Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 43 Posts

·
Banned
Joined
·
11,098 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)






fonte: Diário de S. Paulo

http://www2.diariosp.com.br/flip/


Crimes contra patrimônio caem em SP

Balanço mostra que, de janeiro a setembro, queda foi de 11,4% nos roubos e 5,05% nos furtos, na comparação com o mesmo período de 2009
02 de novembro de 2010 | 0h 00



Josmar Jozino JORNAL DA TARDE - O Estado de S.Paulo
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101102/not_imp633456,0.php

Os índices dos crimes contra o patrimônio apresentaram queda no Estado de janeiro a setembro deste ano em relação a igual período de 2009. As estatísticas de crimes no Estado no terceiro trimestre de 2010 foram divulgadas ontem. Os casos de homicídios e latrocínios (roubos seguidos de morte) também tiveram redução, como antecipou o Estado.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, os roubos de carga caíram 10,93% e os de banco, 12,29%. Os furtos sofreram redução de 5,05%, e os roubos em geral (excluindo a bancos e carga) caíram 11,4% (veja quadro ao lado). Os furtos de carros recuaram 7,19% e os roubos, 7,88%.

Já as ocorrências de tráfico de drogas aumentaram 11,28% entre janeiro e setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram registrados 2.311 casos a mais nos primeiros nove meses deste ano em relação a igual período de 2009. Para a Segurança Pública, esse resultado indica um aumento da produtividade policial.

Capital. A redução nos roubos e furtos também foi registrada na capital. O número de assaltos a bancos caiu 26,32% na comparação dos trimestres (julho a setembro) do ano passado e deste ano. Foram 38 casos contra 28, respectivamente. Os roubos de carga registraram queda de 15,52% no mesmo período, de acordo com a pasta. Também houve menos roubos de carros no terceiro trimestre deste ano: a queda foi de 1,45%, o que significa 128 casos a menos. Já os roubos em geral tiveram redução de 8,83%.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, atribui a queda dos índices de criminalidade ao trabalho de patrulhamento preventivo. Ele disse que a presença de policiais nas ruas, com viaturas e motos, é constante. Afirmou ainda que a tecnologia também vem ajudando a distribuir o efetivo e a monitorar os locais com maior incidência de delitos.

De acordo com o comandante da PM, além desses dois fatores, a população também está ajudando o trabalho da polícia, ligando para o 190 (150 mil ligações por dia), muitas vezes antes mesmo de o crime acontecer. O coronel acrescentou que os homicídios caíram graças ao combate ao crime organizado e às drogas; às blitze contra o álcool nas Operações Direção Segura (270 mil abordagens); às apreensões de armas (13 mil em 2009 e 10 mil neste ano), e ao trabalho de investigação da Polícia Civil.

O delegado-geral de Polícia, Domingos Paulo Neto, disse que a Polícia Civil resgatou a identidade da corporação, a investigação. Ele afirmou que dará continuidade à meta de combater os crimes contra o patrimônio: "É a nossa prioridade. Nossos policiais intensificarão as investigações, inclusive trabalhando disfarçados, como ocorreu em operações bem-sucedidas nas regiões da 25 de Março, 23 de Maio e Favela Heliópolis."

Em 2009. No ano passado, os índices de criminalidade registraram altas seguidas, e os casos de roubo em todo o Estado explodiram. No segundo trimestre, foram registrados 69,8 mil casos de roubos, um aumento de 18,8% em comparação com igual período do ano anterior. Foi o recorde absoluto desse tipo de delito no Estado. Antes, os números do primeiro trimestre haviam sido os maiores da série histórica, com 65.325 casos. Na época, a secretaria atribuiu à crise econômica a alta dos números
 

·
Registered
Joined
·
4,176 Posts
Esta é verdadeiramente uma ótima notícia.
 

·
.
Joined
·
16,970 Posts
E ainda temos que aturar a dona Dilma detonando a política de segurança paulista, como se o estado estivesse num verdadeiro caos, precisando de "aprender" com os outros alguma coisa.
 

