SkyscraperCity banner

341 - 352 of 352 Posts

·
Compro e vendo likes
Joined
·
6,877 Posts
ATRASO NA LICITAÇÃO

Iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz não ficará pronta no prazo previsto, reconhece SIE

Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) disse que é inviável concluir iluminação decorativa do cartão-postal antes de 20 de março

03/03/2020 - 14h11 - Atualizada em: 03/03/2020 - 14h12

Por Guilherme Simon
[email protected]


Remoção da estrutura de apoio inferior deve ser concluída no prazo de 20 de março, mas iluminação cênica não ficará pronta até lá, informou secretaria (Foto: Diorgenes Pandini, Diário Catarinense)​

A iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, não ficará pronta no prazo inicialmente estabelecido pelo governo de Santa Catarina, que era junto com o término das obras finais de recuperação da estrutura, em 20 de março.

A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (3) pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), que reconheceu que o prazo é inviável. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, questões burocráticas no processo licitatório para a escolha da empresa que executará o trabalho impediram a assinatura do contrato e o início das obras.

No momento, o andamento do processo depende da análise pelo Tribunal de Justiça (TJ-SC) de um mandado de segurança impetrado por uma das empresas concorrentes, a Eletro MW. O mandado de segurança contesta a vitória da Energiluz, autora da menor oferta entre as quatro participantes - R$ 7,7 milhões para executar o trabalho.

Depois que o contrato com a empresa vencedora for assinado, o que só ocorrerá após a decisão do TJ-SC, o prazo para a instalação da iluminação decorativa será de dois meses.

Já as obras finais de recuperação do cartão-postal estão dentro do andamento previsto, informou ainda a Secretaria de Infraestrutura. O prazo para 20 de março, quando encerra o contrato com a empresa responsável, está mantido. Falta finalizar a remoção da estrutura de apoio inferior e submersa e pintar a parte inferior dos pilares.

Primeira ligação entre a Ilha e o continente e principal cartão-postal de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz foi reaberta no último dia 30 de dezembro, depois de 28 anos totalmente interditada. Desde então, a estrutura está aberta a pedestres e ciclistas e passou também a ser liberada gradativamente ao tráfego de veículos de transporte coletivo.

nsc total
 

·
Paranoid Android
Joined
·
7,172 Posts

·
Registered
Joined
·
185 Posts
Essa ponte hercílio luz vai servir apenas para pedestres ou será mais uma alternativa para os veículos transitarem ela?
 

·
Registered
Joined
·
505 Posts
Essa ponte hercílio luz vai servir apenas para pedestres ou será mais uma alternativa para os veículos transitarem ela?
O tráfego na ponte é restrito ao transporte coletivo.
 

·
Paranoid Android
Joined
·
7,172 Posts
Ponte Hercílio Luz será liberada para passagem de carros; veja como será

Há 20 minutos

A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, passará por mais uma etapa de teste desde a sua reabertura, no fim de 2019. Na próxima etapa será liberado o tráfego de veículos particulares. A programação é que a abertura ocorra no dia 14 de setembro.

Por enquanto, apenas ônibus do transporte coletivo e veículos de serviço podem circular pela primeira ligação entre o Continente e a Ilha de Santa Catarina.


Ponte Hercílio Luz terá tráfego de carros liberado na segunda metade de setembro – Foto: Anderson Coelho/ND

Segundo o Governo de Santa Catarina, o tráfego para os carros estará disponível de segunda a sexta-feira. A decisão foi deliberada em reunião na tarde desta terça-feira (1°), entre a SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade) e a Prefeitura de Florianópolis.

Como será a liberação para passagem de carros

Os veículos de passeio poderão trafegar pela ponte sem restrições das 9h às 17h e das 20h às 6h. Entre 17h e 20h só será permitida a passagem de veículos particulares compartilhados com mais de dois passageiros.

Das 6h às 9h o horário será exclusivo para o
tráfego de ônibus, táxis, veículos oficiais e de emergência, que também seguem autorizados a circularem nos demais horários.

Nos finais de semana a Ponte Hercílio Luz permanecerá fechada para o tráfego de veículos. A fiscalização será realizada pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Florianópolis, que também participaram da reunião com a SIE e PMF.

“A iniciativa visa melhorar a mobilidade em Florianópolis e integrar ainda mais a Ponte Hercílio Luz como equipamento de infraestrutura que irá ajudar a desafogar o trânsito nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles”, afirma o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

O prefeito Gean Loureiro também comentou sobre a abertura da Ponte Hercílio Luz para a passagem de carros a partir do dia 14 de setembro.

Liberação gradativa

A Ponte Hercílio Luz voltou a receber o tráfego de veículos oficiais, de emergência e de ônibus em janeiro de 2020. As linhas que circulam pela ponteforam liberadas gradativamente conforme cronograma da Prefeitura de Florianópolis. Em março foi autorizada a circulação de táxis.

Fonte: Ponte Hercílio Luz será liberada para passagem de carros; veja como será
 

·
Paranoid Android
Joined
·
7,172 Posts
Ponte Hercílio Luz será reaberta para carros; veja os horários liberados

Passagem de veículos leves, com mais de um passageiro, será liberado a partir da próxima segunda-feira (14)


Há 3 dias

A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, vai passar por mais uma fase de testes. O tráfego de veículos particulares de passeios será liberado a partir da próxima segunda-feira (14), das 11h às 19h.


Confira os horários permitidos para a passagem de carros na Ponte Hercílio Luz – Foto: Anderson Coelho/ND

Vale ressaltar que será permitida a passagem de carros compartilhados com dois ou mais passageiros. Ou seja, não será permitido veículos com apenas um passageiro em nenhum horário.

