SkyscraperCity Forum banner

Ibirapuera é eleito o 8º melhor parque do mundo

21089 Views 131 Replies 47 Participants Last post by  Guil
21 - 40 of 132 Posts
Estranha lista. Quando lembro dos parques de Paris, Londres, Nova York, Buenos Aires, Madrid, Roma e mesmo do Rio (pelo menos o Jardim Botânico, ou o Parque da Tijuca), já não vejo como colocar o Ibirapuera em oitavo lugar. Seja como for, é sempre bom um indicador desses para o país. Vai Brasil (e não só no futebol!)!
Já morei em Paris e Londres e acho o Ibira melhor que qualquer parque dessas duas cidades, minha opinião.
É impressionante como tem gente nesse fórum que não aceita de jeito nenhum uma noticia boa sobre SP, faz tudo pra desmentir. Se fosse uma que colocasse o Ibira entre os pires ia ter gente soltando fogos e rasgando elogios a quem fez a lista.
O Ibirapuera é lindo, mas a lista não leva só em consideração a beleza do parque.
Para eles eu indico isso aqui:

Desculpem, nao e' questao por ser o Ibirapuera ou por ser SP, isso tambem e' uma coisa... E' so' pelo simples fato de ser o Tripadvisor, voces conhecem o site? Sabem como funciona? Experimentem pegar referencia de hoteis e voces se arrependerao...

O Ibirapuera tem muitas coisas boas, nao digo que nao deva estar na lista, mas a fonte nao tem qualquer relevancia...
O Tripadvisor é feito pela experiência dos usuários, visitantes, hóspedes... Já vi boas dicas por lá, quando fui a NY escapei de umas roubadas "pega-turista". Logo, na ótica de quem o frequenta, ele é um dos dez melhores.
^^ Pronto, eu nao recomendo o uso do site... Principalmente por essas roubadas "pega turista", pois qualquer um pode fazer o registro e falar o que quiser, inclusive quem quer armar as "roubadas"...
Tem outra coisa tambem. Aquilo que é bom ou mau de ver na viagem é relativo ao lugar onde você está. Numa cidade que não é exatamente conhecida pela excelência de seus parques ou jardins, como São Paulo, certamente o Ibirapuera é um lugar notável para se passear; dá um grande alívio à selva de pedra e é superior aos outros parques da cidade. Especialmente a um turista.

De resto, este negocio de não ter grandes parques é uma característica nacional. O nosso negocio é natureza em estado bruto: floresta e praia. Mesmo o Jardim botânico do Rio, que é provavelmente o mais esplêndido jardim do Brasil, extrai parte expressiva do seu encanto do fato de ser meio selvagem, na encosta da floresta da Tijuca, com vista para montanhas e Corcovado, e tal. Mesmo o nosso paisagismo é mais estético que qualquer outra coisa.
Já morei em Paris e Londres e acho o Ibira melhor que qualquer parque dessas duas cidades, minha opinião.
Eu tambem... e o High Line nao tem nada demais.
O Ibirapuera merece. Muitos amigos meus que tambem sao superviajados rasgaram elogios ate' o talo quando foram ao Ibirapuera. E' realmente uma beleza. E tem areas densas, parque aberto, museus, gente linda, lagoa... a cidade ao redor.. e' muito especial
La Villete e' so ajeitadinho... nada do outro mundo.
Realmente São Paulo não é conhecida pelos parques pq não sabe se divulgar, você não deve ter muito conhecimento sobre os parques de SP para falar que o Ibirapuera é o único grande e interessante parque de SP. São Paulo tem mais ou menos 100 parques e mesmo com essa quantidade tão grande, todos são muito bem cuidados e interessantes, de vários estilos, alguns maiores que o Ibirapuera. Tem muitos charmosos como Buenos Aires, Jardim da Luz, Trianon, Jardim botânico, Parque da independia, Burle Marx com belíssimos jardins, esculturas, fontes. Parques mais naturais e colossais como Horto Florestal , Parque Estadual da Cantareira, Parque Estadual do Jaraguá, Parque Zoológico de São Paulo, Parque Anhanguera, Parque Estadual Fontes do Ipiranga, que exercem papeis importantíssimos na preservação da mata atlântica. Grandes parques urbanos como o do Carmo, Ibirapuera, Parque Ecológico do Tietê. Parques modernos como o Villa Lobos, do Povo, da juventude, solo Sagrado. A cidade possui parques importantíssimos em todos os sentidos, muito bem cuidados e interessantes, o Ibirapuera não é o único grande parque de São Paulo e nem o mais importante. Para você ficar mais informado sobre o grande patrimônio natural da cidade de São Paulo:http://pt.wikipedia.org/wiki/Parques_da_cidade_de_S%C3%A3o_Paulo Da uma olhada nesse Thread, eu pretendo mostrar boa parte dos parques da cidade nele:http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1712977
Obrigado. Folgarei em descobrir que São Paulo possui alguns dos mais belos jardins do mundo; os seus para mim ainda desconhecidos Central Parks, seus Bois de Boulougne, seus Hyde Parks, suas Villas Borghese, seus Tiergarten, seus jardins de Palermo, seus parques do Retiro. Mal posso esperar.

