SkyscraperCity Forum banner

Içara (SC) - Vizinha de Criciúma (Bônus: foto 3D)

55081 Views 86 Replies 45 Participants Last post by  Paulo R. Bitencard
80
Este é o meu primeiro Thread.

Algumas considerações sobre a cidade de Içara.
Içara passa por uma situação pouco comum, onde dois municípios coexistem sob uma mesma administração. Tal fato ocorre porque há sete anos o distrito do Balneário Rincão foi emancipado, mas ainda não foi instalado. Inicialmente pensei em fazer um único thread sobre os dois municípios, mas devido à grande quantidade de fotos resolvi fazer dois threads, sendo este o primeiro.
O município de Içara é relativamente novo, tendo se desmembrado de Criciúma em 1961. Atualmente é o segundo município mais populoso da Região Carbonífera Catarinense, superado neste aspecto apenas por Criciúma. No Sul do estado, Içara ocupa a quarta posição dentre os municípios mais populosos, enquanto que no “ranking” estadual figura em 21º lugar.

Alguns dados sobre Içara
A população de Içara é constituída predominantemente por três etnias, a italiana, a portuguesa e a polonesa, que juntas atingem 98% da população.
O território é de 292 Km2 (incluindo o novo município do Balneário Rincão).
O primeiro impulso econômico deveu-se principalmente à exploração das jazidas de carvão mineral e à fumicultura. Hoje o carvão não é mais explorado no território Içarense (pelo menos por enquanto), permanecendo a fumicultura, contudo sem a mesma importância do passado.
O município é tem vocação industrial e este setor responde por 40% do PIB municipal. A agropecuária, por sua vez, representa apenas 10% do PIB municipal, enquanto que setor de serviços fecha a conta contribuindo com outros 50% do PIB municipal (IBGE).
Não há no município nenhuma grande indústria, mas podemos contar várias de portes médio, pequeno e micro, em sua maioria instaladas nos quatro distritos industriais e ao longo das rodovias que cortam o município, principalmente da SC-444 (20 Km.) e da BR-101 (21 Km.).
O município é considerado o maior produtor de “frita” (matéria-prima para cerâmica) e também de descartáveis plásticos da América Latina, ainda merecendo destaque os setores alimentícios, de embalagens, de confecções e metal-mecânico.

Mancha urbana de Içara conurbada com Criciúma.

Mesorregião: Sul Catarinense
Microrregião: Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC)
Região metropolitana: Criciúma
Municípios limítrofes: Criciúma, Morro da Fumaça, Sangão, Jaguaruna e Araranguá.
Distância até a capital: 183 quilômetros
Município criado em: 31/12/1961
Área: 292,779 *km².
Pop: 58.796* (IBGE Contagem encerrada Censo 2010)
Altitude: 48 metros
Clima: Subtropical
Fuso horário: UTC-3
Frota de Veículos: 31.287 (DETRAN/SC - setembro de 2010)
Índice de Motorização: 54% (54 veículos para cada 100 habitantes)
Agências bancárias: 6
Museus: 4
Eleitores: 42.365 (TRE)
IDH: 0,79 (PNUD/2000)
IFDM: 0,7202 *2007)
PIB (R$): 679.525 (IBGE/2007)
PIB per capita (R$): 12.650 (IBGE/2007)

*(Aproximadamente 45.000 habitantes, se subtraída a população do recém criado município do Balneário Rincão)

Bônus: Foto 3D
Atenção: Algumas pessoas não são capazes de visualizar o efeito 3D a olho nu e isso é normal. Essa situação pode ser resolvida com o uso de um estereoscópio caseiro, confeccionado com alguns pedaços de espelho, fita crepe e uma caixa de papelão. Também serão necessárias as fotos impressas, é claro. Quem não conseguir ver o efeito 3D e tiver interesse em construir seu próprio estereoscópio, manifeste-se.

As duas fotos abaixo parecem idênticas, mas na realidade são diferentes. É uma sutil diferença capaz de produzir o efeito 3D. Neste caso, o resultado foi obtido com uma única câmera, que após a primeira foto foi deslocada lateralmente alguns centímetros para a obtenção da segunda tomada.

