SkyscraperCity Forum banner

Guerreiro das Alagoas Notícias

503690 Views 5022 Replies 92 Participants Last post by  Tito
GUERREIRO DAS ALAGOAS NOTÍCIAS







Dados sobre Alagoas

População: 3.156.108 (IBGE 2009)
Número de Municípios: 102
Área territorial: 27.767 Km²
Capital: Maceió

Principais cidades

Maceió: 936.314 hab.
Arapiraca: 210.521 hab.
Palmeira dos Índios: 72.564 hab.
Rio Largo: 67.797 hab.
União dos Palmares: 62.727 hab.
Penedo: 61.082 hab.
São Miguel dos Campos: 54.064 hab.

Principais atividades econômicas

A economia se baseia no turismo, agricultura, pecuária, indústria (química, açúcar e álcool, cimento, alimentícia, extração de sal-gema, gás natural e petróleo).
Além da cana-de-açúcar, outras culturas agrícolas de importância econômica são algodão, fumo, mandioca, milho e côco.​
See less See more
2
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 5023 Posts
Confira as mudanças no estacionamento da orla

Maceió 13:48 - 22/07/2009

Alterações começam a valer nos próximos quinze dias e afetam as praias de Pajuçara e Jatiúca

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, visando a cada vez mais a melhoria no trânsito da capital, modifica os horários e sentidos para a permissão de estacionamento dos carros nas Av. Sílvio Viana (antiga Av. Senador Robert Kennedy) e Av. Álvaro Otacílio, que compreende o percurso entre as praias de Pajuçara e Jatiúca.


A mudança, que entraria em vigor desde o final da semana passada, só começará a valer nos próximos quinze dias, após uma maior intensificação da divulgação das mudanças e afixação das placas orientando a proibição.

Pela medida, ficará proibido o estacionamento de veículos no sentido Jatiúca à Pajuçara das 6h às 18h, enquanto no sentido contrário, Pajuçara à Jatiúca, o estacionamento fica proibido das 17h às 22h. A proibição vale para todos os dias da semana.

Cerca de 35 mil panfletos foram distribuídos e agentes de trânsito estão percorrendo a orla orientando motoristas ainda desavisados.

Além da panfletagem, que já começou na semana passada, a SMTT também escalou sua equipe de educação no trânsito para orientar motoristas e pedestres.

http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=57757
See less See more
Verdade.

Foi uma cara de pau danada desse parlamentar.
Negócios
24/07/09 09:15
Secretário apresenta propostas para geração de renda no Trapichão​

Transformar o Trapichão num “Estádio Vivo”. Esta foi uma das propostas apresentadas e discutidas pelo secretário de Estado adjunto do Esporte, Jorge VI, em reunião na manhã desta quinta-feira (23), na sede da secretaria, com a equipe de técnicos do Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal), Secretaria de Estado da Infra-Estrutura (Seinfra) e a empresa responsável pelas obras de reforma do Estádio Rei Pelé.

A proposta do secretário visa ao melhor aproveitamento das áreas no entorno do Estádio Rei Pelé para a prática de esportes comunitários, bem como a geração de renda própria para o Trapichão. “O governo estadual destina R$ 120 mil por mês para a manutenção do estádio. É R$ 1,34 milhão por ano. Não se concebe que um Estado pobre como o nosso mantenha um espaço como este, que só funciona em dias de jogos, que são poucos”, ressaltou Jorge VI.

Estádio Vivo — O projeto, que está em formatação pela equipe da SEE, prevê a construção de quadras esportivas de cimento e campos de areia, salas para lutas (caratê, judô, jiu-jtsu, entre outras), utilizando todos os espaços físicos ociosos no entorno do Trapichão. “Vamos firmar parcerias com as federações para promover o esporte como ferramenta de inserção social para crianças e jovens desta região”, sugere o secretário, lembrando que a iniciativa faz parte de um projeto maior do governo do Estado para a massificação do esporte.

Jorge VI informou ainda que já conversou sobre essa iniciativa com o ministro do Esporte, Orlando Silva, que aprovou a idéia e pediu que fosse elaborado um projeto e encaminhado ao Ministério até setembro. “Nossa intenção também prevê a construção de um minishopping com lojinhas e praça de alimentação na parte em frente ao Hospital Geral do Estado (HGE) e a reestruturação do restaurante e do antigo hotel para servir de hospedagem para os parentes de pacientes internados no HGE e para os clubes visitantes em dias de jogo”, disse o secretário.

