SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 204 Posts

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Iguatemi assina acordo para shopping em SP

A Iguatemi assinou um acordo para a construção de shopping center na cidade de Ribeirão Preto (SP) com o grupo empreendedor do complexo denominado Condomínio Residencial Vila do Golfe.

O acordo prevê a construção de um shopping center anexo ao condomínio, em uma área destacada de 100 mil m². O complexo contempla, além do shopping, condomínios residenciais e verticais de alto padrão, um campo de golfe de 18 buracos no "Ipê Golf Club", áreas destinadas a escritórios, a escola "Liceu Albert Sabin" e mais de 1 milhão de m² de áreas verdes e de preservação. O centro comercial está interligado ao complexo por um sistema de avenidas perimetrais que também o ligam aos outros bairros da zona sul da cidade.

O shopping terá cerca de 32.500 m2 de Área Bruta Locável (ABL) e cerca de 200 lojas. A estimativa do investimento total do projeto é de R$ 123 milhões. A Iguatemi terá uma participação de 88% no empreendimento, e será responsável pelo desenvolvimento e administração do shopping.
O resultado operacional líquido esperado para o primeiro ano de operação do shopping é de R$ 14,8 milhões e a taxa de retorno esperada é de 15,8%, real e desalavancada.

Fonte: (Redação - InvestNews)

• Like
Reactions: GlauberVaz

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #3 ·
A Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. (IGUATEMI)
[Bovespa: IGTA3], uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do Brasil, anuncia acordo para futura construção de shopping center na cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

Algumas informações sobre a região:
A cidade de Ribeirão Preto possui o 26º maior PIB do Brasil e 10º do estado de São Paulo, no valor de R$ 10,1 bilhões. Segundo dados do IBGE, possuía em 2005, uma população de 551.120 habitantes e uma renda per capita de R$ 18,3 mil, maior do que a média do estado.. Cerca de 32% da população de Ribeirão Preto pertence a classe de alta renda.

Ribeirão Preto é a principal cidade do maior pólo sucroalcooleiro do país e nos dois últimos anos, tornou-se centro de atração de investimentos, principalmente imobiliários. Hoje a cidade é um dos principais pólos comercial e industrial do interior do estado de São Paulo. Em um raio de pouco mais de duzentos quilômetros do município, encontram-se algumas das mais importantes cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais – Bauru, Araraquara, São Carlos, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Limeira, Americana, Santa Bárbara d'Oeste, Piracicaba, Campinas, Poços de Caldas, Uberaba, Uberlândia, entre outras - sendo o acesso facilitado pelas principais rodovias do estado de São Paulo.

A cidade está em franco desenvolvimento com crescente número de condomínios residenciais e, é um dos principais pólos de turismo e de negócios do país. Possui boa qualidade de vida com alto índice de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, calculado pelo IBGE) no valor de 0,855, sendo 1 o número máximo e elevada taxa de alfabetização.

O projeto:
A Iguatemi assinou um contrato com o grupo empreendedor do complexo denominado Condomínio Residencial Vila do Golfe, bairro planejado localizado na Zona Sul cidade de Ribeirão Preto – SP.

O acordo prevê a construção de um shopping center anexo ao Condomínio, numa área destacada de 100.000 m², pertencente à região de alto potencial de crescimento e adensamento populacional, principalmente das classes A e B.

O complexo contempla, além do Shopping Center, condomínios residenciais e verticais de alto padrão, um campo de golfe de 18 buracos no “Ipê Golf Club”, áreas destinadas a escritórios, a escola “Liceu Albert Sabin” e mais de um milhão de metros quadrados de áreas verdes e de preservação. O centro comercial está interligado ao complexo por um sistema de avenidas perimetrais que também o ligam aos outros bairros da zona sul da cidade.

projeto é de R$ 123,0 milhões. A Iguatemi terá uma participação de 88% no empreendimento, e será responsável pelo desenvolvimento e administração do Shopping Center.

O resultado operacional líquido esperado para o primeiro ano de operação do shopping é de R$ 14,8 milhões e a taxa de retorno esperada é de 15,8%, real e desalavancada.

Ficha técnica
ABL Total (m²) – 32.500
Número de lojas – 200
Participação Iguatemi – 88%
Investimento total – R$ 123,0 milhões
NOI 1º ano – R$ 14,8
TIR – 15,8% (real e desalavancada).

• Like

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #4 ·
^^ Pelo que reparei, vai ser um shopping do mesmo porte do similar daqui de Brasília, e mais uma vez RP está de parabens e se firmando como uma grande metropole na interland brasileira.

• Like

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^^ Agora tem que ver o público dos outros, repararam "do interior de São Paulo e de Minas Gerais – Bauru, Araraquara, São Carlos, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Limeira, Americana, Santa Bárbara d'Oeste, Piracicaba, Campinas, Poços de Caldas, Uberaba, Uberlândia, entre outras", então esse shopping não é apenas para RP, mas para toda região aonde ele estará inserido, então se tornando de fato um shopping regional.

·
Paulista!
93 Posts
^^ Agora tem que ver o público dos outros, repararam "do interior de São Paulo e de Minas Gerais – Bauru, Araraquara, São Carlos, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Limeira, Americana, Santa Bárbara d'Oeste, Piracicaba, Campinas, Poços de Caldas, Uberaba, Uberlândia, entre outras", então esse shopping não é apenas para RP, mas para toda região aonde ele estará inserido, então se tornando de fato um shopping regional.
Acho que isso foi mais uma forma de mostrar o porte de Ribeirão do que falar sobre o shopping. Duvido que alguém saísse de Campinas ou de Bauru para ir a um shopping em RP...

