Legal a ideia do thread.
Minha contribuição: Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Rio de Janeiro.
Faz pouco tempo que notei essa igreja. É grande e fica numa rua bastante movimentada do Centro do Rio, mas são tantas as igrejas históricas na região que uma ou outra acaba passando batida. Imaginando que, por ser antiga, teria um daqueles interiores que nos enchem os olhos, resolvi entrar. Que decepção. As paredes são lisas, brancas. Logo pensei que tivesse sofrido alguma alteração e uma breve pesquisa no Google confirmou isso.
Começou a ser construída por volta de 1.700, passou por reformas no século XIX e as últimas modificações, na fachada e no interior, são de 1967, quando a igreja sofreu um incêncio. Era a Catedral do Rio de Janeiro até a chegada da Corte Portuguesa e foi a primeira igreja visitada pelo Príncipe Dom João.
Não considero que o grande número de igrejas nas Colônias esteve um dia ligado a religão em sí. Já foi comprovado por inúmeros autores que, ná época, a construção de igrejas era uma das poucas formas de se conseguir "investir" no novo mundo, pois os colonos, principalmente Portugal, restringia qualquer investimento que não fosse gerar mais renda a eles a curto prazo. Toda verba era limitada e ia direto para a metrópole. E como era uma coisa "sagrada", construir igrejas era "permitido" então tornou-se a forma perfeita de lavagem de dinheiro, corrupção, desvios... Por isso as grandes cidades da época (Principalmente Salvador e Rio) possuem tantas igrejas, e o Brasil lidera o ranking em todo o continente. Nenhuma cidade sulamericana possiu tantas igrejas coloniais quanto Salvador.
Enfim, adorei o Thread, tentarei colaborar!
TôBrabo said:É bem discutível essa reforma da igreja de Olinda. O assunto é polêmico, eu não saberia me posicionar sem uma análise mais aprofundada, mas a princípio eu acho inválida a tentativa de resgatar o passado destruindo o também-passado. Enfim...
Sé de Salvador - Demolida
Reconstrução feita pelo forista Peixoto:
![]()
Link para mais imagens: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1425200
Nossa! Não sabia desse incêndio de 1984. Sempre pensei que ela se arruinou com o tempo e o abandono.Os incêndios resultaram na perda parcial a total de muitas igrejas antigas do Brasil.
Aqui em Salvador a Igreja da Barroquinha sofreu um grande incendio em 1984, com perda total do seu interior barroco. Decidiram restaurá-la por fora e manter o interior cru. Hoje não tem mais função religiosa. É um centro cultural, com apresentação de shows, teatro, local de palestras e eventos diversos. No lugar do altar mor há um palco.
Não tenho esse dado preciso, mas há 63 igrejas dos séculos XVI ao XIX em Salvador, das quais "apenas" 34 são tombadas pelo IPHAN.
^^
Muito interessante. Não sabia da existencia dessa igreja. Ainda assim é bonita. Uma igreja que acho linda no Rio é a de Sta Cruz dos Militares, na rua 1 de Março, que tem o interior rococó, belíssimo. Aliás ha igrejas para todos os gostos no Rio. Desde o puro barroco de São Bento e de São francisco da Penitencia, ao Rococó (raro na Bahia) e neoclássico (muitas e lindas). Sinto que o Rio vem agora dando mais importância ao seu patrimonio histórico, que é imenso. Mas há muita coisa pra ssr restaurada ainda, como é regra no Brasil.
Um pouco antes dos holandeses incendiarem Olinda, a população tentou salvar os altares da Igreja da Sé. Os altares laterais chegaram intactos até os dias de hoje:
Um pouco antes dos holandeses incendiarem Olinda, a população tentou salvar os altares da Igreja da Sé. Os altares laterais chegaram intactos até os dias de hoje:
![]()
Foto de Aureliano Nóbrega/Flick
http://farm4.staticflickr.com/3158/3057753950_04d5a39dec_z.jpg?zz=1
Visão geral do interior da igreja. Boa parte dos detalhes em pedra de cantaria foi descoberto durante a restauração da década de 1970:
![]()
Foto de nosso colega Bob Omena