Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 160 Posts

·
Moderator
187,338 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Horta vai ter novo cais e terminal de passageiros

04.06.2008

O Governo açoriano vai investir 27 milhões de euros para construir um novo cais para ferry-boats e um terminal de passageiros no porto da Horta, ilha do Faial, anunciou ontem o secretário regional da Economia.

Duarte Ponte, que falava após uma reunião com os projectistas e o presidente da Câmara Municipal da Horta, adiantou aos jornalistas que a primeira fase deste projecto está "praticamente concluída" e o concurso deverá ser lançado este mês.

"A equipa de mergulhadores está a concluir o trabalho para sabermos o que fazer com os achados arqueológicos encontrados na baía", disse o secretário da Economia, acrescentando que o encontro serviu para acertar pormenores num projecto em que "Governo e câmara estão em sintonia". Segundo disse, esta requalificação do porto do Faial vai dar uma nova centralidade à ilha e ao nível turístico, uma vez que terá condições para receber os cruzeiros que passarem por São Miguel.

Além do novo molhe a norte, do cais para ferry-boats e do terminal de passageiros, o projecto, localizado na freguesia da Conceição, inclui a construção de um parque de estacionamento e uma praça, com mais de oito mil metros quadrados.

Lusa/Público

·
Banned
9,128 Posts
O Governo dos Açores abriu concurso público internacional para a construção do Parque Desportivo da Horta, que ficará implantado junto à Escola Secundária Manuel de Arriaga.

O preço base desta empreitada, que terá um prazo de execução de 20 meses, ascende a 10,6 milhões de euros. A obra, cujo concurso será publicado segunda-feira no Diário da República, consiste na construção de um campo de futebol de 11, revestido com relva sintética e com iluminação artificial.
O campo de futebol será envolvido por uma pista de atletismo, com piso sintético, para oito corredores, equipada com zona para saltos em comprimento, triplo, altura e vara, dispondo ainda de uma zona, em relva natural, para lançamentos de disco, dardo e peso.
Desta empreitada faz ainda parte a construção de um circuito de manutenção com 795 metros aproximadamente, de um parque infantil destinado a actividades de lazer para crianças e de um parque radical para a prática de “skates” e patins.
Inclui também um edifício de três pisos, destinado a comportar as bancadas, tribuna, áreas técnicas e instalações de apoio aos atletas e para funcionamento do Serviço de Desporto do Faial, e, no seu exterior, três outros edifícios de controlo de acesso ao parque, uma cafetaria/bar de apoio aos espaços de lazer e o edifício do posto de transformação.
A obra agora colocada a concurso engloba igualmente a construção do arruamento envolvente ao campo de futebol, áreas de estacionamento e uma via exterior de acesso ao equipamento, incluindo trabalhos de terraplanagens, fundações e estruturas, infra-estruturas de saneamento, eléctricas, telecomunicações, segurança e ventilação.
A data limite para a entrega de propostas é dia 5 de Setembro próximo, decorrendo no dia oito desse mês, pelas 10h00, o acto público de abertura das propostas concorrentes.
Em Setembro do ano passado, durante a inauguração das novas instalações da Escola Secundária Manuel de Arriaga, o presidente do Governo anunciou que o estádio projectado para a ilha do Faial chamar-se-á “Estádio Mário Lino” e entrará em funcionamento ainda no decurso da época desportiva 2009/2010. :nuts:

JornalDiario

2008-07-04 15:30:00

http://www.jornaldiario.com/ver_noticia.php?id=16069&sec=1

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Espero sinceramente que consigam equilibrar os prazos com a descoberta arqueológica, sem esquecer também esta última :yes:!

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Acho muito bem que atrase :lol:! O que querias fazer à descoberta arqueológica? Ignorá-la?

·
100% Azorean Stuff
7,242 Posts
Já era para estar pronto, mas a meio da obra, durante o ano passado e final de 2009, a baía da Horta foi fustigada por enormes tempestades que levavam constantemente o aterro do cais de cruzeiros atrasando consideravelmente a obra:

Mas o mês definitivo para a conclusão (o que está contratualizado) é Março de 2012.

·
Registered
144 Posts
Epá quando tinha os meus 7/8 anos ( quando se estava a construir a marina ) os meus passeios domingueiros com os meus pais incluiam percorrer a marginal desde o jardim ao pé do forte até à rotunda onde desagua a ribeira e voltar para trás! Que pena essa obra deve tirar um pouco da vista da marginal... quem me dera voltar novamente ao Faial !

·
100% Azorean Stuff
7,242 Posts
Tive a oportunidade de visitar o Faial este verão e devo que a obra nem tapa assim tanto o horizonte e a magnifica vista para o Pico. A verdade é que não há bela sem senão, contudo, tenho a certeza que os navios de cruzeiro + o horizonte com o Pico vão tornar este porto, um dos portos de cruzeiros mais panorâmicos do mundo.

Quando tiveres oportunidade vai fazer uma visita à ilha :) Está bastante agradável e passa-se umas férias fenomenais lá.

·
Registered
144 Posts
Tive a oportunidade de visitar o Faial este verão e devo que a obra nem tapa assim tanto o horizonte e a magnifica vista para o Pico. A verdade é que não há bela sem senão, contudo, tenho a certeza que os navios de cruzeiro + o horizonte com o Pico vão tornar este porto, um dos portos de cruzeiros mais panorâmicos do mundo.

Quando tiveres oportunidade vai fazer uma visita à ilha :) Está bastante agradável e passa-se umas férias fenomenais lá.
Tenho de ir mesmo, a vondade de recordar as lembranças de infancia são muitas! Malvada troika ...

1 - 20 of 160 Posts