Memorial Rainha Marta — O estádio, que já tem o Museu do Esporte e o Hall da Fama como pontos de visitação, poderá contar também com o Memorial Rainha Marta, um monumento em homenagem à jogadora alagoana de Dois Riachos, três vezes escolhida como a Melhor do Mundo. “Sem dúvida este poderá ser o casamento perfeito. Pretendemos colocar juntos o Rei e a Rainha do futebol. Um atrativo imperdível para os turistas”, destacou Jorge VI.


http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=negocios&cod=4052
See less See more
23/07/09 16:29
Detran e grupo de teatro vão às ruas alertar motoqueiros​
A partir deste sábado (25) e até o final do mês de julho, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) vai realizar diversas atividades nas ruas, inclusive com apresentações teatrais, a fim de chamar a atenção de motociclistas para a importância de dirigir com segurança. As atividades começam no sábado, em Arapiraca, cidade que tem a maior concentração relativa de motoqueiros em Alagoas e uma das maiores do Brasil.

O Detran vai a Arapiraca com técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito (Edutran) e arte-educadores da Companhia Teatro da Meia-Noite, contratada pelo órgão para performances sobre trânsito. No sábado, pela manhã e à tarde, eles atuarão em sinais de trânsito da cidade, abordando motociclistas, pedestres e condutores de veículos, sempre com a temática das motos e os riscos de dirigir esse tipo de veículo sem as necessárias precauções.

Na segunda-feira (27), os técnicos do Detran e os arte-educadores do grupo teatral vão a ruas e praças do Centro de Maceió, para atividades com condutores de motos. Na terça (28), novamente o Centro e depois as ruas do Farol. Na quarta-feira, novas atividades serão realizadas no Centro, sempre voltadas para os motoqueiros. Na quinta-feira (30) os técnicos e arte-educadores estarão na região do Shopping Iguatemi e depois novamente no Centro de Maceió. O mesmo itinerário será percorrido na sexta-feira, dia 31, quando se encerra a campanha de trânsito seguro para condutores de motocicletas.

Estatísticas - A frota de motocicletas registrada no Detran de Alagoas até maio deste ano ultrapassava 96 mil veículos desse tipo, dos quais mais de 26 mil estão circulando em Maceió. Segundo dados do Hospital Geral do Estado (HGE), foram atendidas ali, no ano de 2008, 2.034 pessoas vítimas de acidentes de trânsito com motos. Desse total, 1.617 se acidentaram em Maceió e os outros 417 no interior. A maior incidência foi entre adultos jovens, com idade entre 25 e 34 anos.

De janeiro a abril deste ano, o HGE recebeu 839 vítimas de acidentes com motos — uma média de sete acidentados por dia. Desse total, 687 se acidentaram na capital e os outros 152 no interior do Estado.


por Agência Alagoas

http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=cidade&cod=8789
See less See more
Conjunto Cidade Sorriso deve ganhar escola de PVC/concreto
Secom/Maceió


O secretário municipal de Educação, Ricardo Valença, reuniu-se nesta quinta-feira (23) com o diretor de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, para discutir a construção de uma unidade escolar no Benedito Bentes II, visando atender aos moradores do Conjunto Cidade Sorriso.


A ideia é que a empresa construa outra unidade em PVC/concreto, com a mesma tecnologia empregada na Escola Mestre Izaldino, no Pontal da Barra, por meio de Parceria Público Privada (PPP). A relação transparente da empresa com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) mudou a realidade da comunidade do Pontal.


Tudo porque a escola passou a ser uma referência no bairro. É essa mesma transformação social que a Semed pretende provocar no Benedito Bentes II, já que a moradia já foi garantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS). O terreno para a construção está reservado.


Milton Pradines vê, na iniciativa, a possibilidade de a Braskem, mais uma vez, usar seu domínio da tecnologia e criar um novo espaço na comunidade. Ele lembrou que, desde o projeto da Escola Mestre Izaldino, o prefeito Cícero Almeida se tornou um entusiasta do projeto.


Na unidade a ser construída, a empresa visa iniciar um projeto piloto que envolva a reciclagem de material sólido e líquido. A iniciativa poderia, aos poucos, ser espalhada para outras unidades da rede. “Isso nos interessa e vamos evoluir . Para não nós, não há nenhum problema em realizar os projetos”, disse Pradines.


Para a Semed, a entrada da Braskem na construção da unidade terá uma grande repercussão na comunidade. No Conjunto Cidade Sorriso moram as famílias que foram transferidas dos barracos da orla lagunar. Por conta da falta de vagas nas escolas do bairro, a Semed está garantindo o transporte dos estudantes para as unidades do Vergel e Levada, onde foram matriculados.


