Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 25 Posts

·
não sei. não sabe ninguém
2,067 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
D. Afonso Henriques, Gil Vicente, Luis de Camoes, Vasco da Gama, D. Sebastiao, Marques de Pombal, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa e Amalia Rodrigues sao apenas alguns dos imensos nomes que marcaram a nossa historia, e que a sua gloria e esplendor serao eternos enquanto houver um povo portugues que digne um pais chamado Portugal...

·
2,067 Posts
Discussion Starter · #2 ·
para primeiro topico eu ponho uma coisa que descobri. uns videos do professor Jose Hermano Saraiva a falar do essencial da historia de portugal.

http://www.youtube.com/watch?v=-uzlqu2NOSQ&feature=related

e um conjunto de 5 volumes todos no youtube. se gostam de historia e melhor ve los depressa pq acho que o autor dos videos ja recebeu ordem para os remover :X

·
2,067 Posts
Discussion Starter · #3 ·
eu decidi criar este thread, como um thread educativo!

apesar de sempre ter uma paixao enorme pela historia do mundo, da europa e de portugal, foi talvez um impulso chamado londres que me afinou mais esse sentido. para quem nunca viveu fora de portugal talvez nao o perceba, mas quem viveu, e vive, é com enorme gosto e prazer, seja em que parte do mundo for, que exibem e tem orgulho no seu pais (em termos historicos, paisagisticos e cultural, nao em termos politicos ou economicos).

eu sei mais algumas coisas que nao sabia da nossa historia, pq fiz ja aqui em londres, uma apresentacao da historia de portugal com mais incidencia no seculo XX, e foi sem duvida um trabalho que me deu imenso gosto!

isto para dizer que os portugueses devem ter mais consciencia da sua historia e do seu valor. foi nesse sentido que abri este thread; para trocar informacao, experiencias e historias...

:grouphug:

·
2,067 Posts
Discussion Starter · #5 ·
a presenca no extremo oriente dos portugueses foi sem duvida significativa apesar de nao termos tomado grandes territorios, mas sim pequenos pontos estrategicos, nomeadamente ao largo da costa do japao, indochina, indonesia e claro macau.

este verao fui ao museu nacional de arte antiga em lisboa e fiquei abismado. e presico um dia para ver com olhos de ver aquilo tudo, e ha la uma parte, uma ala, que fala so da nossa presenca no oriente e claro mostra tapecaria, ceramica, quadros e registos escritos... muito muito bonito mesmo!

podias dizer em poucas palavras quem foi joao de castro?

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Fernando Pessoa, esse personagem tão famoso e explorado, mas tão difícil de entender... como e porquê os heterónimos? Como é que ele conseguia escrever textos de um num instante e de outro no outro? Claro que houve sofrimento pelo meio.... mortes dos pais e dos amigos, o ópio, o trabalho simples, etc.
Um génio...

D. Afonso Henriques... há a versão oficial, mas alguns autores apontam para alguns episódios menos famosos da sua história, como foi educado, o porquê da independência...

Mas o que dá muito interesse às pessoas é o 25 de Abril e os Descobrimentos. Andei este fds por Lisboa com 2 moças de fora e as Descobertas são algo que me referiram logo, e claro, tive que ir a Belém com elas. E o mapa-mundi estava cheio de gente.
Em Timisoara contaram o massacre que as autoridades provocaram (atiraram ao acaso para a multidão) aquando da visita do Ceausescu, quando o povo começou a subir ao palácio e ele teve que fugir (início da queda). Lembrámo-nos logo do sucedido no Largo do Carmo em 1974...

·
Glory to Chairman Meow!
1,351 Posts
João de Castro foi vice-rei da Índia, manteve a presença portuguesa naquele território depois do cerco de Diu em 1546 [se não em engano] - a propósito do João de Castro, diz-se [não sei até que ponto é verdade] que empenhou as suas próprias barbas como garantia de um empréstimo para reconstruir a fortaleza da cidade.

EDIT: aqui está um lado dele que não conhecia --> http://cvc.instituto-camoes.pt/filosofia/ren3.html

·
'tou na lua...
41,754 Posts
A leucotomia foi bem polémica para tratar esquizofrenia, acalmá-los... mas os procedimentos levaram a resultados polémicos e severos e já não se usa, porém usam-se outros que provêm dela.
A irmã do Tennessee Williams (autor do Eléctrico Chamado Desejo) e o Nikita Khrushchov foram lobotomizados.
Se virem o Shutter Island, a lobotomia é elemento bem presente. Fica um conselho de filme.

