SkyscraperCity Forum banner

Igrejas Coloniais Demolidas ou Descaraterizadas

23394 Views 70 Replies 25 Participants Last post by  zeh
Proponho que coloquemos aqui fotografias ou gravuras de igrejas coloniais que tenham sido demolidas ou descaracterizadas (reformadas).

Começo com alguns exemplares de várias cidades do país:


Igreja Matriz de Porto Alegre - Demolida











Igreja Matriz de Florianópolis - Descaracterizada





Atualmente:



Igreja Matriz de Curitiba - Demolida





Igreja Matriz de Santos - Demolida







Sé de São Paulo - Demolida





Igreja de São Pedro dos Clérigos - Demolida



Rio de Janeiro

Igreja dos Jesuítas - Demolida



Igreja dos Capuchinhos - Demolida



Vitória

Igreja dos Jesuítas - Descaracterizada/ Demolida







Atualmente, Palácio Anchieta:




Sé de Salvador - Demolida













Reconstrução feita pelo forista Peixoto:



Link para mais imagens: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1425200


Igreja da Matriz de Cuiabá - Demolida





Antiga Matriz de Fortaleza - Demolida

1 - 7 of 7 Posts
Mais algumas fotos da igreja de são Pedro dos Clérigos no Rio de Janeiro, demolida para a construção da av. Pres. Vargas.











Igreja de São Pedro dos Clérigos, do Rio de Janeiro, demolida na década de 1940


Fonte: Bazin
  • Like
Reactions: One Sky
A respeito da população do Brasil no Século XIX, encontrei o que se segue no excelente livro 1822, do Laurentino Gomes.

"...Havia receios de que a junta de governo de Minas Gerais estivesse preparando a separação da província do restante do Brasil. Era preciso agir rápido. Região mais populosa do país, com cerca de 600.000 habitantes, era também uma das mais poderosas do ponto de vista político e econômico..." (página 99)

"...A São Paulo que hospedou D. Pedro era ainda "uma pequena cidade, quase aldeia, acanhada e de ruas pouco extensas, estreitas e tortuosas", na descrição do historiador Afonso A. de Freitas. Com 28 ruas, dez travesssas, sete pátios, seis becos e 1.866 casas, o vilarejo abrigava na área urbana somente 6.920 habitantes. Incluindo os arrabaldes mais afastados e a zona rural, a população não passava de 20.000 pessoas..." (página 103).

"...Em 1822, a Bahia era um ponto estratégico crucial para a consolidação do nascente império brasileiro. Terceira província mais populosa, depois de Minas Gerais e Rio de Janeiro, tinha 765.000 habitantes, dos quais 524.000 eram escravos. Uma das cidades mais movimentadas do mundo, Salvador concentrava uma importante indústria naval, que até então produzira navios para diversas regiões do império colonial português. Era também um grande centro exportador de açúcar, algodão, tabaco e outros produtos agrícolas. Sua principal atividade, no entanto, era o tráfico negreiro. O missionário americano Daniel P. Kidder, que visitaria a capital baiana alguns anos depois, ficou impressionado com a quantidade de escravos nas ruas e com o aspecto geral da cidade, na sua interpretação mais africana do que brasileira..." (página 196).​
Não há como comparar... Ouro Preto já tinha sido a cidade mais rica e importante da colônia.

São Paulo era vila meia boca até metade do século 19
Não sabia! Aprendi agora com você Márcio!
Legal a ideia do thread.

Minha contribuição: Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Rio de Janeiro.

Faz pouco tempo que notei essa igreja. É grande e fica numa rua bastante movimentada do Centro do Rio, mas são tantas as igrejas históricas na região que uma ou outra acaba passando batida. Imaginando que, por ser antiga, teria um daqueles interiores que nos enchem os olhos, resolvi entrar. Que decepção. As paredes são lisas, brancas. Logo pensei que tivesse sofrido alguma alteração e uma breve pesquisa no Google confirmou isso.

Começou a ser construída por volta de 1.700, passou por reformas no século XIX e as últimas modificações, na fachada e no interior, são de 1967, quando a igreja sofreu um incêncio. Era a Catedral do Rio de Janeiro até a chegada da Corte Portuguesa e foi a primeira igreja visitada pelo Príncipe Dom João.
Uma igreja colonial que teve seu interior totalmente destruído por um incêndio décadas atrás foi a da BOA VIAGEM, em Niteroi.
A foto abaixo é de minha autoria, foi tirada em novembro de 2010, e mostra o interior da capela de São Pedro de Alcântara, na Urca, aqui no Rio de Janeiro.

Esta capela sofreu um incêndio devastador e, o único que bem que dela restou foi a escultura chamuscada do Cristo que se vê pendurado na parede do lado esquerdo.

A capela de São Pedro de Alcântara fica (ou pelo menos ficava) no centro do prédio da UFRJ na Urca.



^^
Muito interessante. Não sabia da existencia dessa igreja. Ainda assim é bonita. Uma igreja que acho linda no Rio é a de Sta Cruz dos Militares, na rua 1 de Março, que tem o interior rococó, belíssimo. Aliás ha igrejas para todos os gostos no Rio. Desde o puro barroco de São Bento e de São francisco da Penitencia, ao Rococó (raro na Bahia) e neoclássico (muitas e lindas). Sinto que o Rio vem agora dando mais importância ao seu patrimonio histórico, que é imenso. Mas há muita coisa pra ssr restaurada ainda, como é regra no Brasil.
Por três vezes já visitei Olinda e, em cada visita, sempre contratei meninos guia, que nunca me contaram que Olinda havia sido incendiada (aliás, talvez nem eles saibam).

Foi só agora, com seu comentário, que corri ao Google para descobrir a razão do incêndio, e encontrei o seguinte:

"... foi incendiada pelos holandeses devido à sua localização. Segundo a concepção holandesa de fortificação, Olinda detinha um perfil de difícil defesa. Diante disso, a sede foi transferida para o Recife..."

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Olinda

PERGUNTO: qual a razão dos holandeses terem incendiado Olinda? Toda a cidade foi incendiada? Ou somente uma pequena parte? A Olinda histórica que se admira hoje foi toda construída após o incêndio? Ou existe ainda hoje algo anterior ao incêndio?
Um pouco antes dos holandeses incendiarem Olinda, a população tentou salvar os altares da Igreja da Sé. Os altares laterais chegaram intactos até os dias de hoje:
1 - 7 of 7 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top