Como visualizar o efeito 3D (visão em X:nuts:): Centralize a foto e posicione-se a uns 40cm do monitor. Pegue uma caneta segurando-a pela extremidade superior e vire a ponta para cima. Mantendo essa orientação leve a caneta até o centro da linha cinza que separa as fotos. Olhe para a ponta da caneta e desloque-a vagarosamente na direção de seus olhos. Observe que no segundo plano, entre as duas fotos, uma nova imagem vai se formando.. Quando essa terceira imagem estiver completa, retire a caneta e concentre-se na imagem. Se tudo correr bem seu cérebro fará o resto e o resultado será uma imagem em três dimensões. (Com um pouco de prática a caneta poderá ser dispensada).

Capmel

Obs. As fotos com a assinatura "Capmel" são de minha autoria.

Começando com algumas fotos da zona rural do município.

1 - Residências e estufas de fumo.

2 - Ao fundo a Serra Geral.

3 - Região da Boa Vista.

4 - Região de Ausentes.

5 - Estrada vicinal na localidade de Esperança.

6 - A Lagoa dos Esteves com a Vila Suíça e mais acima a Lagoa do Faxinal. Ao fundo o Balneário Rincão e o Oceano Atlântico.

7 - Lagoa dos Esteves e Oceano Atlântico.

8 - A BR-101 corta o município numa extensão de 21 Km, passando a quatro quilômetros do centro, no bairro Vila Nova.
Vista para o sentido Norte: Tubarão (52 Km) - Florianópolis (183 Km).

9 - Vista para o sentido Sul: Araranguá (35 Km) - Porto Alegre (290 Km).

10 - Viaduto da SC-444 sobre a BR-101 (Bairro Vila Nova).

11 - Rumo ao centro (4 Km).

12 - SC-444 - Chegando ao centro.

13 - Adega com estrutura de pedra, ainda na SC-444.

14 - Ainda a SC-444.

15 - Principal trevo de acesso ao centro (bairro Raichaski ao fundo).

16 - A Ferrovia Tereza Cristina divide o centro da cidade em duas partes (O trem transporta carvão mineral).

17 - A parte do centro ao Norte da ferrovia é menor, respondendo por menos de 15% das atividades comerciais da região central.

18 - Com mais zoom e ao fundo a Serra Geral.

19 - Aquele morro antes da serra já é município de Criciúma.

20 - Idem.

21 - A parte do centro ao Sul da linha férrea é maior que a parte Norte e concentra mais de 85% das atividades comerciais da região central.

22 - Idem (parcial com zoom).

23 - Idem.

24 - Idem.

25 - As torres na parte de baixo da foto não são de uma igreja e sim do terminal rodoviário. Uma pouco mais a esquerda podemos ver a Casa do Rock, uma das mais badaladas danceterias do Sul do Estado.

26 - Nesta parcial do centro podemos ver à direita o leito da estrada de ferro, que é um misto de avenida, praça e ferrovia.

27 - Idem, com mais zoom. Ao Fundo vemos a Serra Geral, cujo pico no centro da foto (acima da caixa d'água) é o limite do território catarinense
no alto no alto da serra. Toda a região sobre a serra ao Sul (a esquerda) daquele pico já é Rio Grande do Sul. A planície continua sendo SC.

28 - Leito da ferrovia.

29 - Idem.

30 - Idem.

31 - O centro visto desde o bairro Raichaski.

32 - Idem.

33 - O centro visto desde o morro do colégio Cristo Rei.

34 - Idem.

35 - Idem (1 2 3 4).

36 - Idem (1 2 3 4).

37 - Idem (1 2 3 4).

38 - Idem (1 2 3 4).

39 - No primeiro plano vemos algumas árvores exóticas, ao fundo uma área de mata atlântica.

40 - Praça da Juventude.

41 - Museu Casa do Ferroviário.

42 - Hospital.

43 - Casa da Cultura (Museu).

44 - Igreja Matriz.

45 - Domingo na Praça Castelo Branco (Paço Municipal).

46 - Avenida de acesso à prefeitura.

47 - Avenida no bairro Primeiro de Maio.

48 - Outro ângulo da mesma avenida.

49 - Segmento norte da Rua Cel. Marcos Rováris.

50 - Idem.

51 - Rua Ipiranga num domingo.

52 - Passagem de nível na Ferrovia Tereza Cristina (Vandalizei o cartaz do candidato:lol:).

53 - Avenida Procópio Lima (mão inglesa).

54 - Nestas calçadas, as pessoas costumam fazer caminhadas no final da tarde e início da noite.