·
Banned
Joined
·
7,395 Posts
infelizmente o que faz com que o Brasil tenha alta taxa de homicidios é o trafico de drogas, no mais não somos um país tão violento nós outros tipos de crimes, creio que estamos dentro da normalidade
 

·
Registered
Joined
·
29,196 Posts
^^ Que nada, em pouquíssimos lugares o uso de armas e violência nos crimes contra o patrimônio é tão generalizado. Roubos e assaltos à trausentes e estabelecimentos que você vê em qualquer centro de cidade brasileira, só encontram medida em cantos como Africa do Sul, e certas áreas de certas cidades americanas.

O sonho do Brasil seria voltar a ser um país onde furtos e outras gatunagens irrelevantes sem violência são a rotina das delegacias, como ocorre em países "tranquilos" como a China, India etc.



Mas é fantástico que o Estado de São Paulo (logo o maior, mais "cruel", "higienista", "capitalista" hahahaha!) possa ser o primeiro nesta década a cair para menos de 10/100.000 assassinatos.

E com a ajuda da cultura do PCC. Hehe, acho que esse tópico poderia ser o lugar para discutir isso.
 

·
Delirante
Joined
·
10,648 Posts
mas a cangaçeira andou dizendo que a segurança pública de São Paulo não existia. Engraçado que onde o PT governa, bandido se cria, vide a Bahia, a criminalidade aumentou muito depois dessa baderna.
 

·
Brazil
Joined
·
2,307 Posts
São Paulo não é mais um lugar violento. O crime tem sido combatido fortemente durante todos esses anos do governo tucano, e com sucesso incontestável, ao contrário de outros estados que, mesmo estando na situação em relação ao governo federal (como é o caso do PR nesses últimos 8 anos), viram seus índices de violência ou piorarem ou continuarem na mesma.

A única coisa que eu fico realmente com pena é que SP pelo jeito está fadada a ser taxada de violenta pelo menos até o fim da geração que nasce hoje. Apesar de todos os números mostrarem o contrário, SP permanece estigmatizada, não só SSC afora, como também entre os próprios brasileiros, foristas ou não.
 

·
Banned
Joined
·
4,284 Posts
Verdade, a ocorrencia de homicídios não é mais tão corriqueira quanto foi uns anos atrás, acho que os atentados terroristas que ocorreram no estado mostraram que era preciso uma ação mais anérgica e repressiva, e foi o que ocorreu, falta agora combater os pequenos furtos que ainda incomodam!
 

·
Scooter/motorbike lover
Joined
·
65,802 Posts
Depois que o PCC fez aquilo em 2006, a política de segurnaça em São Paulo mudou e, realmente, o Estado ficou bem mais seguro. Mas, ainda temos notícias de tráfico de drogas e arrastões, que podem ser combatidos por meio da inteligência da polícia.

Outra coisa que ajudou muito foi a criação do disque-denúncia, na qual a pessoa dá uma informação de um crime para que a polícia investigue, sem revelar identidade.
 

·
Keith
Joined
·
2,316 Posts
Naipesky;66088023E said:
com a ajuda da cultura do PCC. Hehe, acho que esse tópico poderia ser o lugar para discutir isso.
Parabens por ter colocado esta discussão...Fiquei curioso pra saber sua opinião...
Eu não vejo muitos debates sobre esta cultura do PCC, que segundo muitos especialistas em segurança, pacificou a periferia de São Paulo atraves da politica de não confronto com a policia ou com outros grupos menores de traficantes...

No Rio é mais complicado. Diversas facções se degladiam nas disputas de pontos de drogas. Ainda existe a milicia e a policia que sempre batem de frente com os criminosos, o que resulta em mais tiroteio e mortes....
 

·
Tá Serto
Joined
·
4,860 Posts
Fogos! Fogos! Fogos! Champanhe! Vinho!

