Skyscraper City Forum banner
1 - 1 of 1 Posts

·
Registered
Joined
·
1,359 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Huíla: Celebrado acordo de USD 91 milhões para fábrica de lacticínios
Lubango - Noventa e um milhões de dólares norte-americanos é o valor do acordo de investimento para construção de uma fábrica de lacticínios celebrado hoje, sexta-feira, no Lubango, entre a Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP) e o Grupo Silvestre Tulumba.




FOTO: MORAIS SILVA



Os trabalhos para construção da unidade já arrancaram em Março último, estando agendado para Maio próximo o processo de montagem dos equipamentos, alguns dos quais já no país, importados a partir da Nova Zelândia e Alemanha, através do Porto do Namibe.

Ao falar na apresentação do projecto, um dos seus responsáveis, Paulo Ferreira, disse que a unidade vai a partir de Maio de 2018 começar a produzir 36 mil toneladas de leite, 4,4 de leite em pó, 500 de queijo, duas mil de manteiga, 23 mil de iogurte e uma de leite condensado/ano.

A sua capacidade, segundo disse, é para processar 60 mil litros de leite/dia, ostentando cinco linhas de produção deste produto e seus derivados.

Informou que numa primeira fase a indústria será sustentada por matéria-prima importada da Nova Zelândia, isso no seu primeiro ano de produção, enquanto se trabalha para se tornar independente.

Por sua vez, o director da UTIP, um dos signatários do acordo, Norberto Garcia, frisou que este é um projecto estratégico para o desenvolvimento do sector industrial do país e os impactos resultantes da sua implementação são consideráveis, com relçce para a criação de 378 novos postos de trabalho directos.

Sublinhou que proporcionará igualmente benefícios directos às comunidades locais, contribuirá para melhoria dos níveis de educação, qualificação profissional, empreendedorismo a nível do projecto.

O gestor fez saber ainda que os níveis de consumo poderão cobrir pelo menos 30 porcento das necessidades de produtos lácteos no país, pois é um investimento que vai de encontro com a nova política de investimentos privados no país.

“Do ponto de vista económico, o projecto contribuirá para o aumento da capacidade de produção interna, posicionando-se como uma plataforma viável para a distribuição de produtos nacionais”, frisou.

Situada no Quilómetro 12, o projecto conta parceria alemã.

Este é primeiro acordo entre a UTIP e um investidor huilano. Será a segunda fábrica do género no Lubango, sendo que a primeira do grupo FBM deixou de produzir há quatro anos, por dificuldades financeiras.
 
1 - 1 of 1 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top