SkyscraperCity Forum banner

Guerreiro das Alagoas Notícias

504439 Views 5022 Replies 92 Participants Last post by  Tito
2
GUERREIRO DAS ALAGOAS NOTÍCIAS







Dados sobre Alagoas

População: 3.156.108 (IBGE 2009)
Número de Municípios: 102
Área territorial: 27.767 Km²
Capital: Maceió

Principais cidades

Maceió: 936.314 hab.
Arapiraca: 210.521 hab.
Palmeira dos Índios: 72.564 hab.
Rio Largo: 67.797 hab.
União dos Palmares: 62.727 hab.
Penedo: 61.082 hab.
São Miguel dos Campos: 54.064 hab.

Principais atividades econômicas

A economia se baseia no turismo, agricultura, pecuária, indústria (química, açúcar e álcool, cimento, alimentícia, extração de sal-gema, gás natural e petróleo).
Além da cana-de-açúcar, outras culturas agrícolas de importância econômica são algodão, fumo, mandioca, milho e côco.​
See less See more
Status
Not open for further replies.
41 - 60 of 5023 Posts
É verdade Luiz, o Rodas tá enrolando muito com essa expansão, pelo que soube sobre a paralisação das obras é que pararam por conta das chuvas e que só retornariam a obra no 4º trimestre do ano e a inauguração seria em meados de maio/2010 ¬¬
Acho que esse Rodas já "se queimou" bastante com essa demora na ampliação do Iguatemi. Revelou falta de profissionalismo para com a população, bem como para com os lojistas (conheço a responsável pelas expansões da Renner, que me disse estar irritada com a demora da chegada da empresa a Maceió, por conta dos atrasos no Iguatemi).

Ouvi dizer que esse Robson Rodas tem pretensões políticas.
O meu voto ele não ganha nem pra síndico!!!!!!!! :eek:hno:

Já basta de gente incompetente na política de Alagoas.
^^
Graças a Deus que o CRB permaneceu na série C. Ali é outro lugar que precisa de uma limpeza. Chega de gente incompetente no CRB!!!!!

E, agora, é torcer para o ASA subir pra série B!!!!

:)
03/08/09 10:08
Governador faz abertura oficial na segunda, com a ginasta Daniele Hypólito​

Iniciados nesta sexta-feira (31), no Cepa, os Jogos Estudantis de Alagoas – Jeal / Olimpíadas Escolares 2009 – Etapa Estadual, prosseguem até o próximo dia 9 em Maceió, envolvendo mais de 2.600 atletas alunos de escolas particulares e da rede pública de ensino da capital e do interior, disputando nas modalidades de atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, voleibol, queimado e ginástica rítmica. Esta etapa servirá para selecionar as unidades escolares que representarão Alagoas nas Olimpíadas Escolares/2009 – Etapa Nacional.

A abertura oficial do Jeal será realizada na segunda-feira (3), às 16h, na quadra do ginásio do CDR – do Centro Educacional e de Pesquisa Aplicada (Cepa), com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e da convidada especial Daniele Hipólyto, ginasta medalhista da equipe olímpica brasileira.

Segundo o secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, esses jogos serão marcados com um dos mais atraentes e competitivos da história. “A intenção do governo do Estado é de resgatar o JEAL que está recebendo muito apoio pra isso. A sociedade, e os desportistas, em especial, também querem isso. Vamos trazer as famílias pra torcerem durante as competições, porque durante toda essa semana o JEAL será uma opção de entretenimento para todos”, disse o secretário ressaltando que o governo de Alagoas está garantindo todas as condições para a realização desses jogos.

No encerramento dos Jogos Estudantis, o ex-atleta olímpico Claudinei Quirino, melhor velocista brasileiro, que estará em Maceió participando Circuito Caixa de Maratoninha, promoverá palestra no ginásio do Colégio Anchieta, no dia 7 de agosto às 9h, e uma oficina na pista de atletismo do Cepa durante a competição de atletismo do Jeal, no dia 8 às 9h.


por Jornal Alagoas em Tempo
http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=esportes&cod=5597
See less See more
:lol::lol: Pra alegria da maior torcida de Alagoas o Galo não caiu, e em 2011 estaremos na segundona.