Fiquei agora arrepiado ao ler como morreu Antero de Quental
"Em 1890, devido à reacção nacional contra o ultimato inglês, de 11 de janeiro, aceitou presidir à Liga Patriótica do Norte, mas a existência da Liga foi efémera. Quando regressou a Lisboa, em maio de 1891, instalou-se em casa da irmã, Ana de Quental. Portador de Transtorno Bipolar, nesse momento o seu estado de depressão era permanente. Após um mês, em junho de 1891, regressou a Ponta Delgada, suicidando-se no dia 11 de setembro de 1891, com dois tiros na boca, disparados num banco de jardim de um convento onde havia um letreiro na parede com a palavra "esperança"."

·
2,067 Posts
Discussion Starter · #13 ·
e ironico como as palavras louco e genio andam muitas vezes de maos dadas.
fernando pessoa era louco para ser genio, uma vez ele combinou encontrar se com outra personalidade qualquer (ja nao me lembro quem) no cafe nicola, e chegou uma hora atrasado e disse: desculpe o senhor fernando pessoa nao pode vir hoje, em lugar dele venho eu, ricardo reis (que pelos vistos era um dos que chegava sempre atrasado a tudo).

nao so fernando pessoa, mas amalia rodrigues chamava se louca (inclusivo fez musicas - doce loucura e fadista louco), e ja no plano internacional temos rei luis II da baviera e o famoso Neuschwanstein - o sonho do rei louco, e claro einstein que a mais famosa fotografia dele, revela tudo menos ser um genio (aquela com a lingua de fora).

génios. absolutamente génios...

·
'tou na lua...
41,754 Posts
E Pedro Nunes, inventor do nónio, que veio contribuir muito para a matemática em termos de precisão da medida...

·
AMO-TE_Portugal
3,446 Posts
A leucotomia foi bem polémica para tratar esquizofrenia, acalmá-los... mas os procedimentos levaram a resultados polémicos e severos e já não se usa, porém usam-se outros que provêm dela.
A irmã do Tennessee Williams (autor do Eléctrico Chamado Desejo) e o Nikita Khrushchov foram lobotomizados.
Se virem o Shutter Island, a lobotomia é elemento bem presente. Fica um conselho de filme.

Fiquei agora arrepiado ao ler como morreu Antero de Quental
"Em 1890, devido à reacção nacional contra o ultimato inglês, de 11 de janeiro, aceitou presidir à Liga Patriótica do Norte, mas a existência da Liga foi efémera. Quando regressou a Lisboa, em maio de 1891, instalou-se em casa da irmã, Ana de Quental. Portador de Transtorno Bipolar, nesse momento o seu estado de depressão era permanente. Após um mês, em junho de 1891, regressou a Ponta Delgada, suicidando-se no dia 11 de setembro de 1891, com dois tiros na boca, disparados num banco de jardim de um convento onde havia um letreiro na parede com a palavra "esperança"."

Sim por tudo e por nada suicidavam-se ve tbm o camilo castelo branco e o almirante reis (este tem a sua piada) (por falar em piada a morte do miguel bombarda tbm é ironica)

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Não foi o Castelo Branco que se suicidou após a visita do médico?

Exacto:
"Camilo Castelo Branco, depois da consulta a um oftalmologista que lhe confirmara a gravidade do seu estado, em desespero desfere um tiro de revólver na têmpora direita, às 15h15 de 1 de Junho de 1890, acabando por morrer às 17h00 desse mesmo dia."

:nuts:

·
Registered
104 Posts
Não foi o Castelo Branco que se suicidou após a visita do médico?

Exacto:
"Camilo Castelo Branco, depois da consulta a um oftalmologista que lhe confirmara a gravidade do seu estado, em desespero desfere um tiro de revólver na têmpora direita, às 15h15 de 1 de Junho de 1890, acabando por morrer às 17h00 desse mesmo dia."

:nuts:
Como também já estive nesta, aqui vai:

http://www.geira.pt/CMCamilo/

www.camilocastelobranco.

1 - 20 of 25 Posts