Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 32 Posts

·
Lateralus
2,597 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá skyscrapercitianos!

No meu primeiro thread de 2010, gostaria de mostrar a vocês um dos maiores e mais decadentes tesouros do interior do nosso estado de Minas Gerais, a Estância Hidromineral do Hotel Serra Negra, no município de Patrocínio.

Construído aos pés de uma imensa cratera vulcânica, o Hotel conta com fotes de água mineral e sulfurosa (como na fonte Andrade Júnior em Araxá), uma gigantesca área de mata preservada, trilhas para cavalgada e um lago de água mineral no que era a boca do extinto vulcão.

Minha família tem raízes profundas em toda essa região, então é um lugar que conheço de certa forma. Meus avós e tios falam com muita nostalgia do hotel, lembrando da época de glamour e dos grandes figurões que um dia passaram pelos seus salões. Segundo consta, o hotel foi construído para suprir uma demanda que a crescente elite cafeeira da região tinha por um local mais refinado, visto que o Grande Hotel de Araxá não fica tão próximo de Patrocínio. Construído em 1935 no mesmo estilo Missões do Grande Hotel, não localizei a data de seu fechamento, que se deu pelo falecimento do proprietário e um embate judicial que se arrasta até os dias de hoje entre seus herdeiros.

Nos arredores do hotel temos uma engarrafadora de água mineral, a Serra Negra.

Ia com certa frequência ao hotel quando criança, mas já na época ele estava fechado. Aproveitando o feriadão do fim do ano, resolvi voltar lá e me daparo com um cenário de completo abandono, lamentável em se tratando de uma área com tanto potencial turístico.

Pesquisei sobre a estância no Google, mas obtive pouquíssima informação.

Então, vamos às fotos:

1.Região do entorno do Hotel, com destaque para a imensa cratera

2. A cratera e a região do Hotel em destaque

3.Zoom na região do Hotel

4.Portaria

5.Fachada

6. Detalhes da fachada

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17. Mato, mato, mato...

18. Caldeira

19. Idem

20. Como o Hotel está fechado e trancado, consegui poucas fotos do interior

21. Um dos salões

22. Varanda em frente ao salão

23. Outro salão

24. Garrafões da água mineral (virou depósito!!!!!)

25

26. O telhado, DENTRO de um dos salões

27

28. Nos anos 80, cogitou-se uma reabertura do Hotel e iniciaram uma ampliação, que nunca foi concluída:

29

30

31

Área externa

32. Parque infantil

33. Fonte de água mineral

34

35

36. Fonte de água sulfurosa

37

38

39

40. Casa de Banhos

41

42. Natureza

43

44

45

46

47. Foto antiga do hotel, ainda com jardins bem cuidados:

Panoramio de alexlimaptc

Agora compartilho com vocês algumas das poucas informações que achei no google sobre o Hotel:

(29/01/2009)Hotel Serra Negra
Ainda em Belo Horizonte, em relação ao Hotel Estância Hidromineral Serra Negra que está fechado há vários anos devido a um litígio entre herdeiros, Alberto Sanarelli ligou para a Secretária do sócio majoritário, Ricardo Nascimento, na manhã de quinta-feira, dia 28, com o objetivo de marcar uma audiência com o mesmo para saber mais sobre a questão e de uma possível reabertura. Como não obteve nenhum retorno, o vereador vai iniciar estudos junto a advogados para se informar sobre um possível tombamento ou até mesmo uma desapropriação por se tratar de uma área de interesse público. Sanarelli salientou: “o que não pode é uma área de reserva ambiental, lazer e recursos mineirais como esta ficar fechada há anos por interesse de poucos em detrimento da vontade de muitos”.

Na área do Hotel, além da água mineral se encontra também a água sulfurosa e outras, com propriedades medicinais. O local tem uma vegetação exuberante e um clima ameno.

