SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 110 Posts

·
Registered
2,794 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Helicópteros transformam SP em 'cidade dos Jetsons', diz 'Guardian'

Segundo jornal, São Paulo já é a capital mundial de helicópteros, com 70 mil vôos anuais.

- O número de helicópteros sobrevoando São Paulo e o tráfego aéreo transformaram a cidade em um "episódio real sul-americano do (programa de TV) The Jetsons", diz uma reportagem de página inteira publicada nesta sexta-feira no jornal britânico The Guardian.

O jornal explica que, por causa do alto número de moradores e carros circulando na cidade, que causam engarrafamentos de até 200 quilômetros, os ricos executivos, banqueiros e empresas jornalísticas, entre outras, estão optando pelo helicóptero como meio de transporte.

"O caso de amor de São Paulo com helicópteros começou em 1994, depois da introdução de um plano econômico do governo que atrelou a nova moeda brasileira ao dólar. O resultado foi a repentina entrada de helicópteros feitos nos Estados Unidos. Em meados de 90, a gigante americana de helicópteros Bell chegou a introduzir cursos de treinamento para pilotos em português, por causa do aumento da demanda no Brasil."

Hoje, com o Brasil vivendo novo período de estabilidade econômica e sua moeda alcançando alta recorde de nove anos frente ao dólar, o número de helicópteros está voltando a crescer em São Paulo.

Segundo o jornal, "há constante fluxo de helicópteros cruzando o céu da cidade, pequenos pontos subindo e descendo enquanto fazem seu caminho, de heliponto para heliponto".

"De acordo com a Agência Nacional de Aviação do Brasil o número de helicópteros no Estado de São Paulo saltou de 374 para 496 entre 1999 e 2008, fazendo da cidade a capital mundial do helicóptero, à frente de Tóquio e Nova York."

O Guardian afirma que só na cidade de São Paulo há 420 helicópteros, que podem ser vistos cruzando os céus noite e dia.

São pelo menos 70 mil vôos de helicópteros sobre o centro da cidade a cada ano e 420 helipontos em São Paulo, o que representa 75% dos helipontos no Brasil e 50% a mais do que em todo o Reino Unido. "Analistas afirmam que outros 83 helicópteros devem se somar à frota da cidade até 2010", diz a reportagem.

Segundo a reportagem, a "moda" está transformando São Paulo em uma cidade dividida, como o Rio de Janeiro, onde os moradores pobres da favela convivem com milionários dos prédios à beira da praia.

"Em cima, o mundo da era espacial onde equipes de noticiários voadoras viajam pelo céu para seu próximo furo de reportagem e ricos executivos transitam sem esforços entre condomínios de luxo, balneários na praia e reuniões de negócios; embaixo, o caos congestionado onde a vasta maioria dos moradores se espremem juntos em uma orgia de engarrafamentos e acidentes de moto." BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

·
Registered
1,055 Posts
Não vejo nada de anormal nessa notícia, numa cidade economicamente muito significativa.

Se houvesse uma rede de transporte público, em especial, metrô, que cobrisse amplamente boa parte das áreas estratégicas da cidade, talvez o tráfego de hilicópteros seria bem menor.

Mas São Paulo é pobre demais para conseguir implementar isso até em médio prazo.

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
20/06/2008 - 06h41

Helicópteros transformam SP em 'cidade dos Jetsons', diz 'Guardian'

O número de helicópteros sobrevoando São Paulo e o tráfego aéreo transformaram a cidade em um "episódio real sul-americano do (programa de TV) The Jetsons", diz uma reportagem de página inteira publicada nesta sexta-feira no jornal britânico The Guardian.

• Em 20 de maio, o UOL publicou reportagem sobre os helicópteros em São Paulo: "Congestionamento chegou aos céus de São Paulo"
O jornal explica que, por causa do alto número de moradores e carros circulando na cidade, que causam engarrafamentos de até 200 quilômetros, os ricos executivos, banqueiros e empresas jornalísticas, entre outras, estão optando pelo helicóptero como meio de transporte.

"O caso de amor de São Paulo com helicópteros começou em 1994, depois da introdução de um plano econômico do governo que atrelou a nova moeda brasileira ao dólar. O resultado foi a repentina entrada de helicópteros feitos nos Estados Unidos. Em meados de 90, a gigante americana de helicópteros Bell chegou a introduzir cursos de treinamento para pilotos em português, por causa do aumento da demanda no Brasil."

