SkyscraperCity banner

1 - 20 of 156 Posts

·
Registered
10,816 Posts
Porto - Igrejas do Carmo e Carmelitas

A Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, localiza-se no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, nas proximidades da Igreja e Torre dos Clérigos, na freguesia portuguesa da Vitória, cidade do Porto.

De estilo barroco/rococó, foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, sendo o projecto do arquitecto José Figueiredo Seixas. A construção do hospital começou mais tarde, ficando concluído em 1801.

Esta igreja está geminada com a Igreja dos Carmelitas, do lado oeste, constituindo um volume único, embora se diferenciem as duas igrejas.

Foi classificada como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013, em conjunto com a Igreja dos Carmelitas adjacente.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_do_Carmo_(Porto)

A Igreja dos Carmelitas ou Igreja dos Carmelitas Descalços localiza-se na freguesia da Vitória, na cidade do Porto, em Portugal.

Começou a ser construída em 1616 e ficou concluída em 1628. A decoração do interior só viria a ficar pronta em 1650.

A igreja pertencia ao extinto convento, hoje ocupado pela Guarda Nacional Republicana.

Foi classificada como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013, em conjunto com a Igreja do Carmo adjacente.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_dos_Carmelitas

Igreja do Carmo:

Igreja das Carmelitas:

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
k rikesa :) outras k conheço mt bem.. a cerca de 600 metros da minha escola.

lindissimas :) no meu encontro com o guto e o jonny e a mimi fomos a essas igrejas (menos a mimi k so chegou depois =D)

·
Registered
10,816 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Já não entrava nas Carmelitas à mto tempo e foi uma surpresa... A igreja parece-me uma renda.

·
Registered
10,816 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Johnny, a resposta está no outro thread;)

·
Registered
3,774 Posts
gosto mais da igreja do Carmo pela originalidade da sua fachada, bem parece mesmo italiana, e pela fantástica azulejería :yes: Obrigado! Herrmando, ista sim a conhecia lembro-me que fica perto da Praçá da Liberdade no Porto :eek:kay:

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Esta conheço!!:D

·
Registered
52,552 Posts
lindas :drool: julgo ser o unico caso que conheço de igrejas assim juntas, os interiores são fabulosos tb, excelente thread Herr :eek:kay:

·
Registered
8,336 Posts
Perdi a conta às vezes que passei por elas. Até já me abriguei da chuva dentro da Igreja das Carmelitas :D

Acho que azulejos no exterior de igrejas deste estilo dá-lhes uma aparência verdadeiramente fantástica e muito mais acolhedora (sem o frio total da pedra). Aliás, nisso temos - não sei quantos - alguns belíssimos exemplares por cá :)

Mais umas que já cá tinha mostrado mas reavivo:

1 - 20 of 156 Posts