No passado o hotel hospedou grandes políticos e outras personalidades como os presidentes Juscelino Kubischekt e Tancredo Neves, além de governadores, deputados, artistas e outras grandes personalidades.
http://www.cmpatrocinio.mg.gov.br/noticiaaberta.php?id=88

[19/11/2009] - Em entrevista Silas Brasileiro parabeniza Difusora e fala sobre outros assuntos no ‘Comentário do Dia’

(...)Turismo de negócios

O parlamentar patrocinense acredita que existe a possibilidade da capital do café transformar-se em um importante setor turístico de Minas, se explorada sua produção tradicional, como o turismo de negócios. “Poderíamos fazer projetos ambiciosos para a recuperação da lagoa do Chapadão, do Hotel Serra Negra e tornar Patrocínio um centro turístico. Turismo, este, na área de café, fazendas com “tour” mostrando a produção de café, como ela é realizada. Nossos engenhos na produção de rapadura, nossa farinha preparada no tacho, transformando assim Patrocínio num pólo turístico”, finalizou o deputado.
http://www.sistemadifusoraderadio.com.br/open.php?idnew=3766

(...)A 15 Km da cidade se localiza a Estância Hidromineral de Serra Negra, expressivo ponto turístico e hidrográfico, com o Hotel Serra Negra e o engarrafamento da água mineral " Serra Negra" , que é comercializada por todo país. A estância é nacionalmente conhecida por suas águas e lama sulfurosa medicinal.
http://www.funcecp.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=30

Dentre os atrativos, podem se apontar: o Parque Hotel Serra Negra - localizado a 20 km do centro. Possui fontes de água mineral, banhos térmicos de água sulfurosa e de lama, duchas, lago, bosque de 30 ha, curral e montarias. Há ainda a criação de suínos e cabras e produção de leite, queijo, doces, frutas e legumes. Lagoa do Chapadão do Ferro - no topo da serra a 1.200 m de altitude, na cratera de um vulcão extinto, com 6 km de diâmetro, de águas minerais. E a Casa da Cultura.
http://www.turminas.mg.gov.br/patrocinio.html

Construído em 1935, em estilo missões, possui fontes de água mineral, banhos térmicos de água sulfurosa e de lama, duchas, lago, bosque de 30 ha, curral, montarias, criação de suínos e cabras, produção de leite, queijos, doces, frutas e legumes. Situa-se em uma reserva natural, com 274.00 ha.
http://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=Patroc%EDnio&uf=MG&tipo=lazer

Esta é uma das únicas estâncias minerais do estado que ainda está na mão da iniciativa privada. Graças ao fantástico trabalho que a CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) realizou em Araxá, ainda tenho esperanças de que veremos mais um pólo turístico se desenvolvendo no nosso estado.

Como há escassez de informações, peço aos amigos foristas que tenham algo a acrescentar que por favor o façam, pois esse pedaço de paraíso esquecido merecer ser revitalizado, ainda que na memória.
Um grande abraço a todos e um excelente 2010!

·
Registered
24,262 Posts
Uma pena mesmo, pois a tem instalações relativamente bonitas, o entorno é bonito...tava ótimo para um balneário-spa, conjuntamente como hotel fazenda...mas como tá no final do texto há um litígio familiar, ninguém vai querer por a mão na massa, pois tocar algo que está em guerra na justiça é dose, pois se ganha numa instância perde noutra,barra-se aqui emperra-se ali!

·
Banned
3,099 Posts
Nossa, que tristeza.
E pensar que até quarenta e poucos anos atrás o mais chique para casais em lua-de-mel era passar a primeira noite em Serra Negra e a segunda noite no Grande Hotel de Araxá - os meus dois avós fizeram isso na lua-de-mel deles, no início da década de 50.

·
Registered
10,146 Posts
Que legal Vitor, foi uma excelente surpresa esse seu thread! Deve ter uns 10 anos que não vou na Serra Negra, apesar de passar sempre aí na frente trafegando pela BR-365. Virei aqui pra minha mãe e perguntei se tínhamos alguma foto de Serra Negra e ela disse que não e que tinha muita vontade de ver fotos de lá. Aí disse que tava na mão :D Como era de se esperar ela ficou muito triste de ver a situação da estância, aliás acho que não existe quem não fique.

