Evento incentiva inserção de empresas de Alagoas no mercado externo
Programação continua até a próxima quarta-feira, no Centro de Convenções
Débora de Brito
Com o apoio do Governo de Alagoas, foi iniciado nesta segunda-feira, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o Seminário de Promoção às Exportações (Sempex), uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).
Palestras, rodada de negócios e troca de experiências fazem parte da programação desta terça (18) e quarta-feira (19), quando os principais especialistas em comércio exterior estarão reunidos com o objetivo de criar um ambiente propício à inserção de empresas alagoanas no mercado externo, especialmente as micro e pequenas empresas.
Durante a cerimônia de abertura do Sempex, ocorreu a assinatura do convênio entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), a Fiea e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex/Brasil).
O documento garante o desenvolvimento do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) em Alagoas, que nasce com a missão de incrementar as empresas através de acompanhamentos técnico-gerenciais e tecnológicos para torná-las mais competitivas para o mercado externo. O convênio foi assinado pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes.
O secretário destacou que desde o início do governo, em 2007, o governador Teotonio Vilela Filho orientou a realização de parcerias com as instituições, “trabalhar em sinergia para alcançar o desenvolvimento econômico”. Em relação ao mercado externo, a pauta do estado de Alagoas ainda é focada em sua maior parte pelo setor sucroalcooleiro, considerado um setor forte, mas, de acordo com Luiz Otavio Gomes, nos últimos anos há uma diversificação que registra a presença de outros setores, como o químico e plástico.
O secretário lembrou aos empresários presentes o empenho do governador na criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), onde serão instaladas apenas empresas exportadoras e sob benefícios governamentais. “Alagoas está à frente de outros Estados, possuímos uma área na
cidade de Murici”, afirmou.
A abertura do Sempex contou com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, que destacou algumas “preocupações” quanto ao setor, especialmente porque o “mundo sofre grande retração, aproximadamente 10%, sendo a indústria o setor mais penalizado”. Armando também destacou a necessidade do Brasil colocar em discussão novamente a Agenda Brasil, que identifica principais problemas do setor como alta carga tributária, alto custo de produção, burocracia, transporte, entre outros.
Segundo o presidente da CNI, o Brasil possui poucas empresas de pequeno porte negociando no mercado externo, e isto é um grande desafio para o país, “ampliar a participação dessas empresas e prepará-las para o novo ambiente pós-crise, ambiente de grande competição”.
O anfitrião do Sempex e presidente da Fiea, José Carlos Lyra, afirmou que eventos como esse contribuem para o esclarecimento e incentivo à cultura exportadora, especialmente nas pequenas empresas. Ele também destacou a necessidade do país consolidar a cultura exportadora entre o setor produtivo e garantir espaço dos produtos brasileiros no mercado exterior. Em Alagoas, de acordo com o presidente da Fiea, são desenvolvidas ações em parceria com as instituições do Estado, como na área de fruticultura; de confecções e na capacitação e acompanhamento empresarial, este com apoio da Sedec.
Representando a Apex/Brasil, o diretor de Negócios Maurício Borges apresentou o funcionamento do Peiex e seus benefícios presentes em nove Estados brasileiros. Serão beneficiadas 140 empresas alagoanas, com investimento de R$ 315 mil. O governo federal estava representado pelo secretário-adjunto de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústrias e Comércio Exterior, Fábio Farias.
http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia.kmf?cod=8801823&indice=20