Hoje, com o Brasil vivendo novo período de estabilidade econômica e sua moeda alcançando alta recorde de nove anos frente ao dólar, o número de helicópteros está voltando a crescer em São Paulo.

Segundo o jornal, "há constante fluxo de helicópteros cruzando o céu da cidade, pequenos pontos subindo e descendo enquanto fazem seu caminho, de heliponto para heliponto".

"De acordo com a Agência Nacional de Aviação do Brasil o número de helicópteros no Estado de São Paulo saltou de 374 para 496 entre 1999 e 2008, fazendo da cidade a capital mundial do helicóptero, à frente de Tóquio e Nova York."

O Guardian afirma que só na cidade de São Paulo há 420 helicópteros, que podem ser vistos cruzando os céus noite e dia.

São pelo menos 70 mil vôos de helicópteros sobre o centro da cidade a cada ano e 420 helipontos em São Paulo, o que representa 75% dos helipontos no Brasil e 50% a mais do que em todo o Reino Unido. "Analistas afirmam que outros 83 helicópteros devem se somar à frota da cidade até 2010", diz a reportagem. :eek:

Segundo a reportagem, a "moda" está transformando São Paulo em uma cidade dividida, como o Rio de Janeiro, onde os moradores pobres da favela convivem com milionários dos prédios à beira da praia.

"Em cima, o mundo da era espacial onde equipes de noticiários voadoras viajam pelo céu para seu próximo furo de reportagem e ricos executivos transitam sem esforços entre condomínios de luxo, balneários na praia e reuniões de negócios; embaixo, o caos congestionado onde a vasta maioria dos moradores se espremem juntos em uma orgia de engarrafamentos e acidentes de moto."

Fonte: Uol BBC Brasil.

·
Brasileiro, sempre.
1,745 Posts
^^

Passou Nova york entao?! :eek:
Ultima noticia que eu tinha visto disso era que SP estava atrás de Nova york!

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
Realmente, os helicópteros dão um ar de modernidade em SP, um ou outro não fazem muita diferença, mas olhar para o céu e ver vários deles é legal. Uma coisa que me deixa muito triste é o dirigivel ter ido embora e nesse momento deve estar mofando em algum lugar como nos ferrovias. Pq algo que é bom e legal para a cidade tem que ir embora sem mais nem menos e estragar com o tempo. Acho que SP era uma das únicas se não a única a usar um dirigivel para propagandas. Uma pena mesmo ele ter parado de sobrevoar São Paulo.
Ontem eu estava em Santo Amaro e peguei a linha 9 para ir à Barra Funda. Sentei do lado esquerdo do trem, quando vc está saindo da estação Granja Julieta e o trem vai se aproximando da estação morumbi, vc se sente em uma cidade do futuro. Ontem por causa do frio, (era de manhã) a cidade estava coberta pelas nuvens o cena foi muito bonita e ainda dois helicópetos sobrevoando o cenu e a ponte. Me senti em uma cidade futurista na hora. Quem já viu essa cena sabe do que eu estou falando, é muito bonito. Já na estação Morumbi, olhando para o Rio a esquerda vc vê o Panamby no final da curva do Rio, a imagem é de cair o queixo, do lado direito o Skyline Da ponte, CENU e cia., de frente algumas mansões e nas suas costas o Rochaverá e cia. Essa localização tem tudo pra ser uma das mais modernas e bonitas do mundo daqui alguns anos. Precisamso urgente de alguém que tenha esse mesmo pensamento faça um bom urbanismo nessa área.

·
Registered
196 Posts
E o que mais me preocupa é que há quem ache isso "bonito".

Haja vista o tom cordial e até mesmo 'caricato' da matéria e como ela está sendo repercutida pela nossa mídia paulistana. Como se isso denotasse um tom futurístico e transparecesse um "que" de riqueza e modernidade à nossa cidade. Como se o fato de termos um dos piores trânsitos do mundo fosse justificado pelos veículos financiados em até 84 x e a ineficiência do transporte público, uma vez que quem usa ônibus, trem e metrô é visto e subjulgado como uma pessoa de menor status ou poder aquisitivo.