Falando sério, conheço vários desses parques paulistanos. Não disse que São Paulo não tem árvores, praças com árvores (até a Buenos Aires entrou aqui!), jardins (o Trianon), ou parques (Ibirapuera, Ipiranga, Dom Pedro), nem boas árvores, boas praças, bons jardins ou parques.

O que disse é a cidade não tem parques magníficos como aqueles que mencionei, e que, tirando talvez o Jardim Botânico do Rio, pouco há feito exclusivamente pela ação do homem que seja de embasbacar.Também não disse que não sejamos capazes de fazê-lo, nem disse que isso não passava de uma opinião. Cada um que queira pensar e opinar o que quiser.
Obrigado. Folgarei em descobrir que São Paulo possui alguns dos mais belos jardins do mundo; os seus para mim ainda desconhecidos Central Parks, seus Bois de Boulougne, seus Hyde Parks, suas Villas Borghese, seus Tiergarten, seus jardins de Palermo, seus parques do Retiro. Mal posso esperar.

Falando sério, conheço vários desses parques paulistanos. Não disse que São Paulo não tem árvores, praças com árvores (até a Buenos Aires entrou aqui!), jardins (o Trianon), ou parques (Ibirapuera, Ipiranga, Dom Pedro), nem boas árvores, boas praças, bons jardins ou parques.

O que disse é a cidade não tem parques magníficos como aqueles que mencionei, e que, tirando talvez o Jardim Botânico do Rio, pouco há feito exclusivamente pela ação do homem que seja de embasbacar.Também não disse que não sejamos capazes de fazê-lo, nem disse que isso não passava de uma opinião. Cada um que queira pensar e opinar o que quiser.
Esse "embasbacante" Jardim Botânico nem entre os 10 do Brasil está. :lol:

Os 10 melhores Parques do Brasil:

1.Parque do Ibirapuera – São Paulo (SP)
2.Mangal das Garças – Belém (PA)
3.Parque Barigui – Curitiba (PR)
4.Parque Tanguá – Curitiba (PR)
5.Parque das Dunas – Natal (RN)
6.Parque Farroupilha (Redenção) – Porto Alegre (RS)
7.Parque da Cidade (Sarah Kubitschek) – Brasília (DF)
8.Parque Unipraias – Camboriú (SC)
9.Parque das Mangabeiras – Belo Horizonte (BH)
10.Parque Moinhos de Vento – Porto Alegre (RS)
Na boa, a maioria das pessoas que se atrevem a comentar sobre o Ibirapuera nem sequer pisaram lá nos últimos tempos e se baseiam em imagens que vêem na internet e na televisão. Bom já que estamos em um forum apropriado vou contar um pouco do que sei por ser um frequentador assíduo desse parque:

- O Ibirapuera não é apenas um parque com muito verde e áreas para fazer piquenique. Dentro do parque existem alguns dos museus mais importantes de SP, que são o MAM (museu de arte moderna) que possui um belo restaurante e um aditório, o MAC (museu de arte contemporânea) que conta com obras de Pablo Picasso, Matisse, Modigliani, Tarsila do Amaral, Portinari e Di Cavalcanti entre outros, o Museu Afro Brasil e em breve terá o Museu da Cultura Brasileira.