A Braskem também garantiu a pintura e reparos do prédio da Escola Municipal Silvestre Péricles, no Pontal da Barra. A parceria da empresa com a Semed vai continuar para, no futuro, implicar em investimentos na Escola Nosso Lar I, na Levada. “Nossa meta é trabalhar de forma incisiva nas unidades em estado mais precário. Mas a demanda do Benedito Bentes é uma de nossas prioridades”, completou Valença


por Secom/Maceió

http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=educacao&cod=2291
See less See more
23/07/09 15:08
PF e IPHAN investigam crime contra patrimônio histórico-cultural de Piranhas​

Começou nesta quinta-feira (23) e segue até o próximo sábado (25), uma operação da Polícia Federal, em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, no município de Piranhas, que fica na região do baixo São Francisco. Só hoje já foram instaurados 20 inquéritos contra pessoas acusadas de descaracterizar as casas que foram tombadas pelo Ministério da Cultura.

De acordo com o delegado Janderlyer Gomes, que coordena a Delegacia de Combate aos Crimes Ambientais e Contra o Patrimônio Histórico, a operação já vinha sendo planejada com base nas informações repassadas pelo IPHAN, que tentou formalizar um compromisso com os proprietários das casas e empresários para que não houvesse a mudança da paisagem, mas não obteve êxito. “Instauramos 20 inquéritos e vamos ouvir pouco mais de 20 pessoas até amanhã e saber o porquê de elas terem mexido nesse patrimônio que é tombado pelo Instituto. Não se pode colocar ou tirar uma pedra sequer, sem a autorização legal”, explicou o delegado.

Ex-prefeito será ouvido nesta quinta-feira

O ex-prefeito de Piranhas, Inácio Loyola, será um das pessoas que prestará depoimento nesta tarde. Ele será questionado sobre a participação da Prefeitura na descaracterização das casas da cidade. “Os imóveis estão perdendo as configurações que os levaram a ser patrimônio histórico-cultural paisagístico. E houve, de alguma forma, a participação do administração municipal nesse sentindo. O ex-prefeito será ouvido, mas não será indiciado a princípio”, explicou Janderlyer Gomes.

Segundo a autoridade policial, depois de prontos, os depoimentos serão encaminhados à perícia da Polícia Federal, que voltará à cidade para fazer uma avaliação real dos imóveis, se há possibilidade de recomposição, para só então, a PF propor um acordo de reconstrução daquilo que perdeu as características originais do período colonial. “São fachadas, varandas, muros que remetem ao século XIX. Nenhum imóvel pode distoar da sua edificação original e só podemos perceber como as pessoas modificaram esse paisagismo, quando observamos a cidade de dentro do rio”, informou.

PF ocupa a delegacia da Polícia Civil

Os trabalhos estão sendo realizados na delegacia regional de Piranhas e contam com duas equipes da Polícia Federal e da chefe do setor técnico do IPHAN, Viviane de Oliveira.

Além de Inácio Loyola, também serão ouvidos moradores e empresário. “Eles serão ouvidos em termo de declarações, ninguém será indiciado nessa primeira etapa das investigações”, garantiu ele.

Na próxima segunda-feira (27), Janderlyer Gomes se reúne com a prefeita de Piranhas, Melina Freitas, na sede da PF, para traçar uma campanha educativa voltada para a defesa do patrimônio histórico-cultural da cidade.

Descaracterização é crime federal

Janderlyer Gomes também informou que, caso as pessoas envolvidas sejam indiciadas, elas poderão ser condenadas a pena de detenção que varia de um a três anos, mais pagamento de multa.

Elas poderão ser enquadradas no artigo 63 da Lei 9.605/98, que trata dos crimes contra o patrimônio histórico-cultural.