O que mais me preocupa quando vejo o sobe e desce dos helicópteros na região da Paulista, é que em sua maioria as pessoas que os utilizam o fazem muito mais por uma questão de segurança do que de agilidade, uma vez que correr o risco de ser sequestrado, ou ter à sua direita algum maltrapilho fétido do lado de fora do carro, são os tipos de imagens que não combinariam com o contexto, haja vista que o tipo de Brasil que eles preferem ver, e defendem, só pode ser visto daqui de baixo.

Triste realidade a nossa.

·
Registered
1,055 Posts
Exato, vc falou tudo! Mas a questão da lentidão do deslocamento é sim também um fator importantíssimo para esses VIPs que realmente vivem em função do "tempo é dinheiro".

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
Realmente, os helicópteros dão um ar de modernidade em SP, um ou outro não fazem muita diferença, mas olhar para o céu e ver vários deles é legal. Uma coisa que me deixa muito triste é o dirigivel ter ido embora e nesse momento deve estar mofando em algum lugar como nos ferrovias. Pq algo que é bom e legal para a cidade tem que ir embora sem mais nem menos e estragar com o tempo. Acho que SP era uma das únicas se não a única a usar um dirigivel para propagandas. Uma pena mesmo ele ter parado de sobrevoar São Paulo.
Ontem eu estava em Santo Amaro e peguei a linha 9 para ir à Barra Funda. Sentei do lado esquerdo do trem, quando vc está saindo da estação Granja Julieta e o trem vai se aproximando da estação morumbi, vc se sente em uma cidade do futuro. Ontem por causa do frio, (era de manhã) a cidade estava coberta pelas nuvens o cena foi muito bonita e ainda dois helicópetos sobrevoando o cenu e a ponte. Me senti em uma cidade futurista na hora. Quem já viu essa cena sabe do que eu estou falando, é muito bonito. Já na estação Morumbi, olhando para o Rio a esquerda vc vê o Panamby no final da curva do Rio, a imagem é de cair o queixo, do lado direito o Skyline Da ponte, CENU e cia., de frente algumas mansões e nas suas costas o Rochaverá e cia. Essa localização tem tudo pra ser uma das mais modernas e bonitas do mundo daqui alguns anos. Precisamso urgente de alguém que tenha esse mesmo pensamento faça um bom urbanismo nessa área.

Se você acha SP futurista com os belos prédios da região do berrini e morumbi, precisa conhecer Nagoya então....rs

ontem fui passear lá e tirei várias fotos, me senti como se estivesse no ano de 2040 ou mais pra frente....:nuts:

Tokyo é um caos já, porém Nagoya é + tranquila, apesar de ser a 4º maior cidade japonesa, e em toda sua extensão é só estilo futurista....mto louco!

até o metrô, vi pela primeira vez as famosas portas de plataforma ultra modernas....

Mas voltando ao assunto do thread, se continuar aumentando o numero de helicopteros dessa maneira em SP, vai começar a ter acidentes....

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
Se você acha SP futurista com os belos prédios da região do berrini e morumbi, precisa conhecer Nagoya então....rs

ontem fui passear lá e tirei várias fotos, me senti como se estivesse no ano de 2040 ou mais pra frente....:nuts:

Tokyo é um caos já, porém Nagoya é + tranquila, apesar de ser a 4º maior cidade japonesa, e em toda sua extensão é só estilo futurista....mto louco!

até o metrô, vi pela primeira vez as famosas portas de plataforma ultra modernas....

Mas voltando ao assunto do thread, se continuar aumentando o numero de helicopteros dessa maneira em SP, vai começar a ter acidentes....

Acidentes eu não sei, São Paulo é a única cidade do mundo que tem controle de helicópteros exclusivo e com a tecnologia de hoje em dia só tem acidentes se o piloto vacilar.
Sobre a modernidade que eu disse, foi mais pelo o efeito que cada item causa aos olhos. A Berrini e região em si não tem nada de moderna e glamurosa, mas o diferencial da ponte mais os helicópteros passando sobre ela causam um efeito legal aos olhos de quem vê ao vivo.

Ps: Pode fazendo um thread de Nagoya hein! Amo as cidade modernas do Japão.

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
Não vejo nada de anormal nessa notícia, numa cidade economicamente muito significativa.

Se houvesse uma rede de transporte público, em especial, metrô, que cobrisse amplamente boa parte das áreas estratégicas da cidade, talvez o tráfego de hilicópteros seria bem menor.