E o CSA, com a terceira maior torcida do estado atrás da do galo e da torcida do Asa, não tem nem com quê se preocupar já que do chão não passa (série D). :bash: :lol::lol: Brincadeiras a parte torço sempre pra que os representantes alagoanos se dêem bem nos campeonatos nacionais.
kkkkkkkkk, assino embaixo, Luiz alberto!!! :lol:
Rede Novo Tempo em Alagoas

Maceió e interior de Alagoas devem receber o sinal da Rede Novo Tempo através do canal 16 UHF. No dia 13 de julho foi firmada uma parceria entre as fundações Colombo e Setorial, o que garante,em contrato de afiliação, que a programação gerada pela Novo Tempo em São Paulo seja retransmitida para Alagoas em tevê aberta. A afiliada TV Farol tem a torre mais alta da capital e um potente transmissor importado. Inicialmente o telespectador acompanhará a programação da Novo Tempo 24h por dia, e assim que a geradora comece a produzir programas locais, o tempo da programação via satélite será reduzido, podendo ficar exclusivamente das 20h as 22h, de domingo a domingo, horário nobre.

http://www.novotempo.org.br/rede/?tag=maceio

Infelizmente será mais um veículo a serviço de políticos como quase todos os existentes em Alagoas.




Maceió precisa de filiais da Band e Rede TV.

Essa Novo Tempo é Católica/Evangélica???
Que TV Farol é essa??? Onde é essa torre??? Mais alta do que a da TV Gazeta???
^^
Não acho que aquelas torres ali perto do Iguatemi sejam mais altas do que a da TV Gazeta...
^^
Até que enfim mesmo!!!!!

Ele (o prefeito) dá a desculpa de que a burocracia é grande, mas demorar 4 anos e meio, pra mim, já é demais!!!!!!!!!
Sobre os índices no aeroporto, poderiam estar bem melhores. Detesto essas matérias "pagas" pelo Governo, pra dizer que houve "crescimento" no movimento, quando está na cara que houve um decréscimo. Os dados estão aí pra comprovar!!!! Houve um crescimento ínfimo no NACIONAL, mas o movimento internacional anda numa queda absurda!!!

Mais ridículo ainda é o Sec. de Turismo afirmar que não tem problema em Maceió perder passageiros internacionais, pois esses chegam ao Estado em voos domésticos, depois de entrar no Brasil por outros portões de chegada. Ele tem é de conseguir voos regulares internacionais pra Maceió, que já tem condições, sim, de manter ao menos uma ou duas frequências regulares para a Europa. Afinal de contas, não são apenas os estrangeiros que precisam chegar por aqui. Os alagoanos precisam ter opções de voos diretos para o exterior também. Alagoas precisa se internacionalizar mais. Se a demanda local é pequena, como alguns acreditam, ela aumenta com a chegada de um voo como esse. O volume de investimentos também!!! Um voo internacional com, pelo menos, duas ou três frequências semanais, geraria demanda e agregaria valor ao Estado. Maceió e o Estado de Alagoas ficariam mais "conectados" ao mundo e seriam mais interessantes para investimentos externos. A probabilidade de Maceió receber feiras e congressos internacionais, por exemplo, aumentaria bastante. Mas o governo parece achar que não é por aí...enquanto isso, vemos cidades menores que Maceió, como Natal e Florianópolis, cada vez mais ricas e mais conhecidas no exterior (não me esqueço da minha surpresa ao ver, num jornal da Finlândia, o nome de Natal na página da previsão do tempo das principais cidades do exterior, junto com Rio de Janeiro, Nova York e Tóquio, por exemplo).

Fora isso, custa aceitar esse "crescimento igual à média brasileira", quando há muitas outras cidades brasileiras com aeroportos registrando crescimento bem acima dos 5% em relação ao ano anterior, mesmo com a crise mundial.

Ainda há muito o que buscar...
See less See more
Consórcio de empresas vai desativar o Lixão de Mangabeiras​

Redação • 11 de agosto de 2009

O consórcio de empresas responsável pela construção do aterro sanitário de Maceió também fará a desativação do lixão de Cruz das Almas. O processo será feito de forma gradativa e obedece a uma das cláusulas do contrato firmado entre a Prefeitura e o consórcio. Uma das primeiras medidas a serem tomadas será o cercamento e a iluminação de toda a área em torno do lixão. Em seguida serão recuperadas duas vias de acesso ao local, que futuramente será transformado numa área de lazer, com praça e mirante. :banana:

Com a primeira célula do aterro sanitário construída, as empresas darão início à compactação do lixo com argila. Também faz parte do processo de desativação a drenagem do gás que se forma com o acúmulo de lixo. Outra etapa importante será o pré-tratamento do chorume, que continuará sendo monitorado, mesmo com o fim das atividades no local.