Nos demais horários, das 19h às 11h, será exclusivo para o tráfego de ônibus, táxis, veículos oficiais e de emergência, que também seguem autorizados a circularem nos demais horários.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, explica que a alteração se deu em consequência dos furtos dos cabos de cobre da iluminação, tanto da funcional quanto da cênica, que ocorreram no último mês.

“Os furtos comprometeram a iluminação funcional, deixando metade da ponte sem luz, mais especificamente na região continental, e também o andamento da obra de instalação da iluminação cênica. Estamos trabalhando para solucionar essas situações e avaliamos que, durante esse período de testes do tráfego de veículos de passeio, o ideal é operar somente com veículos compartilhados, considerando o impacto que deverá gerar no trânsito das cabeceiras e também para garantir a segurança dos usuários”, complementa.

Nos finais de semana a Ponte Hercílio Luz permanecerá fechada para o tráfego de veículos. A fiscalização será realizada pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Florianópolis.

A definição dos horários foi realizada após avaliações da SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade), juntamente com a Prefeitura de Florianópolis, Polícia Militar e Guarda Municipal da Capital.

Ponte volta a ser liberada para carros após 38 anos

Inaugurada em 1926, a Ponte Hercílio Luz precisou ser interditada totalmente para veículos e passageiros no início de 1982, devido a decomposição de diversas barras de olhal, principal estrutura da ponte.

A estrutura chegou a ser reaberta parcialmente em 1988 para o tráfego de pedestres, motocicletas e bicicletas. No entanto, uma nova interdição total foi relizada, em 1991. A sonhada reforma da Ponte Hercílio Luz saiu no fim de 2017.

Fonte: https://ndmais.com.br/transito/ponte-hercilio-luz-sera-reaberta-para-carros-veja-os-horarios-liberados/

----


Tráfego de veículos privados é reaberto na Ponte Hercílio Luz após 38 anos

Há 10 minutos

Após 38 anos, a Ponte Hercílio Luz, no coração de Florianópolis, iniciou uma nova fase de testes. Foi reaberto, às 11h desta segunda-feira (14), o tráfego para veículos particulares de passeio.

A circulação dos carros está liberada até 19h. A partir de agora é permitida a passagem de carros compartilhados com dois ou mais ocupantes. Isto é, veículos com apenas um passageiro não podem passar pela estrutura.


Tráfego de veículos privados é reaberto na Ponte Hercílio Luz após 38 anos

Das 19h às 11h o horário será exclusivo para o tráfego de ônibus, táxis, veículos oficiais e de emergência, que também seguem autorizados a circular nos demais horários. Nos fins de semana, a ponte permanecerá fechada para o tráfego de veículos.

A estrutura serviu à população até 22 de janeiro de 1982, quando sofreu a primeira interdição por causa da deterioração das barras de olhal. Em 1988, foi reaberta apenas para o tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e carroças.

Com problemas estruturais, voltou a ser fechada em julho de 1991. No início do ano, a ponte voltou a receber o tráfego de veículos oficiais, de emergência e de ônibus.

Segundo José Abel da Silva, engenheiro responsável pela restauração, a reabertura do local para os carros particulares é a cereja do bolo da reforma.

“Nós que convivemos dentro da obra, sabemos da dificuldade que tivemos, os problemas da estrutura, processo de degradação de anos, sem manutenção. Hoje, é uma ponte segura, que pode passar com tranquilidade. É um presente para todas as pessoas que esperavam por esse momento”, disse.

Animado com a liberação, o profissional agora pensa nas obras de acesso ao local, que serão mais um desafio na reforma da ponte. “Pedimos que as pessoas respeitem os critérios, trafeguem com segurança”, conclui.

[...]

Fiscalização

A fiscalização é realizada pela Polícia Militar e a Guarda Municipal de Florianópolis. De acordo com o comandante da Guarda, Ivan Couto, a fase de testes que envolve a passagem de veículos de passeio pode durar de duas a três semanas. A ideia é monitorar o comportamento dos motoristas e o fluxo de veículos na ponte.

A Guarda Municipal e a PM terão agentes nas cabeceiras insular e continental para garantir que os motoristas respeitem os critérios estabelecidos para a reabertura.


Tráfego de veículos privados é reaberto na Ponte Hercílio Luz após 38 anos

“Com isso, vamos diminuir consideravelmente o número de veículos que estará circulando na ponte, região central e na Beira-Mar Norte”, disse Ivan.

A prefeitura também está integrando, dentro da estrutura de fiscalização, um modelo de videomonitoramento, com a colocação de câmeras específicas que conseguem identificar se o veículo possui dois ocupantes ou mais.

Alteração de horário

No início de setembro, a SIE (Secretaria de estado da Infraestrutura) havia definido outro horário de tráfego para veículos. O horário, no entanto, foi alterado, segundo o secretário Thiago Vieira, por conta dos furtos dos cabos de cobre da iluminação, tanto da funcional quanto da cênica, que ocorreram no último mês.

Fonte: Ponte Hercílio Luz é reaberta para passagem de carros de passeio, em Florianópolis

---



Fonte: Tráfego de carros é liberado na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, a partir desta segunda-feira
 

·
Registered
meow
Joined
·
6,504 Posts
Nunca cruzei a ponte! Próxima vez que for ao Brasil, vou marcar meu voo via Florianópolis e pedir para meu irmão ou meu pai passarem pela ponte, aí já mato 2 coelhos com uma cajadada só (aeroporto e ponte). :LOL:
 
341 - 352 of 352 Posts
Top