Mas São Paulo é pobre demais para conseguir implementar isso até em médio prazo.

Deve ser piada né? Sabe quanto custa manter um helicóptero? Sabia que a cidade de São Paulo é a única cidade do mundo a ter controle de trafego aéreo exclusivo para helicópteros? O maior número de helipontos do mundo? A 2ª maior frota de helicópteros do planeta? Olhe o tamanho do mundo, se São Paulo é pobre Sumaré deve ser um barraco no meio da favela. Sobre o trânsito, vejo isso como uma questão cultural. Se as pessoas (inclusive quem está no poder) parar de achar que carro é o transporte prioritário, as coisas vão começar a melhorar no transporte público e nas ruas e avenidas da cidade.
Então quer dizer que se São Paulo tivesse um meio de transporte publico mais amplo e com mais conforto, os ricos empresários que andam de helicópteros iam optar pelo metrô? hahahahahahahahahahahahaha
Faz me rir.
O helicóptero é uma opção a mais de transporte em SP, isso é fato, com o trânsito feio lá embaixo, numa cidade rica como SP, os empresários podem se dar ao luxo de ter esse meio de transporte consolidado.

·
eSPetacular
8,884 Posts
Deve ser piada né? Sabe quanto custa manter um helicóptero? Sabia que a cidade de São Paulo é a única cidade do mundo a ter controle de trafego aéreo exclusivo para helicópteros? O maior número de helipontos do mundo? A 2ª maior frota de helicópteros do planeta? Olhe o tamanho do mundo, se São Paulo é pobre Sumaré deve ser um barraco no meio da favela. Sobre o trânsito, vejo isso como uma questão cultural. Se as pessoas (inclusive quem está no poder) parar de achar que carro é o transporte prioritário, as coisas vão começar a melhorar no transporte público e nas ruas e avenidas da cidade.
Então quer dizer que se São Paulo tivesse um meio de transporte publico mais amplo e com mais conforto, os ricos empresários que andam de helicópteros iam optar pelo metrô? hahahahahahahahahahahahaha
Faz me rir.
O helicóptero é uma opção a mais de transporte em SP, isso é fato, com o trânsito feio lá embaixo, numa cidade rica como SP, os empresários podem se dar ao luxo de ter esse meio de transporte consolidado.
Concordo. É mais uma questão cultural. A maioria das pessoa de dinheiro acha que andar de metrô e trem é coisa de pobre, além de perigoso. É triste, mas é verdade. Conheço pessoas que acham isso.

·
eSPetacular
8,884 Posts
^ Não, mas se houvesse mais metro, a classe baixa e média passaria a usa-lo, aliviando o transito, assim os ricos iriam se deslocar usando seus carrões.
Duvido. Quem pode comprar um helicóptero compraria mesmo que o metrô tivesse 1000 km de linhas.

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Duvido. Quem pode comprar um helicóptero compraria mesmo que o metrô tivesse 1000 km de linhas.
Aí quem duvida sou eu.

Porque quem é rico, nao se tornou rico esbanjando. Ou seja, o cara sabe o valor do seu dinheiro, se a cidade tivesse um transito "andavel" ele certamente usaria carro que é muito mais economico.

·
Fepasão Loses !
2,475 Posts

Ai.
Novamente o japão em um tópico de SP.:eek:hno::bash:

Agora voltando ao assunto original.
Tem gente que acha legal esse monte de helicóptero assim como o pessoal do nordeste comemora a explosão da frota de automóveis....

Eu deveria gostar, afinal o helipark fica em carapicuíba e paga bastante imposto lá, mas mesmo assim, nada saturado é legal. Principalmente com a desorganização que é típico dessas explosões todas.

·
SSC Brasil
17,659 Posts
Aí quem duvida sou eu.

Porque quem é rico, nao se tornou rico esbanjando. Ou seja, o cara sabe o valor do seu dinheiro, se a cidade tivesse um transito "andavel" ele certamente usaria carro que é muito mais economico.
Com certeza. Ter e manter um helicóptero é algo muito dispendioso, mesmo para a classe alta.

E uni os dois tópicos.

·
Fepasão Loses !
2,475 Posts
Aí quem duvida sou eu.

Porque você acha que eu gasto só 20% do salário? ahhahahahaha

1 - 20 of 110 Posts
Status
Not open for further replies.