55 - Chegando pela ferrovia.

56 - Ferrovia.

57 - Idem.

58 - Praça da estrada de ferro.

59 - Idem.

60 - Idem.

61 - Passagem de nível da Rua Vitória.

62 - Rua Cel. Marcos Rováris.

63 - Praça Central.

64 - Um dia de chuva.

65 - Giassi Supermercados.

66 - Lindos "automóveis" desfilando numa rua central...:lol: Falando sério, trata-se de uma manifestação dos agricultores de Içara contra a instalação de uma mina de carvão no município. A foto é de 2008 e mostra a parte mais central e comercial da Rua Cel. Marcos Rováris.

67 - Estou postando estas fotos da manifestação porque não tive coragem de fazer novas fotos do local num dia normal. Naquele dia eu era apenas um fotógrafo a mais e pude fotografar a vontade, sem chamar atenção:bash:.

68 - Idem.

69 - Idem.

70 - O encontro do urbano com o rural.

71 - Residências no Bairro Raichaski.

72 - Idem.

73 - Novos loteamentos (alguns bem estruturados)

74 - Idem.

75- Outros com ruas que mais parecem trilhas.

76 - Idem.

77 - Condomínio em construção.

78 - Finalizando com uma foto do Balneário Rincão.

Aguardem! Em breve um Thread especialmente para o Balneário Rincão.:cheers:
See less See more
1 - 20 of 87 Posts
Cara que thread lindo :applause:

Achei a cidade bem desenvolvida, parece ser maior do que realmente é!
Muito bom o urbanismo, sem falar na natureza!!

Parabéns!!
Muito legal, a RM de Criciúma parece ser bem desenvolvida, Içara é surpreendente. Parabéns pelo primeiro thread, ficou ótimo. :cheers:
Bela cidade. A região de Criciúma está muito bem. Adorei as fotos 2, 78, 72, 64, entre várias outras.
Içara é bem cosmopolita pela populaçao que tem, acompanha Criciuma nesse quesito. Acho que a cidade tem tudo p/ crescer ainda mais e chegar em breve aos 100 mil habitantes
Gostei muito do que foi mostrado, ainda não havia visto Içara em detalhes. A cidade me pareceu bem cuidada e desenvolvida, acompanhando o vigor econômico da vizinha Criciúma. A localização dessas cidades é bem interessante, em uma planície com o mar um pouco a frente e ao fundo os paredões e cânions da Serra Geral. Achei bem interessante a solução aplicada ao trecho urbano da ferrovia, aliando-a a praças e avenidas. Ah, também desconhecia a presença polonesa na cidade, que me pareceu expressiva. Enfim, parabéns pelas fotos, ficaram de ótima qualidade! :eek:kay:
owwwwwww, legal
parabéns Paulo
Içara promete muito, é o caminho do desenvolvimento entre a BR 101 e Criciúma, a conurbação está se caminhando a passos largos!

na foto 20 aparece o prédio dos Lima(família da minha namorada). o azul no canto inferior esquerdo, conheces eles?

bem completo mesmo o thread, até as lagoas apareceram, parabéns, ficou ótimo mesmo!
Bela cidade. Como você mesmo disse, há alguns loteamentos bem estruturados e outros com ruas que parecem trilhas, aqui também é assim. E parece que infelizmente estamos caminhando de volta á 1950, onde as ruas eram super estreitas. :eek:hno:
Excelente thread, maravilhosas fotos!
Içaras é muito linda, mesmo!

Em breve, poderá chegar a ser maior que Criciúma! Não duvide!
Cara que thread lindo :applause:

Achei a cidade bem desenvolvida, parece ser maior do que realmente é!
Muito bom o urbanismo, sem falar na natureza!!

Parabéns!!
Obrigado por ter comentado, Harisson.
Para os padrões catarinenses eu diria que o atual estágio de desenvolvimento de Içara está dentro da média. Significa dizer que ainda falta alguma coisa para a cidade figurar entre as melhores do estado, o que poderá ocorrer num futuro próximo.
Muito legal, a RM de Criciúma parece ser bem desenvolvida, Içara é surpreendente. Parabéns pelo primeiro thread, ficou ótimo. :cheers:
Obrigado pelo teu generoso comentário, Santista.
Toda a RM de Criciúma é surpreendente, apesar da agressão ao meio-ambiente que sofreu e ainda sofre em razão da exploração do carvão mineral.
Bela cidade. A região de Criciúma está muito bem. Adorei as fotos 2, 78, 72, 64, entre várias outras.
Puts, não consegui ver a foto em 3D :eek:hno:
Obrigado, Positronn.
Em breve pretendo fazer uma daqueles “threds listinha” com todas as cidades da região de Criciúma.
Quanto à foto 3D, realmente nem todas as pessoas conseguem visualizar o efeito sem o auxílio de um estereoscópio. Penso que você se enquadra nessa categoria.
Gostei muito do que foi mostrado, ainda não havia visto Içara em detalhes. A cidade me pareceu bem cuidada e desenvolvida, acompanhando o vigor econômico da vizinha Criciúma. A localização dessas cidades é bem interessante, em uma planície com o mar um pouco a frente e ao fundo os paredões e cânions da Serra Geral. Achei bem interessante a solução aplicada ao trecho urbano da ferrovia, aliando-a a praças e avenidas. Ah, também desconhecia a presença polonesa na cidade, que me pareceu expressiva. Enfim, parabéns pelas fotos, ficaram de ótima qualidade! :eek:kay:
Obrigado, Barriga.
Realmente Içara está se desenvolvendo rapidamente, fato este que ganhará novo impulso com a duplicação da BR-101. Iniciou-se por aqui a implantação do esgotamento sanitário e, a exemplo do que acontece em Criciúma, muitas ruas estão sendo esburacadas (um mal necessário).
Quanto à presença polonesa, realmente ela é expressiva e ainda mais intensa nas áreas agrícolas ao redor do centro.
Bem simpática a região. Pena estarem enchendo a cidade de bloquinhos insossos.
owwwwwww, legal
parabéns Paulo
Içara promete muito, é o caminho do desenvolvimento entre a BR 101 e Criciúma, a conurbação está se caminhando a passos largos!

na foto 20 aparece o prédio dos Lima(família da minha namorada). o azul no canto inferior esquerdo, conheces eles?

bem completo mesmo o thread, até as lagoas apareceram, parabéns, ficou ótimo mesmo!
Obrigado, Rech.
Sei que o prédio pertence uma família de sobrenome Lima, mas não sei o nome do proprietário. Alias aqui em Içara há pelo menos quatro prédios desse porte pertencentes aos Lima.
Eu poderia ter colocado mais fotos das lagoas e praias, mas preferi deixar para o thread que estou fazendo sobre o Balneário Rincão.
Bela cidade. Como você mesmo disse, há alguns loteamentos bem estruturados e outros com ruas que parecem trilhas, aqui também é assim. E parece que infelizmente estamos caminhando de volta á 1950, onde as ruas eram super estreitas. :eek:hno:
Obrigado, Pietrin.
Concordo com você, realmente falta um bocado de visão do futuro para grande parte das pessoas responsáveis pelas normas, códigos de postura, planos diretores etc. e também daquelas que cuidam dos projetos de urbanização das cidades brasileiras.
Excelente thread, maravilhosas fotos!
Içaras é muito linda, mesmo!

Em breve, poderá chegar a ser maior que Criciúma! Não duvide!
Obrigado por comentar, Stephen Kiss.
Não duvido disso não, afinal, Criciúma está ficando saturada e Içara ainda tem muito espaço para crescer.
Bem simpática a região. Pena estarem enchendo a cidade de bloquinhos insossos.
Obrigado por comentar, Fernando.
Realmente há muitos bloquinhos em construção e não só em Içara, mas também em muitas outras cidades catarinenses (o pessoal daqui parece gostar de viver confinado).
Eu não custumo comentar em threads de fotos, apenas apreciá-los, mas o seu trabalho ficou excelente, muito bem detalhado! Só senti falta do povo, por isso achei o thread bem "mortinho" por assim dizer, mas suas fotos e descrições estão ótimas, quando eu criar meu primeiro thread espero que seja tão bom quanto o seu, com ótimos ângulos.

Gostei demais da cidade, apesar de fazer parte de uma Região Metropolitana eu achei bem tranquila pelas fotos, posso estar enganado, mas espero que ela possa se desenvolver mantendo esse ar bucólico que tanto apreciei.

Parabéns Paulo, seu trabalho ficou excelente.:applause:
1 - 20 of 87 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.