SkyscraperCity banner

1 - 20 of 133 Posts

·
LISBON Metro Area
2,840 Posts
Discussion Starter #1
E assim chego ao fim do meu percurso "Páscoa 2008" :)

Neste thread irei mostrar Idanha-A-Velha, uma aldeia que já foi sede de concelho, sede de uma diocese e que tem vestígios de uma cidade romana! ;)

Avançando... :)

Idanha-a-Velha é uma freguesia Portugal do concelho de Idanha-a-Nova, com 20,98 km² de área e 79 habitantes (2001). Densidade: 3,8 hab/km².

O nome Idanha-a-Velha provém da palavra visigótica Egitânia.

O seu castelo foi fundado por Dom Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários em Portugal. Foi outrora sede de município (antes de ter sido intergrada em Idanha-a-Nova), e foi sede de diocese (antes de esta ter sido alterada para a Guarda).

Teve foral em 1229 e o concelho foi extinto em 1836. O município era constituído pelas freguesias da sede e de Alcafozes. Tinha, em 1801, 614 habitantes.
Fonte

Vamos então às FOTOS... :banana:

A Muralha, ou já foi em tempos... :)

Aquele é o rio Pônsul ;)

Depois de sair daquele "caminho" por cima da muralha, comecei a passear pela aldeia... :)

Já se adivinhava o que veria... :D

...uma bela igreja românica :yes:

O Pelourinho - de reparar na Cruz de Cristo na casa do lado direito! ;)

A Praça :)

A :banana:

Vestígios romanos! ;)

A bela entrada lateral da Sé :yes:

O interior (é só uma foto pois a igreja está vazia por dentro, apenas se notando algumas pequenas pinturas nas paredes e também o restauro que teve ;))

Aquela "casa" chamou-me a atenção, mas estava fechada :(

Do lado direito estavam vestígios romanos dentro daquela divisão, mas estava fechada para almoço :doh:

O Rio Pônsul :D

Resolvi aventurar-me em cima daquelas pedras... :lol:

E é tudo... :)

Páscoa 2008

:cheers:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
já foi uma grande cidade na antiguidade Idanha, visitaste o museu da epigrafia? bom trabalho Ondas :eek:kay:

1 - 20 of 133 Posts