SkyscraperCity Forum banner
1 - 4 of 4 Posts

· Registered
Joined
·
835 Posts
Estranha lista. Quando lembro dos parques de Paris, Londres, Nova York, Buenos Aires, Madrid, Roma e mesmo do Rio (pelo menos o Jardim Botânico, ou o Parque da Tijuca), já não vejo como colocar o Ibirapuera em oitavo lugar. Seja como for, é sempre bom um indicador desses para o país. Vai Brasil (e não só no futebol!)!
 

· Registered
Joined
·
835 Posts
Tem outra coisa tambem. Aquilo que é bom ou mau de ver na viagem é relativo ao lugar onde você está. Numa cidade que não é exatamente conhecida pela excelência de seus parques ou jardins, como São Paulo, certamente o Ibirapuera é um lugar notável para se passear; dá um grande alívio à selva de pedra e é superior aos outros parques da cidade. Especialmente a um turista.

De resto, este negocio de não ter grandes parques é uma característica nacional. O nosso negocio é natureza em estado bruto: floresta e praia. Mesmo o Jardim botânico do Rio, que é provavelmente o mais esplêndido jardim do Brasil, extrai parte expressiva do seu encanto do fato de ser meio selvagem, na encosta da floresta da Tijuca, com vista para montanhas e Corcovado, e tal. Mesmo o nosso paisagismo é mais estético que qualquer outra coisa.
 

· Registered
Joined
·
835 Posts
Realmente São Paulo não é conhecida pelos parques pq não sabe se divulgar, você não deve ter muito conhecimento sobre os parques de SP para falar que o Ibirapuera é o único grande e interessante parque de SP. São Paulo tem mais ou menos 100 parques e mesmo com essa quantidade tão grande, todos são muito bem cuidados e interessantes, de vários estilos, alguns maiores que o Ibirapuera. Tem muitos charmosos como Buenos Aires, Jardim da Luz, Trianon, Jardim botânico, Parque da independia, Burle Marx com belíssimos jardins, esculturas, fontes. Parques mais naturais e colossais como Horto Florestal , Parque Estadual da Cantareira, Parque Estadual do Jaraguá, Parque Zoológico de São Paulo, Parque Anhanguera, Parque Estadual Fontes do Ipiranga, que exercem papeis importantíssimos na preservação da mata atlântica. Grandes parques urbanos como o do Carmo, Ibirapuera, Parque Ecológico do Tietê. Parques modernos como o Villa Lobos, do Povo, da juventude, solo Sagrado. A cidade possui parques importantíssimos em todos os sentidos, muito bem cuidados e interessantes, o Ibirapuera não é o único grande parque de São Paulo e nem o mais importante. Para você ficar mais informado sobre o grande patrimônio natural da cidade de São Paulo:http://pt.wikipedia.org/wiki/Parques_da_cidade_de_S%C3%A3o_Paulo Da uma olhada nesse Thread, eu pretendo mostrar boa parte dos parques da cidade nele:http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1712977
Obrigado. Folgarei em descobrir que São Paulo possui alguns dos mais belos jardins do mundo; os seus para mim ainda desconhecidos Central Parks, seus Bois de Boulougne, seus Hyde Parks, suas Villas Borghese, seus Tiergarten, seus jardins de Palermo, seus parques do Retiro. Mal posso esperar.

Falando sério, conheço vários desses parques paulistanos. Não disse que São Paulo não tem árvores, praças com árvores (até a Buenos Aires entrou aqui!), jardins (o Trianon), ou parques (Ibirapuera, Ipiranga, Dom Pedro), nem boas árvores, boas praças, bons jardins ou parques.

O que disse é a cidade não tem parques magníficos como aqueles que mencionei, e que, tirando talvez o Jardim Botânico do Rio, pouco há feito exclusivamente pela ação do homem que seja de embasbacar.Também não disse que não sejamos capazes de fazê-lo, nem disse que isso não passava de uma opinião. Cada um que queira pensar e opinar o que quiser.
 

· Registered
Joined
·
835 Posts
Quando o patriotismo nativista entra pela janela, saio pela porta. A heróica Piratininga está bem defendida por seus aldeões contra o miserável emboaba aqui.

Saio lembrando da famosa passagem dedicada já quase cem anos por Lima Barreto a este verdadeiro Éden, na crônica de OS BRUZUNDANGAS, denominada UMA PROVÍNCIA, que se refere aos habitantes deste invejado rincão que é nossa querida Sampa:

"O traço característico da população da província do Café, da Republica da Bruzundanga, é a vaidade. Eles são os mais ricos do pais, eles são os mais belos, eles são os mais inteligentes, eles são os mais bravos, eles têm as melhores instituições, etc".

A passagem peca pela generalização. Mas vejo que ainda há aqui quem a faça ter atualidade surpreendente.

Ficarei portanto aqui no meu canto, morrendo de inveja por não ter as bênçãos de morar nesta magnífica cidade de São Paulo, que é certamente o rincão mais abençoado não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro. Ave Pauliceia!

Abraços aos compatriotas.
 
1 - 4 of 4 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top