Treze Tílias
foi fundada por imigrantes da região do Tirol Austríaco que fugiam da grave crise econômica que assolava a Europa no período entre-guerras.[/B] O então ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, trouxe o primeiro grupo de 82 famílias de imigrantes, que chegou à região em 1
3 de outubro de 1933. A colônia recebeu o nome de "
Dreizehnlinden" (Treze Tílias), em homenagem ao poeta Wilhelm Weber, que enaltecia a árvore em suas obras – a tília é uma árvore de grande beleza, muito comum na Áustria e que se adaptou muito bem no município. Vários outros grupos de imigrantes, na maioria originários do Tirol Austríaco, juntaram-se depois aos pioneiros. A cidade emancipou-se de Joaçaba na década de 60.
Como Chegar
Os aeroportos mais próximos são os de Videira, a 25km, e o de Joaçaba, a 35km. O acesso rodoviário é feito a partir de Joaçaba ou de Videira, pelas SC-303 e SC-454. Para quem vem do litoral, o acesso é a BR-470, entrando em Campos Novos e passando por Tangará e Ibicaré.
01- Pórtico by Marcia Rosa
02- Prefeitura by Henrique Oscar Loeffler
03- by himynameslipe
04- Monumento na praça central by Henrique Oscar Loeffler
05- Igreja by Diego Serpa
Treze Tílias é um pedacinho da Áustria em solo catarinense. Mais de 60% da população da cidade descendem dos imigrantes austríacos e o intercâmbio com a pátria-mãe é intenso. Muitos moradores de Treze Tílias viajam à Europa, beneficiados por bolsas de estudo ofertadas pelo Estado do Tirol.
A cidade abriga o único consulado austríaco de Santa Catarina e o único do Brasil localizado numa cidade do interior. Há baixíssimos índices de mortalidade infantil, analfabetismo e desemprego e o padrão de vida é bastante superior à média nacional. Situada numa região de geografia acidentada, Treze Tílias é uma boa opção para os adeptos de ultra-leve, com direito a uma vista espetacular da cidade. Vale conhecer também as cascatas Rohrer e Frozza.
06- Consulado da Áustria by Henrique Oscar Loeffler
07- by Petra
08- Hotel Dreizehnlinden by Henrique Oscar Loeffler
09- Que vista hem? by Mathieu Struck
10- by Mauricio Mercer
11- Detalhes by Petra
12- Sim, é Brasil by Petra
13- By Mathieu Struck
14- by thaesy
15- Relógio de Sol by Hélio Bertolucci Jr.
16- by Mauricio Mercer
17- by Mauro Nogueira
18- by Petra
19-
by Petra - Este chama-se Dachglocken e é característico das regiões do Wildshönau e de todo o Inntal, no Tirol Austríaco que remonta, ao que se sabe, o século XVI.
Esse pequeno telhado cônico é encimado por um galo, abriga um sino e é montado sobre o telhado das casas. Naqueles tempos remotos, os sinos constituíam um meio de comunicação entre os moradores das propriedades rurais e os povoados isolados nos vales do Tirol.
Os moradores tangiam os sinos obedecendo a verdadeiros códigos que regulavam o modo e a tonalidade das batidas.
Os sinos tinham tons diferenciados o que facilitava identificar de onde provinha o som e qual a razão do chamamento.
Assim, em casos de acidentes, incêndio, doenças inesperadas ou qualquer outra ocorrência grave o sino era tocado em tom de alarme e com insistência.
O galo possuia uma dupla finalidade, saudava o nascer do dia e indicava a direção do vento.
20- Consulado by Henrique Oscar Loeffler
21- by Mauro Nogueira
22- by Marco Prado
23 - by Henrique Oscar Loeffler
24-

p) by Henrique Oscar Loeffler
25- by nah and sah
26- by Gasparzinhotur
27- by Gasparzinhotur
28- Minidorf by Thaesy
Destaque para as festas e a cultura da cidade. No mês de outubro, a Tirolerfest celebra a cultura austríaca, presente na arquitetura, na gastronomia, no idioma e nos vários grupos de grupos de teatro e de dança folclórica.
29- Bierwagen durante a TirolerFest
30- by Ricardo N. Campos
31- Cara os chocolates artesanais de Dreizehnlinden são MARAVILHOSOS
32- by Diego Serpa
33- by Michael Ribas
34- by Michael Ribas
35- O Portal de entrada da cidade, em arquitetura austríaca, é famoso. A cidade de revela na curiosa arquitetura típica da Áustria e nos fascinantes trabalhos em madeira produzidos por seus artistas, um dom herdado dos primeiros imigrantes. As obras espalham-se nos umbrais de portas, nas varandas e nos detalhes de decoração das casas. Destaque para as esculturas sacras, de todas as formas e tamanhos, pródigas em criatividade e beleza, que são conhecidas no mundo todo. É comum encontrar ateliês onde se produzem esculturas em grande escala - o crucifixo da Catedral de Brasília, por exemplo, foi construído por Godofredo Thaler, neto do fundador da cidade.
By Carlos Jaxier
36- Artista trabalhando by Dangerzone69
37- Atradição não vai morrer tão logo hehehe
38- Cascata Frozza (acho) by Leandro Pachet
39- Ruazinha by Elwalde
40- by Thaesy
41- by Gasparzinhotur
42- by Nan and Sah
43- Museu by Hélio Bertolucci Jr.
44- Banda Tirolesa by Andrea Machado
Dados da Cidade:
População: cerca de 5000 pessoas
PIB 175 milhões IBGE 2005
PIB per capita R$ 35000 IBGE 2005
IDH ,813 PNUD 2000
Altitude 840 metros
Atividades econômicas: agroindústria principalmente de laticínios, doces e baterias automotivas.
Espero que tenham gostado e COMENTEM :banana: