Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 34 Posts

·
Registered
6,933 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Icoaraci - A Vila Sorriso de Belém do Pará, importante pólo de Artesanato em cerâmica Marajoara e Tapajônica
Icoaraci é um distrito de Belém, capital do estado do Pará, distante aproximadamente 20km do centro, possui cerca de 300 mil habitantes. Localiza-se na confluência do Rio Pará com o Rio Maguari.
Compreende os bairros Águas Negras, Agulha, Campina de Icoaraci, Cruzeiro, Maracacuera, Paracuri, Parque Guajará, Ponta Grossa, Tenoné. Seu núcleo original a partir do qual se expandiu, em forma de tabuleiro de xadrês, guarda os termos Travessa e Rua, essas últimas, chamadas popularmente de 1a, 2a, 3a e assim sucessivamente até a Sétima Rua. Sua economia é baseada no Parque Industrial que abriga, atuando principalmente nos ramos de pesca, madeira, marcenaria e palmito.
Mas Icoaraci se destaca mesmo como importante pólo de Artesanato em cerâmica, instalado precisamente no bairro do Paracuri onde se produz réplicas de vasos típicos de antigas nações indígenas principalmente Marajoara e Tapajônica a partir de peças catalogadas pelo Museu Emílio Goeld. O que garante ao lugar imensurável importância, sobretudo Cultural mais até do que econômica, não só para Belém ou para o Pará, mas para a região amazônica, já que também é lar de diversos Grupos Folclóricos de danças típicas (Asa-Branca, Vaiangá, Balé Folclórico da Amazônia,GECAM(Grupo de Expressões Culturais Art Marajoara) de músicos (Verequete, Nazaré Pereira) e do poeta Antônio Tavernard, que lá viveram, entre outros expoentes da arte amazônica que ainda lá vivem como Mestre Cardoso (ceramista), professora Etelvina (dança folclórica) ambos pioneiros na arte em que atuam.
Por sua estrutura de serviços com bancos, hospitais, fórum, cartório, supermercados, etc, Icoaraci mantém-se importante centro para onde converge pequenos municípios ribeirinhos e bairros próximos.
O turismo também tem resposta na " Vila Sorriso", com a exposição da cerâmica indígena na Praça São Sebastião, bem na orla banhada pela Baia de Guajará, onde o visitante é bem servido por um pólo gastronômico composto da típica culinária (tacacá, maniçoba, pato-no-tucupi) com destaque para a caldeirada com frutos dos rios amazônicos, seja nos restaurantes, nos quiosques que circundam a Praia do Cruzeiro ou uma simples água de côco no Pontão ao se apreciar o belo pôr do sol, sugestionado pelo próprio nome tupi Ico-araci (onde o sol repousa) nesse recanto que é uma maravilha em segredo dos paraenses.

Veja mais fotos de Icoaraci na página 2

1. Photo by Odilson Sá

2. Orla de Icoaraci - By Odilson Sá

3. Photo by Odilson Sá

4. Photo by Odilson Sá

5. Photo by Odilson Sá

6. Photo by Odilson Sá

7. Photo by Odilson Sá

8. Photo by Odilson Sá

9. Photo by Odilson Sá

10. Photo by Odilson Sá

11. Photo by Odilson Sá

12. Photo by Odilson Sá

13. Photo by Odilson Sá

14. Photo by Odilson Sá

15. Photo by Odilson Sá

16. Photo by Odilson Sá

17. Photo by Odilson Sá

18. Photo by Odilson Sá

19. Photo by Odilson Sá

20. Photo by Odilson Sá

21. Photo by Odilson Sá

22. Photo by Odilson Sá

24. Photo by Odilson Sá

25. Photo by Odilson Sá

26. Photo by Odilson Sá

27. Photo by Odilson Sá

28. Photo by Odilson Sá

29. Photo by Odilson Sá

30. Photo by Odilson Sá

31. Photo by Odilson Sá

32. Photo by Odilson Sá

33. Photo by Odilson Sá

34. Photo by Odilson Sá

35. Photo by Odilson Sá

36. Photo by Odilson Sá

Fonte: http://www.panoramio.com/user/899908?photo_page=128

37. Photo by Odilson Sá

38. Photo by Odilson Sá

39. Photo by Odilson Sá

40. Photo by Odilson Sá

41. Photo by Odilson Sá

Fonte: http://www.panoramio.com/user/899908?photo_page=129

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

Fonte: http://www.panoramio.com/user/899908?photo_page=3

Espero que tenham gostado de Icoaraci. Agradeça desde já pelos comentários.

·
...
44,086 Posts
A tempos não se via Icoaraci aqui no SSC, as imagens estão muito boas, sem dúvidas a Vila é parada obrigatoria para quem visita Belém!
Acho que a prefeitura deixou alguns ponto importantes de Icoaraci jogado as traças, o local merecia uma melhor atenção por parte do poder público. No mais o thread ficou muito bom Odilson! Valeu :eek:kay:

·
Carioca
16,321 Posts
Não sabia que tinha um Lider em Icoaraci. =O

O Chalé Cardoso Tavares foi restaurado a poucos anos e ja está todo detonado :eek:hno:

·
Registered
6,933 Posts
Discussion Starter · #9 ·
O lugar é bem simpático e possui construções históricas muito bonitas. O por do sol é perfeito!:)
Obrigado tonyssa! Realmente o por-do-sol é mais um espetáculo a ser visto em Icoaraci!

·
Registered
6,933 Posts

·
Registered
6,933 Posts
Discussion Starter · #12 ·
belas fotos odilson, faz anos q não vou em icoaracy
Obrigado p3t3r! Nem foi no nosso encontro ontem! Foi muito bacana! Espero que no próximo vc esteja presente!

·
Ser paraense é atitude!
4,845 Posts
:applause:
Parabéns ae Odilson!
As fotos ficaram mto boas de Icoaraci...

·
Registered
2,406 Posts
Meu carinho por Icoaraci é muito grande,muitas lembranças boas... é lamentável que já não se pode mais tomar banho na praia do Cruzeiro sem contrair uma baita escabiose!! :eek:hno: na minha ótica,Icoaraci já devia ter sido emancipado faz tempo....belo thread Odilsons!!

·
Registered
6,933 Posts
Discussion Starter · #15 · (Edited)
:applause:
Parabéns ae Odilson!
As fotos ficaram mto boas de Icoaraci...
Valeu Sergiw!

Meu carinho por Icoaraci é muito grande,muitas lembranças boas... é lamentável que já não se pode mais tomar banho na praia do Cruzeiro sem contrair uma baita escabiose!! :eek:hno: na minha ótica,Icoaraci já devia ter sido emancipado faz tempo....belo thread Odilsons!!
Eu também tenho uma carinho especial por Icoaraci! Muitas lembranças boas, de quando tomava banho nessa praia, há 38 anos no túnel do tempo! Eu estava bem acompanhado de uma Rosa. Acabei casando com outra Rosa. Quanto a emancipação eu não sou a favor. O novo município iria anexar Outeiro, Mosqueiro e Cotijuba. Belém ficaria com menos da metade do atual território. Marituba se emancipu e quase nada mudou nesse município nesses oito anos de emancipação. Até a Br 316, que é a principal via da cidade era um abandono. Digo era, porque o atual prefeito fez uma boa limpreza nos canteiros e está fazendo jandins. Obrigado Feio pelos comentários!

1 - 20 of 34 Posts