O que é o IPHAN

O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar a diversidade das contribuições dos diferentes elementos que compõem a sociedade brasileira e seus ecossistemas. Esta responsabilidade implica em preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, bem como assegurar a permanência e usufruto desses bens para a atual e as futuras gerações.


por Defender
http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=municipios&cod=4991
See less See more
Lagoas de Piaçabuçu são repovoadas​

08h19, 24 de julho de 2009

As lagoas Vargem Grande, Poço D’Água, Mãe D’Água e Taboa, situadas na zona rural do município de Piaçabuçu (AL), receberam nesta quinta-feira, 23 de julho, cerca de 400 mil alevinos de espécies nativas do rio São Francisco, beneficiando cerca de mil pescadores artesanais. A ação integra o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, desenvolvido em Alagoas pela 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Os espelhos d’água agora passam a contar com um incremento de espécies como matrinxã, curimatã-pacu e Piau, que irão proporcionar aos pescadores artesanais a retirada da alimentação familiar e a geração de renda proveniente da venda do pescado, motivo de comemoração para os principais beneficiados. “Sou pescador aposentado, mas como a renda não é grande, eu continuo a pescar. Nos últimos tempos, os peixes estavam desaparecendo da lagoa. Acredito que agora a pescaria melhore”, saudou Gileno Félix, 65 anos, e exercendo a profissão há mais de cinquenta anos.

José Nilton Santos, 35 anos, também comemorou o aumento na quantidade de peixes nas lagoas de Piaçabuçu. “Eu me criei nessas lagoas, pescando com meus pais. Quero é ver mais peixes para que possamos ter nosso sustento”, declarou. Ele ainda fez questão de reforçar que em sua família todos sobrevivem da pesca na lagoa e no Rio São Francisco, “inclusive as mulheres”, pontuou.

As crianças da Escola Municipal Moacir Andrade, no bairro da Paciência, ficaram agitadas assim que souberam que haveria a liberação de peixes nas logoas de Piaçabuçu. “Todos estavam ansiosos para ver os peixes ainda pequenininhos, mas como alguns tiveram mal comportamento durante a semana, eu tinha desistido de levá-los. No entanto, hoje de manhã, quando eles chegaram na escola, souberam que não viriam mais e começaram a chorar. A partir daí, nós avaliamos a importância de colocarmos em contato com o trabalho dos pais deles, já que a maioria são filhos de pescadores. O resultado foi bem produtivo, pois eles repassam em casa que se deve esperar esses peixes crescerem para poder pescá-los”, explicou Marinilde Fontana, professora do 2º ano do ensino fundamental.

O prefeito de Piaçabuçu, Dalmo Santana Júnior, agradeceu à Codevasf pela parceria. “Identificamos a necessidade de repovoar nossas lagoas para que a população que sobrevive da pesca não tivesse prejuizo. Assim, fizemos o pedido à Codevasf e fomos logo atendidos”, afirmou.

Já o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nelson de Azevedo, lembrou da importância das ações de peixamento para o desenvolvimento das cidades que integram o vale do São Francisco alagoano. “O repovoamento das bacias hidrográficas que integram o vale é um compromisso da Codevasf. Essa é a primeira vez que fazemos peixamento nas lagoas marginais de Piaçabuçu e já estamos satisfeitos com a possibilidade de gerar renda e garantir a sobrevivência dessa atividade social e culturalmente tão importante para a região como é a pesca artesanal”, declarou.

Os peixamentos de alevinos juvenis de espécies nativas são realizados pela Codevasf no curso do rio São Francisco, em lagoas marginais, açudes públicos e comunitários com o obejtivo de inclusão social do homem do campo. Essas ações são executadas a pedido do poder público ou de associações e cooperativa na região do vale do São Francisco alagoano, que é formada por quarenta e nove municípios, com uma população de mais de 1 milhão de habitantes em um território que corresponde a 53% do Estado.

Somente no ano de 2008, em ações da Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas, foram colocados nas águas do baixo São Francisco mais de 7 milhões de alevivos juvenis.

Fonte: Assessoria
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=69520
See less See more
Maceió - Contratos com OSCIPs​


09h38, 24 de julho de 2009



MPT estabelece multa para afastamento de Oscips

O município de Maceió mantém 740 prestadores de serviços na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contratados pela Tocqueville, Pontual e Cegep – Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs). Caso não apresente cronograma definitivo de afastamento desses irregulares e nomeação dos concursados, na audiência do próximo dia 12 de agosto, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas vai cobrar na Justiça a multa de R$ 370 mil (500 reais por trabalhador irregular) pelo descumprimento do termo de ajustamento de conduta. O prefeito Cícero Almeida será responsabilizado solidariamente pelo pagamento da dívida e também poderá responder por improbidade administrativa.

Segundo o procurador do Trabalho Rodrigo Alencar, chefe do MPT em Alagoas, o prazo dado para que o município afaste os 740 agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, contratados irregularmente, venceu a mais de um ano e meio. “O descumprimento do termo de ajustamento de conduta é motivo para ajuizamos ação de execução, mas estamos dando mais esse prazo (até 12 de agosto) para que o Ministério Público do Trabalho não seja taxado de intransigente. Estamos sendo mais que compreensivos para não prejudicar a população que precisa dos serviços”.