Por se tratar de uma propriedade privada realmente se encontra pouca coisa na internet e nunca tive a oportunidade de ler algum livro sobre a história de Patrocínio e na verdade, nem sei se a história desse hotel já foi retratada de forma detalhada. Interessante ele ter seguido o estilo missões mesmo antes do Grande Hotel começar a ser construído.

Gostaria de lembrar que essa região será de grande importância para todo país já que vai ser implementado pela Fosfértil um grande projeto de mineração de apatita suficiente para dobrar sua produção de fertilizantes fosfatados da empresa, diminuindo a dependência de insumos importados. Não tenho noção da área que abrangerá a mina, mas tirando pelo caso de Araxá, onde mesmo o Complexo do Barreiro sendo um patrimônio tombado, a autorização de lavra da Bunge vai até na porta das Termas, o futuro da Estância de Serra Negra pode estar com os dias contados.

Tomara que a população de Patrocínio comece a se mobilizar no intuito de preservar esse patrimônio. Se o hotel estivesse em domínio público a prefeitura poderia pedir a Fosfertil como compensação dos danos ambientais, a reforma de todo complexo. Parabéns pelo registro, as fotos ficaram ótimas!

·
De um rincão distante
5,055 Posts
As fotos deste hotel é ao mesmo tempo algo belo e triste.
Belo pela natureza do local e pela arquitetura antiga (e rica em detalhes) do prédio.
E triste, como vc mesmo falou, pelo desperdício que isso representa. Sem falar que há muito hotel novo sendo construído por aí que não tem nem metade da beleza deste abandonado.

Presidente Prudente, minha cidade, tem uma ligação com Patrocínio. Muitos mineiros desta cidade vieram para cá, na época áurea do café. Até um ex-prefeito daqui, Paulo Constantino (da família que fundou a GOL) é de família que veio de Patrocínio/MG.

Valeu pelo thread. :)

·
Registered
257 Posts
Juro que se eu tivesse dinheiro suficiente para comprar eu transformaria esse lugar em um complexo turistico 5 estrelas. Ideias nao faltam especialmente quando se ve uma construcao tao bonita e uma area verde tao extensa.
Eh uma pena que esteja assim. Nao eh o unico exemplo do descaso por fazendas e casaroes no nosso estado.
Gostei do thread!

·
Lateralus
2,597 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Uma pena mesmo, pois a tem instalações relativamente bonitas, o entorno é bonito...tava ótimo para um balneário-spa, conjuntamente como hotel fazenda...mas como tá no final do texto há um litígio familiar, ninguém vai querer por a mão na massa, pois tocar algo que está em guerra na justiça é dose, pois se ganha numa instância perde noutra,barra-se aqui emperra-se ali!
Esse lugar tem uma energia tão boa, só quem conhece para dizer. Obrigado pelo comentário.

Nossa, que tristeza.
E pensar que até quarenta e poucos anos atrás o mais chique para casais em lua-de-mel era passar a primeira noite em Serra Negra e a segunda noite no Grande Hotel de Araxá - os meus dois avós fizeram isso na lua-de-mel deles, no início da década de 50.
Poisé... Um tio avô fez exatamente isso... foi pro serra negra na noite de núpcias e depois embarcou de trem em patrocínio, com destino a araxa... isso parece tão distante agora como nunca.

Lamentável!
Que legal Vitor, foi uma excelente surpresa esse seu thread! Deve ter uns 10 anos que não vou na Serra Negra, apesar de passar sempre aí na frente trafegando pela BR-365. Virei aqui pra minha mãe e perguntei se tínhamos alguma foto de Serra Negra e ela disse que não e que tinha muita vontade de ver fotos de lá. Aí disse que tava na mão :D Como era de se esperar ela ficou muito triste de ver a situação da estância, aliás acho que não existe quem não fique.

Por se tratar de uma propriedade privada realmente se encontra pouca coisa na internet e nunca tive a oportunidade de ler algum livro sobre a história de Patrocínio e na verdade, nem sei se a história desse hotel já foi retratada de forma detalhada. Interessante ele ter seguido o estilo missões mesmo antes do Grande Hotel começar a ser construído.