- Auditório do Ibirapuera - ncebido por Oscar Niemeyer no projeto original para o Parque Ibirapuera, o Auditório Ibirapuera foi inaugurado em outubro de 2005. Gerido pelo Instituto Auditório do Ibirapuera, o espaço é utilizado para atividades culturais, com programaçào semanal dedicada à diversidade musical. No prédio funciona um auditório com 800 lugares, com palco reversível para shows ao ar livre e uma escola de música com 120 jovens e crianças que formam a Orquestra Brasileira de Escola do Auditório.

- Escola de Astrofísica - Desde sua fundação, em 1961, passaram pelos cursos da Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini – EMA – mais de 23 mil alunos. Todos eles puderam tomar contato com conhecimentos astronômicos diversos, dos mais consagrados até os mais recentes e modernos, a partir dos cursos ministrados. Apontados como referência, os cursos da EMA oferecidos a população ocupam pale importante no cenário da divulgação científica. Localizada ao lado do Planetário Aristóteles Orsini, possui biblioteca especializada e promove exposições, palestras, observações monitoradas com telescópio, além dos conceituados cursos semestrais e de férias.

- Fundação Bienal - Projetado por Oscar Niemeyer, o Pavilhão foi idealizado para abrigar grandes exposições e acontecimentos importantes. A 1ª Bienal de São Paulo foi idealizada em 1951 pelo MAM. A segunda ocorreu em 1953 no parque e estendeu-se até 1954 para fazer parte dos festejos do Quarto Centenário. Ela separou-se do MAM e foi transformada em fundação em 1962. Não tem acervo permanente, e é aberta apenas quando há exposição. O Projeto de Conservação da Coleção Fotográfica do Arquivo Histórico Wanada Svevo, tombado pelo Condephaat, organiza, preserva e difunde a documentação gerada a partir da realização dos eventos bienais (Bienal de Artes e de Arquitetura), além da documentação produzida pela fundação. O projeto Wanda Svevo também possui vasta Coleção de Referência a respeito da produção artística brasileira e internacional a partir da década de 50.

- OCA - O edifício da Oca é um pavilhão utilizado para receber grandes exposições e eventos. O prédio, projetado por Oscar Niemeyer em 1954, já abrigou o Museu da Aeronéutica e o Museu do Folclore, e foi reformado segundo o projeto de Paulo Mendes da Roocha, em 2000. É administrada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente desde 2005.

- Pavilhão Japones - No Quarto Centenário da Cidade de São Paulo, em 1954, foi construído o Pavilhão Japonês no Parque Ibirapuera, após intensa campanha da comunidade nipo-brasileira. Na ocasião, a colônia japonesa doou uma réplica, feita no Japão, do Palácio Katsura, em Quioto.

O pavilhão possui um salão nobre, uma copa para preparo da cerimônia do chá e uma salão de chá. Apresenta exposição permanente de cultura japonesa, com peças a partir do século 11. Seu entorno é enfeitado com lago com carpas e jardins. ocupa área de 7.500 metros quadrados.

- Planetário - Inaugurado em 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini foi o primeiro do Brasil. Tem como objetivo sensibilizar o público para as questões do universo, em especial da astronomia. É um importante pólo de educação, cultura e entretenimento. Foi reaberto em 2006, depois de restaurado e modernizado. Hoje conta com o projetor Zeiss StarMaster e uma cúpula de 18 metros de diâmetro. A sala possui capacidade para 300 visitantes, sete deles cadeirantes.

