Na boa, a maioria das pessoas que se atrevem a comentar sobre o Ibirapuera nem sequer pisaram lá nos últimos tempos e se baseiam em imagens que vêem na internet e na televisão. Bom já que estamos em um forum apropriado vou contar um pouco do que sei por ser um frequentador assíduo desse parque:
- O Ibirapuera não é apenas um parque com muito verde e áreas para fazer piquenique. Dentro do parque existem alguns dos museus mais importantes de SP, que são o MAM (museu de arte moderna) que possui um belo restaurante e um aditório, o MAC (museu de arte contemporânea) que conta com obras de Pablo Picasso, Matisse, Modigliani, Tarsila do Amaral, Portinari e Di Cavalcanti entre outros, o Museu Afro Brasil e em breve terá o Museu da Cultura Brasileira.
- Auditório do Ibirapuera - ncebido por Oscar Niemeyer no projeto original para o Parque Ibirapuera, o Auditório Ibirapuera foi inaugurado em outubro de 2005. Gerido pelo Instituto Auditório do Ibirapuera, o espaço é utilizado para atividades culturais, com programaçào semanal dedicada à diversidade musical. No prédio funciona um auditório com 800 lugares, com palco reversível para shows ao ar livre e uma escola de música com 120 jovens e crianças que formam a Orquestra Brasileira de Escola do Auditório.
- Escola de Astrofísica - Desde sua fundação, em 1961, passaram pelos cursos da Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini – EMA – mais de 23 mil alunos. Todos eles puderam tomar contato com conhecimentos astronômicos diversos, dos mais consagrados até os mais recentes e modernos, a partir dos cursos ministrados. Apontados como referência, os cursos da EMA oferecidos a população ocupam pale importante no cenário da divulgação científica. Localizada ao lado do Planetário Aristóteles Orsini, possui biblioteca especializada e promove exposições, palestras, observações monitoradas com telescópio, além dos conceituados cursos semestrais e de férias.
- Fundação Bienal - Projetado por Oscar Niemeyer, o Pavilhão foi idealizado para abrigar grandes exposições e acontecimentos importantes. A 1ª Bienal de São Paulo foi idealizada em 1951 pelo MAM. A segunda ocorreu em 1953 no parque e estendeu-se até 1954 para fazer parte dos festejos do Quarto Centenário. Ela separou-se do MAM e foi transformada em fundação em 1962. Não tem acervo permanente, e é aberta apenas quando há exposição. O Projeto de Conservação da Coleção Fotográfica do Arquivo Histórico Wanada Svevo, tombado pelo Condephaat, organiza, preserva e difunde a documentação gerada a partir da realização dos eventos bienais (Bienal de Artes e de Arquitetura), além da documentação produzida pela fundação. O projeto Wanda Svevo também possui vasta Coleção de Referência a respeito da produção artística brasileira e internacional a partir da década de 50.
- OCA - O edifício da Oca é um pavilhão utilizado para receber grandes exposições e eventos. O prédio, projetado por Oscar Niemeyer em 1954, já abrigou o Museu da Aeronéutica e o Museu do Folclore, e foi reformado segundo o projeto de Paulo Mendes da Roocha, em 2000. É administrada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente desde 2005.
- Pavilhão Japones - No Quarto Centenário da Cidade de São Paulo, em 1954, foi construído o Pavilhão Japonês no Parque Ibirapuera, após intensa campanha da comunidade nipo-brasileira. Na ocasião, a colônia japonesa doou uma réplica, feita no Japão, do Palácio Katsura, em Quioto.
O pavilhão possui um salão nobre, uma copa para preparo da cerimônia do chá e uma salão de chá. Apresenta exposição permanente de cultura japonesa, com peças a partir do século 11. Seu entorno é enfeitado com lago com carpas e jardins. ocupa área de 7.500 metros quadrados.
- Planetário - Inaugurado em 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini foi o primeiro do Brasil. Tem como objetivo sensibilizar o público para as questões do universo, em especial da astronomia. É um importante pólo de educação, cultura e entretenimento. Foi reaberto em 2006, depois de restaurado e modernizado. Hoje conta com o projetor Zeiss StarMaster e uma cúpula de 18 metros de diâmetro. A sala possui capacidade para 300 visitantes, sete deles cadeirantes.
Estrutura
- Pista de Cooper de 1.500 metros;
- Pista de corrida de 6 mil metros, que contorna o gradil do parque;
- Ciclofaixa de 3 mil metros;
- Campo de futebol de saibro;
- Restaurante;
- Praça de jogos próxima a sede da Guarda Cívil Metropolitana (GCM), com 5 mesas de pingue-pongue e 6 mesas de xadrez / damas;
- Banca de jornais e revistas;
- 2 lanchonetes;
- 2 Playgrounds;
- 7 quadras poliesportivas;
- Viveiro Manequinho Lopes;
- Divisão de Fauna;
- Herbário Municipal;
- Escola de Jardinagem;
- Jardim de Esculturas;
- Praça Burle Marx;
- Praça da Paz;
- Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira;
- Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ).
- Proteção à Fauna - A Divisão de Fauna Silvestre presta assistência aos animais silvestres de vida livre encaminhados pela população ou apreendidos pela Polícia Florestal, Ibama, Corpo de Bombeiros e Centro de Controle de Zoonoses e aos animais dos parques municipais, realizando atendimento veterinário e reabilitação e fazendo o levantamento da fauna nos parques e áreas verdes da cidade. Esse trabalho conta com uma equipe técnica de áreas da medicina veterinária e biologia e a parceria de diversas entidades, como universidades, centros e institutos de pesquisa, com as quais desenvolve projetos especiais ligados à fauna do município.
- Viveiro Manequinho Lopes - Dedica-se à produção de herbáceas e arbustivas. É um dos três viveiros que constituem o DEPAVE-2 (Divisão Técnica de Produção e Arborização) que tem como função principal a produção de mudas de plantas destinadas aos plantios realizados nas áreas públicas municipais (Parques, Subprefeituras, Escolas e demais unidades da PMSP), bem como promover a arborização e o ajardinamento de áreas da municipalidade. O órgão também desenvolve pesquisa e experimentação visando o aprimoramento da produção.
Fora tudo isso, o parque é, na minha opinião, o lugar que mais aproxima pessoas na cidade de São Paulo, todo tipo de gente frequenta o Ibirapuera, sejam elas milionárias ou pobres, atletas, pais e filhos, existe um lugar especifico para levar o seu cachorro para socializar (eu sempre levo a minha) ou até mesmo se você quiser apenas um lugar para ler um livro.
Dizer que um parque está entre os melhores do mundo com certeza não é porque ele tem arvores maravilhosas ou uma vista de tirar o fôlego, mas sim pelas opções de atividades culturais, recreativas e esportivas que ele oferece e pelos parques que conheço pelo mundo, tenho certeza que o Ibirapuera é um dos melhores.