Durante audiência realizada nesta quinta-feira (23), a representante do município, Helga Maria Teixeira Cassiano, disse que no último concurso foram ofertadas 542 vagas para agentes de endemias e só 377 aprovados foram convocados, dos quais tomaram posse 342. Ela alega que os 200 restantes não foram chamados porque não há espaço físico nem estrutura para capacitar todo pessoal ao mesmo tempo.

O município informou ao procurador que, nesta quinta-feira, foi solicitada à Secretaria de Administração a nomeação de mais 50 agentes de endemias e que existe cronograma para as novas nomeações. A previsão é que a última turma seja nomeada até 22 de setembro próximo. Também foi dito que o município se equivocou ao ofertar apenas 542 vagas, porque para a atual estrutura a carência é de 900 cargos.


Fonte: Simoneide Araújo/Ascom MPT
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Macei%F3&vCod=69529
See less See more
Câmara aprova criação de duas novas secretarias
(24/07/2009 08:35)

Os 15 vereadores da Câmara Municipal de Maceió presentes à sessão de ontem (23), aprovaram por unanimidade a criação de mais duas secretarias municipais: a de Direitos Humanos, Defesa Comunitária e Cidadania (Semdisc) e de Economia Solidária e Qualificação Profissional (Semeq).

A Semdisc, que será comandada por Pedro Montenegro, terá como missão prestar assessoria às demais secretarias na formulação de políticas e diretrizes voltadas à promoção dos direitos humanos e da cidadania, da criança, do adolescente, do idoso e das minorias. A nova secretaria também terá a responsabilidade de traçar o Plano Municipal de Segurança Pública, além de, junto com o Estado, realizar policiamento comunitário na periferia de Maceió. A sua criação também atende a um dos requisitos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Já a Semeq, que terá a frente Arnóbio Cavalcante, terá por objetivo apoiar o trabalhador em suas necessidades de qualificação e requalificação profissional e de inserção no mercado de trabalho. Ela terá, ainda, por objetivo, planejar, controlar e avaliar os programas relacionados à economia solidária, além de fomentar a criação de projetos que garantam a renda e o trabalho, por meio do artesanato regional.

"Um destaque importante e que evidencia a oportunidade de criação da Semeq é a mudança constante do mercado de trabalho, em virtude de sua economia globalizada, fazendo com que os empregos oferecidos requeiram trabalhadores com habilidades profissionais diferenciadas", afirmou o prefeito Cícero Almeida.

Só precisam agora da sanção do prefeito Cícero Almeida.

por Redacão com assessoria
http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=politica&cod=5165
See less See more
Sebrae quer produtos alagoanos dos pequenos fornecedores nas gôndolas da rede Wal-Mart​

EMPREENDEDORISMO
24/07/2009 10:00h

Produtos orgânicos devem ganhar as gôndolas dos supermercados

Comprar produtos alagoanos dos pequenos fornecedores para ajudar a dinamizar a economia regional e fortalecer a produção local, cobrou veementemente o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, ao vice-presidente do Wal-Mart no Nordeste José Rafael Vasquez durante a apresentação dos novos investimentos da rede em Alagoas, nesta última quinta-feira, no Palácio República dos Palmares.

Marcos Vieira defendeu a aquisição de produtos agrícolas do próprio Estado como forma de contribuir para o fortalecimento do pequeno negócio além de possibilitar maior circulação de recursos nas diferentes regiões não ficando apenas concentrada nos grandes centros urbanos.

“É preciso ter mais produtos locais nas gôndolas das grandes redes de supermercados”, disse o superintendente do Sebrae Alagoas.

O vice-presidente do Wal-Mart no Nordeste José Rafael Vazques disse ser perfeitamente possível implementar essa política de compra junto aos pequenos fornecedores locais. Inclusive, declarou ele, a rede Wal-Mart possui um projeto denominado “Clube do Produtor” que atua nessa linha de fortalecimento do pequeno negócio ao incentivar a compra de fornecedor local. O Clube do Produtor já existe nos estados do Ceará, Sergipe e Bahia.