O contrato prevê ainda o monitoramento das águas e a plantação de gramíneas em toda a extensão do terreno”, revela o assessor técnico da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), Alder Flores. “Todo o local será recuperado para que a Prefeitura possa construir um mirante no local”, completa.

Outra preocupação do município é quanto às pessoas que hoje vivem do próprio lixão. Segundo Alder Flores, já foi feito um cadastramento das 320 pessoas que vivem no local, totalizando 320 pessoas. “Durante esse cadastramento constatamos que muitas pessoas possuem qualificação profissional para diversos trabalhos. São pedreiros, marceneiros e eletricistas, que poderão trabalhar inclusive na obra do aterro sanitário”, destaca o assessor da Slum.

AÇÃO SOCIAL - A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também já vem colocando em prática um plano de ações para acabar com o trabalho de crianças na região do lixão.

De acordo com a diretora de proteção social especial da Semas, Bia Quirino, equipes da secretaria estão diariamente no lixão para acompanhar as ações de programas como o Peti, por exemplo, que busca a erradicação do trabalho infantil.

Ainda segundo ela, os adultos estão sendo encaminhados para cursos de capacitação e geração de renda, como alternativa para a realização de outros tipos de trabalho além da catação de lixo.

Portal de Maceió
See less See more
Tem uma Sodiler/Laselva no Iguatemi.

Outras livrarias maiores existem na Ponta Verde e no Farol.

Por falar nisso, sonho com a chegada de uma livraria como a Cultura, a FNAC ou a Travessa na capital alagoana.
Almeida anuncia construção de novo viaduto em Maceió​

Segundo prefeito, obra está orçada em R$ 4,5 milhões e deve ser construída com recursos próprios

:banana:


O prefeito Cícero Almeida anunciou a construção de mais um viaduto em Maceió. Durante solenidade de assinatura de ordens de construção de casas, na manhã desta sexta-feira (14), Almeida detalhou que a obra do viaduto custará em torno de R$ 4,5 milhões e deve ligar o conjunto Benedito Bentes ao Salvador Lyra.

De acordo com o prefeito, o objetivo do viaduto é facilitar o acesso ao novo shopping, o Pátio Maceió, que deve estar pronto em novembro deste ano, segundo Cícero Almeida. “Com a inauguração do shopping, o fluxo de veículos e pedestres deve aumentar. Para evitarmos congestionamento, resolvemos criar esse viaduto”, explicou Almeida.

Segundo o prefeito, o início da construção está previsto para 2009, com entrega para 2010 e, apesar de ser feito com recursos próprios, Almeida afirmou que tentará criar parcerias com os empresários que se instalarão no Pátio.


http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=183073
See less See more
^^
Ali é um lugar ideal pra ele fazer um viaduto decente, como este aqui de Brasília (não estou falando das pistas duplas, mas de um viaduto que tenha as devidas alças viárias):




Tomara que faça uma obra melhor do que as que fez em Mangabeiras e no Farol (que não ficaram lá essas coisas...). Só a passagem de nível não servirá pra muita coisa.
See less See more
Deverá ser assim:
Sai da Estação Central, vai pela Buarque de Macedo até aquela marginal do Salgadinho, segue pela Av. Cid Scala (bairro do Poço) e pela rua que passa entre a Gustavo Paiva e a D. Constança até o shopping.
Parabéns pra o ASA de Arapiraca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Conquistou o direito de disputar a "poderosa" Série B em 2010!!!!!!!!!! :)
65 navios no Porto de Maceió na próxima temporada turística (de novembro a abril).

Que coisa maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!

:)

Nossa cidade estará, seguramente, entre as 5 ou 7 cidades com mais movimento de transatlânticos no litoral brasileiro. Terminal de passageiros já para o Porto de Maceió!!!!!!!!

Ah! Aqui está a matéria que fala sobre o número de navios na cidade:



ECONOMIA


Temporada de navios terá o dobro
de transatlânticos este ano


Secretaria Municipal de Turismo confirma
a chegada de 65 embarcações


Patrycia Monteiro
Repórter

Os navios vão tomar conta da paisagem de Maceió na próxima alta temporada turística. A partir de novembro, até abril de 2010, exatos 65 cruzeiros marítimos vão atracar no Porto de Maceió, trazendo cerca 180 mil turistas . O número de embarcações é quase o dobro do registrado no último verão.