Gostaria de lembrar que essa região será de grande importância para todo país já que vai ser implementado pela Fosfértil um grande projeto de mineração de apatita suficiente para dobrar sua produção de fertilizantes fosfatados da empresa, diminuindo a dependência de insumos importados. Não tenho noção da área que abrangerá a mina, mas tirando pelo caso de Araxá, onde mesmo o Complexo do Barreiro sendo um patrimônio tombado, a autorização de lavra da Bunge vai até na porta das Termas, o futuro da Estância de Serra Negra pode estar com os dias contados.

Tomara que a população de Patrocínio comece a se mobilizar no intuito de preservar esse patrimônio. Se o hotel estivesse em domínio público a prefeitura poderia pedir a Fosfertil como compensação dos danos ambientais, a reforma de todo complexo. Parabéns pelo registro, as fotos ficaram ótimas!
Obrigado pelos elogios, válter. A população se mobilizando eu não garanto, mas algumas pessoas têm muita nostalgia com relação ao lugar. Acho que o problema é que a atual geração que vive em patrocínio não conhece o hotel, pois quando nasceram ele já estava desativado. E para que haja mobilização e empenho, é necessário antes conhecimento. Seria muito utópico a Fosfértil restaurar e transformar o complexo em, sei lá, alojamento para o alto escalão da empresa? Não custa sonhar né? :lol:

Este thread nos surpreende pela beleza do lugar e da construção e nos entristece pelo abandono que ele sofre. Espero que a justiça resolva logo este litígio antes que só sobrem ruínas ou , pior ainda, só as terras.
Essa disputa judicial se arrasta há pelo menos trinta anos. Tenho medo de os atuais herdeiros falecerem e o negócio ainda estar emperrado.

As fotos deste hotel é ao mesmo tempo algo belo e triste.
Belo pela natureza do local e pela arquitetura antiga (e rica em detalhes) do prédio.
E triste, como vc mesmo falou, pelo desperdício que isso representa. Sem falar que há muito hotel novo sendo construído por aí que não tem nem metade da beleza deste abandonado.

Presidente Prudente, minha cidade, tem uma ligação com Patrocínio. Muitos mineiros desta cidade vieram para cá, na época áurea do café. Até um ex-prefeito daqui, Paulo Constantino (da família que fundou a GOL) é de família que veio de Patrocínio/MG.

Valeu pelo thread. :)
Como o Válter citou, o valor arquitetônico do complexo é, ao meu ver, incalculável, pois têm o mesmo estilo Missões do Grande Hotel de Araxá, porém foi construído bem antes.

Juro que se eu tivesse dinheiro suficiente para comprar eu transformaria esse lugar em um complexo turistico 5 estrelas. Ideias nao faltam especialmente quando se ve uma construcao tao bonita e uma area verde tao extensa.
Eh uma pena que esteja assim. Nao eh o unico exemplo do descaso por fazendas e casaroes no nosso estado.
Gostei do thread!
Obrigado. Já que a mega sena da virada não saiu, e o Eike Batista está entrando no ramo hoteleiro, acho que vou propor uma sociadade a ele... Minha única exigência é morar no hotel. :lol:

:eek:hno:

Gostei demais da intenção do thread, parabens!
Obrigado!

·
Registered
10,146 Posts
Obrigado pelos elogios, válter. A população se mobilizando eu não garanto, mas algumas pessoas têm muita nostalgia com relação ao lugar. Acho que o problema é que a atual geração que vive em patrocínio não conhece o hotel, pois quando nasceram ele já estava desativado. E para que haja mobilização e empenho, é necessário antes conhecimento. Seria muito utópico a Fosfértil restaurar e transformar o complexo em, sei lá, alojamento para o alto escalão da empresa? Não custa sonhar né? :lol:
Na minha opinião a instalação da Fosfértil é a última oportunidade daquele local se tornar viável novamente. Transformar toda aquela região em um parque ou em área protegida já seria o primeiro passo.

