Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 34 Posts

·
user osasquense :P
1,617 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Alphaville é (uma cidade)um bairro localizado na Grande SP, cidades de Santana de Parnaíba e Barueri.
Atualmente é um dos centros empresariais mais importantes de São Paulo, do Brasil. Retirei a historia da wikipedia do bairro.

Historia :

Proveniente de um terreno de 500 hectares comprado em 1973, era um empreendimento voltado inicialmente às indústrias não-poluentes. Foi erguido no lugar da antiga fazenda Tamboré, comprada pela construtora dos herdeiros Almeida Prado, e o processo envolveu papeladas sobre reservas indígenas e 105 posseiros, entre outros problemas. Havia outros obstáculos, como o nome, difícil e que evocava um filme do cineasta francês Jean-Luc Godard, e a falta de vocação do lugar, que não se sabia se seria um loteamento de casas de campo para finais de semana ou um lugar para se morar, mais afastado da cidade.

A implantação deu-se com as vendas de lotes na década de 1970, primeiramente a proprietários e executivos de empresas que ali se instalavam, como a: HP, Sadia, Du Pont e Confab. O projeto original de Takaoka era construir um centro empresarial em torno da sede brasileira da Hewlett Packard, com um núcleo de comércio, mas depois surgiu a ideia de construir casas para os funcionários da HP, depois para funcionários das outras empresas e, finalmente, para quem quer que fosse. "O resultado é que em dez anos fizemos uma minicidade", declarou Takaoka à revista Veja em São Paulo em 1986.

Devido à necessidade de moradia dos executivos dessas empresas houve, em 1975, o lançamento do AlphaVille Residencial. Assim nascia o embrião do conceito AlphaVille de ocupação ordenada. A instalação de uma multinacional mudou o conceito e até o nome de AlphaVille, que passou de AlphaVille Centro Industrial para AlphaVille Centro Industrial e Empresarial.

No início da década de 1980, era possível comprar terrenos no condomínio pelo preço de um carro, mas a valorização em 1986 já tornava essa comparação obsoleta, embora esse aumento não tenha afastado novos moradores, tanto é que imóveis eram comumente vendidos no máximo uma semanas depois de ser listados e apenas no lançamento do Alphaville 10 foram vendidos duzentos dos setecentos lotes colocados à venda. Muita gente dizia que se mudava para lá por causa das crianças. Havia poucas, mas rígidas regras: era proibido instalar casas pré-fabricadas nos terrenos dos condomínios, o que ajudou a afastar a ideia de loteamento de fim de semana, e cada quadra não podia comportar mais de 22 casas, com recuo obrigatório de quatro metros na frente, para o jardim. A associação dos Moradores funcionava como poder público e era quem liberava o Habite-se.

Na mesma década o bairro verticaliza-se por causa da grande demanda imobiliária, onde mudaram-se profissionais liberais e altos funcionários de empresas da região, antigos moradores da cidade de São Paulo

Atualidade

Alphaville abriga mais de 12 mil residências, 42 edifícios residenciais e 16 comerciais. Totalmente urbanizado e com segurança própria, sendo independente.

Possui uma população fixa estimada em 35 mil habitantes e uma flutuante de 200 mil pessoas por dia, formada por quem ali trabalha ou visita o bairro, a passeio ou a negócios. A região conta com cinco hospitais 24 horas e muitas clínicas, seis laboratórios, 16 agências bancárias, oito hotéis e flats, cinema (no Shopping Tamboré e Iguatemi Alphaville) e quatro supermercados. Inicialmente previa-se chegar ao Alphaville 15, mas o último a ser lançado, ainda no século XX, foi o Alphaville 12 — não há condomínio com o número 7, embora haja um com o número 0.

