SkyscraperCity Forum banner

Igrejas Coloniais Demolidas ou Descaraterizadas

23510 Views 70 Replies 25 Participants Last post by  zeh
Proponho que coloquemos aqui fotografias ou gravuras de igrejas coloniais que tenham sido demolidas ou descaracterizadas (reformadas).

Começo com alguns exemplares de várias cidades do país:


Igreja Matriz de Porto Alegre - Demolida











Igreja Matriz de Florianópolis - Descaracterizada





Atualmente:



Igreja Matriz de Curitiba - Demolida





Igreja Matriz de Santos - Demolida







Sé de São Paulo - Demolida





Igreja de São Pedro dos Clérigos - Demolida



Rio de Janeiro

Igreja dos Jesuítas - Demolida



Igreja dos Capuchinhos - Demolida



Vitória

Igreja dos Jesuítas - Descaracterizada/ Demolida







Atualmente, Palácio Anchieta:




Sé de Salvador - Demolida













Reconstrução feita pelo forista Peixoto:



Link para mais imagens: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1425200


Igreja da Matriz de Cuiabá - Demolida





Antiga Matriz de Fortaleza - Demolida

See less See more
32
1 - 3 of 71 Posts
As igrejas coloniais são hoje muito mais obras de arte do que locais de culto religioso ou social, em quase todo o ocidente. Há 2 anos atras estive em Lisboa e num domingo pela manha entrei numa igreja, linda, toda restaurada e tinha um padre sozinho, esperando um fiel pra rezar a missa dominical. Qdo entrei ele começou a ler o sermão. Fiquei tão constrangido que permaneci um pouco ali pra não decepcioná-lo :).

Este carater "depressivo" não era exclusivo dos portugueses. Todas as cidades coloniais ibericas (espanholas tb) são entupidas de igrejas. Já os anglos e franceses pouco importancia davam a templos suntuosos nas suas colonias. Napoles, na Italia tem mais de 400 igrejas antigas. È uma caracteristica católica latina, talvez (O francês é latino apenas na lingua).

Dificil saber quem perdeu mais acervo colonial. Ate a independencia Salvador, Recife e o Rio tinha populações quase equivalentes (~100 mil ha). O atual centro histórico de Salvador corresponde apenas a cerca de 20% da área da cidade colonial original. E por lei, no período colonial, toda construção tinha de ser em estilo portugues. Portanto, se parecia uma cidade africana era pela quantidade de negros nas ruas, pelo comercio ambulante e pela falta de higiene nas ruas (que não era privilegio da cidade). Fisicamente, era uma cidade portuguesa.

Desenhos, esboços e posteriormente fotos, não negam.
Não considero que o grande número de igrejas nas Colônias esteve um dia ligado a religão em sí. Já foi comprovado por inúmeros autores que, ná época, a construção de igrejas era uma das poucas formas de se conseguir "investir" no novo mundo, pois os colonos, principalmente Portugal, restringia qualquer investimento que não fosse gerar mais renda a eles a curto prazo. Toda verba era limitada e ia direto para a metrópole. E como era uma coisa "sagrada", construir igrejas era "permitido" então tornou-se a forma perfeita de lavagem de dinheiro, corrupção, desvios... Por isso as grandes cidades da época (Principalmente Salvador e Rio) possuem tantas igrejas, e o Brasil lidera o ranking em todo o continente. Nenhuma cidade sulamericana possiu tantas igrejas coloniais quanto Salvador.

Enfim, adorei o Thread, tentarei colaborar!
See less See more
  • Like
Reactions: 1
Muito legal esse exemplo da Igreja da Sé, em Olinda. Quem olha nunca diria que ela já tão diferente de como é atualmente, e o trabalho de restauração foi incrível mesmo. Um bom exemplo para todo o país!
Sé de Salvador - Demolida

Reconstrução feita pelo forista Peixoto:



Link para mais imagens: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1425200
Nossa Peixoto, ficou sensacional essa reconstrução. Você tem muito talento mesmo, parabéns!
See less See more
  • Like
Reactions: 1
1 - 3 of 71 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top