Mas há muita coisa podre nas nossas Polícias Civil e Militar que impedem e muito una melhora mais rápida, a população também atrapalha ao comprar produtos piratas e ao consumir serviços ilegais, que geram muita disputa e violência. Sem repreensão não há paz.
 

·
Banned
Joined
·
4,284 Posts
Parabens por ter colocado esta discussão...Fiquei curioso pra saber sua opinião...
Eu não vejo muitos debates sobre esta cultura do PCC, que segundo muitos especialistas em segurança, pacificou a periferia de São Paulo atraves da politica de não confronto com a policia ou com outros grupos menores de traficantes...

No Rio é mais complicado. Diversas facções se degladiam nas disputas de pontos de drogas. Ainda existe a milicia e a policia que sempre batem de frente com os criminosos, o que resulta em mais tiroteio e mortes....
Eu trabalho no GESP e sei o quanto evoluiu desde 2006 o tamanho do aparato, investimentos e treinamento de pessoal para ações coordenadas de inteligencia e posso garatir que muita coisa já foi evitada depois da intencificação dessa política de gestão para o setor, tanto no sistema penitenciário quanto no políciamento de rua e no investigativo, tenho certeza de que estamos num caminho sério e tem muita gente engajada nisso (tenham certeza), basta que não se desvie o foco nos próximos anos, esses atentados de 2006 fizeram o poder público "acordar pra vida" nessa matéria ...:cheers:

Ps; Repito, os pequenos delitos ainda são um problema...
 

·
Banned
Joined
·
11,098 Posts
Discussion Starter · #18 ·
^^
Não sei se é impressão, mas a "cultura do PCC" gerou uma série de pequenos e médios bandidos (ou aspirantes a...) nas rodas da periferia dizendo pertencer a "facção".

Já ouvi tantos manos naS periferiaS bradando que é "do partido" que nem sei mais em quem acreditar...


Parece que virou algo pop dizer que é do PCC.
 

·
Inconsciente Coletivo
Joined
·
6,114 Posts
E com a ajuda da cultura do PCC. Hehe, acho que esse tópico poderia ser o lugar para discutir isso.

PCC tem uma estrutura pré-mafiosa. A intenção dos caras é se infiltrar cada vez mais em todo o sistema e elevar os lucros com operações que não arrisquem muito a vida dos seus integrantes.

No caso de 2006 eles forçaram os presidiários do semi-aberto à cometer crimes com pena de morte caso arredassem o pé. É meio óbvio que esse esquema não duraria para sempre, se a intenção dos caras é se estabelecer como máfia. Seria insustentável e minaria o poder deles dentro dos presídios.

A queda dos homicídios não significa que a criminalidade está morta ou dormindo no estado, pelo contrário, dá sinais de que ela está evoluindo e escalando o poderio das suas atividades.

Se o governo atual, o Serra, ou a Dilma acha que só com PMs e viaturas combaterão o banditismo no estado e no país, estão muito enganados, e o estado fodido!
 

·
Inconsciente Coletivo
Joined
·
6,114 Posts
São Paulo não é mais um lugar violento. O crime tem sido combatido fortemente durante todos esses anos do governo tucano, e com sucesso incontestável, ao contrário de outros estados que, mesmo estando na situação em relação ao governo federal (como é o caso do PR nesses últimos 8 anos), viram seus índices de violência ou piorarem ou continuarem na mesma.

A única coisa que eu fico realmente com pena é que SP pelo jeito está fadada a ser taxada de violenta pelo menos até o fim da geração que nasce hoje. Apesar de todos os números mostrarem o contrário, SP permanece estigmatizada, não só SSC afora, como também entre os próprios brasileiros, foristas ou não.
Depende do que você considera violência. Assaltos, roubos, furtos, tráfico de drogas continuam na mesma taxa há anos e em alguns casos houve até aumento.

Fora a violência no trânsito que não utiliza armas de fogo mas mata e fere permanentemente muita gente.
 
1 - 20 of 43 Posts
Top