Piauí, Sergipe, Ceará e Alagoas registraram os maiores avanços no comércio varejista do Brasil.
Dos cinco estados do Brasil que mais venderam no varejo entre agosto de 2008 e agosto de 2009, quatro são do Nordeste. O comércio no Piauí foi o de maior alta: 23,9% de aumento nas vendas. Em seguida, aparece Sergipe com 17,5%; Ceará, com 8%; Alagoas, com 7,4%; e em quinto lugar, São Paulo, com 6%. Os dados foram divulgados na manhã de hoje (15) pelo IBGE e estão na Pesquisa Mensal de Comércio, referentes ao último mês de agosto. A alta no mercado varejista, no geral, foi de 4,7% no mesmo período.
Para Wilson Barreto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Maceió, a safra da cana-de-açúcar também influenciou a performance positiva de grande parte dos estados do Nordeste. Ele afirma que a estabilização do crédito é outro fator importante. “O início da safra aumentou o capital de giro, por isso Alagoas se destacou”, disse ele, ao explicar que o número maior de pessoas com poder de compra é constatado nas informações do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
“A CDL acompanha estes dados e a gente percebe que crescem as consultas para venda no crédito. Isso quer dizer que tem mais gente indo às lojas comprar, principalmente com a redução do IPI nos eletrodomésticos”. Wilson Barreto acredita que a tendência até o final do ano é a venda no varejo avançar ainda mais. “Tivemos o Dia das Crianças e agora já começa os preparativos para o Natal. Neste período a expectativa é que haja sempre um aumento substancial das vendas no comércio”.
Quanto a participação na composição da taxa do Comércio Varejista em agosto, São Paulo, Rio de Janeiro (5,4%), Paraná (5,3%), Minas Gerais (2,9%) e Bahia (5,9%) foram os estados que mais influenciaram os índices.
Se nas oito categorias levadas em consideração para calcular a taxa do Comércio Varejista (entre elas, as que englobam alimentos, remédios, móveis, eletrodomésticos, livros, computadores, celulares, roupas, combustíveis) forem incluídas ainda as vendas de veículos, motos, partes e peças, que tiveram alta de 9,4% entre agosto de 2008 e agosto de 2009, e as vendas de material de construção, que registraram queda de 6,9%, o IBGE chega aos dados que indicam as colocações no Comércio do Varejista Ampliado.
Em agosto o volume de vendas no varejo ampliado cresceu 5,5% no Brasil, comparado com agosto de 2008. Entre os estados que mais venderam estão os das regiões Norte e Nordeste: Piauí (19,5%) registrou a maior alta, seguido de Sergipe (17,8%), Acre (17,7%), Alagoas (10%), Pará (8,9%) e Ceará (7,6%). Mas as vendas que mais influenciaram o resultado global ocorreram em São Paulo (6,8%), Rio de Janeiro (7,1%), Minas Gerais (4,6%), Paraná (4,6%), Pernambuco (7,3%)e Bahia (4,8%).
fonte: Site Tendências & Mercado -
http://www.tendenciasemercado.com.br/negocios/quatro-estados-nordestinos-sao-campeoes-de-vendas/