SkyscraperCity Forum banner

Igrejas Coloniais Demolidas ou Descaraterizadas

23512 Views 70 Replies 25 Participants Last post by  zeh
Proponho que coloquemos aqui fotografias ou gravuras de igrejas coloniais que tenham sido demolidas ou descaracterizadas (reformadas).

Começo com alguns exemplares de várias cidades do país:

Igreja Matriz de Porto Alegre - Demolida

Igreja Matriz de Florianópolis - Descaracterizada

Atualmente:

Igreja Matriz de Curitiba - Demolida

Igreja Matriz de Santos - Demolida

Sé de São Paulo - Demolida

Igreja de São Pedro dos Clérigos - Demolida

Rio de Janeiro

Igreja dos Jesuítas - Demolida

Igreja dos Capuchinhos - Demolida

Vitória

Igreja dos Jesuítas - Descaracterizada/ Demolida

Atualmente, Palácio Anchieta:

Sé de Salvador - Demolida

Reconstrução feita pelo forista Peixoto:

Link para mais imagens: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1425200

Igreja da Matriz de Cuiabá - Demolida

Antiga Matriz de Fortaleza - Demolida

See less See more
32
1 - 2 of 71 Posts
Muito bom o thread, Bent! :)

Eu acho que o Rio foi o que perdeu mais o conjunto...

Foi uma catástrofe de guerra. Mas, por outro lado, o que vou falar tem muito a ver com o tema do thread...

Fico pensando que serventia teriam tantas igrejas coloniais numa cidade contemporânea. Os portugueses eram um povo muito depressivo, toda sua socialibilidade era feita dentro do templo religioso, havia poucos outros locais de encontros. Cada camada social tinha sua própria igreja específica.

Com o tempo tudo perdeu a razão de ser e mais a arquitetura e o valor histórico que a função religiosa mantém essas igrejas de pé atualmente...
See less See more
Engraçado...

Eu sempre achei que a frugalidade da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos se devia à sua própria constituição enquanto igreja de escravos e libertos...

É muito curioso porque até hoje há mulheres negras sentadas à porta da igreja, mendingando ou vendendo doces, com lenços na cabeça. Uma cena extremamente colonial, digamos.
See less See more
1 - 2 of 71 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.