·
Recursive
11,723 Posts
Nossa, eu fico perplexo quando tomo conhecimento de lugares assim NOS NOSSOS ARREDORES, com uma riqueza tão grande em termos históricos e arquitetônicos simplesmente abandonados, enquanto blocos e hotéis insossos proliferam como bactérias! :gaah:

Faço coro a quem disse acima que se fosse um milionário não hesitaria em comprar esse lugar todo e montaria uma estância/pousada de luxo, e digo mais, lucrando horrores!!!

Enfim, obrigado por deixar-nos a par da situação vitor, e ainda mais por essas fotos espetaculares :eek:kay:

Abraços!!

·
eu mess
5,316 Posts
Que lástima! Uma pena que uma jóia como esta tenha se perdido dessa maneira. Não sabia de sua existência. Estive na Serra Negra nos anos 20, na época q fazia UFU, estudando as formações dômicas.

Terra das águas salitrosas, para onde os criadores da região levavam o gado para beber. Nossa Senhora do Patrocínio do Salitre.

Parabéns pela iniciativa, Vitor!

·
Registered
34,172 Posts
Essa localização é surreal. De cima dá para ver exatamente o vulcão. Sobre o hotel é uma pena. Quem sabe com esse crescimento do Brasil não haja uma reativação...
Se bem que é necessária uma infra-estrutura melhor. Ah se fosse no auge da ferrovia...

·
Registered
5,673 Posts
Ja estive nesse local ha mto tempo atraz, ja estava fechado mas ainda era bem bonito e mto bem cuidado.

Não sabia do total abandono e mto menos o motivo disso tudo...uma pena!

O thread ficou mto interessante, deu pra relembrar de mtas coisas e da época em que visitei o hotel.

·
Lateralus
2,597 Posts
Discussion Starter · #20 ·
olha só o que achei:

Filho de Ricardo Nascimento desmente venda de Hotel Serra Negra ao multimilionário empresário Eike Batista

07/09/2010 10:34:23

Recentemente, uma notícia divulgada no Expresso Notícia – site de notícias dos radialistas Christiano Romão (sub secretário de Esportes & Lazer do guverno 23) e Luiz Oliveira (Rádio Difusora AM) - encheu de esperanças os corações e as mentes daqueles rangelianos que ainda acreditam na implementação (séria) do turismo em nosso município.

A matéria dava conta de que o empresário Eike Batista, dono da maior fortuna do Brasil (segundo a Revista Forbes) estaria adquirindo do empresário Ricardo Nascimento os restos mortais daquilo que outrora foi o Parque Hotel Serra Negra.

Uns diziam que Batista construiria no local um complexo hoteleiro de dar inveja aos melhores já edificados no país. Outros informavam que o rico empresário estaria mesmo é de olho numa rica jazida de fosfato que, segundo consta, está guardada naquelas terras.

Agora, mais precisamente no sábado (04.set) uma notícia caiu como uma ducha de água fria (pelo menos) nas pretensões turísticas locais. Em email enviado para o abalizado blogueiro e colunista Milton Magalhães (da Gazeta e do POL), o filho de Ricardo Nascimento, Leonardo Carvalho Nascimento, desmente publicamente o fato. Leia abaixo.

"Caro Milton Magalhães,
bom dia.
Sou filho do Dr. Ricardo Nascimento dono da Estância Mineral Serra Negra .
Fui alertado por colegas da existência deste breve relato seu sobre nosso hotel e água mineral em seu Blog. Gostaria de pedir para o Sr. retirar ou ratificar a informação dada aos seu leitores, pois não existe nenhuma conversa entre meu pai e o Sr. Eike Batista a respeito de nossas terras e suas benfeitorias.
Nada mais pelo momento.
Grato
Leonardo Carvalho Nascimento”

Porém, como diria o sempre lembrado e nunca esquecido radialista Humberto Cortes, ‘Quando o povo fala, ou foi, ou é ou será...” Aproveite e veja, abaixo, imagens do abandonado Parque Hotel Serra Negra!

http://www.maisumonline.com.br/noticiaaberta.php?key=7772

1 - 20 of 32 Posts