Vasquez disse ser defensor desse projeto e vai procurar trabalhar em parceria com Sebrae e Governo do Estado para implantar o Clube do Produtor em Alagoas. “É uma maneira de ajudar a gerar emprego e renda nas pequenas cidades e aumentar a renda dos agricultores”.

http://www.alagoasnegocios.com.br/conteudo/?vEditoria=Empreendedorismo&vCod=16739
See less See more
Cesmac lança pós em Hotelaria, Eventos e Lazer​

O setor de Turismo de Alagoas atravessa momento positivo de forte expansão. De acordo com o Governo do Estado, cerca de 30 novos empreendimentos hoteleiros serão inaugurados até o ano de 2010, enquanto o fluxo de turistas nos destinos turísticos alagoanos tem registrado incremento contínuo. De olho no crescimento do mercado local, que vai requisitar mão-de-obra cada vez mais especializada, o Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) está lançando uma pós-graduação em “Hotelaria, Eventos e Lazer”.

O curso é direcionado para hoteleiros, turismólogos e todos os profissionais com nível superior que pretendem se especializar na área de gestão de hotéis, eventos, lazer e alimentos e bebidas. Com carga horária de 405 horas/aula, o programa da pós-graduação prevê o estudo de disciplinas como: Gestão em Hospitalidade; Controladoria e Finanças em Hotelaria; Marketing na Hotelaria; Captação e Gestão de Eventos e Gerência de Hospedagem.

As inscrições para o curso já estão abertas e vão até o dia 19 de setembro. O resultado da seleção para o preenchimento das 45 vagas oferecidas será divulgado no dia 25 de setembro e as aulas começam no dia 16 de outubro. O valor do investimento mensal é de R$ 220, com desconto de 10% no valor das mensalidades pagas até a data de vencimento, a partir da 2ª parcela.

Para se candidatar a uma das vagas oferecidas é necessário apresentar o diploma do curso de graduação ou documento comprobatório da colação de grau ou declaração de provável concluinte, além da carteira de identidade, Curriculum Vitae e comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35. A autenticação das cópias dos documentos poderá ser feita sem ônus no local da inscrição.

Inscrições e matrículas podem ser feitas na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) do Cesmac, localizada na Rua Cônego Machado, S/N – Farol, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h e sábado, das 8h às 12h. Em domicílio com a R2 Consultoria & Negócios, empresa que presta serviço para a instituição sem qualquer ônus para os candidatos.

Mais informações: 82 3215-5029 ou 3215-5034 e ainda pela site: www.cesmac.com.br/pos. Ou na R2 Consultoria & Negócios Ltda – 9925-4311 / 8812-0056 / 3035-8657.

http://www.alagoasnegocios.com.br/conteudo/?vCod=16734
See less See more
Usina Caeté moderniza ambiente de TI com solução IBM​


Usina Caeté investe em novas tecnologias de TI

Para tornar o ambiente de tecnologia ainda mais eficiente e integrado, a Usina Caeté S/A, pertencente ao Grupo Carlos Lyra, implementa tecnologia BladeCenter da IBM, que inclui servidores com processadores Intel. A empresa também adquiriu três servidores com processadores IBM POWER 6 para suportar a infraestrutura de banco de dados. O projeto possibilita ganho de performance por watt consumido e maior controle do uso de energia. A solução ainda inclui sistemas de armazenamento (disco mid range) e softwares IBM para gerenciar as informações disponíveis no site de backup da empresa, além de ser flexível para a atualização de acordo com a necessidade de negócio do Grupo.

O projeto oferece maior inteligência e disponibilidade dos dados, o que também contribui para melhorar a produtividade dos profissionais da usina. A nova infraestrutura atende todas as unidades da companhia: três em Alagoas, duas em Minas Gerais e mais uma em fase de implantação em São Paulo.

http://www.alagoasnegocios.com.br/conteudo/?vEditoria=Agroneg%F3cios&vCod=16684
See less See more
Dados apontam redução de quase 15% no índice de criminalidade em Alagoas​

Redação • 24 de julho de 2009

“Estamos fazendo uma gestão de resultados de forma transparente e seguindo os padrões internacionais; e graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido na área de segurança pública temos a expectativa de reduzir cada vez mais o índice de homicídios no Estado”, afirmou o diretor Geral de Políticas da Secretaria de Estado da Defesa Social, Romildo Albuquerque, durante reunião ocorrida nesta quinta-feira (23) com o ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Antanas Mockus. Na ocasião, foi feita uma apresentação dos dados estatísticos da violência em Alagoas referente ao primeiro semestre deste ano, que apontou uma redução geral de quase 15% no índice de criminalidade em Alagoas. De acordo com as estatísticas da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), nos seis primeiros meses deste ano houve uma redução de 14,7%, com o registro de 956 homicídios contra 1.121 do ano passado. Quando os números são destrinchados por região, Maceió se destaca pela maior redução: de janeiro a junho deste ano aconteceram 414 homicídios, enquanto no ano passado esse número foi de 585, representando uma queda de 29,2%.