Embora o tempo médio de permanência dos turistas vindos de navio para Maceió seja de apenas cinco horas, a Secretaria Municipal de Turismo garante que o segmento incrementa os negócios de vários empreendedores. “Há estudos que apontam que esses turistas gastam em média R$ 300 per capita nas cidades que visitam. Eles contratam passeios, visitam pontos turísticos, vão a restaurantes e compram souvenires”, contabiliza a secretária Cláudia Pessôa.

Segundo ela, além do dinheiro que circula na nossa economia, o turismo marítimo é uma ótima oportunidade de divulgação para os roteiros alagoanos. “Muitos turistas se encantam pela beleza da cidade e voltam para conhecer melhor o nosso potencial em outra temporada. Consideramos este um investimento para o futuro”, diz.

. . .

Leia a reportagem completa na
edição de hoje de O JORNAL​

http://www.ojornal-al.com.br/
See less See more
07:40 - 18/08/2009
Transferência dos feirantes por causa do VLT é retomada​

Vendedores de banana já tem novo local para ir
Elaine Rodrigues

Vai ser retomada hoje a transferência de feirantes por causa das obras do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT. Os vendedores de banana, que não aceitaram o local definido pela Secretaria Municipal de Abastecimento, já tem um novo local.

De acordo com o secretário, Carlos Ronalsa, eles seguem para uma área próxima a um estacionamento, entre o Mercado e a antiga Ceasa. A definição saiu depois de algumas conversas com os ambulantes, que não aceitaram o local anterior por conta de alagamentos.

"Quando chove fica tudo cheio. A água sobe e as bananas, que ficam guardadas na banca, vão acabar se estragando. Não podemos ficar no prejuízo", contou ontem, Maria Quitéria.

O secretário lembrou que as transferências devem ser feitas, mas eles estão fazendo o trabalho com acordos e negociações, para que os feirantes não tenham que ser retirados à força.

Da Feira do Passarinho outros 156 ambulantes devem ser transferidos e, ao todo, a expectativa é de que, até o fim do mês, cerca de 320 ambulantes sejam atingidos com a medida.



© copyright Sistema Pajuçara de Comunicação. Todos os direitos reservados
http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=60793#
See less See more
Porto de Maceió deve receber 190 mil turistas na temporada 2009/2010; alta de mais de 50% ante 2008​

18/08/2009 17:19h

Ricardo Penha

Temporada de cruzeiros traz milhares de turistas a Maceió

A previsão para a temporada 2009/2010 é 65 cruzeiros marítimos atraquem no Porto de Maceió, trazendo à cidade mais de 190 mil visitantes, entre passageiros e tripulantes, a partir de novembro. Na temporada 2008/2009, a capital alagoana recebeu 33 navios, representando um crescimento de mais de 50% no número de embarcações.

Visando oferecer uma melhor logística para receber os turistas, a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo, Indústria e Comércio (Semptur) está promovendo reuniões com as agências de receptivos e outros órgãos da Prefeitura para desenvolver ações conjuntas entre o setor público e privado.

“Um dia que o turista de cruzeiro fica em Maceió movimenta a economia da cidade. São taxistas, artesãos, restaurantes, agências de receptivos que vendem algum produto ao visitante, que gasta, em média, R$ 300. Com o aumento do fluxo de pessoas, é necessário planejar e ordenar, por exemplo, o trânsito e toda a logística, para não prejudicar a dinâmica da cidade”, explica a secretária da Semptur, Claudia Pessôa.

Além dos navios, tem a alta temporada do verão e as férias. Todo ano, nesse período, a taxa de ocupação da hotelaria fica entre 90% e 100%. Segundo a secretária Claudia Pessôa, a Semptur, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e outras entidades do setor continuam trabalhando para aumentar o fluxo de turistas para o verão.

Uma das ações conjuntas para este mês é a 13ª Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (Avirrp). São mais de dois mil agentes de viagem que vão dançar ao ritmo do forro pé de serra em um jantar que será oferecido em parceria com a operadora TAM Viagens, para os agentes.

“No primeiro semestre deste ano, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares recebeu 489.941 passageiros em voos nacionais. Isso significa um aumento de 0,6% em relação ao mesmo período de 2008, que teve 486.738 passageiros. A hotelaria também teve melhor ocupação dos últimos tempos. Com certeza, este verão promete aquecer a economia de Maceió”, disse Claudia.

http://www.alagoasnegocios.com.br/conteudo/?vEditoria=Turismo&vCod=17914
See less See more
Está proibido o Abraço da Paz, nas igrejas católicas de Alagoas, por causa da Gripe A​

A Arquidiocese de Maceió distribuiu nota à imprensa, nesta terça-feira (18), a respeito de normas que serão respeitadas nas celebrações litúrgicas, a partir de agora, para prevenir a disseminação da Gripe A (H1N1). A nota foi enviada pelo Padre Eduardo Tadeu Lopes da Silva, coordenador da Pastoral da Comunicação e faz parte de uma decisão tomada pelos Arcebispos e Bispos do Regional Nordeste 2, que envolve os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas e visa alertar os fiéis sobre o comportamento que deve ser adotado.


