SkyscraperCity banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Registered
Joined
·
40,879 Posts
Discussion Starter · #1 ·




the capital Bissau













new building


























I do hope that Angola, Brazil and Portugal, Cape Verde will not forget this country. It urgently needs investment and a bit more attention.
 

·
Scooter/motorbike lover
Joined
·
65,802 Posts
^^Nossa! Bissau parece não ter nenhum arranha-céu! E os táxis nas ruas parecem ser ex-Alemanha, já que é comum a exportação de carros usados europeus para os países mais pobres da África (prática proibida no Brasil).

Apesar da míseria e da situação caótica da cidade, dá para ver que o povo de lá é sorridente e leva a vida com irrevelência. Mas, a cidade não merece estar na situação que está hoje.

Ah, e uma foto que achei na Wikipédia; ela mostra um ônibus ex-STCP (a empresa pública de transporte do Porto, Portugal) operando em Bissau, ainda com as cores da empresa portuguesa:

 

·
Registered
Joined
·
6,374 Posts
É um país dividido em tribos e religiões e onde o Estado não funciona. Ao menos as eleições foram democráticas.
 

·
Banned
Joined
·
1,860 Posts
Eu tinha um amigo da Guiné Bissau quando estava na oitava série. A família dele tinha fugido da guerra civil.
 

·
Banned
Joined
·
1,576 Posts
A minha cunhada e o marido dela são missionários Presbiterianos, e passaram 5 anos em Guiné Bissau,retornaram faz uns 3 meses e eles tem muitas fotos. Vou ver se consigo algumas e posto aqui.
 

·
Registered
Joined
·
5,881 Posts
Parece ser um belo país, mas muito pobre. A capital tem prédios antigos interessantes. Pena que estejam mal cuidados e as ruas sujas! Nada muito diferente de várias cidades brasileiras, principalmente nas periferias das grandes cidades! Parabéns por postar!
 

·
I'm just a happy kid!!!
Joined
·
1,538 Posts
Conheci umas semanas atrás 3 intercâmbistas da Guiné-Bissau aqui em Vix. Eles estavam trabalhando em um Sfiheria... Eles tem um sotaque bem diferente, mas sempre conversavam entre si em outra língua.

A cidade parece ser bem interessante, pena a má conservação dos prédios e a quantidade de sujeira nas ruas.
 

·
Banned
Joined
·
623 Posts
^^A grande maioria das pessoas dos países lusófonos africanos sabem falar Português mas falam entre si Crioulos de origem africana/portuguesa.

Ao contrário de Angola (recursos naturais+agricultura), Moçambique (turismo+agricultura) e Cabo Verde e São Tomé e Princípe (ilhas paradisíacas=turismo), a Guiné não tem muito por onde se pegar... esperemos que encontro algum rumo. Também há uma significativa comunidade de guineenses em Portugal.
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Que lugar horroroso. Parece que sofreu um bombardeio!!
 

·
Registered
Joined
·
39 Posts
Que lugar horroroso. Parece que sofreu um bombardeio!!
Fui a Guiné Bissau em 2006 e é isso aí mesmo. É um dos países mais pobres da África. O país sofreu muito com uma guerra civil. Vários países francófonos da África Ocidental adotam o Franco CFA como moeda. A proposta era que Guiné também adotasse e isso desencadou uma guerra. No final a moeda foi adotada. Na época da colonização, Cabo Verde e Guiné Bissau era uma coisa só. Acontece que a questão étnica e religiosa em Guiné é muito mais forte do que em Cabo Verde. Só 5% da população fala português. O resto fala uma dezena de línguas locais como o Fula, o Mandinga e principalmente o Crioulo. O islamismo é uma religião predominante e cada etnia tem sua cultura e sua língua. Isto não acontece em Cabo Verde, que era um verdadeiro prostíbulo de Portugal. Várias mulheres eram raptadas e levadas para o arquipélago. Por isto ninguém sabe ao certo sua etnia. Até a índole do povo é diferente. O caboverdiano é mais melancólico. Lembra um pouco o português. O guineense é mais extrovertido. Como era um país comunista, recebeu muita influência de Cuba. Até a música local é caribenha.
 

·
Registered
Joined
·
2,771 Posts
Tenho uma amiga da minha turma da faculdade que é daí!

Legal, eu sempre converso com ela sobre Guiné... mas nunca tinha visto tantas fotos.
 

·
Registered
Joined
·
30,753 Posts
Percebemos realmente pelas fotos o quanto este país realmente é pobre.
Nem a capital escapa!
Legal ver pelo skyscraper fotos de um país tão pouco falado.
 

·
instagram: t.l.rekarte
Joined
·
59,602 Posts
A situação lá esta muito ruim,alem da miseravel e pobreza que se encontra,e como ja citaram,n ter nenhum recurso muito importante
tem a questão,q a democracia é muito fragil,se n me engano,ate hj,nenhum presidente conseguiu ficar todo o seu mandato,sempre os militares o derrubam
 

·
Indústria da Multa S.A.
Joined
·
6,320 Posts
Triste.

Há algum tempo o Esporte Espetacular, da Globo, mostrou uma matéria sobre o filho de um general que foi assassinado por lá e que vive aqui no Brasil dentro de um quartel do Exército, praticando futebol. Tentei achar o link mas não tem mais...

Guiné-Bissau é mais um país africano falido, com as instituições em frangalhos...
 

·
Registered
Joined
·
720 Posts
É uma pena. :eek:hno:

As construções são praticamente todas do tempo colonial português. Parece que o tempo parou e mesmo assim não há ninguém que arranje/cuida do que ainda existe. :eek:hno:

Este é um país onde a função de "Estado" é inexistente.
Devido à instabilidade politica e a guerra civil (praticamente) existente, as "principais" figuras politica do país tem sido assassinados (Nino Vieira [2009], Kumba Yalá [2005], Tagme Na Waie [2009]).


A população falante do português restringe a cerca de 14% da população (concentrada nos "grandes centros populacionais") enquanto que 44% fala o crioulo guineense (uma espécie de junção de língua(s) de origem "tribal" africana com o português).

Os guineenses são a 4º maior comunidade de estrangeiros legais residentes em Portugal, representando 6% dos "estrangeiros legais" e 0.2% da população portuguesa.
 

·
Registered
Joined
·
720 Posts
Complementado:

A Guiné-Bissau foi o país que lutou mais e com maior determinação pela sua independência (de tal modo que lutou também pela independência de Cabo Verde...) na Guerra Colonial (guerra que ocorreu de 1961 a 1974 opondo uma ditadura "imperialista" portuguesa com as colónias portuguesas na África "apoiadas" pela URSS, nomeadamente, Angola, Moçambique e Guiné), mas depois a que menos "sucesso" tem tido...
 
1 - 20 of 20 Posts
Top