Estrutura
- Pista de Cooper de 1.500 metros;

- Pista de corrida de 6 mil metros, que contorna o gradil do parque;

- Ciclofaixa de 3 mil metros;

- Campo de futebol de saibro;

- Restaurante;

- Praça de jogos próxima a sede da Guarda Cívil Metropolitana (GCM), com 5 mesas de pingue-pongue e 6 mesas de xadrez / damas;

- Banca de jornais e revistas;

- 2 lanchonetes;

- 2 Playgrounds;

- 7 quadras poliesportivas;

- Viveiro Manequinho Lopes;

- Divisão de Fauna;

- Herbário Municipal;

- Escola de Jardinagem;

- Jardim de Esculturas;

- Praça Burle Marx;

- Praça da Paz;

- Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira;

- Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ).

- Proteção à Fauna - A Divisão de Fauna Silvestre presta assistência aos animais silvestres de vida livre encaminhados pela população ou apreendidos pela Polícia Florestal, Ibama, Corpo de Bombeiros e Centro de Controle de Zoonoses e aos animais dos parques municipais, realizando atendimento veterinário e reabilitação e fazendo o levantamento da fauna nos parques e áreas verdes da cidade. Esse trabalho conta com uma equipe técnica de áreas da medicina veterinária e biologia e a parceria de diversas entidades, como universidades, centros e institutos de pesquisa, com as quais desenvolve projetos especiais ligados à fauna do município.

- Viveiro Manequinho Lopes - Dedica-se à produção de herbáceas e arbustivas. É um dos três viveiros que constituem o DEPAVE-2 (Divisão Técnica de Produção e Arborização) que tem como função principal a produção de mudas de plantas destinadas aos plantios realizados nas áreas públicas municipais (Parques, Subprefeituras, Escolas e demais unidades da PMSP), bem como promover a arborização e o ajardinamento de áreas da municipalidade. O órgão também desenvolve pesquisa e experimentação visando o aprimoramento da produção.

Fora tudo isso, o parque é, na minha opinião, o lugar que mais aproxima pessoas na cidade de São Paulo, todo tipo de gente frequenta o Ibirapuera, sejam elas milionárias ou pobres, atletas, pais e filhos, existe um lugar especifico para levar o seu cachorro para socializar (eu sempre levo a minha) ou até mesmo se você quiser apenas um lugar para ler um livro.

Dizer que um parque está entre os melhores do mundo com certeza não é porque ele tem arvores maravilhosas ou uma vista de tirar o fôlego, mas sim pelas opções de atividades culturais, recreativas e esportivas que ele oferece e pelos parques que conheço pelo mundo, tenho certeza que o Ibirapuera é um dos melhores.
Parabéns, São Paulo! Com certeza dos parques que visitei, no Brasil e no mundo, o Ibirapuera é o melhor disparado. Inclusive muito melhor do que parques famosos citados aqui por outros forumers e que de bom mesmo só tem o nome.

E como tem uma certa turma nesse fórum que só consegue enxergar a realidade por uma miopia quase caolha do bairrismo doentio... só consegue valorizar sua cidade diminuindo a dos outros.

É muita inveja e baixa auto-estima.
Estranha lista. Quando lembro dos parques de Paris, Londres, Nova York, Buenos Aires, Madrid, Roma e mesmo do Rio (pelo menos o Jardim Botânico, ou o Parque da Tijuca), já não vejo como colocar o Ibirapuera em oitavo lugar. Seja como for, é sempre bom um indicador desses para o país. Vai Brasil (e não só no futebol!)!
Bom, em cima do meu post acima, vou responder seu comentário:

Paris e Londres tem excelentes parque (morei em Londres e vou quase todo ano a Paris), mas nenhum deles tem estrutura iguais ao Ibirapuera. Nova York está na lista , Buenos Aires não conheço tão bem (se puder falar algum posso pesquisar melhor), Madrid também está na lista, e Roma eu fui só uma vez e não vi nenhum grande parque sem ser os históricos.