NOTA AOS FIÉIS

Oe Arcebispos e Bispos do Regional Nordeste 2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), na reunião do Conselho Episcopal, em Petrolina (PE), no dia 12 de agosto deste ano, tendo em vista o compromisso com a defesa da vida, dom maior de Deus, a responsabilidade de todos na promoção do bem comum, decidiram algumas medidas de prevenção da Gripe A (h1N1), a serem adotadas nas suas respectivas Dioceses.

1. Os fiéis que apresentarem sintomas de gripe devem evitar o comparecimento aos encontros da Paróquia, (Missas, reuniões), mesmo em dia de domingo, devendo procurar o quanto antes a unidade de saúde mais próximas para um diagnóstico seguro sobre o tipo de gripe ou resfriado que têm. Eles poderão sempre unir-se à celebração da Santa Missa através do Rádio ou da Televisão. Igual cuidado devem ter os pais, com relação à crianças da Catequese.

2. Cuide-se, na medida do possível, que as igrejas e locais de celebração e de reuniões estejam bem arejados, com janelas e portas abertas.

3. Os Celebrantes e os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, antes da celebração, devem lavar cuidadosamente as mãos e, imediatamente antes da distribuição da Santa Comunhão, lavar as mãos com o álcool gel, que deverá ser utilizado novamente após a distribuição da Eucaristia.

4. Não se deve receber a Sagrada Hóstia diretamente sobre a língua, mas somente na palma da própria mão. O fiel deve imediatamente levar a partícula à própria boca, comungando na frente do Sacerdote ou Ministro.

5. Igualmente, não se distribua a Sagrada Comunhão sob as duas espécies, não permitindo que o fiel, uma vez recebida a Hóstia, a molhe no Cálice, nem entregando ao fiel a Hóstia previamente molhada no Precioso Sangue.

6. Sejam omitidos, nas celebrações, o abraço da paz e as orações de mãos dadas.

7. Até segunda ordem, não devem ser enchidas as pias de água benta, nas entradas das igrejas. As pessoas que desejarem, peçam ao Sacerdote para benzer a água, que utilizarão, em particular, nas próprias casas.

por Alagoas em Tempo Real
http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=eventos&cod=1124
Aqui em Brasília também já está proibido, há mais de um mês.

:eek:kay:
Sempma retira coqueiros que oferecem risco na orla marítima

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) iniciou a primeira etapa da retirada de coqueiros que apresentam riscos de tombamento e dificuldades de manutenção na orla de Maceió. Nessa etapa, devem ser cortados 51 coqueiros no trecho entre o Alagoinhas e Jatiúca.

“Já foi feita uma vistoria e todos apresentaram o risco 1, que é o maior, portanto, terão que ser suprimidos. O objetivo desse trabalho, é a segurança dos banhistas, dos comerciantes, de todos os freqüentadores”, explica o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Ricardo Ramalho, destacando que a erosão costeira, a senilidade e o ataque de pragas e doenças são alguns dos principais fatores que ameaçam os coqueiros.

De acordo com a Sempma, serão suprimidos, ao todo, 250 coqueiros, mas uma quantidade muito maior será replantada. Somente no primeiro semestre de 2009 foram plantados cerca de dois mil coqueiros em Maceió.

ÁRVORE SÍMBOLO

O coqueiro possui grande importância para o Brasil. Especialmente em Maceió, onde conquistou o título de Árvore Símbolo da cidade, desde 2005, num concurso realizado pela Sempma, onde disputou com outras nove espécies. A votação teve a participação de mais de 55 mil pessoas. Eleito, o coqueiro passou a ser imune ao corte.

por Secom
http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=cidade&cod=9036

Quanto mais árvores plantadas (sejam coqueiros, sejam quaisquer outras) na cidade, melhor.

Maceió ainda precisa melhorar muito no quesito arborização.
Evento incentiva inserção de empresas de Alagoas no mercado externo
Programação continua até a próxima quarta-feira, no Centro de Convenções​

Débora de Brito

Com o apoio do Governo de Alagoas, foi iniciado nesta segunda-feira, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o Seminário de Promoção às Exportações (Sempex), uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).

