da taxa do Comércio Varejista em agosto, São Paulo, Rio de Janeiro (5,4%), Paraná (5,3%), Minas Gerais (2,9%) e Bahia (5,9%) foram os estados que mais influenciaram os índices.

Se nas oito categorias levadas em consideração para calcular a taxa do Comércio Varejista (entre elas, as que englobam alimentos, remédios, móveis, eletrodomésticos, livros, computadores, celulares, roupas, combustíveis) forem incluídas ainda as vendas de veículos, motos, partes e peças, que tiveram alta de 9,4% entre agosto de 2008 e agosto de 2009, e as vendas de material de construção, que registraram queda de 6,9%, o IBGE chega aos dados que indicam as colocações no Comércio do Varejista Ampliado.

Em agosto o volume de vendas no varejo ampliado cresceu 5,5% no Brasil, comparado com agosto de 2008. Entre os estados que mais venderam estão os das regiões Norte e Nordeste: Piauí (19,5%) registrou a maior alta, seguido de Sergipe (17,8%), Acre (17,7%), Alagoas (10%), Pará (8,9%) e Ceará (7,6%). Mas as vendas que mais influenciaram o resultado global ocorreram em São Paulo (6,8%), Rio de Janeiro (7,1%), Minas Gerais (4,6%), Paraná (4,6%), Pernambuco (7,3%)e Bahia (4,8%).

fonte: Site Tendências & Mercado - http://www.tendenciasemercado.com.br/negocios/quatro-estados-nordestinos-sao-campeoes-de-vendas/
Praia do Gunga é destaque no BOM DIA BRASIL. :banana:

Assista o vídeo da matéria no link abaixo:

http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,...O+GUNGA+AL+ATRAI+TURISTAS+DE+TODO+O+PAIS.html
Palato Farol - Obras​


O terreno ao lado do Bompreço Farol será mesmo um supermercado Palato;

Será um prédio com cinco (5) pavimentos, entre eles: Subsolo e Pilotis como estacionameto, e três andares comerciais. A lojá será bem maior que o da P. Verde.
^^
Luiz, onde vc obteve essa informação??
Renda alagoana dá colorido aos produtos da Chilli Beans

Artesãs de Marechal Deodoro confeccionam seis mil peças que vão revestir caixas de óculos escuros

O artesanato alagoano dará cores e formas à nova coleção da Chilli Beans, empresa de óculos escuros. O filé, trançado típico do estado, estará no revestimento das caixinhas dos óculos. Serão seis modelos diferentes especialmente confeccionados pelas artesãs da Associação das Mulheres Rendeiras de Marechal Deodoro (AL), que já começaram a trabalhar nas seis mil peças.

A presidente da Associação, Ubiranilda da Silva diz que todas estão na expectativa de agradar o cliente e ter reconhecimento, e destaca a importância que o aprendizado tem trazido para as artesãs. “Temos aprendido muito porque nunca tivemos uma encomenda tão grande. Com isso, conseguimos identificar nossas limitações, prestar mais atenção no acabamento e na qualidade dos produtos e nos unir mais para cumprir a meta”.

As mulheres contam com o apoio do Sebrae/AL, que articula a entrada de produtos alagoanos no mercado nacional. As mulheres passaram por capacitações e consultorias em design e gestão financeira. O próximo passo, de acordo com a coordenadora do projeto de artesanato do Sebrae/AL, Jacqueliny Martins, é colocar em prática as lições repassadas nas capacitações, como respeitar prazo, seguir padrões de produção e qualidade e logística.

“Se a proposta é ousada, o desafio é uma oportunidade ímpar para as artesãs alagoanas. Não se trata apenas de vender produtos, mas, também, de promover comunidades socialmente carentes, com alto valor cultural agregado e com uma imensa possibilidade de crescimento sustentável”, disse Renata Fonseca, diretora-técnica do Sebrae/AL.

De acordo com Josy Marrocco, coordenadora de produto da Chilli Beans, a ideia da parceria com o Sebrae tem como objetivo utilizar essa renda tradicional para valorizar o produto. “Escolhemos o artesanato de Alagoas por ser um dos mais ricos e variados do Nordeste e por ser dominado pelas mulheres. Para a Chilli Beans, significa colaborar com o aumento da renda familiar dessas mulheres, estimulando a economia local, além de proporcionar o resgate da identidade cultural dessa comunidade. Tudo isso, unido à qualidade e beleza da renda Filé, agrega valor e chama a atenção dos consumidores que priorizam o estilo e valorizam, principalmente, os produtos e as riquezas tradicionais do nosso País”, destaca Josy.

Os produtos serão inseridos nas 236 lojas da Chilli Beans, espalhadas pelo Brasil. Com essa primeira encomenda, o artesanato alagoano pode conquistar o mundo. “Além de inovarmos em nossos produtos, esta é uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento dessas comunidades”, disse Caito Maia, proprietário da empresa.

Em toda a coleção, as peças recebem um cartão que identifica a origem do artesanato e dá visibilidade ao Estado e às rendeiras de Marechal, mostrando que a renda de filé é mais do que uma atividade econômica, é uma oportunidade de desenvolvimento. O lançamento da coleção com a cara de Alagoas está previsto para dezembro deste ano.

fonte: http://www.tendenciasemercado.com.br/empresas/renda-alagoana-da-colorido-aos-produtos-chilli-beans/
1 - 20 of 5023 Posts
Status
Not open for further replies.
Top