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #9 ·
^^ Eu não sei, depende muito, pois não podemos esquecer que um shopping regional não atende apenas os moradores da região, mas atende os turistas da região, e aí então a área é maior.

Igual em Brasília, que tem pessoas que vem de Unai, Barreiras ou Uruaçu para comprar mercadorias nos shoppings da cidade. Ou mesmo de pessoas em transito na cidade (turistas).

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Acho que isso foi mais uma forma de mostrar o porte de Ribeirão do que falar sobre o shopping. Duvido que alguém saísse de Campinas ou de Bauru para ir a um shopping em RP...
Acho que a matéria só queria dar a localização de Ribeirão no interior, não estava citando um potencial mercado consumidor não. Até porque Campinas possui mais e maiores shoppings, SJRP possui três, Bauru possui um mas ganhará mais dois, e assim por diante. Cada uma dessas cidades exerce influência na sua região administrativa, no máximo.

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #11 ·
^^ Mas essa empresa Iguatemi está com a corda toda, com projetos em Brasília, Barueri, São Paulo, Sorocaba, Ribeirão Preto, Campo Grande e mais alguns por debaixo dos panos...

·
Registered
11,083 Posts
O quarto shopping, para uma cidade de 500 e poucos mil habitantes, impressionante.
O quarto grande shopping né... existem outros dois pequenos (75 e 50 lojas)..
Lembrando que Ribeirão tem mais de 570.000 habitantes, e o poder de atração direto de uma região com mais de 2 milhões de habitantes.

Mais do que números populacionais, o que torna RP atrativo para investimentos deste porte SEM DÚVIDAS é o poder de consumo daqui.

Não sabia sobre o Iguatemi... Que eu estava sabendo é que do outro lado da zona sul onde está em construção o Alphaville, ali sim teria um shopping, até então, o aguardado 4º shopping grande de RP... mas os empreendedores de Vila do Golfe saíram na frente!!

Valeu pela noticia e thread Pesquisador! :applause:

·
Registered
11,083 Posts
Alan .. sai sim viu?

Já trabalhei durante 4 anos em shoppings aqui em RP, eu tinha clientes destas cidades sim, assim como ocorre em Bauru e Campinas (certamente há clientes da região de RP pelos shoppings daí)! :eek:kay:

^^ Eu não sei, depende muito, pois não podemos esquecer que um shopping regional não atende apenas os moradores da região, mas atende os turistas da região, e aí então a área é maior.

Igual em Brasília, que tem pessoas que vem de Unai, Barreiras ou Uruaçu para comprar mercadorias nos shoppings da cidade. Ou mesmo de pessoas em transito na cidade (turistas).
É nesse sentido que concordo! Questão turistica!

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Enquanto isso SJC fica com os seus 3 grandes shoppings só! ¬¬

Parabéns a Ribeirão Preto!
Tomara que de muito certo!

·
Banned
706 Posts
Impressionante média da classe alta na cidade, 32% da população, realmente é uma cidade muito rica, não só ela como toda a sua região de influência, tenho certeza que o Iguatemi será bem movimentado, Ribeirão me surpreende a cada dia, parabéns.

·
Banned
806 Posts
Parabens Ribeirão, nem conheço o Novo Shopping ainda, nem o Sta. Ursula, só o Ribeirão e que consta está em ampliação, agora vem o Iguatemi! Baum d+++ , Londrina vai ganhar mais 2 grandes shoppings finalmente , o Catuaí com 320 lojas e 82.000Area bruta locavel (maior do sul)sendo ampliado e inauguração apartir de Out/2008, Londrina Norte Shopping com 31.000m2 ABL e 170 lojas(Grupo Catuaí) além do hipermercado(Nov/2009) e o Complexo Zero 35.500m2 e 200 lojas aproximadamente(Abr/2010). O Royal tem 110 lojas em 4 pisos fica no centro, acho meio pequeno! Maringá tb tá na onda de shoppings! São cidades ricas que possuem milhares de universitários e jovens provenidos de outras regiões e cidades vizinhas, que faz com que o comércio fortaleça e muito nessas cidades!! Parabéns Ribeirão! :cheers:

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #17 ·
^^ Isso demonstra a pujança do maior pólo de açucar do mundo, será que RP vai virar a nossa Dubai???? Eu acredito que sim, se realmente os outros países mudarem seu estigma do etanol, aí que os usineiros de alcool de RP vão ficar com mais bilhões nos bolsos.

• Like

·
Banned
1,266 Posts
Me impressiono com Ribeirão Preto, Uberlândia com 608 mil habitantes ainda possui apenas 1, e Ribeirão com 550 mil habitantes já com 4. Parabéns a cidade!

·
Registered
11,083 Posts
570 mil! :eek:kay:

RP é aglomerado urbano de 1,2 mi de habitantes, além de mais de 2 milhões de pessoas dependerem da cidade para quase tudo.

Além de perfil econômico, a cidade adquiriu cultura de ir ao shopping há mais de 26 anos, com a vinda do Ribeirãoshopping..

1 - 20 of 204 Posts
Status
Not open for further replies.