Quanto ao Rio: O Jardim Botânico é lindo, mas só isso, a estrutura é bem pequena e sinceramente não está lá tão bem conservada. Só fica a beleza mesmo.
Já o Parque Nacional da Tijuca é um reserva florestal e não exatamente um parque, conta com trilhas maravilhosas e tudo mais, mas não pode ser comparado com o ibirapuera pois é só natureza mesmo, podemos compara com o Parque Estadual da Cantareira.
É verdade como o amigo lá em cima mencionou o tal de Jardim Botanico não esta nem entre os dez mais belos do Brasil, e o cidadão bairrista quer por quer a todo custo desmerecer o belissimo Parque do Ibirapuera.

São Paulo atualmente tem 90 parques se não me engano e em torno de 4 mil praças dentro da cidade, Floresta tambem temos a da Cantareira, mas em se tratando de parques é uma cidade imbativel no país tem para todos os mais variados gostos.
Gosto muito tambem dos belíssimos parques do Povo e Villa Lobos.

Outra cidade que tambem tem parques muito bem cuidados é Curitiba aonde estive 3 anos atras

Parabens Renauldt por mostrar o quanto o Parque do Ibirapuera é completo, não vejo nenhum outro chegar perto dele em atrativos

Ah claro! Como se a lista da TripAdvisor (nem conheço) contasse muito pra isso.
Com essa votação inferimos que:

Muitos paulistas entram no Trip Advisor. :troll:
  • Like
Reactions: Naipesky
Quando o patriotismo nativista entra pela janela, saio pela porta. A heróica Piratininga está bem defendida por seus aldeões contra o miserável emboaba aqui.

Saio lembrando da famosa passagem dedicada já quase cem anos por Lima Barreto a este verdadeiro Éden, na crônica de OS BRUZUNDANGAS, denominada UMA PROVÍNCIA, que se refere aos habitantes deste invejado rincão que é nossa querida Sampa:

"O traço característico da população da província do Café, da Republica da Bruzundanga, é a vaidade. Eles são os mais ricos do pais, eles são os mais belos, eles são os mais inteligentes, eles são os mais bravos, eles têm as melhores instituições, etc".

A passagem peca pela generalização. Mas vejo que ainda há aqui quem a faça ter atualidade surpreendente.

Ficarei portanto aqui no meu canto, morrendo de inveja por não ter as bênçãos de morar nesta magnífica cidade de São Paulo, que é certamente o rincão mais abençoado não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro. Ave Pauliceia!

Abraços aos compatriotas.
O Aterro do Flamengo pode entrar na briga? quem sabe o Parque Madureira no futuro? kkk
Quando o patriotismo nativista entra pela janela, saio pela porta. A heróica Piratininga está bem defendida por seus aldeões contra o miserável emboaba aqui.

Saio lembrando da famosa passagem dedicada já quase cem anos por Lima Barreto a este verdadeiro Éden, na crônica de OS BRUZUNDANGAS, denominada UMA PROVÍNCIA, que se refere aos habitantes deste invejado rincão que é nossa querida Sampa:

"O traço característico da população da província do Café, da Republica da Bruzundanga, é a vaidade. Eles são os mais ricos do pais, eles são os mais belos, eles são os mais inteligentes, eles são os mais bravos, eles têm as melhores instituições, etc".

A passagem peca pela generalização. Mas vejo que ainda há aqui quem a faça ter atualidade surpreendente.

Ficarei portanto aqui no meu canto, morrendo de inveja por não ter as bênçãos de morar nesta magnífica cidade de São Paulo, que é certamente o rincão mais abençoado não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro. Ave Pauliceia!

Abraços aos compatriotas.
Vindo da onde vem, a ironia soa como uma sinfonia de Beethoven. De fato, incomodamos. Se fosse um elogio a outras praças certamente a reação não seria essa :|
Parem de discutir qual parque é melhor com palavras e ...

Nao sei a razao, mas o Jardim Botanico do Rio e' famoso e realmente especial. E' um dos top no Brasil, sem duvidas... sera porque nao entrou na categoria parque, embora seja um.
21 - 40 of 132 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.