Palestras, rodada de negócios e troca de experiências fazem parte da programação desta terça (18) e quarta-feira (19), quando os principais especialistas em comércio exterior estarão reunidos com o objetivo de criar um ambiente propício à inserção de empresas alagoanas no mercado externo, especialmente as micro e pequenas empresas.

Durante a cerimônia de abertura do Sempex, ocorreu a assinatura do convênio entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), a Fiea e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex/Brasil).

O documento garante o desenvolvimento do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) em Alagoas, que nasce com a missão de incrementar as empresas através de acompanhamentos técnico-gerenciais e tecnológicos para torná-las mais competitivas para o mercado externo. O convênio foi assinado pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes.

O secretário destacou que desde o início do governo, em 2007, o governador Teotonio Vilela Filho orientou a realização de parcerias com as instituições, “trabalhar em sinergia para alcançar o desenvolvimento econômico”. Em relação ao mercado externo, a pauta do estado de Alagoas ainda é focada em sua maior parte pelo setor sucroalcooleiro, considerado um setor forte, mas, de acordo com Luiz Otavio Gomes, nos últimos anos há uma diversificação que registra a presença de outros setores, como o químico e plástico.

O secretário lembrou aos empresários presentes o empenho do governador na criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), onde serão instaladas apenas empresas exportadoras e sob benefícios governamentais. “Alagoas está à frente de outros Estados, possuímos uma área na cidade de Murici”, afirmou.

A abertura do Sempex contou com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, que destacou algumas “preocupações” quanto ao setor, especialmente porque o “mundo sofre grande retração, aproximadamente 10%, sendo a indústria o setor mais penalizado”. Armando também destacou a necessidade do Brasil colocar em discussão novamente a Agenda Brasil, que identifica principais problemas do setor como alta carga tributária, alto custo de produção, burocracia, transporte, entre outros.

Segundo o presidente da CNI, o Brasil possui poucas empresas de pequeno porte negociando no mercado externo, e isto é um grande desafio para o país, “ampliar a participação dessas empresas e prepará-las para o novo ambiente pós-crise, ambiente de grande competição”.

O anfitrião do Sempex e presidente da Fiea, José Carlos Lyra, afirmou que eventos como esse contribuem para o esclarecimento e incentivo à cultura exportadora, especialmente nas pequenas empresas. Ele também destacou a necessidade do país consolidar a cultura exportadora entre o setor produtivo e garantir espaço dos produtos brasileiros no mercado exterior. Em Alagoas, de acordo com o presidente da Fiea, são desenvolvidas ações em parceria com as instituições do Estado, como na área de fruticultura; de confecções e na capacitação e acompanhamento empresarial, este com apoio da Sedec.

Representando a Apex/Brasil, o diretor de Negócios Maurício Borges apresentou o funcionamento do Peiex e seus benefícios presentes em nove Estados brasileiros. Serão beneficiadas 140 empresas alagoanas, com investimento de R$ 315 mil. O governo federal estava representado pelo secretário-adjunto de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústrias e Comércio Exterior, Fábio Farias.

http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia.kmf?cod=8801823&indice=20
A iniciativa é boa, mas não posso deixar de lamentar o fato de que, em Alagoas, os critérios políticos para as escolhas que deveriam ser técnicas comprometem bastante o desenvolvimento do Estado.

Implementar essa ZPE em Murici, em detrimento de Rio Largo, por exemplo, que conta com aeroporto internacional (com ótimo potencial para exportar cargas) e que está muito mais próxima do porto de Maceió, é um absurdo. Não precisa dizer aqui quem é que está puxando essa ZPE para Murici, não é????

Pode até aparecer alguém que ache que a ZPE em Murici é interessante, porque pode ajudar a descentralizar o desenvolvimento econômico do Estado. Tá, nesse ponto eu até concordo, mas acho que Murici fica muito pior localizada do que outras cidades do interior, como Flexeiras, Joaquim Gomes ou São Miguel dos Campos, por exemplo, por onde passa a principal rodovia norte-sul do país (BR-101), que em breve será duplicada.

Não seria difícil ver a ZPE de Murici fadada ao esquecimento, em detrimento de outras ZPEs em outros Estados, com características logísticas mais interessantes.
See less See more
41 - 60 of 5023 Posts
Status
Not open for further replies.
Top