A grande procura imobiliária nos últimos anos anos levou incorporadoras e construtoras a buscar novos terrenos, mais distantes do primeiro centro comercial, favorecendo, desta forma, o aparecimento de novas áreas de serviços e de novos bairros, como o Tamboré, que tem empreendimentos com características semelhantes aos de Alphaville, porém com residenciais lançados a partir da década de 1980, ou como o Bethaville, um bairro planejado, com áreas comerciais, empresariais e residenciais, que se localiza próximo ao novo centro político e administrativo de Barueri e junto à saída para São Paulo pelo Rodoanel Mário Covas. O conjunto de empreendimentos erigidos em torno dos condomínios ficou conhecido como Centro Comercial ou Centro Empresarial de Alphaville.

Curiosidade : mais de 50% do PIB per. capita de Barueri e Santana de Parnaiba vem de Alphaville.

Essa é a historia de um dos maiores centros empresariais do Brasil, Localizado na microrregião de Osasco, cidades de Barueri e Santana de Parnaíba.

Espero que tenham gostado :)

·
Registered
11,497 Posts
Alphaville está irreconhecível, outro dia me perdi por um tempão lá quando tentei pegar um retorno para Osasco na Castello. Lembro que no começo dos anos 80 fui num casamento na capela da gruta, e me espantei pois era um vazio imenso de dar medo, jamais alguém naquela época imaginaria a Alphaville fervilhante de hoje.

Mas se possível publique fotos dos primórdios do empreendimento, para comparar com a atualidade. Muitos irão se espantar.

·
1,617 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Alphaville está irreconhecível, outro dia me perdi por um tempão lá quando tentei pegar um retorno para Osasco na Castello. Lembro que no começo dos anos 80 fui num casamento na capela da gruta, e me espantei pois era um vazio imenso de dar medo, jamais alguém naquela época imaginaria a Alphaville fervilhante de hoje.

Mas se possível publique fotos dos primórdios do empreendimento, para comparar com a atualidade. Muitos irão se espantar.
Vou pesquisar fotos e fazer algumas montagens :)

·
Feliz pela Vida que segue
9,307 Posts
Tópico interessantíssimo, pois Alphaville é, sob muitos aspectos, o que o Brasil produziu de melhor em termos de edge city conectada à região metropolitana, mas guardando uma vida própria e amplamente planejada (e o planejamento dela, reconheça-se, é bastante bom).

·
Registered
1,409 Posts
Acho que se o Alphaville se emancipar de Parnaíba e Barueri, as duas cidades praticamente afundam. Tirando alguns outros condomínios nas cidades, praticamente nunca vi bairros de classe-média alta nesses dois municípios. Parnaíba mesmo é um mar de desigualdades entre os condomínios e a região empresarial (Alphaville), a parte histórica (a mais bonita, na minha opinião) e o "resto", que até inclui casas naquele padrão de classe-média, mas na maioria das vezes são famílias bem pobres (embora favela seja pouco, ao menos oficialmente).

Parnaíba ainda tem o centro histórico que gera bastante turismo, mas Barueri é bem mais lembrada por conta do Alphaville.

·
Registered
1,409 Posts
Alguns familiares (incluindo meu pai) adquiriram uns lotes em Alphaville lá pelos anos 80, pagando bem barato na época. Por causa de problemas financeiros, tiveram que revendê-los no final dos anos 90, por um valor proporcionalmente muito maior do que adquiriram. A valorização que aquilo sofreu em apenas uma década foi um absurdo.

·
1,617 Posts
Discussion Starter · #9 · (Edited)
Acho que se o Alphaville se emancipar de Parnaíba e Barueri, as duas cidades praticamente afundam. Tirando alguns outros condomínios nas cidades, praticamente nunca vi bairros de classe-média alta nesses dois municípios. Parnaíba mesmo é um mar de desigualdades entre os condomínios e a região empresarial (Alphaville), a parte histórica (a mais bonita, na minha opinião) e o "resto", que até inclui casas naquele padrão de classe-média, mas na maioria das vezes são famílias bem pobres (embora favela seja pouco, ao menos oficialmente).