Na região metropolitana, também houve uma queda de 8,5%, com o registro de 97 homicídios este ano contra 106 do ano passado. No interior do Estado, os números se mantiveram estáveis; de janeiro a junho deste ano, houve um pequeno acréscimo de 3,5%. No ano passado, no primeiro semestre, foram registrados 69 homicídios; neste ano já foram contabilizados 72.

Com relação aos homícídios envolvendo crianças e adolescentes, o diretor Geral de Políticas confirmou que houve, no primeiro semestre, uma redução no índice de vítimas na faixa etária de 0 a 11 anos e de 12 a 17 anos. Em 2008, foram registradas 6 mortes na faixa até 11 anos e 83 casos até 12 anos. No total do ano passado, foram 10 (até 11 anos) e 176 homicídios (até 17 anos). Nos primeiros seis meses deste ano, os números foram de 4 e 79 mortes, respectivamente.

“Apesar do avanço do tráfico de drogas, que é o causador de 80% dos homicídios praticados contra jovens - principalmente do sexo masculino -, as estatísticas mostram que, até agora, também houve uma redução no número de homicídios envolvendo crianças e adolescentes”, afirmou Romildo Albuquerque, acrescentando que o atual governo reconhece que a violência não deve ser combatida apenas com ação policial repressiva, mas também com políticas públicas.”, disse.

No encontro, Antanas Mockus - que trabalha na disseminação de uma Cultura Cidadã - reafirmou a sua tese de valorização da vida humana, a partir de uma conscientização da sociedade, que “quer ver a redução da impunidade social a fim de amenizar a violência. Segundo o ex-prefeito de Bogotá, a impunidade nos seus mais variados tipos alimenta a criminalidade, principalmente, o narcotráfico.

Mosael Henrique - Agência Alagoas
http://revistamunicipal-al.com.br/?p=7432
See less See more
Bom, pelo menos os números não estão aumentando. Já é um começo.
Coloquei algumas fotos que tirei recentemente do nosso Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares no thread Aeroportos do Brasil.

Dêem uma olhada e comentem!!!

Abraços a todos.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=248653&page=25
See less See more
Sima moderniza sistema de iluminação em Cruz das Almas

Secom/Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), vem realizando obras para melhorar o potencial de iluminação no bairro de Cruz das Almas. Os trabalhos estão sendo realizados desde a semana passada, com as equipes do órgão instalando novos equipamentos que melhoram a qualidade da iluminação e propiciam mais segurança aos moradores da região.


As equipes da Sima concentram os trabalhos na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, onde irão retirar 14 postes com 23 metros de altura. Novos equipamentos já estão instalados no local e, além de aumentarem o potencial de iluminação, são mais econômicos e resistentes.


Segundo o superintendente da Sima, Max Trindade, essa ação em Cruz das Almas é uma das prioridades no órgão. Assim como vem acontecendo em outras regiões da capital, o bairro já conta com novas lâmpadas e luminárias que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores, pois geram mais comodidade e segurança.


O bairro de Cruz das Almas já conta com um sistema de iluminação dotado de luminárias fechadas completas. Além disso, também foram instaladas lâmpadas de vapor sódio com 400 watts de potência. Os trabalhos para melhorar o potencial de iluminação em Cruz das Almas prosseguirão durante todo o mês.


DISK LUZ


A Sima vem orientando a população para que, em caso de sugestão ou informação sobre o sistema de iluminação pública da capital, entre em contato com o órgão por meio do Disk Luz, pelo telefone 0800-727-7173. A eficiência no atendimento e a rápida solução das solicitações feitas têm sido importantes para que a confiança da população no serviço aumente ainda mais.


Por meio dele, o maceioense pode efetuar, de forma gratuita, sua solicitação referente ao parque de iluminação da capital. O Disk Luz registra, desde ligações referentes a postes com defeitos, até informações de danos cometidos contra equipamentos da rede de iluminação (lâmpadas, pétalas, cabos, entre outros).

