SkyscraperCity Forum banner

Igrejas Coloniais Demolidas ou Descaraterizadas

23510 Views 70 Replies 25 Participants Last post by  zeh
Proponho que coloquemos aqui fotografias ou gravuras de igrejas coloniais que tenham sido demolidas ou descaracterizadas (reformadas).

Começo com alguns exemplares de várias cidades do país:


Igreja Matriz de Porto Alegre - Demolida











Igreja Matriz de Florianópolis - Descaracterizada





Atualmente:



Igreja Matriz de Curitiba - Demolida





Igreja Matriz de Santos - Demolida







Sé de São Paulo - Demolida





Igreja de São Pedro dos Clérigos - Demolida



Rio de Janeiro

Igreja dos Jesuítas - Demolida



Igreja dos Capuchinhos - Demolida



Vitória

Igreja dos Jesuítas - Descaracterizada/ Demolida







Atualmente, Palácio Anchieta:




Sé de Salvador - Demolida













Reconstrução feita pelo forista Peixoto:



Link para mais imagens: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1425200


Igreja da Matriz de Cuiabá - Demolida





Antiga Matriz de Fortaleza - Demolida

See less See more
32
1 - 6 of 71 Posts
Um caso interessante... A Igreja da Sé, em Olinda foi erguida no Século XVI em estilo maneirista. Foi incendiada durante a ocupação holandesa e reconstruída. Nos Séculos XIX e XX passou por uma série de interferências e assumiu um estilo meio indefinido, pendendo para o neoclássico e o eclético. Na década de 1970, durante uma restauração descobriu-se o projeto original. Foi feita uma prospecção e encontraram a estrutura original por baixo dos adornos. Depois de mais de um século ela voltou a ser como era:

Como era até meados da década de 1970

http://spa.fotolog.com/photo/42/0/9/tc2/1228207695039_f.jpg

Como é hoje

http://www.baixaki.com.br/usuarios/imagens/wpapers/85424-19213-1280.jpg
See less See more
2
^^ Nas colônias portuguesas na África as construções também seguiam o estilo da metrópole. Acho que a referência foi mesmo à quantidade de negros.
TôBrabo said:
É bem discutível essa reforma da igreja de Olinda. O assunto é polêmico, eu não saberia me posicionar sem uma análise mais aprofundada, mas a princípio eu acho inválida a tentativa de resgatar o passado destruindo o também-passado. Enfim...
O que fizeram foi tirar a "casca", a igreja original estava por baixo. As partes reconstruídas foram poucas.
See less See more
Um pouco antes dos holandeses incendiarem Olinda, a população tentou salvar os altares da Igreja da Sé. Os altares laterais chegaram intactos até os dias de hoje:


Foto de Aureliano Nóbrega/Flick
http://farm4.staticflickr.com/3158/3057753950_04d5a39dec_z.jpg?zz=1

Visão geral do interior da igreja. Boa parte dos detalhes em pedra de cantaria foi descoberto durante a restauração da década de 1970:

Foto de nosso colega Bob Omena
See less See more
2
  • Like
Reactions: 2
Osmar Carioca said:
Por três vezes já visitei Olinda e, em cada visita, sempre contratei meninos guia, que nunca me contaram que Olinda havia sido incendiada (aliás, talvez nem eles saibam).

Foi só agora, com seu comentário, que corri ao Google para descobrir a razão do incêndio, e encontrei o seguinte:

"... foi incendiada pelos holandeses devido à sua localização. Segundo a concepção holandesa de fortificação, Olinda detinha um perfil de difícil defesa. Diante disso, a sede foi transferida para o Recife..."

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Olinda

PERGUNTO: qual a razão dos holandeses terem incendiado Olinda? Toda a cidade foi incendiada? Ou somente uma pequena parte? A Olinda histórica que se admira hoje foi toda construída após o incêndio? Ou existe ainda hoje algo anterior ao incêndio?
Sim, existe. A própria Sé, a igreja do Monte e outros prédios. O mais bonito que eu acho, talvez por ser mais rústico, é a Casa Mourisca.

Soteropolis1 said:
Conheço. O aspecto despojado lhe dá grande beleza. Lembra uma igreja romanica, medieval!
O estilo maneirista é assim, bem clean. Os altares que sobraram do incêndio são mais recentes do que a igreja. Eles são do Século XVII.
See less See more
Outra coisa, Omar. O motivo do incêndio não foi esse não. Pelo contrário... O urbanismo colonial português deixava as cidades bem mais protegidas do que o urbanismo holandês. Recife tinha até muralha para a defesa. Já Olinda não precisava pois foi erguida sobre colinas, tem as ruas tortuosas, bem parecidas (o que poderia confundir o invasor) e sem árvores para tocaia inimiga. Aprendi que o motivo do incêndio foi econômico e tem mais a ver com demonstração de força. :eek:kay:
See less See more
1 - 6 of 71 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top