Parnaíba ainda tem o centro histórico que gera bastante turismo, mas Barueri é bem mais lembrada por conta do Alphaville.
Sim .. Principalmente Barueri ( onde fica o centro empresarial) afundaria.. Os serviços públicos da cidade são bons graças a Alphville (um dos motivos do qual Alphaville não conseguiu até hoje se emancipar).. Se Alpha emancipasse dispararia em 1º IDH no Brasil..

Barueri fora de Alphaville tem um perfil parecido com Carapicuiba ( em questões sociais , o urbanismo da cidade é bom). Santana tem a Parte histórica , mais só isso que "salva" ..

·
1,617 Posts
Discussion Starter · #12 ·

Iguatemi Alphaville, (à esquerda) ainda em construção.. o shopping já esta pronto. O prédio diretamente ligado ao Shopping pertence a FOX SONY Brasil.
O shopping abriga um dos meus restaurantes prediletos (Applebee's) :lol: e bem ao lado tem um The Fifties.

·
Registered
1,409 Posts
Só para o pessoal ter uma ideia da importância de Alphaville, a maioria do povo que vem das outras cidades para trabalhar em Barueri o faz no citado bairro. O irmão de um amigo meu, de Sorocaba, faz todo dia o percurso desta cidade para o Alphaville pela Castelo. O trânsito que se tem em direção ao bairro, pela manhã, saindo de Osasco ou São Paulo, é absurdo.

Aliás, o que puxa o IDH de Parnaíba para o alto é a renda dos moradores do Alphaville daquela cidade.

·
Registered
13,214 Posts
Sim .. Principalmente Barueri ( onde fica o centro empresarial) afundaria.. Os serviços públicos da cidade são bons graças a Alphville (um dos motivos do qual Alphaville não conseguiu até hoje se emancipar).. Se Alpha emancipasse dispararia em 1º IDH no Brasil..

Barueri fora de Alphaville tem um perfil parecido com Carapicuiba ( em questões sociais , o urbanismo da cidade é bom). Santana tem a Parte histórica , mais só isso que "salva" ..
Barueri tem aproveitado muito bem os recursos gerados por Alphaville e tem hoje uma infraestrutura fantástica! A área residencial de Barueri (fora de Alphaville) é majoritariamente composta por casas simples, gente de classe-média baixa, mas mesmo nessas áreas, é tudo arrumadinho, bem organizado, diferente das vizinhas Carapicuíba e Jandira, que são uma bagunça generalizada!
Parnaíba não chega à ser tão zuada, mas tem aquele aspecto de periferia mesmo! Não é tão bem cuidada quanto Barueri!

·
1,617 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Barueri tem aproveitado muito bem os recursos gerados por Alphaville e tem hoje uma infraestrutura fantástica! A área residencial de Barueri (fora de Alphaville) é majoritariamente composta por casas simples, gente de classe-média baixa, mas mesmo nessas áreas, é tudo arrumadinho, bem organizado, diferente das vizinhas Carapicuíba e Jandira, que são uma bagunça generalizada!
Parnaíba não chega à ser tão zuada, mas tem aquele aspecto de periferia mesmo! Não é tão bem cuidada quanto Barueri!
Isso que eu quis dizer ! A prefeitura de Barueri é ótima ! Agora Osasco, por exemplo tem população predominante de classe média , mais tem uma prefeitura porca.

·
Registered
2,065 Posts
Vou deixar o link do meu Thread - Barueri - Uma paixão que se agiganta que contem diversas fotos de Alphaville e dos equipamentos públicos de Barueri para quem não conhece a cidade.

Abaixo estão fotos da transformação do Centro de Barueri pós Alphaville.

Anos 80

Anos 2000

Hoje em dia

·
1,617 Posts
Discussion Starter · #19 ·
^^ já vi o seu tópico ! Ele é de mais ! Barueri era barra pesada .. Eu lembro , os serviços públicos e o urbanismo melhoraram 300% nos últimos anos ! A prefeitura está de parabéns.

1 - 20 of 34 Posts