Fonte: http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=cidade&cod=8797
Muito boa a notícia!
Gostei bastante da troca dos postes que fizeram na Praia do Sobral. Ficou muito melhor do que a iluminação anterior.
See less See more
Wal-Mart faz seleção para emprego​



Após confirmar abertura de cinco novas unidades do grupo
em Alagoas, empresa oferece 145 vagas de trabalho


Um dia após confirmar investimentos de R$ 90 milhões em Alagoas, com a abertura de cinco novas unidades, sendo três lojas da rede Todo Dia de supermercados e duas da bandeira Maxxi Atacado – uma em Maceió e outra em Arapiraca – , o grupo americano Wal-Mart já está realizando uma seleção para o preenchimento de 145 vagas de emprego, exatamente para os novos empreendimentos que devem começar a operar ainda este ano.

O processo seletivo está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, responsável pela captação das vagas. O acordo entre o Executivo estadual e a empresa varejista foi firmado durante audiência do governador Teotonio Vilela e o vice-presidente do Wal-Mart no Nordeste, José Rafael Vasquez, na tarde da última quinta-feira, na sede do governo.

Os candidatos que forem selecionados para as vagas vão ser contratados para pesquisador, cartazista, fiscal de caixa, conferente, operador de caixa, serviços gerias, vendedor interno, auxiliar de televendas e operadores, entre outras funções para 17 áreas de atuação, informa o diretor do Sine, Flaviano Calaça.

http://www.ojornal-al.com.br/
See less See more
Alagoas reduz mortalidade infantil​
09h54, 25 de julho de 2009

Alagoas teve uma redução de 35,85% na mortalidade infantil no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2008. Apesar do Estado ainda liderar o ranking nacional na taxa de mortalidade infantil, o trabalho integrado entre os governos federal, estadual e municipal já rendeu um saldo positivo: 161 crianças alagoanas tiveram o direito à vida.

Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e foram obtidos por meio do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) das secretarias dos 102 municípios alagoanos. Os números foram computados após serem comparados com o índice de óbitos registrado no mesmo período de 2008, que apontam que 610 crianças morreram antes de completar um ano de vida. Somente este ano, no período de janeiro a junho, foram notificados 449 óbitos.

Em 21 dos 102 municípios alagoanos não foi registrada nenhuma morte de janeiro a junho deste ano, como, por exemplo, o município de Paulo Jacinto, que no primeiro semestre de 2008 ocorreu a morte de uma criança e nos seis primeiros meses deste ano, não foi registrado nenhuma óbito nesta faixa etária.

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde, a mortalidade infantil pode ser calculada pelo método direto, utilizando-se os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc). Ou pelo método indireto, realização de estimativas por técnicas demográficas especiais, realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que podem oferecer boa aproximação da probabilidade de morte no primeiro ano de vida

Alagoas é um dos 19 estados em que o Ministério da Saúde analisa a taxa de mortalidade infantil pelo método indireto (IBGE). Apenas nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santana Catarina, Rio Grandes do Sul, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal utilizam o cálculo pelos dados do SIM e do Sinasc.

“As ações desenvolvidas pela equipe técnica da Sesau em parceria com os municípios, visando reduzir a mortalidade infantil em Alagoas, já começaram a surtir efeito positivo, como por exemplo, a implantação do Promater, programa que visa incrementar o atendimento nas unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) e Cuidados Intermediários (UCI´s) neonatais, com o objetivo de melhorar e ampliar a quantidade de leitos e o atendimento materno e infantil”, afirmou o secretário da Saúde, Herbert Motta.

Para ele, mesmo diante desta realidade positiva, ainda há muito para ser feito e, para isso, a integração entre o governo do Estado e os municípios é fundamental para o desenvolvimento de uma política de atenção básica e de vigilância em saúde eficiente.

A diretora de Atenção Básica, Myrna Pimentel, destacou que a redução da mortalidade nesses municípios se deve também à cobertura vacinal, o apoio, estímulo e proteção ao aleitamento materno, instalação do Comitê Estadual de Redução da Mortalidade Materna e Infantil, a ampliação do Programa Saúde da Família e implantação do Programa de Triagem Neonatal.

Ela ressaltou, ainda, a criação do Fórum Viva Vida, que tem percorrido as microrregiões de saúde para sensibilizar gestores, médicos, enfermeiros e agentes comunitários a se engajarem na luta para a redução da mortalidade infantil. “Até 2010, a meta do governo do Estado é reduzir em 10% o índice”, completou.

Fonte: Assessoria
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Sa%FAde&vCod=69591
See less See more
^^

Tomara que fique cada vez menor o número de óbitos.

Isso já daria uma boa levantada no IDH do Estado.
^^
^^
Quase toda semana passa Maceió na previsão do tempo do Bom Dia Brasil.

Gostei! :)
1 - 20 of 5023 Posts
Status
Not open for further replies.
Top