SkyscraperCity banner
1 - 20 of 248 Posts

·
Registered
3,697 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

Inicio da Obra: 25 de Outubro
Prazo de execução: 420 dias
Empreiteiro: Alberto Couto Alves, S.A.
Preço: 6.461.945,73€ + IVA

Memoria Descritiva
Esquema de Circulação de Trânsito - 1ª FASE
Edital – Condicionamento do Trânsito
Sentidos de Trânsito
FLYER
Cartaz

Entrevista com a arquitecta responsável pelo projecto.

Vou actualizando isto... E vou roubando informação nos outros topicos, espero que não se importem

·
Registered
792 Posts
Boas amigos,

Neste vídeo torna-se mais fácil perceber como vai ficar o Toural, Alameda e R St
António.

http://www.gmrtv.pt/index.php?optio...dade-exclusivo&catid=56:reportagens&Itemid=78

Infelizmente confirma-se que o transito vai-se manter inalterado, pese embora haja uma efectiva redução de faixas de transito, pelo menos na parte de cima fica apenas uma faixa de rodagem, e respectivo alargamento dos passeios. Uma má noticia e que mostra a falta de ambição... Do que percebo do projecto não ficará nada de especial, será uma obra muito simples, pouco inovadora e sem nenhum marco relevante. Aliás, a colocação da nascente de agua original no toural parece-me uma medida ridícula e muito mal pensada. Somos uma cidade história, mas não temos de ser uma cidade velha e feia!!! Aquela nascente é muito pobrezinha, simples e feia... Aquilo no centro da cidade será tragico, pois não atrairá os turistas... Colocar aqueles bancos á volta da nascente também é má ideia, se fosse uma nascente elegante e interessante era positivo, mas sendo a nascente que é, apenas servirá para perder espaço.

O bosque urbano na Alameda não dá para perceber minimamente se ficará bom ou não, mas a ideia de ter alí um bosque não me parece nada atractivo para o comercio tradicional.

O positivo parece-me a eliminação da rotunda no alto da igraja S. Gualter, é de facto uma má rotunda, a colocação dos autocarros na ponta da alameda, vão ficar mais organizados, e o desenho da planta da cidade no centro do toural.. Essa ideia parece-me a melhor de todas, mas depois a Srª que está a falar diz que vai-se desenhar alí a planta da cidade mas que ninguém vai conseguir perceber ou ver isso :bash:

Bem, mais vale esperar pelo final da obra e não pensar muito no dinheiro que vamos deitar fora...

·
Registered
396 Posts

Em breve imagens de maior resolução.

----------------------------------------------------------------------------

Gostei de certas perspectivas da arquitecta.
Talvez saia daqui um bom projecto.

·
Registered
2,424 Posts
Até me parece que vai ter pinta. Parece-me é que precisava de um projecto mais revolucionário para acompanhar o salto da cidade no pós 2012...

·
Registered
346 Posts
há qualquer coisa de estranho nessa maquete.
Junto ao S. Francisco Centro, o trânsito vai ser pelo meio da Alameda, na maquete não se vê isso...

·
Registered
396 Posts
há qualquer coisa de estranho nessa maquete.
Junto ao S. Francisco Centro, o trânsito vai ser pelo meio da Alameda, na maquete não se vê isso...
Não vai pelo meio, vai continuar como está! Mas com vias mais reduzidas.

·
Registered
792 Posts
Não vai pelo meio, vai continuar como está! Mas com vias mais reduzidas.
No ultimo jardim da Alameda a estrada vai passar sim pelo meio... Nas extremidades desse jardim ficarão as paragens de autocarro, que abandonarão em definitivo o local onde estiveram até esta semana.

Na parte Sul da Alameda e Toural o transito vai-se manter quase na mesma, na parte norte é que vai reduzir apenas para uma fila e acabar com os estacionamentos.

·
Registered
20,281 Posts
Então a nova eira do Toural sempre vai para a frente?

·
Registered
17 Posts
Na parte Sul o trânsito far-se-á nos dois sentidos pelo que, na via mais próxima da muralha, o trânsito ficará conderavelmente reduzido, o que é uma solução excelente, tanto para o trânsito em si, como para o comércio existente ao longo da alameda, que vai poder viver de muito mais espaço, prolongando aquele passeio para toda a zona de árvores.
Quanto ao Toural, a minha opinião é que se torna bem mais interessante se não perceber imediatamente o desenho, seria até um bocado ridículo. E a fonte que lá está agora, essa sim, é estrondosamente horrível.

·
Registered
20,281 Posts
A fonte é horrível? Há bem piores, e muitas, por aí. E se o problema é esse, mude-se ou substitua-se a fonte. Agora tirar-se a vegetação, transformar-se tudo numa eira gigante à la Si(n)za... enfim...:eek:hno: Pura destruição...:bash:

·
Registered
20,281 Posts
Não? A maquete que colocaram acima leva em absoluto a crê-lo. Tens algum esquema ou maquete mais pormenorizado?

·
Registered
17 Posts
O toural sim, vai perder aqueles canteiros mas vai ter árvores num dos topos. E a fonte sim, vai ser substituida. A alameda não perde quaisquer árvores.

·
Registered
20,281 Posts
^^

E eu estou a falar do Toural! Ou seja da futura eira em pleno centro de Guimarães... Mas o que é que estes arquitectos da nova vaga têm contra plantas/árvores/flores? Porque valorizam tanto o cinzentismo das cidades?:bash:

·
Registered
17 Posts
Mas a alameda, mesmo ao lado, continua cheia de árvores. Em que ganhava o toural com aqueles canteiros? Ninguém usufruia daqueles pedaços de relva, estavam ali apenas para que as pessoas os contornassem.

·
Registered
20,281 Posts
Fruir é ver, cheirar, acariciar,... se as pessoas não o faziam... mas podiam-no fazer... depois das obras, é antes o deserto, a tristeza desenhada no centro da cidade... verde, amarelo, branco hoje, cinza e mais cinza amanhã...:eek:hno:

·
Registered
3,697 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Vai mudar sim, mas não muito. Só tenho pena que não mude mais.
Mas não me parece que vá mudar para pior sinceramente e muito menos que vá ficar a tal eira de que falas.

·
Registered
17 Posts
A sério vai a uma foto aérea ver quanto verde, amarelo e branco existe lá agora. É uma área mínima e já não se adapta a uma cidade capital europeia da cultura. O projecto da Ana Jotta vai animar bastante o aspecto visual da praça. O verde está logo ali ao lado, o objectivo não é ter relvinha de 5 em 5m.

1 - 20 of 248 Posts