SkyscraperCity banner

1 - 20 of 122 Posts

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
perto de Paços de Ferreira, no vale do Sousa, fica esta joia do Românico construida no seculo XII (1180/1195) apresenta tão diversificadas como a escola de Zamora, visivel no Portico, e a escola de Coimbra, visivel nos capiteis, o portico gótico com a sineira foi acrescentado no sec. XIII/XIV, recentemente foi alvo de uma limpeza geral e é hoje um bom exemplo de como deve estar o nosso patrimonio arquitectonico:

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
Que linda ficou com a limpeza. Ainda não tinha visto fotos depois da intervenção!!:applause:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #3
a cor esta fantastica assim ao sol :yes:

·
I Love You... Soraia
27,948 Posts
que igreja linda! adoro este tipo de construçao rustica! quer seja em igrejas ou em tascas tipicas das aldeias.. da uma ambiencia meio medieval que eu gosto muito :)

e realmente foi uma diferença depois da limpeza :lol: o hospital de santo antonio tambem precisa de uma :lol:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #8
esta completo Jikas :dunno: o portico é k esta parcialmente desmantelado!!

·
Whatever
45,867 Posts
Daniel_Portugal said:
e realmente foi uma diferença depois da limpeza :lol: o hospital de santo antonio tambem precisa de uma :lol:
realmente bem precisa coitadinho, os doentes quando chegam ao hospital até devem ficar mais doentes só de ver o sítio para onde vão.

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #13
não faço ideia como era o portico completo, numca vi nada de maquetes e pelo k sei nimguem sabe o certo.

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #15
o portal ta completo Reflex, uma vez li num livro de arquitectura Franciu k os arcos rendilhados do portal denotam forte influencia Moçarabe e de facto se repararmos bem pareçe ter um toque Islamico no rendilhado!!

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
Com o meu post anterior queria eu perguntar qual a diferença entre tímpano e portal?;)

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #17
a questão do timpano esta bem posta, alguns dos melhores exemplares do Romanico nortenho tem o timpano estremamente trabalhado, aqui é uma pedra lisa :( sempre foi assim, pena k se fosse trabalhado sera um portal espantoso.

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #18
Reflex said:
Com o meu post anterior queria eu perguntar qual a diferença entre tímpano e portal?;)
ahhh lol o timpano é o espaço entre o topo do arco do portal e o topo da moldura da porta Reflex.

1 - 20 of 122 Posts